
Futebol
|
O Corinthians está empenhado em definir seu novo treinador até o fim desta semana. Após a inesperada recusa de Tite, que optou por uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental, o presidente Augusto Melo destacou, em entrevista ao Flow Podcast, que a busca pelo novo comandante precisa ser concluída nos próximos dias.
"Talvez possa ser amanhã, depois de amanhã, mas essa semana temos que, se Deus quiser, anunciar alguém", afirmou o mandatário. Segundo ele, embora a equipe esteja sob o comando interino de Orlando Ribeiro e conte com o empenho dos jogadores, é fundamental garantir continuidade ao trabalho técnico. "Um trabalho que esse treinador venha a fazer e una ainda mais a equipe", completou.
Tite era considerado o nome ideal pela diretoria e chegou a ser aguardado no CT Joaquim Grava para iniciar os trabalhos nesta terça-feira (22). No entanto, uma crise de ansiedade levou o técnico a interromper as negociações com o clube, o que surpreendeu o alto escalão alvinegro.
"Tínhamos (certeza que Tite viria). A gente até mudou o treino para a tarde, já imaginávamos que ele até pudesse treinar o time hoje à tarde. Estava tudo pronto. Caiu como uma bomba isso aí, mas a primeira preocupação é o ser humano, né. Está bem, está tudo em ordem? Melhoras e bola para frente. O Corinthians é gigante. O Tite é um excelente treinador e oportunidades nunca irão faltar", relatou Augusto.
Com o fim das tratativas com Tite, o clube voltou suas atenções para Dorival Júnior, que já havia sido consultado anteriormente. A preferência por técnicos que conheçam bem o cenário nacional foi reforçada pelo presidente, que explicou a estratégia da diretoria.
"Temos que entender que no atual momento, se você traz um treinador que não conhece o nosso futebol, até ele se adaptar, vamos ter um grande problema. O momento é por um treinador que já conhece o nosso futebol, que seja brasileiro ou até de fora, mas que já conheça o nosso futebol e que já esteja adaptado. Nossa ideia é um brasileiro que já conheça o futebol para dar essa sequência e fazer um trabalho tranquilo até o final do ano", declarou.
Para Augusto, o nome de Tite era a aposta ideal diante da pressão interna e externa vivida pelo clube. Além de ser visto como "o maior treinador da história" do Corinthians, o fato de estar disponível no mercado desde sua saída do Flamengo em setembro era um ponto favorável para as negociações.
Agora, o Corinthians corre contra o tempo para chegar a um acordo com seu próximo técnico, desejando que a nova liderança esteja definida antes do confronto contra o Flamengo, válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
O objetivo da reunião foi entender em detalhes o balanço financeiro referente ao exercício de 2024 e o aumento das dívidas do clube na atual gestão
|
Nesta terça-feira (22), um grupo de ex-líderes e torcedores ligados à principal torcida organizada do Corinthians esteve presente no Parque São Jorge para cobrar explicações diretamente do presidente Augusto Melo. O encontro ocorreu na sala do Conselho de Orientação (CORI), dentro do clube, e mobilizou até a Polícia Militar, que posicionou viaturas em frente à sede alvinegra durante a reunião.
De acordo com informações do ge.globo, cerca de dez pessoas participaram da conversa com o dirigente corintiano. Após a reunião, Augusto Melo se retirou do local para cumprir compromisso no "Flow Podcast". A reunião não envolveu representantes da atual diretoria da Gaviões da Fiel.
Mais cedo, representantes da atual gestão da torcida organizada tiveram uma reunião formal com o diretor financeiro Pedro Silveira e com André Lavieri, assessor da empresa Alvarez & Marsal, que presta consultoria ao clube. O objetivo foi entender em detalhes o balanço financeiro referente ao exercício de 2024.
Segundo comunicado oficial emitido pela Gaviões da Fiel, os dirigentes da torcida expressaram grande preocupação com o crescimento da dívida do Corinthians durante o primeiro ano da gestão de Augusto Melo. Na visão dos organizadores, os números apresentados são alarmantes e merecem atenção redobrada.
A nota finaliza com a promessa de que “o balanço segue para aprovação dos órgãos internos do Corinthians, que se espera sejam analisados com atenção pelos conselheiros, sendo certo que dentro do Gaviões serão realizados estudos específicos dos dados, para que seja possível seguir acompanhando os detalhes e os próximos passos desta gestão".
A Gaviões também ressaltou que, segundo dados apresentados pela administração do clube, a campanha Doe Arena — liderada pela própria torcida — já conseguiu reduzir a dívida do financiamento da Neo Química Arena de R$ 710 milhões para R$ 688 milhões.
A expectativa é contar com um novo comandante já nesta quinta-feira (24), quando o Timão enfrenta o Racing-URU, pela Sul-Americana
|
Durante a edição desta terça-feira (22) do programa “Os Donos da Bola”, da Band, Neto surpreendeu ao declarar que não optaria por Dorival Júnior para assumir o comando técnico do Corinthians, mesmo com a recente recusa de Tite. O ex-treinador da Seleção Brasileira era considerado o principal nome para substituir Ramón Díaz, mas o ídolo corintiano declinou do convite alegando questões de saúde mental, após uma crise de ansiedade, e anunciou uma pausa na carreira.
Em sua análise, Neto apresentou uma alternativa que, segundo ele, seria mais adequada ao atual cenário vivido pelo clube. O comentarista sugeriu o retorno de Fábio Carille, campeão brasileiro com o Timão em 2017.
“Eu não contrataria o Dorival Júnior. Eu contrataria o Carille. Ele tem tudo a ver com o Corinthians, sabe organizar a defesa, que o Corinthians não consegue organizar. Ele seria um grande nome no Corinthians, mais que o Dorival Júnior. Ele ajeita a defesa, e é o que o Corinthians mais precisa”, opinou o ex-jogador.
Apesar da opinião de Neto, a diretoria do Corinthians tem Dorival Júnior novamente como plano principal. Após a negativa de Tite, o clube retomou as conversas com o treinador, que já havia sido sondado anteriormente, mas sem avanço nas tratativas.
Fabinho Soldado, diretor executivo de futebol do clube, viajou a Florianópolis com o objetivo de finalizar a contratação. Dorival, que passou recentemente pela Seleção Brasileira, viu seu valor de mercado aumentar, o que se tornou um ponto de atenção para a diretoria alvinegra no momento de negociação.
Internamente, Dorival Júnior é considerado a única alternativa viável neste momento. Caso o acerto não ocorra, o clube deverá se reunir para analisar novos nomes no mercado. A expectativa é contar com um novo comandante já nesta quinta-feira (24), quando o Corinthians enfrenta o Racing-URU pela Sul-Americana, na Neo Química Arena.
Nome não é consenso entre os membros da diretoria santista, o que gerou divergências internas e levou o clube a reabrir conversas com Dorival Júnior
|
O Santos segue ativo no mercado em busca de um novo treinador para substituir Pedro Caixinha, demitido ainda em abril. A mais recente investida do clube foi pelo argentino Ramón Díaz, ex-técnico do Corinthians. A informação foi revelada pelo portal De Olho no Peixe.
Apesar do interesse, o nome de Ramón não é consenso entre os membros da diretoria santista, o que gerou divergências internas e levou o clube a reabrir conversas com Dorival Júnior. O treinador, que já comandou o Peixe em outras oportunidades, havia sido sondado anteriormente, mas ainda não deu resposta definitiva sobre um possível retorno à Vila Belmiro.
Além de Dorival, o Santos também tentou contato com outros nomes de peso no futebol sul-americano, como Tite e Jorge Sampaoli. No entanto, o ex-treinador da Seleção Brasileira comunicou oficialmente nesta terça-feira (22) que decidiu fazer uma pausa em sua carreira para focar na saúde física e mental, encerrando as possibilidades de acerto com o clube praiano.
Enquanto o novo comandante não é definido, o time se reapresentou sob o comando interino de César Sampaio, que será responsável pela preparação da equipe para o próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O Santos enfrentará o Red Bull Bragantino no domingo (27), às 20h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.
A indefinição sobre o novo técnico ocorre em um momento decisivo da temporada. A diretoria corre contra o tempo para anunciar um nome capaz de trazer estabilidade ao elenco e dar sequência ao projeto de retorno do Santos à elite do futebol nacional. A expectativa é de que uma definição aconteça nos próximos dias, já que o clube considera essencial ter um novo treinador antes da sequência mais dura da competição.