
Futebol de Base
|
Na última segunda-feira, 30, o Tribunal Regional do Trabalho acatou o pedido de rescisão contratual do atacante Franco Delgado com o Corinthians, motivado pelo não pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por parte do clube.
O jogador de 20 anos se despediu do Timão e da Fiel na noite desta quinta-feira, 3, e deixou as portas abertas para um possível retorno no futuro, afirmando o desejo de voltar a vestir a camisa do Corinthians e atuar na Neo Química Arena.
"Muito obrigado, Corinthians! Obrigado por todos os momentos que compartilhei, pelos aprendizados e, acima de tudo, pelo carinho que recebi de uma das maiores torcidas do mundo. Saio daqui com o coração cheio de gratidão a você, Fiel, e com a tranquilidade de saber que dei tudo por esta camisa todas as vezes que tive a oportunidade de defendê-la. Sei que foi um passo curto e que adoraria que as coisas tivessem sido diferentes, mas foi assim que o destino quis",
Franco Delgado chegou para a equipe Sub-20 do Corinthians em março de 2024, vindo do Danúbio, do Uruguai. Segundo apuração, o clube de Parque São Jorge usou 115 mil euros (R$ 625 mil na cotação de março de 2024) de crédito que possuía com a Fifa para assinar com o atacante, que tinha 19 anos.
Inicialmente, Franco teve oportunidades sob o comando de Danilo no Sub-20 do Timãozinho. No entanto, com a chegada de Raphael Laruccia, o espaço do atacante foi diminuindo, até desaparecer por completo após Orlando Ribeiro assumir a equipe. Sem espaço no elenco, o uruguaio ficou fora da lista de inscritos para a Copinha e foi rebaixado ao Sub-18, onde também não conseguiu sequência.
A última vez que entrou em campo oficialmente com a camisa do Corinthians foi na goleada sofrida por 5 a 0 diante do Athletico-PR, pelo Brasileirão Sub-20, em agosto de 2024. No total, Delgado disputou 13 partidas oficiais e marcou apenas dois gols. Essa temporada é a última do uruguaio como um jogador das categorias de base.
Caso seja eliminado, será o ano seguido que o Corinthians não chega pelo menos às quartas de final da principal competição de base do país
|
Na noite da última quarta-feira, 2, o Corinthians visitou o Internacional no Estádio Passos d’Areia, pela 16ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, e acabou perdendo pelo placar de 1 a 0. O resultado fez com que o Alvinegro se mantivesse na 14ª posição com 18 pontos.
Restando apenas três rodadas para o final da primeira fase, o Timãozinho, se quiser ter chances de avançar para o mata-mata, terá que ganhar os três jogos restantes contra o América-MG, em casa, o Fluminense, fora, e o Juventude, em casa.
Assim, o alvinegro chegaria aos 27 pontos e passaria o América-MG, que atualmente tem 24 pontos, sendo o oitavo colocado e o último time na zona de classificação para as quartas de final do torneio nacional. O alvinegro também teria que torcer para uma combinação de resultados.
Em relação à zona de rebaixamento, a distância é de apenas três pontos. Neste momento, a 18ª é ocupada pelo Cuiabá, com 15 pontos. Entre o Alvinegro e o time do Centro-Oeste estão Grêmio (17 pontos), Bahia (16 pontos) e Internacional (15 pontos).
Caso seja eliminado, será o ano seguido que o Corinthians não chega pelo menos às quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Na temporada 2024, o clube do Parque São Jorge fez uma campanha decepcionante e ocupou apenas a 18ª posição com 18 pontos. Inclusive, se houvesse descenso na última edição, o Alvinegro teria sido rebaixado para a Série B do Brasileiro da categoria.
Além do Campeonato Brasileiro, o Corinthians disputa o Paulistão da categoria. No próximo sábado, 5, às 15h (horário de Brasília), o Timãozinho enfrentará o Palmeiras, pela décima rodada da primeira fase do estadual, na Arena Barueri. Neste momento, ambos dividem a liderança do Grupo 2 com 22 pontos, mas o rival leva vantagem no critério de saldo de gols.
Em um clássico marcado pelo equilíbrio, as equipes criaram chances, mas não conseguiram balançar as redes, somando apenas um ponto na tabela
|
Na tarde desta quinta-feira, 3, o Corinthians recebeu o Santos no Estádio José Liberatti, em Osasco, pela terceira rodada do Brasileirão Feminino Sub-20, e empatou sem gols com o rival. Em um clássico marcado pelo equilíbrio, as equipes criaram chances, mas não conseguiram balançar as redes, somando apenas um ponto na tabela.
Para a partida, a técnica Bia Vaz escalou a equipe com: Rillary; Rafa Rocha, Débora, Brunna e Ester; Gaby Tomé, Helô Camargo e Lara Mel; Manu Teixeira, Rayane Pontes e Lara Mel. No banco de reservas ficaram: Yasmin, Amanda, Gabi Pires, Raíssa, Júlia Romero, Maia, Mel, Dany Pereira, Letícia, Gabi Jordi e Maria Clara.
Em um jogo equilibrado, as Brabinhas controlaram a posse de bola e buscaram espaços no setor ofensivo, mas pararam em boas defesas da goleira santista. Apesar da pressão em alguns momentos, o placar permaneceu zerado até o apito final.
A equipe visitante também criou boas oportunidades para abrir o placar, mas parou nas defesas seguras da goleira Rillary, que teve atuação destacada e garantiu o empate para o clube do Parque São Jorge.
Após o duelo contra as Sereias, o Corinthians segue focado na sequência da competição. O reencontro entre as equipes já tem data marcada: acontece na próxima quinta-feira, 10, às 15h, agora com mando do Santos.
Clube do Parque São Jorge é derrotado fora de casa pelo clube gaúcho e passa a se preocupar com a zona de rebaixamento na competição
|
Na noite da última quarta-feira (02), o Corinthians enfrentou o Internacional no Estádio Francisco Novelletto, no Rio Grande do Sul, em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão sub-20 e foi derrotado pela equipe da casa por 1 a 0, com gol de Marlon. Com o resultado, o Timãozinho vê chances reduzidas de classificação e se preocupa com a zona do rebaixamento.
Corinthians joga com um a mais, mas perde para o Internacional e se complica no Brasileirão sub-20
O início do jogo foi bom para o Corinthians, já que aos 22 minutos da primeira etapa, Denis Marfo foi expulso da partida e fez com que, o Timão pudesse ir cada vez mais para cima do Internacional em busca do resultado. Porém, o clube alvinegro não conseguiu ser contundente na primeira etapa, mesmo com o domínio terrotorial.
O castigo veio na segunda etapa, mesmo com o Corinthians com a posse de bola, o Internacional marcou o seu gol aos 23 minutos, em uma bola que Marlon tentou cruzar, mas acabou encobrindo o goleiro corinthiano, dando a vitória para o time da casa e complicando a situação do clube do Parque São Jorge.
O resultado fez o Corinthians se manter na 14ª colocação com 18 pontos, porém, com seis pontos a menos que o oitavo colocado, que é o América Mineiro, último time a estar conquistando uma vaga para a próxima fase da competição. Porém, a preocupação do Timão é outra, já que a equipe se aproximou da zona de rebaixamento do Brasileirão sub-20 e tem apenas três pontos de vantagem em relação ao Cuiabá, o primeiro time do Z3.
O time que o Timão entrou em campo foi: Cadu; João Vitor (Lucas Souza), Fernando, Gama e Gustavo Baiano (Pellegrin); Thomas, Pires (Robert Lopes) e Dieguinho; Kauê Furquim (Araújo), Gui Bom e Nicollas (Luiz Fernando). O Corinthians fecha a sua participação no Brasileirão contra o América Mineiro (em casa), Fluminense (fora) e Juventude (em casa), com todos eles brigando por uma vaga na próxima fase.