Futebol

Augusto Melo explica processos do Corinthians na FIFA

Clube sofreu decisões desfavoráveis relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, e do zagueiro Félix Torres

Augusto Melo, presidente do Corinthians, falou sobre problemas relacionadas às transferências de Rodrigo Garro e Félix Torres - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians
Augusto Melo, presidente do Corinthians, falou sobre problemas relacionadas às transferências de Rodrigo Garro e Félix Torres - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

06 Fev 2025 | 02:25 |

Icon Comentário0

Na segunda-feira (3), a FIFA divulgou duas decisões desfavoráveis ao Corinthians relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, adquirido junto ao Talleres, da Argentina, e do zagueiro Félix Torres, contratado do Santos Laguna, do México. O presidente do clube, Augusto Melo, comentou sobre os processos nesta quarta-feira e detalhou os desdobramentos jurídicos dos casos.


A disputa envolvendo a contratação de Rodrigo Garro remonta a setembro de 2024, mas só veio a público no site da FIFA nesta semana. O Talleres alega que o Corinthians deve cerca de 30 milhões de reais, incluindo valores não pagos, juros acumulados e custos judiciais. Segundo a decisão da entidade máxima do futebol, o contrato previa um acréscimo de 18% ao ano em caso de inadimplência, o que elevou o montante devido.


Augusto Melo, no entanto, defende que o clube paulista quitou a dívida dentro do prazo estabelecido, contestando a cobrança adicional feita pelo Talleres.


"Pagamos o Garro em dia, antecipado até. O que gerou esse problema foi um imposto que eles entendem que deveríamos pagar, mas o contrato estipula um valor fixo. Nossos advogados estão recorrendo e acreditamos na reversão dessa decisão", explicou o presidente do Timão em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O Corinthians recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância para esse tipo de litígio, e agora aguarda a decisão, que pode levar até um ano.


Caso Félix Torres

Além do impasse com o Talleres, o Corinthians também foi condenado pela FIFA em outro processo, desta vez referente à compra do zagueiro Félix Torres. O clube mexicano Santos Laguna cobra 6 milhões de dólares (aproximadamente 35 milhões de reais), referentes ao saldo pendente da negociação, juros pelo atraso no pagamento e multas contratuais.

A transação inicial, realizada em janeiro de 2024, previa um pagamento de 6,5 milhões de dólares, mas o Corinthians quitou apenas 2 milhões. A segunda parcela, que venceu em maio de 2024, não foi paga, levando o Santos Laguna a acionar a FIFA. A condenação exige que o Timão pague não apenas os 4,5 milhões de dólares remanescentes, mas também juros anuais de 18%, uma multa de 675 mil dólares, além de valores adicionais à FIFA e aos advogados do clube mexicano.

Augusto Melo justificou o atraso citando a crise financeira e o impacto no fluxo de caixa do Corinthians. "O atraso ocorreu porque tivemos um bloqueio no fluxo financeiro. Estamos aguardando a aprovação do Regime Centralizado de Execuções (RCE), que vai nos permitir reorganizar as contas e cumprir nossos compromissos", afirmou o dirigente.

Assim como no caso de Garro, o Corinthians recorreu ao CAS e espera uma decisão definitiva nos próximos meses.

Impacto e próximos passos

As condenações impostas pela FIFA colocam ainda mais pressão sobre a diretoria corintiana, que já lida com um cenário financeiro complicado. Além de precisar solucionar essas pendências internacionais, o clube segue estruturando seu plano de pagamento de credores dentro do RCE, buscando equilibrar suas contas para evitar futuras penalizações e até possíveis bloqueios de registro de novos jogadores.

Enquanto aguarda as definições jurídicas, o Corinthians segue em campo disputando o Campeonato Paulista e se preparando para a fase preliminar da Copa Libertadores, torneio no qual precisará de um elenco reforçado para brigar por uma vaga na fase de grupos. A administração de Augusto Melo terá que encontrar alternativas para equacionar as finanças e evitar que problemas extracampo afetem o desempenho da equipe dentro das quatro linhas.


Futebol

Camisa 10 do Corinthians, Memphis Depay se aproxima de Haaland nas Eliminatórias

Atacante da seleção neerlandesa marcou um gol e deu duas assistências na vitória do último domingo (12), contra a Finlândia, na Johan Cruyff Arena

Atacante do Corinthians, Memphis Depay está perto de Haaland em quesito nas Eliminatórias - Foto: Reprodução/Instagram - Onsoranje
Atacante do Corinthians, Memphis Depay está perto de Haaland em quesito nas Eliminatórias - Foto: Reprodução/Instagram - Onsoranje

13 Out 2025 | 11:20 |

Icon Comentário0

Em seu segundo compromisso nesta Data Fifa, a seleção de Países Baixos derrotou a Finlândia pelo placar de 4 a 0, em duelo válido pela sétima rodada das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. Além do jogador do Corinthians, Memphis Depay, marcar o terceiro gol, Malen, Van Dijk e Cody Gakpo balançaram as redes no jogo de ontem. O camisa 10 do Timão participou de três gols na partida e se aproxima de marca de Haaland.


Camisa 10 do Corinthians, Memphis Depay se aproxima de Haaland nas Eliminatórias


Com um gol marcado e duas assistências no duelo contra a Finlândia, Memphis Depay segue como um dos jogadores que participou de gols em todos os jogos que disputou nas Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 do Corinthians e o atacante Erling Haaland são os únicos que atingiram tal marca na competição.


Memphis Depay tem sete gols e quatro assistências em seis partidas pelas Eliminatórias europeias, somando 11 participações em gols da seleção de Países Baixos. Erling Haaland lidera o quesito com 14 participações em gols pela Noruega, onde o atacante do Manchester City, da Inglaterra tem 12 gols e duas assistências.

Memphis Depay quebra novo recorde pela seleção neerlandesa


Após recentemente se tornar o maior goleador da seleção neerlandesa, hoje com 53 gols, o atacante Memphis Depay é também o maior assistente da história de Países Baixos. Com os dois passes para os gols de Malen e Van Dijk, o camisa 10 do Corinthians chegou as 35 assistências.

Santos x Corinthians

Memphis Depay deve retornar ao Brasil nos próximos dias, mas dificilmente terá condições de atuar como titular na partida entre Santos e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, na próxima quarta-feira (15), porém, a expectativa da comissão técnica, é de ter o camisa 10 ao menos no banco de reservas.


Futebol

José Martínez pode ser desfalque do Corinthians contra o Santos - entenda

Volante do Timão pode ficar de fora do clássico desta quarta-feira (15), em partida importante do Coringão no Campeonato Brasileiro

José Martínez tem chances de perder o clássico entre Santos e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
José Martínez tem chances de perder o clássico entre Santos e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

13 Out 2025 | 11:00 |

Icon Comentário0

O elenco do Corinthians retornou às atividades na última semana, no Centro de Treinamento Joaquim Grava, visando a preparação para o clássico contra o Santos, na próxima quarta-feira (15), às 21h30, no Estádio da Vila Belmiro, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o portal 'Meu Timão', José Martínez pode ser desfalque do Timão para a partida. Veja o motivo.


José Martínez pode ser desfalque do Corinthians contra o Santos - entenda


Na quarta-feira passada, o elenco do Corinthians retomou os treinamentos visando o clássico contra o Santos, porém, o volante José Martínez alegou problemas pessoais para não participar do retorno às atividades e seguiu sem treinar nos dias posteriores até o último domingo (12), ou seja, o camisa 70 está sem treinar há mais de uma semana.


Por conta da situação, na qual o Corinthians tentou abafar o caso, o técnico Dorival Júnior se mostrou bastante irritado com a situação e não deve levar José Martínez para a baixada santista, para participar do clássico contra o Santos, que será na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.

José Martínez vinha sendo titular nos últimos jogos do Corinthians, desde que se recuperou da fratura sofrida na mão esquerda durante treinamento e precisou passar por cirurgia em meados de agosto. Nos últimos quatro confrontos, iniciou entre os 11 contra Mirassol, Flamengo e Sport, além de entrar no decorrer contra o Internacional.


O volante venezuelano deve ficar de fora do clássico contra o Santos, mesmo se ele aparecer para treinar no CT do Corinthians nesta segunda-feira (13) e o técnico Dorival Júnior vai avaliar quem será utilizado na vaga de José Martínez. Vale ressaltar, que o comandante aguarda o retorno dos jogadores lesionados e vive a expectativa pela presença de Rodrigo Garro.


Futebol

Corinthians enxerga dificuldades para renovar com Maycon por dívida com o Shakhtar Donetsk

Diretoria planeja estender o contrato do meio-campista do Timão, visto como uma peça importante no esquema do técnico Dorival Júnior

Corinthians tentará acordo com o Shakhtar Donetsk, para a manutenção do meia Maycon - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Corinthians tentará acordo com o Shakhtar Donetsk, para a manutenção do meia Maycon - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

13 Out 2025 | 10:40 |

Icon Comentário0

Um dos jogadores mais importantes do Corinthians desde que retornou de lesão, o meio-campista Maycon, não sabe se ficará no alvinegro paulista para o ano que vem, tendo em vista, que o atleta tem contrato com o clube do Parque São Jorge até o final desta temporada e pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde tem contrato até dezembro de 2027.


Corinthians enxerga dificuldades para renovar com Maycon por dívida com o Shakhtar Donetsk


Maycon deseja permanecer no Corinthians e a diretoria do Timão quer o atleta para a temporada de 2026, porém, segundo as informações do jornalista Bruno Andrade, da 'ESPN Brasil', a principal dificuldade do alvinegro é o pagamento da dívida com o Shakhtar Donetsk, que está correndo na Fifa.


O Corinthians deve ao Shakhtar Donetsk, 1 milhão de euros (R$ 6,32 milhões, na cotação atual) aos ucranianos: 500 mil euros pelo empréstimo de 2023 e mais 500 mil euros pelo empréstimo de 2024, ou seja, um acordo só irá acontecer se o Timão pagar o débito que tem com a equipe do futebol europeu.

Postura do Corinthians na janela de transferências


Com a falta de contratações para a sequência da temporada, a diretoria precisou mudar a postura e iniciou um processo de renovação de contrato com alguns jogadores do elenco do Corinthians. Nomes como Matheus Bidu, Gustavo Henrique, Yuri Alberto e Gui Negão ganharam novos contratos.

O volante Maycon está na lista de jogadores que a diretoria do Corinthians deseja renovar o contrato, assim como o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, que tem um contrato válido com o clube do Parque São Jorge até o final desta temporada. Nomes como Talles Magno e Ángel Romero ainda não sabem se ficam no Timão.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians está de olho em interesse de clube saudita em Pedro, do Zenit
Futebol

Corinthians está de olho em interesse de clube saudita em Pedro, do Zenit

13 Out 2025 | 10:20

Icon Comentário0
Clube europeu tem interesse em tirar Memphis Depay do Corinthians
Futebol

Clube europeu tem interesse em tirar Memphis Depay do Corinthians

13 Out 2025 | 08:49

Icon Comentário0
Confira a data e o horário de Corinthians e Ferroviária pela Libertadores
Futebol

Confira a data e o horário de Corinthians e Ferroviária pela Libertadores

13 Out 2025 | 00:25

Icon Comentário0