
Futebol
Corinthians está de olho em interesse de clube saudita em Pedro, do Zenit
13 Out 2025 | 10:20
Futebol
06 Fev 2025 | 02:25 |
Na segunda-feira (3), a FIFA divulgou duas decisões desfavoráveis ao Corinthians relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, adquirido junto ao Talleres, da Argentina, e do zagueiro Félix Torres, contratado do Santos Laguna, do México. O presidente do clube, Augusto Melo, comentou sobre os processos nesta quarta-feira e detalhou os desdobramentos jurídicos dos casos.
A disputa envolvendo a contratação de Rodrigo Garro remonta a setembro de 2024, mas só veio a público no site da FIFA nesta semana. O Talleres alega que o Corinthians deve cerca de 30 milhões de reais, incluindo valores não pagos, juros acumulados e custos judiciais. Segundo a decisão da entidade máxima do futebol, o contrato previa um acréscimo de 18% ao ano em caso de inadimplência, o que elevou o montante devido.
Augusto Melo, no entanto, defende que o clube paulista quitou a dívida dentro do prazo estabelecido, contestando a cobrança adicional feita pelo Talleres.
"Pagamos o Garro em dia, antecipado até. O que gerou esse problema foi um imposto que eles entendem que deveríamos pagar, mas o contrato estipula um valor fixo. Nossos advogados estão recorrendo e acreditamos na reversão dessa decisão", explicou o presidente do Timão em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.
O Corinthians recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância para esse tipo de litígio, e agora aguarda a decisão, que pode levar até um ano.
Caso Félix Torres
Além do impasse com o Talleres, o Corinthians também foi condenado pela FIFA em outro processo, desta vez referente à compra do zagueiro Félix Torres. O clube mexicano Santos Laguna cobra 6 milhões de dólares (aproximadamente 35 milhões de reais), referentes ao saldo pendente da negociação, juros pelo atraso no pagamento e multas contratuais.
A transação inicial, realizada em janeiro de 2024, previa um pagamento de 6,5 milhões de dólares, mas o Corinthians quitou apenas 2 milhões. A segunda parcela, que venceu em maio de 2024, não foi paga, levando o Santos Laguna a acionar a FIFA. A condenação exige que o Timão pague não apenas os 4,5 milhões de dólares remanescentes, mas também juros anuais de 18%, uma multa de 675 mil dólares, além de valores adicionais à FIFA e aos advogados do clube mexicano.
Augusto Melo justificou o atraso citando a crise financeira e o impacto no fluxo de caixa do Corinthians. "O atraso ocorreu porque tivemos um bloqueio no fluxo financeiro. Estamos aguardando a aprovação do Regime Centralizado de Execuções (RCE), que vai nos permitir reorganizar as contas e cumprir nossos compromissos", afirmou o dirigente.
Assim como no caso de Garro, o Corinthians recorreu ao CAS e espera uma decisão definitiva nos próximos meses.
Impacto e próximos passos
As condenações impostas pela FIFA colocam ainda mais pressão sobre a diretoria corintiana, que já lida com um cenário financeiro complicado. Além de precisar solucionar essas pendências internacionais, o clube segue estruturando seu plano de pagamento de credores dentro do RCE, buscando equilibrar suas contas para evitar futuras penalizações e até possíveis bloqueios de registro de novos jogadores.
Enquanto aguarda as definições jurídicas, o Corinthians segue em campo disputando o Campeonato Paulista e se preparando para a fase preliminar da Copa Libertadores, torneio no qual precisará de um elenco reforçado para brigar por uma vaga na fase de grupos. A administração de Augusto Melo terá que encontrar alternativas para equacionar as finanças e evitar que problemas extracampo afetem o desempenho da equipe dentro das quatro linhas.
Atacante da seleção neerlandesa marcou um gol e deu duas assistências na vitória do último domingo (12), contra a Finlândia, na Johan Cruyff Arena
13 Out 2025 | 11:20 |
Em seu segundo compromisso nesta Data Fifa, a seleção de Países Baixos derrotou a Finlândia pelo placar de 4 a 0, em duelo válido pela sétima rodada das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. Além do jogador do Corinthians, Memphis Depay, marcar o terceiro gol, Malen, Van Dijk e Cody Gakpo balançaram as redes no jogo de ontem. O camisa 10 do Timão participou de três gols na partida e se aproxima de marca de Haaland.
Camisa 10 do Corinthians, Memphis Depay se aproxima de Haaland nas Eliminatórias
Com um gol marcado e duas assistências no duelo contra a Finlândia, Memphis Depay segue como um dos jogadores que participou de gols em todos os jogos que disputou nas Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 do Corinthians e o atacante Erling Haaland são os únicos que atingiram tal marca na competição.
Memphis Depay tem sete gols e quatro assistências em seis partidas pelas Eliminatórias europeias, somando 11 participações em gols da seleção de Países Baixos. Erling Haaland lidera o quesito com 14 participações em gols pela Noruega, onde o atacante do Manchester City, da Inglaterra tem 12 gols e duas assistências.
Memphis Depay quebra novo recorde pela seleção neerlandesa
Após recentemente se tornar o maior goleador da seleção neerlandesa, hoje com 53 gols, o atacante Memphis Depay é também o maior assistente da história de Países Baixos. Com os dois passes para os gols de Malen e Van Dijk, o camisa 10 do Corinthians chegou as 35 assistências.
Santos x Corinthians
Memphis Depay deve retornar ao Brasil nos próximos dias, mas dificilmente terá condições de atuar como titular na partida entre Santos e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, na próxima quarta-feira (15), porém, a expectativa da comissão técnica, é de ter o camisa 10 ao menos no banco de reservas.
Volante do Timão pode ficar de fora do clássico desta quarta-feira (15), em partida importante do Coringão no Campeonato Brasileiro
13 Out 2025 | 11:00 |
O elenco do Corinthians retornou às atividades na última semana, no Centro de Treinamento Joaquim Grava, visando a preparação para o clássico contra o Santos, na próxima quarta-feira (15), às 21h30, no Estádio da Vila Belmiro, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o portal 'Meu Timão', José Martínez pode ser desfalque do Timão para a partida. Veja o motivo.
José Martínez pode ser desfalque do Corinthians contra o Santos - entenda
Na quarta-feira passada, o elenco do Corinthians retomou os treinamentos visando o clássico contra o Santos, porém, o volante José Martínez alegou problemas pessoais para não participar do retorno às atividades e seguiu sem treinar nos dias posteriores até o último domingo (12), ou seja, o camisa 70 está sem treinar há mais de uma semana.
Por conta da situação, na qual o Corinthians tentou abafar o caso, o técnico Dorival Júnior se mostrou bastante irritado com a situação e não deve levar José Martínez para a baixada santista, para participar do clássico contra o Santos, que será na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.
José Martínez vinha sendo titular nos últimos jogos do Corinthians, desde que se recuperou da fratura sofrida na mão esquerda durante treinamento e precisou passar por cirurgia em meados de agosto. Nos últimos quatro confrontos, iniciou entre os 11 contra Mirassol, Flamengo e Sport, além de entrar no decorrer contra o Internacional.
O volante venezuelano deve ficar de fora do clássico contra o Santos, mesmo se ele aparecer para treinar no CT do Corinthians nesta segunda-feira (13) e o técnico Dorival Júnior vai avaliar quem será utilizado na vaga de José Martínez. Vale ressaltar, que o comandante aguarda o retorno dos jogadores lesionados e vive a expectativa pela presença de Rodrigo Garro.
Diretoria planeja estender o contrato do meio-campista do Timão, visto como uma peça importante no esquema do técnico Dorival Júnior
13 Out 2025 | 10:40 |
Um dos jogadores mais importantes do Corinthians desde que retornou de lesão, o meio-campista Maycon, não sabe se ficará no alvinegro paulista para o ano que vem, tendo em vista, que o atleta tem contrato com o clube do Parque São Jorge até o final desta temporada e pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde tem contrato até dezembro de 2027.
Corinthians enxerga dificuldades para renovar com Maycon por dívida com o Shakhtar Donetsk
Maycon deseja permanecer no Corinthians e a diretoria do Timão quer o atleta para a temporada de 2026, porém, segundo as informações do jornalista Bruno Andrade, da 'ESPN Brasil', a principal dificuldade do alvinegro é o pagamento da dívida com o Shakhtar Donetsk, que está correndo na Fifa.
O Corinthians deve ao Shakhtar Donetsk, 1 milhão de euros (R$ 6,32 milhões, na cotação atual) aos ucranianos: 500 mil euros pelo empréstimo de 2023 e mais 500 mil euros pelo empréstimo de 2024, ou seja, um acordo só irá acontecer se o Timão pagar o débito que tem com a equipe do futebol europeu.
Postura do Corinthians na janela de transferências
Com a falta de contratações para a sequência da temporada, a diretoria precisou mudar a postura e iniciou um processo de renovação de contrato com alguns jogadores do elenco do Corinthians. Nomes como Matheus Bidu, Gustavo Henrique, Yuri Alberto e Gui Negão ganharam novos contratos.
O volante Maycon está na lista de jogadores que a diretoria do Corinthians deseja renovar o contrato, assim como o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, que tem um contrato válido com o clube do Parque São Jorge até o final desta temporada. Nomes como Talles Magno e Ángel Romero ainda não sabem se ficam no Timão.