Futebol

Augusto Melo explica processos do Corinthians na FIFA

Clube sofreu decisões desfavoráveis relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, e do zagueiro Félix Torres

Augusto Melo, presidente do Corinthians, falou sobre problemas relacionadas às transferências de Rodrigo Garro e Félix Torres - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians
Augusto Melo, presidente do Corinthians, falou sobre problemas relacionadas às transferências de Rodrigo Garro e Félix Torres - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

  |

Icon Comentário0

Na segunda-feira (3), a FIFA divulgou duas decisões desfavoráveis ao Corinthians relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, adquirido junto ao Talleres, da Argentina, e do zagueiro Félix Torres, contratado do Santos Laguna, do México. O presidente do clube, Augusto Melo, comentou sobre os processos nesta quarta-feira e detalhou os desdobramentos jurídicos dos casos.


A disputa envolvendo a contratação de Rodrigo Garro remonta a setembro de 2024, mas só veio a público no site da FIFA nesta semana. O Talleres alega que o Corinthians deve cerca de 30 milhões de reais, incluindo valores não pagos, juros acumulados e custos judiciais. Segundo a decisão da entidade máxima do futebol, o contrato previa um acréscimo de 18% ao ano em caso de inadimplência, o que elevou o montante devido.


Augusto Melo, no entanto, defende que o clube paulista quitou a dívida dentro do prazo estabelecido, contestando a cobrança adicional feita pelo Talleres.


"Pagamos o Garro em dia, antecipado até. O que gerou esse problema foi um imposto que eles entendem que deveríamos pagar, mas o contrato estipula um valor fixo. Nossos advogados estão recorrendo e acreditamos na reversão dessa decisão", explicou o presidente do Timão em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O Corinthians recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância para esse tipo de litígio, e agora aguarda a decisão, que pode levar até um ano.


Caso Félix Torres

Além do impasse com o Talleres, o Corinthians também foi condenado pela FIFA em outro processo, desta vez referente à compra do zagueiro Félix Torres. O clube mexicano Santos Laguna cobra 6 milhões de dólares (aproximadamente 35 milhões de reais), referentes ao saldo pendente da negociação, juros pelo atraso no pagamento e multas contratuais.

A transação inicial, realizada em janeiro de 2024, previa um pagamento de 6,5 milhões de dólares, mas o Corinthians quitou apenas 2 milhões. A segunda parcela, que venceu em maio de 2024, não foi paga, levando o Santos Laguna a acionar a FIFA. A condenação exige que o Timão pague não apenas os 4,5 milhões de dólares remanescentes, mas também juros anuais de 18%, uma multa de 675 mil dólares, além de valores adicionais à FIFA e aos advogados do clube mexicano.

Augusto Melo justificou o atraso citando a crise financeira e o impacto no fluxo de caixa do Corinthians. "O atraso ocorreu porque tivemos um bloqueio no fluxo financeiro. Estamos aguardando a aprovação do Regime Centralizado de Execuções (RCE), que vai nos permitir reorganizar as contas e cumprir nossos compromissos", afirmou o dirigente.

Assim como no caso de Garro, o Corinthians recorreu ao CAS e espera uma decisão definitiva nos próximos meses.

Impacto e próximos passos

As condenações impostas pela FIFA colocam ainda mais pressão sobre a diretoria corintiana, que já lida com um cenário financeiro complicado. Além de precisar solucionar essas pendências internacionais, o clube segue estruturando seu plano de pagamento de credores dentro do RCE, buscando equilibrar suas contas para evitar futuras penalizações e até possíveis bloqueios de registro de novos jogadores.

Enquanto aguarda as definições jurídicas, o Corinthians segue em campo disputando o Campeonato Paulista e se preparando para a fase preliminar da Copa Libertadores, torneio no qual precisará de um elenco reforçado para brigar por uma vaga na fase de grupos. A administração de Augusto Melo terá que encontrar alternativas para equacionar as finanças e evitar que problemas extracampo afetem o desempenho da equipe dentro das quatro linhas.


Futebol

Corinthians acerta contratação de jovem para as categorias de base

Diretoria do Timão vai atrás de lateral-esquerdo de 17 anos, que atuava no Retrô, de Pernambuco e assina com o jovem até 31 de janeiro de 2026

Corinthians acerta contratação de jovem para as categorias de base, após observar o atleta em torneio preparatório para a Copinha - Foto: Reprodução/Instagram
Corinthians acerta contratação de jovem para as categorias de base, após observar o atleta em torneio preparatório para a Copinha - Foto: Reprodução/Instagram

  |

Icon Comentário0

Na última sexta-feira (21), o Corinthians anunciou a contratação do jovem Miguel Jordão, de apenas 17 anos, para as categorias de base do clube. O atleta estava atuando no Retrô FC Brasil, de Pernambuco e assinou um contrato válido até janeiro de 2026. A princípio, o jogador foi contratado para servir a base do Timão.


Miguel Jordão divulga anúncio de sua contratação em suas redes sociais


"Hoje assino meu primeiro contrato com o Corinthians, grato a todos que confiam no meu trabalho. Agradecer também a minha família que sempre me apoiou, e ao Retrô FC Brasil por todo suporte desde os meus oito anos de idade. Agora eu sou Corinthians, vamos em busca dos nossos objetivos, com muita vontade e determinação!"


Segundo o site 'Meu Timão', o Corinthians adquiriu de forma gratuita 50% dos direitos econômicos do lateral-esquerdo e o time de Pernambuco ficou com o restante. O acordo tem uma cláusula para o clube alvinegro adquirir mais 20% caso o jovem assine contrato profissional futuramente.

Com a chegada de Miguel Jordão ao Corinthians, o clube do Parque São Jorge alcançou o número de 61 contratações para as categorias de base desde que Augusto Melo assumiu a presidência, em janeiro do ano passado, segundo levantamento do portal 'Meu Timão'. O número leva em conta as categorias sub-17 e sub-20.


Natural de Recife, Miguel fez sua formação inteira na base do Retrô, passando por todas as principais categorias até chegar no sub-20 em 2025. O lateral disputou a Copinha deste ano, o jovem entrou no segundo tempo da estreia da equipe na Copinha - a derrota para o Comercial-SP por 1 a 0 - e depois atuou os 90 minutos no empate por 1 a 1 com o Vitória e no revés por 2 a 0 para o São José-RS. O time pernambucano foi eliminado na primeira fase.


Futebol

Ex-Corinthians é exaltado por jornal inglês

Atleta com passagem pelo Parque São Jorge vive grande fase no futebol europeu e é um dos destaques do time nesta temporada

Ex-jogador do Corinthians é exaltado pelo jornal inglês 'The Sun', que destaca também a boa campanha de sua equipe - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Ex-jogador do Corinthians é exaltado pelo jornal inglês 'The Sun', que destaca também a boa campanha de sua equipe - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

Quando o Nottingham Forest acertou a contratação do ex-zagueiro do Corinthians, Murillo, no meio de 2023, mal sabia o time inglês, que tinha feito um excelente negócio pelo ex-defensor do Timão, que é um dos jogadores mais importantes da equipe do técnico Nuno Espírito Santo e tem ajudado a sua equipe a ser o terceiro colocado da Premier League.


Ex-Corinthians, Murillo é exaltado por jornal inglês


De contrato renovado com o Nottingham Forest até o fim da temporada de 2028-29, estima-se que o clube inglês não ouvirá ofertas pelo zagueiro brasileiro que sejam menores do que 50 milhões de libras (R$ 362,1 milhões na cotação atual), o que pode render muito dinheiro para os cofres do Corinthians, já que o atleta é filho do terrão. Além disso, o Timão é dono de 10% dos direitos econômicos do jogador.


O jornal britânico 'The Sun', elogiou Murillo, que recebeu sondagens de importantes clubes do Velho Continente e já tem uma convocação para a Seleção Brasileira, na qual ele vive a expectativa de receber uma nova oportunidade do treinador Dorival Júnior em março. "Robusto, inteligente, um dos melhores defensores do Campeonato Inglês e uma das principais razões pelo sucesso do Forest, " iniciou o a publicação do jornal 'The Sun'.

"Ele não vinha jogando muito quando eu estava lá. O então técnico (Steve Cooper) estava bastante relutante em colocá-lo. Não sei o motivo, porque ele é um super talento." Disse o zagueiro e ex-companheiro de Murillo, Joe Worrall, ao jornal 'The Guardian'.


"Se você o observasse treinando, pensaria que ele é o número 10. Você diria: ‘De jeito nenhum ele é zagueiro’, porque obviamente ele é um rapaz forte, grande, mas não é o mais alto e tem pés leves. Ele é um jogador de futebol muito, muito bom. Ele é rápido, forte, consegue cabecear, lê o perigo muito bem. Ele está no lugar certo na hora certa. Ele vale bem mais que 50 milhões de libras aos meus olhos. Será uma farsa se o Forest deixá-lo ir embora por um centavo a menos."


Futebol

Corinthians tem sete jogadores pendurados, mas regulamento zera cartões no mata-mata

O Timão enfrenta a equipe do Guarani com sete jogadores pendurados, mas o regulamento garante cartão zerado na rodada de mata-mata

Félix Torres é um dos pendurados do Corinthians para enfrentar a equipe do Guarani. Foto: Wanderson de Oliveira / Meu Timão
Félix Torres é um dos pendurados do Corinthians para enfrentar a equipe do Guarani. Foto: Wanderson de Oliveira / Meu Timão

  |

Icon Comentário0

O Corinthians enfrenta o Guarani neste domingo, às 18h30, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista de 2025. Para este confronto, a equipe precisa estar atento à situação disciplinar de sua equipe, já que sete estão pendurados.


Os pendurados em questão são: André Ramalho, Cacá, Félix Torres, Raniele, Martínez, Ryan e Ramón Díaz. Caso algum deles receba mais um cartão amarelo, ficará suspenso para a próxima partida. No entanto, o regulamento do Campeonato Paulista prevê que, ao término da fase de grupos, os cartões amarelos são zerados para a fase de mata-mata. Isso significa que, se os jogadores pendurados não forem advertidos no jogo contra o Guarani, entrarão nas quartas de final sem pendências disciplinares.


Diante dessa situação, a comissão técnica do Corinthians deve avaliar a necessidade de poupar alguns desses atletas para evitar suspensões na fase decisiva do campeonato. A decisão dependerá da importância do resultado contra o Guarani e da condição física dos jogadores.


Além dos pendurados, o Corinthians também precisa lidar outros desfalques. O volante Raniele, teve uma lesão de grau 2 no bíceps femoral da coxa direita. Enquanto isso, André Ramalho e José Martínez devem ser preservados nessa partida.

O duelo contra o Guarani é crucial para definir a posição do Corinthians na tabela e garantir vantagem nas fases eliminatórias. Portanto, a gestão do elenco e a atenção às questões disciplinares serão fundamentais para o sucesso do time na sequência do Campeonato Paulista.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Pedro Raul aceita proposta e será emprestado pelo Corinthians ao Ceará
Futebol

Pedro Raul aceita proposta e será emprestado pelo Corinthians ao Ceará

 

Icon Comentário0
Há 8 anos, Corinthians derrotava o Palmeiras por 1 a 0 em sua casa
Futebol

Há 8 anos, Corinthians derrotava o Palmeiras por 1 a 0 em sua casa

 

Icon Comentário0
Ex-Corinthians fala sobre diferenças entre a torcida do Timão com a do Palmeiras
Futebol

Ex-Corinthians fala sobre diferenças entre a torcida do Timão com a do Palmeiras

 

Icon Comentário0