Futebol

Augusto Melo explica processos do Corinthians na FIFA

Clube sofreu decisões desfavoráveis relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, e do zagueiro Félix Torres

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

06 Fev 2025 | 02:25 |

Icon Comentário0

Na segunda-feira (3), a FIFA divulgou duas decisões desfavoráveis ao Corinthians relacionadas às transferências do meio-campista Rodrigo Garro, adquirido junto ao Talleres, da Argentina, e do zagueiro Félix Torres, contratado do Santos Laguna, do México. O presidente do clube, Augusto Melo, comentou sobre os processos nesta quarta-feira e detalhou os desdobramentos jurídicos dos casos.


A disputa envolvendo a contratação de Rodrigo Garro remonta a setembro de 2024, mas só veio a público no site da FIFA nesta semana. O Talleres alega que o Corinthians deve cerca de 30 milhões de reais, incluindo valores não pagos, juros acumulados e custos judiciais. Segundo a decisão da entidade máxima do futebol, o contrato previa um acréscimo de 18% ao ano em caso de inadimplência, o que elevou o montante devido.


Augusto Melo, no entanto, defende que o clube paulista quitou a dívida dentro do prazo estabelecido, contestando a cobrança adicional feita pelo Talleres.


"Pagamos o Garro em dia, antecipado até. O que gerou esse problema foi um imposto que eles entendem que deveríamos pagar, mas o contrato estipula um valor fixo. Nossos advogados estão recorrendo e acreditamos na reversão dessa decisão", explicou o presidente do Timão em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O Corinthians recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância para esse tipo de litígio, e agora aguarda a decisão, que pode levar até um ano.


Caso Félix Torres

Além do impasse com o Talleres, o Corinthians também foi condenado pela FIFA em outro processo, desta vez referente à compra do zagueiro Félix Torres. O clube mexicano Santos Laguna cobra 6 milhões de dólares (aproximadamente 35 milhões de reais), referentes ao saldo pendente da negociação, juros pelo atraso no pagamento e multas contratuais.

A transação inicial, realizada em janeiro de 2024, previa um pagamento de 6,5 milhões de dólares, mas o Corinthians quitou apenas 2 milhões. A segunda parcela, que venceu em maio de 2024, não foi paga, levando o Santos Laguna a acionar a FIFA. A condenação exige que o Timão pague não apenas os 4,5 milhões de dólares remanescentes, mas também juros anuais de 18%, uma multa de 675 mil dólares, além de valores adicionais à FIFA e aos advogados do clube mexicano.

Augusto Melo justificou o atraso citando a crise financeira e o impacto no fluxo de caixa do Corinthians. "O atraso ocorreu porque tivemos um bloqueio no fluxo financeiro. Estamos aguardando a aprovação do Regime Centralizado de Execuções (RCE), que vai nos permitir reorganizar as contas e cumprir nossos compromissos", afirmou o dirigente.

Assim como no caso de Garro, o Corinthians recorreu ao CAS e espera uma decisão definitiva nos próximos meses.

Impacto e próximos passos

As condenações impostas pela FIFA colocam ainda mais pressão sobre a diretoria corintiana, que já lida com um cenário financeiro complicado. Além de precisar solucionar essas pendências internacionais, o clube segue estruturando seu plano de pagamento de credores dentro do RCE, buscando equilibrar suas contas para evitar futuras penalizações e até possíveis bloqueios de registro de novos jogadores.

Enquanto aguarda as definições jurídicas, o Corinthians segue em campo disputando o Campeonato Paulista e se preparando para a fase preliminar da Copa Libertadores, torneio no qual precisará de um elenco reforçado para brigar por uma vaga na fase de grupos. A administração de Augusto Melo terá que encontrar alternativas para equacionar as finanças e evitar que problemas extracampo afetem o desempenho da equipe dentro das quatro linhas.


Futebol

Maycon lamenta resultado, mas confia em vitória do Corinthians no Maracanã: "Temos capacidade"

Duelo entre as equipes terminou com o placar de 0 a 0 na Neo Química Arena e a decisão do título fica para o próximo domingo, no Rio de Janeiro

Maycon fala sobre o 0 a 0 do Corinthians em casa e comenta sobre volta no Maracanã - Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama
Maycon fala sobre o 0 a 0 do Corinthians em casa e comenta sobre volta no Maracanã - Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama

18 Dez 2025 | 00:10 |

Icon Comentário0

Na noite desta quarta-feira (17), o Corinthians recebeu o Vasco pelo primeiro duelo da grande final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, que estava lotada para o confronto entre as equipes. O confronto foi abaixo do esperado para os 47.339 presentes na arena corinthiana e acabou finalizando com o placar de 0 a 0.


Maycon lamenta resultado, mas confia em vitória do Corinthians no Maracanã


O primeiro duelo entre as equipes, não foi como esperava o torcedor do Corinthians. Com um público próximo dos 48 mil torcedores na Neo Química Arena, o Timão teve muitas dificuldades de se impor dentro de casa e viu o Vasco até mesmo acertar a trave no segundo tempo. O meio-campista Maycon falou sobre o duelo e o empate em 0 a 0.


Maycon lamenta resultado, mas confia em vitória do Corinthians no Maracanã: "Não foi o resultado que queríamos."

Maycon lamentou o resultado de 0 a 0 dentro da Neo Química e fala em confiança no elenco do Corinthians para o duelo no Maracanã. "A nossa equipe se preparou para outro tipo de jogo e não conseguimos aplicar. O Vasco teve sucesso, mas temos capacidade muito boa de chegar no Rio de Janeiro e conquistar o título. Não é o resultado que queríamos, gostaríamos de ter vencido."


Pelo lado do Vasco, Rayan também comentou sobre o confronto entre as equipes, onde o time visitante foi melhor na partida, dentro da Neo Química Arena. "Tivemos chances de fazer o gol aqui, estava impedido. Domingo, a nossa torcida estará lá, esgotaram os ingressos. Se Deus quiser, vamos conquistar a vitória e o título lá."

Jogo de volta no Maracanã

O Corinthians terá três dias de preparação no Centro de Treinamento Joaquim Grava, para a partida mais importante desta temporada. Depois do 0 a 0 na Neo Química Arena, as equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (21), às 18h, no Estádio do Maracanã, para descobrir quem será o campeão da Copa do Brasil.


Futebol

Corinthians e Vasco empatam sem gols no primeiro jogo da Copa do Brasil

O primeiro duelo entre os times, pela final da competição de mata-mata, aconteceu na noite desta quarta-feira (17), na Neo Química Arena

Corinthians e Vasco ficam no empate no duelo de ida da decisão da Copa do Brasil - Foto: Divulgação/Copa do Brasil
Corinthians e Vasco ficam no empate no duelo de ida da decisão da Copa do Brasil - Foto: Divulgação/Copa do Brasil

17 Dez 2025 | 23:36 |

Icon Comentário0

Corinthians e Vasco se enfrentaram na noite desta quarta-feira (17), pelo primeiro duelo da final da Copa do Brasil, na Neo Química Arena. Em um jogo bastante truncado e muito disputado do início ao fim, as equipes ficaram no 0 a 0, e a decisão vai ficar para ao próximo domingo (21), no Estádio do Maracanã, onde quem vencer leva o título da competição de mata-mata.


Corinthians e Vasco empatam sem gols no primeiro jogo da Copa do Brasil


O Corinthians iniciou a partida contra o Vasco pressionando, apesar do começo bastante truncado. Porém, depois da finalização de Breno Bidon, que passou perto do gol de Léo Jardim, o Timão não conseguiu criar mais chances na primeira etapa e viu o Vasco aos poucos dominando o confronto na Neo Química Arena.


Os primeiros 45 minutos foram de poucas chances para Corinthians e Vasco, porém, o time carioca finalizou mais vezes, mas nenhum dos chutes de ambas as equipes foi no alvo dos goleiros Hugo Souza e Léo Jardim. Rayan e Memphis Depay tiveram gols anulados na primeira etapa.

No segundo tempo, o Vasco voltou melhor e criou mais oportunidades, por conta disso, o técnico Dorival Júnior promoveu mudanças logo no início da segunda etapa, com as entradas de André Carrillo e Maycon, mas o time carioca seguiu pressionando e Cauan Barros quase abriu o placar de cabeça, mas a bola bateu na trave.


Jogo com poucas emoções

Vitinho e André entraram na partida, mas o Corinthians seguiu sem criar grandes chances no gol de Léo Jardim e mesmo com ficando com o controle da partida nos minutos finais, não conseguiu construir o resultado dentro de casa, terminando o primeiro duelo da final da Copa do Brasil em 0 a 0.


Futebol

Coritiba tem interesse na contratação de jogador do Corinthians para 2026

Equipe paranaense está de volta a Série A do Campeonato Brasileiro e planeja reforçar o elenco para a disputa da competição na próxima temporada

O Coritiba planeja reforçar o elenco para o ano que vem e quer atleta do Corinthians na próxima janela - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O Coritiba planeja reforçar o elenco para o ano que vem e quer atleta do Corinthians na próxima janela - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

17 Dez 2025 | 21:20 |

Icon Comentário0

Com apenas Corinthians e Vasco com calendário para o restante da temporada de 2025, todos os outros times da Série A do Campeonato Brasileiro estão planejando o próximo ano, em busca de reforços para a primeira janela de 2026. Segundo as informações do jornalista Rogerio Scarione, da Jovem Pan e do canal Meu Coritiba, o Coxa quer a contratação do meio-campista Charles para o ano que vem.


Coritiba tem interesse na contratação de jogador do Corinthians para 2026


Charles não vem tendo muito espaço no Corinthians nesta temporada com o técnico Dorival Júnior, por conta disso, houve o interesse do Coritiba, que buscou informações sobre o jogador. No momento, há apenas conversas iniciais, que podem evoluir após o final da temporada corinthiana.


Charles tem 29 anos e tem contrato válido com o Corinthians até dezembro de 2028. Como o clube do Parque São Jorge precisa vender jogadores para arrecadar mais dinheiro para a próxima temporada, o alvinegro paulista pode abrir mão do atleta, em uma posição que há muitos jogadores.

Corinthians deve ao ex-time do Charles


Vale ressaltar, que o Corinthians deve valores ao Midtjylland, da Dinamarca, pela contratação de Charles em julho do ano passado. O meio-campista foi contratado por 1,6 milhão de euros (R$ 10,37 milhões na cotação atual). O clube do Parque São Jorge negociou com o time europeu o pagamento do volante em três parcelas.

Durante o processo movido pelo Midtjylland contra o Corinthians na Fifa, o Timão se comprometeu a pagar o valor de R$ 11,652 milhões. Desse valor, R$ 1,782 milhão corresponde a multa da entidade por atraso nos pagamentos, aumentando ainda mais os débitos do alvinegro paulista, por conta das contratações do time paulista em 2024.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Nicole Ramos fala sobre saída de jogadora do Corinthians e atualiza lesão: “Seguindo...”
Futebol

Nicole Ramos fala sobre saída de jogadora do Corinthians e atualiza lesão: “Seguindo...”

17 Dez 2025 | 20:43

Icon Comentário0
Com retorno de Rodrigo Garro entre os titulares, o Corinthians está escalado contra o Vasco
Futebol

Com retorno de Rodrigo Garro entre os titulares, o Corinthians está escalado contra o Vasco

17 Dez 2025 | 17:26

Icon Comentário0
Confira todos os jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2026 e possíveis datas
Futebol

Confira todos os jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2026 e possíveis datas

17 Dez 2025 | 20:12

Icon Comentário0