
Clube
Conselho Deliberativo do Corinthians reprova contas de 2024; dívida aumentou em R$829 milhões
Clube
|
O Corinthians demitiu dois importantes executivos na tarde desta terça-feira, 29. Empossado no começo do mês, o diretor de marketing Edgard Soares decidiu desligar os superintendentes de marketing, Vinicius Manfredi, e comercial, Sandor Romanelli.
A decisão gerou indignação nos funcionários dos departamentos, que veem o ato como uma medida política e não técnica. Até a chegada de Edgard Soares, Vinicius Manfredi e Sandor Romanelli comandavam as suas respectivas áreas, sem ter um diretor estatutário acima deles.
A dupla era elogiada pelo trabalho desempenhado, tendo conseguido fechar importantes contratos de patrocínio recentemente, tais como da Esportes da Sorte, Appgás e Elétrica AREA. Vinicius chefiava o marketing do Corinthians desde junho do ano passado. Já Sandor estava no Timão desde maio de 2022.
A gestão do presidente Augusto Melo está estremecida após a reprovação das contas do Corinthians referentes ao exercício de 2024 pelo Conselho Deliberativo, principalmente pelo expressivo aumento da dívida corinthiana, que subiu R$ 829 milhões em comparação a 2023.
Presidente do Conselho Deliberativo, Tuma Júnior, enfatizou que, apesar da reprovação das contas, ainda não há uma definição sobre a aplicação de penalidades, pois é necessário aguardar a conclusão dos processos internos e possíveis investigações.
Ao todo, a Gaviões da Fiel fez hoje três publicações diferentes, exigindo explicações do atual presidente Augusto Melo, e cobrando o Conselho Deliberativo
|
Após críticas contundentes à gestão do presidente Augusto Melo e ao Conselho Deliberativo do Corinthians, a Gaviões da Fiel publicou uma terceira nota oficial direcionada aos sócios do clube. A torcida organizada pede que os associados se engajem mais ativamente nas questões políticas do clube, enfatizando a importância de uma participação contínua e consciente, além dos períodos eleitorais.
"Os milhares de sócios que pagam suas mensalidades não precisam esperar os quatro anos para ter participação nas questões políticas, onde muitas vezes, só são percebidos em época de eleição. Agora, mais do que nunca, precisam agir e fazer valer desse direito conquistado, inclusive, para mostrar aos demais torcedores, que vocês não possuem o título de associado por interesses políticos, para obter pagamento de mensalidade em pré-eleição ou demais benefícios dentro do clube em troca de voto.", afirma um trecho da nota publicada no Instagram.
A Gaviões da Fiel destaca a necessidade de uma reforma estatutária profunda que promova uma gestão profissional e transparente no Corinthians. A torcida acredita que a participação ativa dos sócios é fundamental para resgatar a essência do clube e afastá-lo de jogos políticos que têm prejudicado sua administração.
"Queremos construir juntos com vocês um diálogo e uma nova proposta de administração para o Corinthians, que respeite a voz do nosso povo e que apresente uma reforma estatutária profunda na busca por uma gestão profissional, transparente e à altura do Corinthians. [...] Não podemos permitir que o nosso Corinthians se afaste de sua essência e siga refém de jogos políticos que só nos prejudicam a cada alteração de poder.", diz a publicação.
Por fim, a torcida organizada reafirma seu compromisso com a fiscalização das ações da diretoria e do Conselho Deliberativo, e convoca os sócios a se unirem nessa luta por um Corinthians mais ético e alinhado aos valores de sua torcida. A Gaviões da Fiel reforça que a responsabilidade pela construção de um Corinthians mais justo e transparente é coletiva, e que a mobilização dos associados é um passo importante em busca desse objetivo.
O jovem volante Gabriel Moscardo foi contratado pelo PSG ainda em 2023 e acabou emprestado ao Reims, onde vem se adaptando ao futebol europeu
|
O volante Gabriel Moscardo, ex-Corinthians e que atualmente está no Stade de Reims, da França, deu entrevista a uma rádio do país recentemente e comentou sobre como tem sido sua adaptação. Moscardo foi vendido ainda em 2023 ao PSG, pela bagatela de 20 milhões de euros, a maior transferência da história do Corinthians até hoje. Desde sua chegada na Europa, o jogador foi emprestado para obter rodagem no futebol europeu antes de integrar o elenco do PSG.
O atleta foi entrevistado pela Rádio França Internacional recentemente, e foi perguntado sobre sua adaptação. "Durante a temporada inteira, eu tive problemas físicos, mas eu não vejo essa temporada como sendo tão negativa como as pessoas podem pensar. Eu vejo que foi um ano importante de adaptação e para entender como é o futebol europeu. Eu aprendi bastante. É um futebol muito diferente. Claro que eu queria ter mais minutos e estar mais em campo, mas eu estou muito ansioso para a próxima temporada para não ter mais nenhuma lesão", afirmou o jogador.
Nesta temporada, Moscardo disputou apenas 8 partidas pela equipe francesa, sendo 6 delas na Liga Francesa, e duas na Copa da França, onde marcou um gol. O Stade de Reims está em 13° lugar na tabela da Ligue 1, com 33 pontos, à cinco do Le Havre, que é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento direto. Apesar da campanha abaixo na liga, o Reims chegou na final da Copa da França, e irá enfrentar o PSG no dia 24 de maio.
"Dentro do clube, primeiro, pensamos na permanência. Não podemos pensar nem um minuto em jogar a segunda divisão. Acreditamos na permanência primeiro. Depois vamos pensar na final da Copa. Sabemos que o Paris Saint-Germain é uma equipe muito forte e eles vêm mostrando isso no Campeonato e nas semifinais da Liga dos Campeões. Eles têm mostrado um futebol muito bom, mas eles ainda não são campeões da Copa", comentou o atleta.
Com a camisa do Corinthians, Moscardo disputou 28 jogos e anotou um gol, além de uma assistência. Ele subiu para a equipe profissional sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, e teve impacto imediato no meio campo do Corinthians. A contratação do jogador pelo PSG se deu meio ao interesse de outras equipes europeias, e agora o jogador trabalha em busca de uma oportunidade na equipe parisina.
Principal torcida organizada do Timão prepara três notas diferentes para serem publicadas durante essa terça-feira; críticas foram direcionadas à Augusto Melo
|
A Gaviões da Fiel publicou a sua segunda nota oficial do dia nesta manhã. Desta vez, as críticas foram direcionadas ao Conselho Deliberativo do clube. Nesta madrugada, a Gaviões publicou a primeira nota, criticando a gestão Augusto Melo e a reprovação das contas de 2024 do Corinthians. A decisão do CORI, sob o argumento de "gestão temerária" de Augusto Melo.
A decisão, porém, também fez com que a Gaviões da Fiel protestasse contra o próprio Conselho Deliberativo do clube, afirmando que "o estatuto é ultrapassado, que não responsabiliza administradores por seus erros, e que somados a uma postura passiva e politicamente alinhada a interesses particulares que colocam o futuro do Corinthians em risco".
Esta não é a primeira vez que o CORI sofre pressão da torcida. Em 2024, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, protocolou um pedido de impeachment contra Augusto Melo, por conta do caso Vai de Bet. Contudo, uma decisão judicial manteve Augusto Melo no cargo. Naquele momento, a torcida decidiu ser contra o impeachment, por conta das investigações ainda estarem ocorrendo, o que também colocou pressão em Tuma Júnior.
Desta vez, a crítica é ainda mais pesada. "A ausência de controle interno transformou o Conselho em um órgão passivo e desacreditado, incapaz de agir mesmo diante de escândalos públicos. A crise não é pontual — é estrutural. E a omissão não é neutra — é criminosa. Não vamos passar pano para quem prejudica o Corinthians.", é o que diz um trecho da nota oficial publicada pelo clube.
A reivindicação final da Gaviões da Fiel é por uma reforma estatutária. "É urgente: os sócios precisam exigir uma reforma profunda no estatuto. Chega de conselheiro por sobrenome ou amizade. Queremos critérios rigorosos, independência e compromisso com o Corinthians — não com conchavos.". A terceira nota deve ser publicada ainda durante esta tarde.