
Futebol
|
O Centro de Treinamento Joaquim Grava, onde o Corinthians realiza suas atividades diárias, está passando por uma série de modernizações. Desde o início de 2025, a diretoria tem trabalhado na ampliação da infraestrutura, com o objetivo de proporcionar melhores condições para atletas e profissionais do clube. Entre os projetos em andamento, estão a reforma dos vestiários, a modernização da área de recuperação dos jogadores e a aquisição de novos equipamentos.
Inaugurado em 2010, em meio ao grande impacto da chegada de Ronaldo Fenômeno ao clube, o CT está localizado na Zona Leste de São Paulo e ocupa uma área superior a 170 mil m². Na época de sua inauguração, era considerado um dos centros de treinamento mais avançados do Brasil. No entanto, ao longo dos anos, o espaço perdeu protagonismo diante dos investimentos feitos por outros clubes, o que levou a diretoria corintiana a intensificar os esforços para atualizar sua estrutura.
Dentre as melhorias já implementadas, o Corinthians inaugurou recentemente novas salas destinadas à comissão técnica, diretoria, setor de análise de mercado e um espaço exclusivo para a área de psicologia. Além disso, o clube planeja criar um departamento dedicado à saúde mental dos jogadores, projeto que conta com o apoio do executivo Fabinho Soldado e está sendo desenvolvido pelo preparador físico Diego Pereira, a psicóloga Anahy Couto e o treinador mental Lulinha Tavares.
No departamento médico, o Timão também reforçou sua equipe com a chegada do médico João Marcelo, que passa a trabalhar ao lado de Ana Carolina Côrte, André Jorge e Leonardo Hirao. O novo profissional, inclusive, foi recentemente convocado para integrar a equipe médica da Seleção Brasileira na próxima Data FIFA.
Outro avanço planejado para este ano é a ampliação dos vestiários e a instalação de iluminação artificial em um dos campos do CT, uma obra prevista para ocorrer durante a pausa do futebol brasileiro para a disputa do Super Mundial de Clubes. Essa melhoria logística permitirá que a equipe tenha mais flexibilidade nos horários de treinamento, especialmente no período da tarde.
Além disso, a diretoria alvinegra pretende adquirir novos equipamentos para a academia e para a sala de recuperação dos jogadores, com o objetivo de disponibilizar o que há de mais avançado em tecnologia para a reabilitação e preparação física dos atletas.
Com esses investimentos, o Corinthians busca recuperar seu protagonismo estrutural no cenário nacional, garantindo que o CT Joaquim Grava volte a ser uma referência entre os clubes brasileiros.
Com três títulos conquistados na temporada de 2024, a equipe Sub-15 do Timão terá dois representantes na disputa da Copa 2 de Julho
|
O técnico Edu Vergueiro e o fisioterapeuta Renato Mendes, ambos integrantes do Sub-15 do Corinthians, foram convocados para a comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-15 na disputa da Copa 2 de Julho. O torneio será realizado entre os dias 2 e 13 de julho, em Salvador.
Edu será auxiliar do técnico Guilherme Dalla Déa, que também tem passagem pelas categorias de base do Corinthians e conquistou o Campeonato Paulista Sub-17 em 2023. Já Renato Mendes atuará na área de fisioterapia da delegação brasileira durante a competição.
No comando do Sub-15 do Corinthians, Edu conquistou neste ano a Copa Votorantim, a Mina Cup e a Paulista Cup. A equipe segue em disputa do Campeonato Paulista da categoria, enquanto seus representantes auxiliam a seleção nacional.
A Seleção Brasileira estreia na quarta-feira (3), contra o Galícia. Na quinta-feira, enfrenta Jacobina e a Seleção Scout, da Bolívia. A primeira fase se encerra no sábado (6), com jogo diante do Dom Macedo, todos da Bahia.
A Copa 2 de Julho foi criada em 2007 para atletas Sub-17 e passou a ser disputada na categoria Sub-15 a partir de 2015. O torneio serve como vitrine para jovens talentos e recebe clubes e seleções de diferentes regiões.
Jogador estrangeiro que eliminou o time paulista em edições recentes da Copa Sul-Americana não será contratado pelo clube
|
O meia colombiano Juan Quintero foi oferecido ao Corinthians neste fim de semana, mas a diretoria alvinegra recusou a contratação. Aos 32 anos, o jogador não se enquadra no perfil estabelecido pela atual gestão para reforços nesta janela.
Quintero foi adversário do Corinthians em duas eliminações recentes do clube na Copa Sul-Americana, vestindo as camisas do Racing, da Argentina, e do América de Cali, da Colômbia. Apesar do histórico, o nome não avançou internamente.
A decisão foi tomada em conjunto por Fabinho Soldado e Dorival Júnior. A direção trabalha para reduzir a média de idade do elenco e aumentar a intensidade e o vigor físico da equipe. A prioridade é contratar jogadores mais jovens e com maior capacidade de recomposição.
Um dos nomes que se encaixam nesse novo modelo é Biel, atacante do Sporting-POR, de 24 anos, que está no radar da equipe alvinegra para o segundo semestre. Outros atletas com esse perfil também vêm sendo monitorados.
Com o planejamento voltado para a reformulação do elenco, o Corinthians busca manter a estratégia de rejuvenescimento e não pretende investir em atletas fora dos padrões definidos para a temporada.
Atleta da equipe paulista gravou vídeo especial para garoto de 14 anos, que sonha em conhecer o goleiro do Timão pessoalmente
|
O goleiro Hugo Souza, do Corinthians, enviou uma mensagem especial para Kauã dos Santos Carvalho, de 14 anos, que vive com paralisia cerebral. O vídeo foi enviado após estudantes de fisioterapia da Unitau publicarem nas redes sociais um conteúdo mostrando a admiração do garoto pelo camisa 1 do Timão.
Residente em São Luiz do Paraitinga, Kauã realiza tratamento de ortostatismo desde os três anos na clínica da universidade. Durante as sessões, as alunas descobriram o carinho do garoto pelo Corinthians e, especialmente, por Hugo Souza. A publicação feita pelas estudantes chegou até o jogador.
No vídeo, Hugo Souza agradeceu o apoio: “Vi seu vídeo e não tinha como não te mandar um abraço, te agradecer pelo seu carinho e por sua torcida de sempre... Meu coração se enche de alegria e gratidão”. A mensagem foi enviada enquanto Kauã estava na escola e emocionou o torcedor.
A mãe de Kauã, Ana de Carvalho Santos, relatou que o garoto não perde um jogo do Corinthians e que o sonho dele é conhecer o goleiro pessoalmente. Em fevereiro, Kauã já havia visitado a Neo Química Arena para acompanhar uma partida do clube contra o Noroeste.
Hugo Souza costuma interagir com torcedores e, em algumas ocasiões, leva jovens ao gramado antes dos jogos. Segundo a família, o garoto acompanha o Timão desde os dez anos e espera que o encontro com o ídolo possa acontecer em breve. O Corinthians já se reapresentou, e volta a campo contrao Bragantino, no dia 13 de julho.