Clube
Defesa de Andrés Sanchez aponta irregularidades para sua expulsão do Corinthians
27 Mai 2026 | 14:57
Clube
08 Mar 2025 | 10:51 |
O CT Joaquim Grava, centro de treinamentos do Corinthians, está passando por uma série de melhorias que visam modernizar suas instalações e proporcionar melhores condições de trabalho aos atletas e funcionários. Desde o início deste ano, a diretoria do clube tem investido na ampliação da estrutura física, com reformas planejadas para 2025, que incluem a renovação dos vestiários, da área de recuperação dos jogadores e a aquisição de novos equipamentos.
Inaugurado em 2010, durante a fase de ouro de Ronaldo Fenômeno no clube, o CT Joaquim Grava foi, na época, o mais moderno do Brasil. Localizado no extremo leste de São Paulo e com mais de 170 mil m² de área, o centro de treinamentos foi pioneiro em sua concepção. Contudo, com o passar dos anos e os investimentos de outros clubes em suas estruturas, as instalações começaram a se tornar defasadas, o que fez o Timão precisar buscar uma forma de recuperar sua liderança no cenário nacional.
Com o objetivo de devolver ao Corinthians o status de protagonista, a diretoria tem se dedicado a melhorar o CT. Recentemente, foram inauguradas novas salas para a comissão técnica, diretoria, departamento de análise de mercado e um espaço exclusivo para a psicologia. Um dos projetos mais inovadores é a criação de um departamento exclusivo de saúde mental, uma iniciativa que conta com o apoio do executivo Fabinho Soldado e é conduzida pelo preparador físico Diego Pereira, em colaboração com a psicóloga Anahy Couto e o treinador mental Lulinha Tavares.
Além disso, o Corinthians fez recentemente a contratação do médico João Marcelo, que se junta à equipe do departamento médico, composta também por Ana Carolina Côrte, André Jorge e Leonardo Hirao. João Marcelo foi convocado para trabalhar com a seleção brasileira na Granja Comary durante a próxima Data-Fifa, um reconhecimento de sua competência.
Em paralelo, o clube já planeja a ampliação dos vestiários e a instalação de luz artificial em um dos campos do CT, o que permitirá a realização de treinos em horários mais flexíveis, especialmente à tarde. Esse investimento na iluminação é considerado um ganho logístico importante, visto que, atualmente, o Corinthians não pode realizar treinos vespertinos no local.
A reforma também inclui a aquisição de equipamentos de ponta para a academia e a sala de recuperação dos jogadores. A meta é ter o que há de mais moderno em termos de tecnologia no setor médico, garantindo que os atletas tenham o melhor suporte possível para se manterem em alto nível de desempenho.
Além das reformas físicas, o clube também tem modificado a logística das viagens, tanto nacionais quanto internacionais. A partir deste ano, o Corinthians passará a contar com uma delegação maior durante os deslocamentos, incluindo mais fisioterapeutas, fisiologistas e médicos. Outra novidade é que os jogadores passarão a dormir em quartos separados nos hotéis, seguindo uma tendência adotada por outras grandes equipes do futebol mundial. O objetivo é oferecer mais privacidade e, assim, aumentar a concentração dos atletas antes das partidas.
Com essas mudanças, o Corinthians busca não apenas melhorar as condições de trabalho no CT, mas também se reposicionar como uma equipe que investe em sua estrutura para manter-se competitiva em alto nível, seja no Brasil ou no cenário internacional.
Ex-presidente do clube do Parque São Jorge pode ser expulso nesta segunda em votação do Conselho Deliberativo assim como aconteceu com Andrés Sanchez
31 Mai 2026 | 15:50 |
As organizadas do Corinthians convocaram a torcida para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo, atual presidente do clube. O movimento foi anunciado neste domingo (31). O objetivo é que todos estejam presentes às 16h (de Brasília), na sede do clube.
“Atenção, Fiel Torcida!
Objetivo é demonstrar que querem ex-presidente fora: "Nesta segunda-feira (1º), a partir das 16h, estaremos reunidos em um manifesto pacífico para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo do quadro associativo.”
A nota continua: “O ex-presidente do Corinthians será julgado em processo relacionado à tentativa de golpe em 2025. Anteriormente, foi afastado do cargo após sofrer impeachment, motivado por acusações de irregularidades, além de infrações à Lei Geral do Esporte e ao estatuto do clube.”
Andrés Sanchez não faz mais parte do quadro de associados do Timão: “Em um intervalo de poucos dias, dois ex-presidentes já foram excluídos do quadro social do clube. Isso nos traz esperança de dias melhores, mas, principalmente, evidencia que a força do torcedor corinthiano está fazendo a diferença. Fica claro que dirigentes incompetentes ou mal-intencionados, assim como conselheiros que atuam por interesse próprio, não serão mais tolerados e não terão espaço no Corinthians.”
Por fim, a nota em conjunto da Gaviões da Fiel, Pavilhão Nove, Camisa 12, Estopim, Coringão Chopp e Fiel Macabra: “ Aos conselheiros, o recado é claro: este é um momento que exige responsabilidade, transparência e compromisso real com o Corinthians. Cada decisão tomada agora ficará registrada e será acompanhada de perto pela torcida.
A Fiel não esquece, não se omite e não aceita mais decisões que contrariem os interesses do clube. O torcedor corinthiano está atento, organizado e cada vez mais consciente do seu papel.
Seguiremos firmes, unidos e atentos.
Vamos chegar, Fiel!”
Antigo mandatário da equipe do Parque São Jorge, se pronunciou nas redes sociais, para anunciar a sua saída como sócio e conselheiro vitalício
29 Mai 2026 | 11:00 |
Na noite da última quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Depois de ter tomado tal decisão, o antigo mandatário do Timão, foi criticado pela principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel.
A Gaviões da Fiel divulgou uma nota oficial nas redes sociais, a respeito da renúncia do ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves. O antigo mandatário corinthiano estava na mira do Ministério Público de São Paulo, que estava investigando-o por conta de possíveis irregularidades no uso do cartão corporativo do alvinegro.
Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians: "ficou com receio das consequências."
A Gaviões da Fiel se pronunciou a respeito da saída de Duílio Monteiro Alves: "Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians, tenta revestir sua saída com um discurso técnico e emocional, mas não consegue afastar o elemento central dos fatos: a renúncia não decorre de desprendimento, e sim de um contexto iminente de responsabilização política e institucional, que inevitavelmente culminaria em sua expulsão, tal como ocorreu com o ex-presidente Andrés Sanchez e, certamente, ocorrerá com Augusto Melo na próxima segunda-feira.
A tentativa de reconstruir a narrativa, alegando perseguição política e "criminalização" de atos administrativos, não afasta o julgamento da Fiel, que acompanhou de perto decisões, gestões e consequências que impactaram diretamente o clube. Se houve perseguição ou não, isso compete às instâncias competentes. Mas o julgamento moral e esportivo, este já foi feito pela arquibancada. E a verdade é simples: quem sai pela porta da renúncia para evitar a expulsão não demonstra grandeza institucional, demonstra receio das consequências."
Em outra parte da nota oficial, a Gaviões da Fiel lamenta o que estão fazendo com o Corinthians: "O Gaviões da Fiel aproveita a oportunidade para solicitar aos diretores e integrantes de gestões anteriores que causaram todos esses prejuízos ao Corinthians que sigam o mesmo caminho: sumam do clube, ou serão objeto de processos de expulsão. Estamos atentos a TODOS que prejudicaram o SCCP. O Corinthians segue. A Fiel Torcida está mais forte, mais vigilante e, acima de tudo, lutando por um Corinthians maior do que qualquer dirigente."
Ex-presidente do Timão, se pronunciou nas redes sociais, onde fez um longo desabafo, para anunciar a sua renúncia e a retirada como conselheiro vitalício
28 Mai 2026 | 19:45 |
Na noite desta quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Decisão acontece entre as votações em relação as expulsões de Andrés Sanchez e Augusto Melo.
Presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, Duílio Monteiro Alves estava na mira do Ministério Público de São Paulo, por conta do uso indevido do cartão corporativo do clube alvinegro. O ex-dirigente evita um processo que poderia causar a expulsão por meio de votação no Parque São Jorge, mas revelou que vai à Justiça para que "tudo seja esclarecido".
Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians: "tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato."
Nota oficial de Duílio Monteiro Alves para anunciar a sua renúncia como sócio do Corinthians: "Muitos vão comemorar este que considero meu último gesto como sócio do Corinthians. Em breve, porém, as pessoas racionais perceberão que não há nada a festejar. Minha renúncia ao título de sócio remido e ao meu espaço como conselheiro vitalício poderá soar como sonho realizado para muitos. Para alguns, talvez até como música. Não foram poucos os que apontaram que minha expulsão, assim como a de outros, seria a salvação do Corinthians."
"A dívida que estava controlada em 2023, com três superávits sucessivos nos anos da minha gestão, foi catapultada em mais R$ 1 bilhão nos anos Augusto/Osmar, com aprovação de gente que agora deseja se candidatar. E a agência de fair play financeiro implementada pela CBF prevê penas como transfer ban e até rebaixamento para clubes que contratam sem pagar — ainda mais para aqueles que se comportam como se não precisassem pagar."
"Em 2023, eu saí da presidência do Corinthians pela porta da frente, com todas as contas aprovadas, inclusive no último ano, com o balanço fechado e apresentado por opositores ferrenhos. Fizeram da minha vida um inferno, e eu caminho por ele, com a certeza de que tudo vai ser esclarecido. Hoje, tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato. Muito menos com três superávits ano a ano, recorde de faturamento e controle responsável da dívida, como prometi e fiz. Não me arrependo de nada. E me defenderei na Justiça."
"Portanto, renuncio ao meu título de sócio remido, entrego meu lugar como conselheiro vitalício e membro do CORI e me retiro, de forma definitiva, do quadro de sócios do Parque São Jorge, para que o Corinthians possa, enfim, assim espero, cuidar do presente e do futuro. Vai Corinthians. Sempre." Finalizou Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians.