
Futebol de Base
|
Na noite da última quarta-feira, 2, o Corinthians visitou o Internacional no Estádio Passos d’Areia, pela 16ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, e acabou perdendo pelo placar de 1 a 0. O resultado fez com que o Alvinegro se mantivesse na 14ª posição com 18 pontos.
Restando apenas três rodadas para o final da primeira fase, o Timãozinho, se quiser ter chances de avançar para o mata-mata, terá que ganhar os três jogos restantes contra o América-MG, em casa, o Fluminense, fora, e o Juventude, em casa.
Assim, o alvinegro chegaria aos 27 pontos e passaria o América-MG, que atualmente tem 24 pontos, sendo o oitavo colocado e o último time na zona de classificação para as quartas de final do torneio nacional. O alvinegro também teria que torcer para uma combinação de resultados.
Em relação à zona de rebaixamento, a distância é de apenas três pontos. Neste momento, a 18ª é ocupada pelo Cuiabá, com 15 pontos. Entre o Alvinegro e o time do Centro-Oeste estão Grêmio (17 pontos), Bahia (16 pontos) e Internacional (15 pontos).
Caso seja eliminado, será o ano seguido que o Corinthians não chega pelo menos às quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Na temporada 2024, o clube do Parque São Jorge fez uma campanha decepcionante e ocupou apenas a 18ª posição com 18 pontos. Inclusive, se houvesse descenso na última edição, o Alvinegro teria sido rebaixado para a Série B do Brasileiro da categoria.
Além do Campeonato Brasileiro, o Corinthians disputa o Paulistão da categoria. No próximo sábado, 5, às 15h (horário de Brasília), o Timãozinho enfrentará o Palmeiras, pela décima rodada da primeira fase do estadual, na Arena Barueri. Neste momento, ambos dividem a liderança do Grupo 2 com 22 pontos, mas o rival leva vantagem no critério de saldo de gols.
Acidente aconteceu na partida da última terça-feira, 8, na vitória do Timãozinho pelo placar de 2 a 1 sobre o Internacional pelo Brasileiro da categoria
|
O zagueiro Pedro Santana, capitão da categoria Sub-17 do Corinthians, rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito e está fora do restante da temporada 2025. A informação foi divulgada inicialmente por João Molina, no X, antigo Twitter.
De acordo com a informação publicada pelo Meu Timão, ainda não há uma data para a realização do procedimento cirúrgico no atleta. Contusões como essa levam cerca de nove a 12 meses para recuperação.
A lesão aconteceu na partida da última terça-feira, 8, na vitória do Timãozinho pelo placar de 2 a 1 sobre o Internacional, na Fazendinha, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. Nos acréscimos da partida, o defensor se lesionou sozinho, dentro da própria área.
Nascido em 2008, o defensor de 17 anos acumula 12 partidas em 2025 e dois gols marcados. Por problemas físicos, sua primeira partida no ano aconteceu somente no dia 24 de maio, em derrota para o Juventus, por 2 x 1, pela primeira fase do Campeonato Paulista da categoria. Seu contrato com o Alvinegro é válido até março de 2027 e com multa rescisória de R$ 160 milhões.
Além dele, outra baixa no setor defensivo deve ser o lateral Ygor Lessa, conhecido como Carioca, que sofreu uma lesão no pé direito na partida do último final de semana, 5 de julho, diante do Real Soccer, pelo Paulista
Alvinegro ocupa a terceira colocação do Grupo 2 com 22 pontos, em sete vitórias, um empate e duas derrotas, com 19 gols marcados e 15 sofridos
|
Na manhã desta sexta-feira, 11, o Corinthians fechou a preparação para mais um compromisso pelo Campeonato Paulista Sub-20. O Alvinegro recebe, neste sábado, 12 de julho, o Referência, às 15h (horário de Brasília), pela 11ª rodada da fase de classificação do estadual.
Os Filhos do Terrão iniciaram o dia com uma ativação no gramado e, em seguida, realizaram um trabalho tático/estratégico. Posteriormente, uma atividade de jogadas de bola parada foi promovida. Ao site oficial do Corinthians, o técnico do Sub-20, Orlando Ribeiro, afirmou que o momento é de “virar a chave”.
“É hora de virar a chave. Estamos bem no Campeonato Paulista e nosso objetivo é nos manter nas primeiras colocações. Então, será um jogo de muita atenção e bastante competitividade para aumentar nossos níveis de confiança para a sequência da temporada”, disse.
Na última quarta-feira, o Timãozinho empatou por 1 x 1 com o América-MG, no Parque São Jorge, e acabou sendo eliminado do Brasileirão da categoria na primeira fase com duas rodadas de antecedência.
No estadual, por sua vez, o Alvinegro ocupa a terceira colocação do Grupo 2 com 22 pontos (sete vitórias, um empate e duas derrotas – 19 gols marcados e 15 sofridos). Palmeiras, com 25 pontos, e RB Bragantino, também com 22 (saldo superior ao do Corinthians), são os dois primeiros colocados.
A equipe paulista chegou a 30 saídas entre os 87 reforços inscritos na base desde o início da atual gestão e nomes do Sub-20 e Sub-17 seguem deixando o clube
|
O Corinthians rescindiu, na última quinta-feira, os contratos do zagueiro Matheus Yuri, do lateral-esquerdo Miguel Jordão e do meia Ruan Nantes. Os três jogadores, contratados em 2025, tinham idade para atuar nas categorias Sub-17 e também Sub-20, mas não chegaram a disputar jogos oficiais pelo clube. Com isso, o número de atletas contratados e já desligados na atual gestão chegou a 30.
Do total de 87 jogadores inscritos sob a presidência de Augusto Melo, 34,48% já deixaram o Parque São Jorge. Em sua maioria, essas saídas ocorreram por decisão do clube, seja por término de empréstimo sem compra ou liberações diretas. Houve também casos em que a decisão partiu dos próprios atletas, sem retorno financeiro ao clube.
Segundo levantamento, apenas sete dos 30 jogadores dispensados atuaram com a camisa do Corinthians, o que representa 23,33%. Dentre eles, Caio Garcez e Bruno Xavier foram os únicos a ultrapassar 20 partidas. Mesmo com o calendário cheio das categorias de base em 2024, nenhum reforço desse grupo chegou a 30 jogos oficiais.
O clube ainda lida com ações judiciais de atletas contratados nesse período. O uruguaio Franco Delgado, por exemplo, cobra valores não pagos, o que pode gerar um prejuízo de até R$ 1,25 milhão. Além disso, nomes como Vitor Manoel e João Tabone seguem vinculados ao Corinthians, mas estão emprestados até o fim dos respectivos contratos.
Entre o Sub-17 e o Sub-20, 28 atletas já se despediram do clube nesta temporada. A atual gestão interina tem promovido cortes em diferentes áreas, com foco na redução de despesas. A tendência é de que mais saídas ocorram ao longo das próximas semanas.