
Futebol
|
A Neo Química Arena utilizou seu site oficial nesta quinta-feira (13), para explicar o estado do gramado, alvo de críticas após a vitória do Corinthians sobre o Santos pelo Campeonato Paulista. Jogadores apontaram falhas na qualidade do campo, levando a administração do estádio a emitir um comunicado.
De acordo com a nota, o gramado passou por uma situação atípica no início de 2025. A tecnologia europeia utilizada na grama, considerada exclusiva no futebol brasileiro, teve sua manutenção prejudicada por diversos fatores climáticos adversos.
A empresa World Sports, responsável pelo campo, destacou que o intervalo reduzido entre jogos dificultou a recuperação do gramado. A combinação de chuvas intensas e altas temperaturas em São Paulo também afetou o desenvolvimento da grama replantada, impactando áreas específicas do campo. Para minimizar os danos, o Corinthians tem isolado setores comprometidos durante o aquecimento dos jogadores
A expectativa é que o campo melhore gradualmente e esteja em melhores condições até o primeiro jogo de abril, conforme o cronograma de replantio contínuo. Entretanto, uma renovação completa do gramado está programada para ocorrer entre junho e julho, período em que o futebol nacional será paralisado para o Mundial de Clubes.
Após o clássico contra o Santos, jogadores como Hugo Souza, Raniele e André Ramalho manifestaram insatisfação com o estado do gramado. Antes do jogo, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, já havia esclarecido que a condição do campo estava em processo de recuperação devido à sequência intensa de partidas na temporada.
Desde sua inauguração em 2014, o estádio não passou por uma substituição integral da grama. A administração estima que a vida útil do gramado seja de 12 anos e já trabalha em um plano para a renovação da grama híbrida, além das manutenções periódicas.
Apesar das dificuldades com o gramado, o Corinthians segue invicto em casa. Desde a última derrota em Itaquera, em 20 de agosto do ano passado, para o Red Bull Bragantino pela Sul-Americana, o Timão disputou 17 partidas no estádio, somando 15 vitórias e dois empates. Além disso, a equipe alcançou uma sequência de nove triunfos seguidos como mandante.
Confira a nota oficial na íntegra
"No início de 2025, o gramado da Neo Química Arena enfrenta uma situação atípica, impactada por diversos fatores que comprometeram os cuidados ideais para manter a excelência exigida pelo estádio. Por se tratar de uma grama europeia de tecnologia única no futebol brasileiro, sua manutenção requer um rigoroso acompanhamento, que neste período foi afetado por condições adversas.
Para a atual temporada, a Neo Química Arena e a World Sports, responsável pela qualidade do gramado, tiveram um período reduzido para a recuperação da superfície, tornando o processo mais desafiador. Esse cenário foi ainda mais agravado pelas fortes chuvas e o calor intenso que atingiram a capital paulista no início do ano, dificultando a recuperação plena do gramado.
Nas pequenas áreas, o impacto foi maior devido ao replantio realizado no setor, que não teve o desenvolvimento esperado em razão das condições climáticas adversas. Com isso, a grama dessas regiões ainda não apresenta o nível de excelência habitual da Neo Química Arena.
Durante a pausa do calendário do futebol, no meio de 2025, será realizada uma revitalização completa do gramado, com replantio total da superfície de jogo. Até lá, a World Sports continuará realizando a ressemeadura constante do campo, garantindo uma melhoria gradual, com previsão de condições otimizadas para a primeira partida de abril.
Vale destacar que a estrutura do gramado tem uma vida útil estimada de 12 anos, o que significa que, em breve, será necessária uma substituição completa do campo, algo que não ocorre desde a inauguração da Neo Química Arena, em 2014. Diante disso, um planejamento já está em andamento para a renovação integral do sistema híbrido do gramado, substituindo a atual superfície por uma nova, ao invés das revitalizações periódicas habituais."
A regularização financeira tem como objetivo principal melhorar o ambiente interno do clube, promovendo maior foco e comprometimento dos jogadores
|
O Corinthians efetuou o pagamento de parte das dívidas com seu elenco e comissão técnica, referentes a premiações e direitos de imagem. A medida foi tomada após negociações com os jogadores, que haviam cobrado a regularização dos valores pendentes. A diretoria do clube comprometeu-se a quitar os R$ 12 milhões devidos em três parcelas, com o primeiro pagamento realizado nesta semana.
A regularização financeira visa melhorar o ambiente interno e fortalecer o elenco para os próximos desafios no Campeonato Brasileiro. A quitação parcial das pendências também é vista como um passo importante para evitar possíveis descontentamentos e manter o foco nas competições em andamento.
Com a situação financeira em andamento para ser normalizada, o Corinthians tenta se fortalecer para as próximas partidas do Brasileirão, focando na melhora do rendimento e na busca por resultados positivos para voltar a brigar nas primeiras posições.
A medida também reflete o compromisso da diretoria em cumprir com as obrigações financeiras, buscando manter a confiança do elenco e da comissão técnica. A expectativa é que a regularização financeira contribua para um ambiente mais harmonioso e colaborativo dentro do clube.
Com parte dos débitos pagos, o Corinthians se prepara para viajao ao Rio de Janeiro, onde irá enfrentar o Botafogo. As equipes se encontram no Nilton Santos às 18h30 deste sábado, em uma partida válida pela 16ª Rodada do Campeonato Brasileiro.
Pacto firmado entre atletas e diretoria, incluindo acordo financeiro para pagamento de premiações atrasadas, renova a confiança do grupo
|
Uma forte cobrança feita por Fabinho Soldado, executivo de futebol do Corinthians, junto com uma conversa franca entre os jogadores, marcaram a virada de postura do time após a derrota para o São Paulo, que foi seguida de um empate mais aguerrido contra o líder Cruzeiro no Campeonato Brasileiro.
O revés no clássico e o desempenho apático da equipe desagradaram profundamente a diretoria, e Fabinho Soldado entendeu que era necessário agir. O técnico Dorival Júnior também cobrou o elenco no vestiário do Morumbi e não poupou críticas públicas após a partida, classificando a atuação como “inaceitável” e “irreconhecível”. Segundo Dorival, faltou energia e, ao comentar a substituição de Memphis Depay no intervalo, afirmou que poderia ter tirado cinco ou seis jogadores pela má atuação.
Com a percepção de que o treinador já havia feito sua parte, Fabinho convocou uma reunião com os jogadores no CT Joaquim Grava, onde fez uma cobrança dura ao elenco. Os atletas reconheceram a necessidade de tomar para si a responsabilidade pela fase ruim e evitar que o técnico ficasse exposto. Enquanto uma parte da diretoria do Corinthians pedia a demissão de Dorival em caso de derrota para o Cruzeiro, outra ala, liderada por Fabinho, defendia a permanência do treinador independentemente do resultado.
Ainda na segunda-feira, os jogadores se reuniram e firmaram um pacto para adotar uma postura mais combativa e menos apática. Isso ficou evidente no empate sem gols contra o Cruzeiro, quando o time demonstrou mais disposição e recebeu elogios do treinador.
O lateral-direito Matheuzinho afirmou que o acordo interno foi importante para mudar a atitude e que o time terá outra postura daqui para frente. O zagueiro Gustavo Henrique destacou a necessidade da autocrítica e do comprometimento mútuo para superar a crise.
O pacto no vestiário ocorreu em meio a um acordo firmado com a diretoria para o pagamento das premiações atrasadas, que somam R$ 12 milhões, e serão quitadas em três parcelas. A combinação entre a cobrança interna e a garantia financeira serviu para unir o grupo e renovar a esperança em uma recuperação no Brasileirão.
As equipes entram em campo no próximo sábado (26), às 18h30, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 17ª rodada da competição de pontos corridos
|
Após conquistar um ponto devido ao empate contra o Cruzeiro, no meio de semana, na Neo Química Arena, em partida da 16ª rodada do Brasileirão, o Corinthians terá pela frente outro grande desafio pela competição de pontos corridos, e no próximo sábado (26), o time vai até o Rio de Janeiro encarar o Botafogo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos.
Botafogo x Corinthians: Veja os últimos 10 jogos entre os times que se enfrentam pelo Brasileirão
Enquanto o Corinthians enfrenta uma maratona de jogos e entrou em campo no meio de semana, o Botafogo teve uma semana livre para se preparar para o confronto de amanhã à noite. Nos últimos 10 confrontos anteriores entre as equipes, o duelo tem sido bastante equilibrado, veja.
No retrospecto recente entre as equipes, foram cinco vitórias para o Corinthians, quatro para o Botafogo e apenas um empate. Apesar do duelo bastante equilibrado, o Timão tem uma pequena vantagem diante do time carioca. No ano passado, o clube de John Textor venceu o alvinegro paulista nas duas vezes em que se enfrentaram pelo Brasileirão.
Como chega o Corinthians?
Para o duelo contra o Botafogo amanhã à noite, o técnico Dorival Júnior não terá à disposição o meio-campista Rodrigo Garro e o volante José Martínez, ambos por suspensão após tomarem o terceiro cartão amarelo na partida contra o Cruzeiro. No departamento médico, Maycon e Hugo também não enfrentam o time carioca.