Futebol
Corinthians finaliza treinos e tem provável escalação para a Copa do Brasil
09 Dez 2025 | 17:20
Futebol
27 Fev 2025 | 02:01 |
O técnico Ramón Díaz destacou a vontade do Corinthians na classificação diante da Universidad Central, da Venezuela, em uma vitória por 3 a 2 nesta quarta-feira, pela pré-Libertadores. O treinador argentino ressaltou as diferenças da competição, reconheceu a boa partida do adversário e pediu calma à torcida.
"Estes tipos de jogos que se disputam são completamente diferentes. Muito mais pressão, a procura é muito grande, os torcedores têm de agradecer a forma como nos acompanharam, mas vai ser assim até ao fim. Aqueles jogos complicados, com times totalmente diferentes, as características que temos para jogar aqui no Brasil, um time que nos complicou, nos complicou, tivemos muitas chances lá, do meio-campo para frente. Claro que o time tem que corrigir defensivamente, mas esses são os riscos que tivemos que correr", disse Díaz em entrevista coletiva na Neo Química Arena.
O favoritismo do Corinthians foi confirmado logo no início, com Yuri Alberto abrindo o placar aos três minutos. No entanto, o adversário venezuelano reagiu e buscou o empate duas vezes no primeiro tempo, antes de o camisa 9 decretar a vitória nos minutos finais. Ramón Díaz pediu paciência diante das cobranças da torcida e valorizou a base do elenco, que se manteve apesar das mudanças na temporada.
"Jogando aqui no nosso estádio, as pessoas disseram que tínhamos que vencer por 3 a 0, 4 a 0. Não, futebol é completamente diferente, temos que ter calma, estamos felizes porque passamos uma etapa importante, é a primeira partida da competição internacional que temos com um time que foi formado há 6 meses, que vem sofrendo com muita pressão, mas tem coragem, tem muita coragem, muita determinação que conversamos com os jogadores", afirmou.
O treinador também ressaltou que a equipe, apesar dos avanços, ainda precisa corrigir erros defensivos, especialmente na bola parada, que foi determinante para um dos gols sofridos contra a Universidad Central. Ele reconheceu falhas similares em partidas recentes contra Portuguesa e Guarani e afirmou que já trabalha para melhorar o desempenho do setor.
"Sim, cometemos alguns erros, mas é normal. Às vezes pode acontecer de não estarmos bem-organizados. Trabalhamos a bola parada, mas sim, há erros e há virtudes do adversário. Então, claro que com os jogadores, amanhã vamos mostrar-lhes todos os erros e todas as virtudes que tivemos. Então, com certeza vamos tentar melhorar para que no futuro todos os erros que cometemos hoje não aconteçam de novo", acrescentou.
Apesar dos problemas na quarta-feira, em Itaquera, o Corinthians manteve um forte desempenho ofensivo, marcando gols em 24 partidas consecutivas. Ramón Díaz celebrou essa consistência do ataque e destacou a importância da conquista para o clube e seus torcedores.
"A gente tem a característica de poder jogar, de ter estabilidade, mas é uma experiência bacana para eles, para nós, para os torcedores também. É outra coisa, é outra pressão e exigência, sabemos que estamos em um grande time. Eles têm uma história muito grande, mas tenho que parabenizar os jogadores pelo momento que estamos vivendo, em todos os objetivos que temos cumprido. A torcida tem que estar feliz, curtir, porque o Corinthians mudou muito e vai continuar mudando e exigindo. São momentos, são jogadores, são seres humanos. Eles têm família, eles têm pressão. Mas tenho que agradecer muito aos jogadores", finalizou o treinador argentino.
Camisa 10 do futebol feminino do clube do Parque São Jorge foi um dos grandes destaques na temporada, além de ter sido Rainha da América e campeã da Liberta
09 Dez 2025 | 18:43 |
A meio-campista Gabi Zanotti, ícone do futebol feminino do Corinthians desde 2018, comentou sobre seu futuro no clube. Aos 40 anos, a camisa 10 revelou que ainda não houve conversas oficiais sobre renovação, mas deixou claro o desejo de seguir defendendo as Brabas.
Braba do Timão ainda tem seu futuro indefinido: “Não tem nenhuma conversa oficial...”
Durante entrevista coletiva na premiação Bola de Prata, afirmou: “Não sentamos para conversar isso. Não tem nenhuma conversa oficial, precisamos alinhar. Já deixei claro meu desejo. Recebi outras propostas, inclusive de outros clubes do Brasil, mas meu desejo é permanecer no Corinthians”.
Zanotti vive uma temporada marcante em 2025 pelo Corinthians. É artilheira da equipe com 17 gols, conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, além de integrar a seleção ideal da Bola de Prata e receber a Bola de Ouro.
Em suas palavras, destacou: “Acredito que foi um dos melhores anos da minha carreira, encerrando com convocação, conquistando Libertadores, como artilheira. Foi um dos anos mais especiais na minha carreira. Feliz pelo reconhecimento, por tudo que construí. Nada foi sozinha, tem trabalho de todo mundo. Reflexo de esforço, dedicação, trabalho em equipe e sou grata pelas minhas companheiras acreditarem em mim. É recíproco. Feliz com o ano. Poderia ter sido melhor, mas foi um ano mágico”.
Enquanto Zanotti aguarda definição sobre seu contrato, o Corinthians já garantiu a permanência de duas líderes do elenco. A lateral Tamires, capitã e referência técnica, renovou até 2027. Desde 2019 no clube, ela acumula quatro Libertadores, seis Brasileirões, quatro Paulistas e três Supercopas.
Já a goleira Lelê, que retornou ao Parque São Jorge em 2022 após passagem pelo futebol português, estendeu seu vínculo até o fim de 2026. Na atual temporada, disputou 13 partidas e também foi convocada para a Seleção Brasileira recentemente.
Bicampeão com a Seleção Brasileira esteve presente no sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2026 e deu a sua opinião sobre favoritos
09 Dez 2025 | 18:08 |
Ronaldo Fenômeno, ex-atacante do Corinthians e bicampeão mundial com a Seleção Brasileira, comentou sobre as expectativas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. O ídolo ressaltou o peso da tradição da equipe e como o Brasil é visto internacionalmente.
Ex-Corinthians acredita no Brasil: “Sempre vai ser favorito...”
Segundo ele, apesar das críticas internas, fora do país a percepção é diferente: “Engraçado porque o mundo inteiro vê o Brasil sempre favorito e a gente cria na nossa cabeça, brasileiro é exigente. O Brasil sempre vai ser favorito, tradição muito grande.Não chegamos da melhor maneira quando fomos campeões, desconfiança, classificação feita tarde demais. Tem equipe jogando melhor, como Espanha e França, mas o Brasil está sempre muito bem posicionado”.
O ex-Corinthians também destacou a importância de manter tranquilidade e foco durante o torneio: “O momento tem que ser de muita tranquilidade, independente do grupo que a Seleção cair. Temos que ir para cima, somos favoritos. A Seleção não pode especular em adversário algum. Essa tem que ser a expectativa da nossa Seleção”.
O Fenômeno ainda elogiou Carlo Ancelotti, técnico que comandará o Brasil no Mundial. Ele trabalhou com o treinador no Milan e ressaltou sua capacidade de liderança e gestão de elenco, apontando que o italiano pode criar ambiente positivo para que a Seleção enfrente cada partida com confiança.
O Brasil está no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia será contra os marroquinos em Nova York, seguida pelo confronto diante dos haitianos na Filadélfia e encerrando a fase contra os escoceses em Miami.
Ronaldo, que marcou 62 gols em 99 jogos pela Seleção e também brilhou com a camisa do Corinthians, reforçou que o time deve pensar jogo a jogo. Para ele, disciplina e concentração serão fundamentais para que o Brasil confirme o favoritismo e busque mais um título mundial.
Zagueiro que é Filho do Terrão tem tido oportunidades como titular e é considerado como um dos melhores da posição de sua geração
09 Dez 2025 | 17:48 |
O Corinthians oficializou nesta terça-feira (09), a extensão do vínculo do zagueiro João Pedro Tchoca até novembro de 2030. Antes da assinatura, o contrato do defensor era válido até dezembro de 2026. A renovação garante a permanência de um dos jovens mais promissores do elenco alvinegro para os próximos anos.
Formado nas categorias de base do clube, Tchoca chegou ao Parque São Jorge em 2019 e conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2024. Logo após o título, foi promovido ao time principal e, no segundo semestre daquele ano, emprestado ao Ceará para disputar a Série B. O retorno aconteceu em 2025, quando passou a ganhar espaço definitivo no elenco corintiano.
Na atual temporada, o zagueiro disputou 28 partidas, sendo 24 como titular, marcou um gol e deu uma assistência. Além disso, integrou a equipe campeã do Paulistão de 2025. Com a renovação, o camisa 47 segue à disposição do técnico Dorival Júnior para a reta final da Copa do Brasil, competição em que o Timão mantém campanha perfeita, com seis vitórias em seis jogos, oito gols marcados e nenhum sofrido.
Atualmente, João Pedro disputa posição com André Ramalho, Cacá e Félix Torres, enquanto Gustavo Henrique é considerado titular absoluto. O Filho do Terrão briga de forma direta pela titularidade com 5. A diretoria não divulgou os valores das multas rescisórias para o mercado interno e internacional, mas reforçou a confiança no potencial do defensor para os próximos anos.
O anúncio da renovação ocorreu na véspera da semifinal contra o Cruzeiro, marcada para esta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão. João Pedro integra a delegação e pode ser opção para o sistema defensivo, reforçando o elenco em um dos momentos mais importantes da temporada do alvinegro paulista.