
Futebol de Base
Orlando Ribeiro comenta sobre planejamento do Sub-20 do Corinthians
25 Jul 2025 | 16:54
Futebol de Base
15 Fev 2025 | 07:08 |
O Corinthians acertou o retorno do atacante Léo Agostinho, de 19 anos, ao clube após uma passagem destacada pelo Flamengo de Guarulhos na Copinha. Alex Brasil, executivo de futebol de base do Corinthians, e Batata, coordenador técnico do clube, confirmaram a informação ao portal Meu Timão.
Além de anunciar a volta do jovem, ambos ressaltaram a importância de permitir que atletas da base tenham experiências fora do Corinthians para amadurecer e retornar mais preparados. Segundo Alex Brasil, a saída temporária de Léo foi fundamental para agregar experiência e desenvolver uma mentalidade mais focada.
"Temos um caso recente que ganhou destaque na Copa São Paulo: Léo Agostinho. Ele atuava pelo Flamengo de Guarulhos e teve uma excelente participação. Seu contrato estava chegando ao fim, ele foi negociado e agora retorna ao Corinthians. Ele precisou enfrentar desafios externos para valorizar ainda mais o clube e voltar mais comprometido", destacou Alex Brasil.
Batata reforçou a importância dessas experiências externas na formação dos atletas. "Às vezes, sair por um tempo é necessário. O Léo Agostinho se destacou na Copinha e agora retorna mais maduro. Cheguei a conversar com ele e disse: 'Agora você viu como é a realidade fora do Corinthians. Você precisa se dedicar ao máximo para construir uma carreira sólida aqui'", comentou o coordenador técnico.
O profissional também apontou que alguns jogadores se acomodam no clube e acreditam que a longevidade no sistema de base garante espaço automático na equipe. "Muitos jovens passam vários anos na base e acham que, pelo tempo de casa, têm o direito de ser titulares. Mas há outros jogadores surgindo, ganhando espaço e mostrando serviço. Precisamos garantir que a competitividade seja saudável", completou Batata.
Léo Agostinho retorna ao Corinthians após disputar a Copa São Paulo pelo Flamengo de Guarulhos. O atleta chegou a despertar o interesse do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, mas as negociações não avançaram. Em sua trajetória pelo Sub-20 do Corinthians, o jogador soma 32 partidas, sendo sete como titular, mas ainda busca seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
Após a não classificação do time para a próxima fase do Campeonato Brasileiro da categoria, a diretoria do Parque São Jorge demitiu Orlando Ribeiro
29 Jul 2025 | 18:16 |
Após terminar a primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-20 na 15ª colocação com 20 pontos em 19 partidas, o Corinthians anunciou na noite da última segunda-feira (28) a demissão do técnico Orlando Ribeiro. O time alvinegro ficou mais próximo da zona de rebaixamento do que do G8 da competição de base e a diretoria iniciou a procura por um novo comandante para a base.
Ex-jogador do Corinthians entra na mira como possível técnico da equipe sub-20
Segundo as informações do jornalista Luis Fabiani, o Corinthians estuda abrir negociações para a contratação do ex-meia do Timão Renato Augusto, para ser o técnico da equipe sub-20. O nome agrada à atual diretoria, que ainda quer avaliar as condições e as licenças do ex-jogador para trabalhar como treinador.
No dia 23 de maio deste ano, Renato Augusto se despediu do Fluminense após passagem pelo clube carioca e teria confessado ao técnico Renato Gaúcho que estaria se aposentando do futebol. Apesar disso, o jogador ainda não definiu se volta a atuar, mas já realizou curso de treinador na CBF Academy e chegou a iniciar a Licença B - a mínima necessária para atuar em categorias de base no futebol brasileiro.
Renato Augusto não é o único que está sendo cogitado para assumir a equipe sub-20 do Corinthians. O clube do Parque São Jorge também considera opções internas, sendo Eduardo Vergueiro, atual técnico do sub-15 do alvinegro, o favorito para o cargo. Corre por fora Raphael Laruccia, do sub-17 do Timão.
Com a camisa do Corinthians, Renato Augusto se tornou um ídolo. O ex-meia disputou 243 partidas pelo clube do Parque São Jorge, marcando 30 gols e conquistando três títulos nas suas duas passagens que teve pelo Time do Povo (o Campeonato Paulista de 2013, a Recopa Sul-Americana de 2013 e o Brasileirão de 2015).
Clube do Parque São Jorge terminou a primeira fase da competição na 15ª colocação do torneio e esteve perto da zona de rebaixamento
28 Jul 2025 | 19:00 |
Após terminar a primeira fase do Campeonato Brasileiro sub-20 na 15ª colocação com 20 pontos em 19 partidas, o Corinthians anunciou na noite desta segunda-feira (28) a demissão do técnico Orlando Ribeiro. O time alvinegro ficou mais próximo da zona de rebaixamento do que do G8 da competição de base.
Corinthians toma decisão após Campeonato Brasileiro sub-20 abaixo nesta temporada
Além do treinador Orlando Ribeiro, o preparador físico Juliano Dutra também foi desligado do Corinthians nesta segunda-feira. Confira a nota oficial do clube do Parque São Jorge, sobre a saída do comandante, que nesta temporada, terminou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o vice-campeonato.
Nota oficial: "Orlando Ribeiro deixa o comando técnico do Corinthians Sub-20. O Departamento de Formação de Atletas do Sport Club Corinthians Paulista comunica o desligamento de Orlando Ribeiro do cargo de técnico da equipe Sub-20. O preparador físico Juliano Dutra também deixa o clube.
Orlando Ribeiro chegou ao Corinthians em outubro do ano passado, tendo sido vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr. O auxiliar técnico Fabio Camilo comandará os treinamentos da equipe até a chegada do novo treinador.
A diretoria de futebol de base, que segue empenhada na escolha do substituto, agradece aos profissionais pelos serviços prestados ao clube e deseja sucesso na sequência de suas carreiras."
Jogos do Corinthians sub-20
Sem partidas pelo Campeonato Brasileiro sub-20, o Corinthians vai focar no Paulistão, onde no dia 06 de agosto, encara o Santo André, fora de casa, no Estádio Bruno José Daniel, às 15h.
Embalado por vitória sobre a Portuguesa, Timãozinho busca manter boa fase e se isolar na ponta da tabela da segunda fase estadual
26 Jul 2025 | 09:58 |
O Corinthians Sub‑20 enfrenta o Botafogo-SP neste sábado (26), às 15h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em confronto direto pela liderança do Grupo 2 do Campeonato Paulista Sub‑20. A partida marcará mais um capítulo na busca dos garotos alvinegros por retomar a ponta da tabela estadual.
O Timãozinho soma 22 pontos, igualdade com o Palmeiras, líder atual do grupo, mas ocupa a segunda posição pelo critério de saldo de gols, inferior ao time da Barra Funda (23 a 7). Uma vitória simples colocaria os meninos da base do Corinthians isolados no topo da chave.
Após perder por 3 a 0 para o Palmeiras na Arena Barueri, o Corinthians precisa mostrar reação em campo. A equipe vem de vitória importante sobre a Portuguesa, por 2 a 1, na Fazendinha, e quer usar o embalo para virar a chave e impor ritmo contra o rival de Ribeirão Preto.
O técnico Orlando Ribeiro planeja escalar o que tem de melhor disponível, com retorno de Caipira à lateral após suspensão e possível volta de Denner à equipe. O treinador tem enfatizado o foco tático e competitivo em campo reduzido e bola parada durante os treinos.
Classificados para a próxima fase estadual, os dez primeiros de cada grupo avançam automaticamente. Por isso, a partida é vista como crucial — não só pela liderança, mas como forma de manter a confiança do grupo para a sequência da temporada.
Orlando Ribeiro comenta sobre planejamento do Sub-20 do Corinthians
25 Jul 2025 | 16:54
Decepção como mandante: relembre a campanha do Corinthians no Brasileirão Sub‑20
25 Jul 2025 | 12:05
Zagueiro da base do Corinthians acumula média impressionante de participações em gols
24 Jul 2025 | 14:03