
Futebol de Base
|
A final da UEFA Champions League de 2025 reserva um confronto especial para os torcedores do Corinthians: dois zagueiros formados no clube, Marquinhos e Murillo, estarão em lados opostos na disputa pelo título europeu.
Marquinhos, atualmente capitão do Paris Saint-Germain, é um dos pilares da defesa da equipe francesa. Revelado pelo Corinthians, o defensor expressou orgulho ao comentar sobre a possibilidade de enfrentar outro "Filho do Terrão" na decisão, destacando a importância da formação corinthiana em sua carreira.
Do outro lado, Murillo, que atua pelo Nottingham Forest, também iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Corinthians. O jovem zagueiro rapidamente se destacou no cenário europeu, tornando-se peça fundamental em sua equipe e sendo reconhecido como um dos melhores defensores da temporada.
O encontro entre Marquinhos e Murillo na final da Champions League simboliza o sucesso da base corintiana na formação de atletas de alto nível. Ambos os jogadores representam não apenas seus clubes atuais, mas também o legado do Corinthians na revelação de talentos para o futebol mundial.
A decisão promete ser emocionante, com dois ex-companheiros de clube agora lutando por um dos títulos mais cobiçados do futebol. Independentemente do resultado, a presença de Marquinhos e Murillo na final já é motivo de orgulho para o Corinthians e sua torcida.
Instabilidade certamente está relacionada ao inchaço nas categorias de base do clube, que desde janeiro de 2024 registrou 87 jogadores no BID
|
A equipe Sub-20 do Corinthians enfrentou o Juventude, na tarde desta quarta-feira, 23, no Estádio Alfredo Schürig, na Fazendinha, e empatou sem gols. O duelo foi válido pela 19ª e última rodada da fase de classificação do Brasileirão da categoria.
Considerando as edições do Campeonato Brasileiro Sub-20 2024 e 2025 , os Filhos do Terrão atuaram em 38 oportunidades, conquistando apenas nove vitórias, 11 empates e 18 derrotas. Além disso, foram 47 gols marcados e 81 sofridos, com um aproveitamento de 33,3 %. Nesse recorte, o Sub-20 foi dirigido por Danilo, Raphael Larrucia (interino) e Orlando Ribeiro, atual comandante.
Na última edição, inclusive, o clube do Parque São Jorge ocupou apenas a 18ª colocação com 18 pontos – cinco vitórias, três empates e 11 derrotas. Se houvesse rebaixamento, assim como na edição 2025, o Timãozinho teria caído para a Série B da competição nacional da categoria, já que a partir deste ano os três últimos são rebaixados.
Este é o segundo ano seguido que a equipe Sub-20 do Alvinegro não avança para a disputa do mata-mata da competição nacional. Nas temporadas 2022 e 2023, os Filhos do Terrão atingiram a final e semifinal, respectivamente. Em ambos os casos, acabaram sendo derrotados pelo Palmeiras.
A instabilidade certamente está relacionada ao inchaço nas categorias de base. Desde janeira de 2024, a gestão do presidente afastado, Augusto Melo, registrou 87 contratações no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, considerando as categorias Sub-17 e 20.
Desde o seu afastamento em 26 de maio, 32 desses atletas já tiveram saídas oficializadas e duas delas estão encaminhadas: do zagueiro Vinicius César, do Sub-20, rumo ao futebol da Albânia, e do lateral-esquerdo Julinho, do Sub-17, para o Goiás. Em ambos os casos, o Corinthians manterá uma fatia dos direitos econômicos.
Agora, após encerrar a sua participação no Campeonato Brasileiro Sub-20, o Timãozinho foca seus esforços na única competição restante da temporada: o Paulistão da categoria. No próximo sábado, 26 de julho, às 15h (horário de Brasília), o Alvinegro visita o Botafogo-SP, pela 13ª rodada da primeira fase do estadual.
Com o resultado, a equipe de base do Alvinegro Paulista encerrou a primeira fase do torneio nacional na 15ª posição, com 20 pontos conquistados
|
O Corinthians encerrou nesta quarta-feira, 23, a sua participação no Campeonato Brasileiro sub-20. Já eliminado, o clube do Parque São Jorge empatou com o Juventude por 0 a 0, no Parque São Jorge, em São Paulo (SP).
Com o resultado, o Corinthians encerrou a primeira fase do Brasileiro na 15ª posição, com 20 pontos conquistados. Já o Juventude foi a 30 pontos, chegou na oitava posição e garantiu a classificação para as quartas de final, onde enfrentará o Palmeiras.
A equipe sub-20 do Alvinegro Paulista ainda tem pela frente a disputa do Campeonato Paulista. A equipe volta a campo neste sábado, para o duelo contra o Botafogo-SP, pela 13ª rodada da primeira fase do Estadual.
O jogo
O Corinthians teve mais posse de bola, mas criou poucas chances claras devido à dificuldade no último passe. O Juventude, por sua vez, foi mais perigoso nos contra-ataques. Mesmo assim, o placar permaneceu inalterado até o apito final.
O Timão ficou na 15ª posição com apenas quatro vitórias em 19 jogos. Já o Juventude ficou com a oitava e última vaga para a próxima fase de Brasileiro da categoria. A equipe gaúcha vai enfrentar o Palmeiras, que foi líder da etapa classificatória.
Orlando Ribeiro aposta em base consolidada e intensidade ofensiva para assegurar classificação sem depender de outros resultados
|
O Corinthians finaliza a participação na primeira fase do Brasileiro Sub‑20 enfrentando o Juventude, na terça-feira (23), às 15h, na Fazendinha. Com 19 pontos acumulados, o time precisa de uma boa atuação para assegurar sua vaga no mata‑mata e evitar sustos com rebaixamento.
A campanha do Corinthians foi marcada por altos e baixos. Após uma sequência de resultados ruins que o colocaram em risco de queda, o time reagiu nas últimas rodadas, subindo para a 5ª colocação. Quatro pontos o separam da zona de classificação, e qualquer tropeço pode comprometer os planos.
Para o duelo, o técnico Orlando Ribeiro deve manter a base das últimas partidas, apostando em equilíbrio entre defesa e criação. A formação esperada conta com Cadu no gol; Gustavo Baiano, Caipira, Fernando Vera e Guilherme Gama na linha defensiva; Caraguá, Pedro Thomas e Guilherme Pires no meio; e ataque com Nícollas, Luiz Fernando e Gui Bom.
O confronto contra o Juventude também será decisivo para definir a tabela do mata‑mata, onde o adversário será o primeiro colocado após cette fase. Por isso, o Corinthians pretende entrar com intensidade e buscar o resultado desde o início para garantir vantagem na sequência da competição.
A partida terá transmissão pela Corinthians TV, canal oficial do clube. Caso vença, a equipe garante uma colocação entre os oito melhores e avança com moral para as próximas fases. Em caso de empate ou derrota, dependerá de resultados paralelos para conquistar a vaga.