
Futebol
|
Desde a abertura do Campeonato Brasileiro de 2025, uma nova regra tem ganhado destaque entre torcedores, jogadores e dirigentes: a que limita o tempo de posse dos goleiros a oito segundos. Criada pela IFAB (International Football Association Board) e adotada pela CBF, a medida visa combater a cera e aumentar o ritmo das partidas. A mudança também está em vigor nas competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
No Corinthians, a nova diretriz foi bem recebida pelos goleiros Matheus Donelli e Hugo Souza. Ambos demonstraram apoio à iniciativa e comentaram os efeitos práticos que ela pode trazer ao futebol brasileiro.
Após a vitória sobre o Vasco, no último sábado (5), Donelli falou sobre o assunto na zona mista da Neo Química Arena e destacou que a regra ajuda a deixar os jogos mais fluídos, além de oferecer mais segurança para os árbitros na aplicação.
"Olha, para ser sincero, eu vi como uma atualização positiva, porque, às vezes, o goleiro acabava ganhando 30 segundos, onde teoricamente só poderia ter seis. Acho que ficou legal, ficou bem claro para a gente. A partir do momento que eu pego a bola e tenho condições de jogo, o árbitro nos avisa sobre o tempo. Foi algo bom para o futebol, para deixar o jogo mais dinâmico. Achei interessante também o fato de, caso aconteça a infração, virar escanteio, porque muitos árbitros ficavam receosos de marcar por ser um tiro livre muito próximo, que pode mudar o jogo. Então ficou mais claro e os árbitros devem conseguir aplicar com mais rigor", avaliou o camisa 32.
Hugo Souza, por sua vez, reforçou a importância da regra, mesmo admitindo que, como goleiro, também utiliza a cera em momentos específicos. Para ele, o sucesso da nova norma depende da rigidez dos árbitros na aplicação.
"Se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico e vai evitar muita cera. Eu, como goleiro, também faço cera em alguns momentos, não vou me excluir desse grupo. Mas, se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico", comentou em entrevista à ESPN.
Enquanto Hugo se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, Matheus Donelli deve seguir como titular na meta alvinegra. O Corinthians volta a campo nesta terça-feira (9), às 21h30, para enfrentar o América de Cali, na Colômbia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O ex-goleiro do Timão, atualmente no Cruzeiro, esteve no hotel onde a equipe paulista está hospedada para o jogo contra o Atlético-MG
|
O goleiro Cássio, atualmente no Cruzeiro, visitou o elenco do Corinthians durante a estadia da delegação em Belo Horizonte. O time alvinegro enfrenta o Atlético-MG neste sábado, às 21h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
A visita aconteceu no hotel onde o Corinthians está hospedado. Cássio aproveitou a oportunidade para reencontrar antigos companheiros de elenco, após mais de 12 anos defendendo a camisa do clube.
O jogador deixou o Corinthians em maio de 2024, após perder espaço na equipe e passar a maior parte do tempo no banco de reservas. Cássio foi um dos protagonistas em conquistas importantes do clube, como a Libertadores e o Mundial de 2012.
Atualmente, diversos atletas que atuaram com Cássio seguem no elenco corinthiano, como Félix Torres, Cacá, Raniele, Breno Bidon, Rodrigo Garro, Romero e Yuri Alberto. Outros nomes importantes saíram recentemente, como Fábio Santos e Paulinho.
Outro ex-companheiro, Fagner, permanece com vínculo com o Corinthians, mas está emprestado ao Cruzeiro, onde atua ao lado de Cássio. Já Memphis Depay, contratado em 2024, chegou ao clube após a saída do goleiro.
O Timão iniciou conversas com representantes de Kewin Silva, goleiro de 30 anos que atua no Moreirense e ficará livre no mercado ao fim da temporada europeia
|
O Corinthians realizou uma sondagem para verificar a situação do goleiro Kewin Silva, de 30 anos, que defende o Moreirense, de Portugal. O contrato do atleta se encerra no dia 30 de junho de 2025, com tendência de não renovação.
O clube de Parque São Jorge avalia a contratação como oportunidade, já que o jogador poderá assinar sem custos, em função do fim de contrato. Até o momento, apenas um primeiro contato foi feito com os representantes do atleta.
O Corinthians tem priorizado negociações desse perfil, devido às dificuldades financeiras. Entre 2024 e 2025, o clube contratou diversos atletas sem pagamento de direitos econômicos, como Igor Coronado e Memphis Depay.
Kewin iniciou a carreira no Red Bull Brasil e passou por empréstimos ao América de Rio Preto, Boa Esporte e Mirassol. Posteriormente, integrou o elenco do Red Bull Bragantino, campeão da Série B em 2019.
Em 2020, Kewin foi contratado pelo Mirassol, onde disputou 14 partidas. Depois, seguiu para o Moreirense, onde conquistou a Segunda Divisão em 2022/23 e soma atualmente 98 jogos em cinco temporadas pelo clube português.
Técnico Dorival Júnior e comissão técnica do Timão optaram por levar a campo uma equipe mista, poupando titulares para o jogo decisivo pela Sul-Americana
|
O Corinthians divulgou a escalação oficial para o jogo contra Atlético Mineiro, neste sábado, 24, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 21h (horário de Brasília).
Dorival Junior deve mandar a campo o goleiro Hugo Souza; Matheuzinho, João Pedro, Cacá e Matheus Bidú; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Ryan; Talles Magno e Héctor Hernández. O Timão vem de uma sequência positiva e quer embalar ainda mais no campeonato.
Apesar de serem relacionados e terem viajado para Belo Horizonte, Memphis Depay e Rodrigo Garro não estão no banco de reservas. O lateral Fabrizio Angileri também é desfalque na partida por opção do clube paulista.
O Atlético-MG deve entrar em campo com Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Rubens; Patrick, Alan Franco, Scarpa e Bernard: Ronny e Hulk. A equipe mineira busca a vitória para se aproximar do topo da tabela.
Para acompanhar o jogo pelo Campeonato Brasileiro, os torcedores podem assistir ao vivo pelo Sportv e Premiere em todo o Brasil. Será uma noite de futebol de alto nível para os fãs de ambos os clubes.
Após o jogo, a equipe corinthiana vai direto para Argentina, onde vai enfrentar o Huracán pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O jogo será realizado na próxima terça-feira, 27, às 21h30 (de Brasília), no estádio Tomás Adolfo Ducó.