
Futebol
|
Desde a abertura do Campeonato Brasileiro de 2025, uma nova regra tem ganhado destaque entre torcedores, jogadores e dirigentes: a que limita o tempo de posse dos goleiros a oito segundos. Criada pela IFAB (International Football Association Board) e adotada pela CBF, a medida visa combater a cera e aumentar o ritmo das partidas. A mudança também está em vigor nas competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
No Corinthians, a nova diretriz foi bem recebida pelos goleiros Matheus Donelli e Hugo Souza. Ambos demonstraram apoio à iniciativa e comentaram os efeitos práticos que ela pode trazer ao futebol brasileiro.
Após a vitória sobre o Vasco, no último sábado (5), Donelli falou sobre o assunto na zona mista da Neo Química Arena e destacou que a regra ajuda a deixar os jogos mais fluídos, além de oferecer mais segurança para os árbitros na aplicação.
"Olha, para ser sincero, eu vi como uma atualização positiva, porque, às vezes, o goleiro acabava ganhando 30 segundos, onde teoricamente só poderia ter seis. Acho que ficou legal, ficou bem claro para a gente. A partir do momento que eu pego a bola e tenho condições de jogo, o árbitro nos avisa sobre o tempo. Foi algo bom para o futebol, para deixar o jogo mais dinâmico. Achei interessante também o fato de, caso aconteça a infração, virar escanteio, porque muitos árbitros ficavam receosos de marcar por ser um tiro livre muito próximo, que pode mudar o jogo. Então ficou mais claro e os árbitros devem conseguir aplicar com mais rigor", avaliou o camisa 32.
Hugo Souza, por sua vez, reforçou a importância da regra, mesmo admitindo que, como goleiro, também utiliza a cera em momentos específicos. Para ele, o sucesso da nova norma depende da rigidez dos árbitros na aplicação.
"Se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico e vai evitar muita cera. Eu, como goleiro, também faço cera em alguns momentos, não vou me excluir desse grupo. Mas, se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico", comentou em entrevista à ESPN.
Enquanto Hugo se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, Matheus Donelli deve seguir como titular na meta alvinegra. O Corinthians volta a campo nesta terça-feira (9), às 21h30, para enfrentar o América de Cali, na Colômbia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Equipes se encaram pela competição de pontos corridos, às 19h, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 13ª rodada do torneio nacional
|
Após um mês sem entrar em campo, o Corinthians retorna aos gramados na noite de hoje, diante da sua torcida e encara o Red Bull Bragantino, às 19h, na Neo Química Arena, em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão. Os times buscam se recuperar o último resultado conquistado na competição.
Corinthians x Bragantino: Veja os últimos 10 jogos entre os times que se enfrentam pelo Brasileirão
Para o jogo de hoje, o Corinthians conta com os retornos do zagueiro Gustavo Henrique o do volante Raniele, que estão recuperados. Porém, o técnico Dorival Júnior não vai poder escalar o atacante Yuri Alberto, que está em processo de uma lesão na coluna, além disso, Breno Bidon e André Ramalho desfalcarão a equipe por conta de suspensão.
Nos últimos confrontos entre Corinthians e Bragantino, o duelo tem sido bastante equilibrado. Porém, desde que subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro, o time do interior paulista vem sendo um dos adversários mais difíceis do alvinegro. Veja as 10 partidas anteriores entre os times.
Provável Corinthians para o jogo contra o Bragantino
Um provável Corinthians para o enfrentamento de hoje contra o Red Bull Bragantino conta com os seguintes jogadores: Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon, José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro; Ángel Romero e Memphis Depay. Técnico: Dorival Júnior.
Com uma temporada repleta de polêmicas principalmente na gestão administrativa que levou a investigações, equipe precisa vencer
|
O Corinthians retorna ao Campeonato Brasileiro neste domingo, em um momento decisivo para evitar o agravamento da crise interna e manter viva a esperança de disputar a próxima edição da Copa Libertadores. O duelo contra o Red Bull Bragantino, às 19h na Neo Química Arena, marca não apenas a retomada da competição após a pausa para o Mundial, mas também uma tentativa de reestruturação esportiva e institucional.
Atualmente na décima colocação, com 16 pontos, o Timão está a cinco do Bahia, último clube na zona de classificação para a fase preliminar do torneio continental. A equipe comandada por Dorival Júnior busca reencontrar o caminho das vitórias após uma sequência de empates e atuações irregulares. Para isso, o treinador aposta em ajustes táticos e na força da torcida, que promete lotar o estádio em Itaquera.
Nos bastidores, o clube vive dias turbulentos. A diretoria interina precisou quitar os salários atrasados e resolver também pendências contratuais, como a segurança pessoal de Memphis Depay, que chegou a faltar a um treino durante a semana. Além disso, o presidente afastado Augusto Melo foi denunciado pelo Ministério Público por envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro e associação criminosa, agravando o cenário político do clube.
Em campo, o Corinthians terá desfalques importantes. Yuri Alberto segue em recuperação após fratura na coluna, enquanto André Ramalho e Breno Bidon estão suspensos por acúmulo de cartões. A provável escalação inclui Hugo Souza no gol, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Cacá e Matheus Bidu na defesa; Maycon, José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro no meio; Romero e Depay no ataque.
O adversário, Bragantino, ocupa a quarta posição com 23 pontos e chega motivado, apesar da derrota para o Bahia na rodada anterior antes da pausa para o Mundial. A partida promete ser equilibrada, com ambos os times buscando sua afirmação no campeonato. Para o Corinthians, vencer significa mais do que somar três pontos: é uma oportunidade de virar a página, recuperar a confiança e manter viva a ambição de voltar à principal competição sul-americana.
Equipes se enfrentam neste domingo (13), às 19h, na Neo Química Arena, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
|
Após um mês sem entrar em campo, o Corinthians retorna aos gramados na noite de hoje, diante da sua torcida e encara o Red Bull Bragantino, às 19h, na Neo Química Arena, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Veja a expectativa de público para o confronto de hoje.
Corinthians x Bragantino: Com vendas prorrogadas até o fim do sábado, veja a expectativa de público
As vendas para o jogo entre Corinthians e Bragantino foram encerradas na noite do último sábado (12). Primeiramente, os ingressos ficariam disponíveis apenas até às 19h, mas segundo o site 'Meu Timão', as vendas foram prorrogadas até às 23h59. A expectativa é de que hoje compareçam entre 32 e 35 mil torcedores. Lembrando que será o primeiro jogo com a tecnologia da biometria facial.
Sendo um dos últimos times da Série A do Campeonato Brasileiro a implantar a biometria facil, o Corinthians concluiu a instalação em 15 dias, sendo que é algo que levaria entre dois e três meses, obtendo a aprovação oficial da PM no último dia 30 de junho para utilizar a biometria já na partida contra o Red Bull Bragantino.
O diretor de tecnologia do Corinthians, Marcelo Munhoes comentou sobre a implementação da biometria facial. "Cada setor terá uma equipe dedicada para resolver problemas. Se algo der errado, a gente retira a pessoa da fila, entende o problema e resolve ali mesmo. A ideia é não atrapalhar o fluxo dos torcedores que estão chegando."
"Vamos ser realistas e conservadores: sabemos que problemas vão acontecer. Não realizamos testes, mas contamos com o apoio da torcida, que deve chegar mais cedo para nos ajudar a fazer um belo espetáculo. Se o torcedor chegar com até duas horas de antecedência e evitar deixar para entrar nos últimos minutos, será possível acessar o estádio sem dificuldades. O que pedimos é que não deixem para o final. Cheguem com antecedência para minimizar qualquer risco de atraso." Disse o dirigente do Corinthians.