
Futebol
|
Desde a abertura do Campeonato Brasileiro de 2025, uma nova regra tem ganhado destaque entre torcedores, jogadores e dirigentes: a que limita o tempo de posse dos goleiros a oito segundos. Criada pela IFAB (International Football Association Board) e adotada pela CBF, a medida visa combater a cera e aumentar o ritmo das partidas. A mudança também está em vigor nas competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
No Corinthians, a nova diretriz foi bem recebida pelos goleiros Matheus Donelli e Hugo Souza. Ambos demonstraram apoio à iniciativa e comentaram os efeitos práticos que ela pode trazer ao futebol brasileiro.
Após a vitória sobre o Vasco, no último sábado (5), Donelli falou sobre o assunto na zona mista da Neo Química Arena e destacou que a regra ajuda a deixar os jogos mais fluídos, além de oferecer mais segurança para os árbitros na aplicação.
"Olha, para ser sincero, eu vi como uma atualização positiva, porque, às vezes, o goleiro acabava ganhando 30 segundos, onde teoricamente só poderia ter seis. Acho que ficou legal, ficou bem claro para a gente. A partir do momento que eu pego a bola e tenho condições de jogo, o árbitro nos avisa sobre o tempo. Foi algo bom para o futebol, para deixar o jogo mais dinâmico. Achei interessante também o fato de, caso aconteça a infração, virar escanteio, porque muitos árbitros ficavam receosos de marcar por ser um tiro livre muito próximo, que pode mudar o jogo. Então ficou mais claro e os árbitros devem conseguir aplicar com mais rigor", avaliou o camisa 32.
Hugo Souza, por sua vez, reforçou a importância da regra, mesmo admitindo que, como goleiro, também utiliza a cera em momentos específicos. Para ele, o sucesso da nova norma depende da rigidez dos árbitros na aplicação.
"Se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico e vai evitar muita cera. Eu, como goleiro, também faço cera em alguns momentos, não vou me excluir desse grupo. Mas, se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico", comentou em entrevista à ESPN.
Enquanto Hugo se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, Matheus Donelli deve seguir como titular na meta alvinegra. O Corinthians volta a campo nesta terça-feira (9), às 21h30, para enfrentar o América de Cali, na Colômbia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
De acordo com comunicado do clube, o camisa 77 sofreu um trauma no ombro esquerdo durante a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama
|
O Corinthians terá uma série de ausências importantes para o confronto diante do América de Cali, nesta terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Entre os desfalques confirmados está o meia Igor Coronado, que voltou a apresentar problemas físicos após seu retorno recente ao time titular.
De acordo com comunicado do clube, o camisa 77 sofreu um trauma no ombro esquerdo durante a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no último sábado (5), na Neo Química Arena. O jogador iniciou a partida como titular, o que não acontecia desde o jogo contra o Guarani, na última rodada da fase classificatória do Paulistão, há pouco mais de um mês.
Durante o intervalo do duelo contra o Vasco, Coronado precisou receber medicação para aliviar as dores, mas o clube ainda não detalhou a gravidade da lesão. O departamento médico do Corinthians vem adotando uma abordagem conservadora nos tratamentos, principalmente após o aumento de atletas lesionados desde a conquista do título estadual. Além de Igor, também estão fora Memphis Depay, Angileri, Gustavo Henrique, Hugo Souza e Garro.
Este é o segundo problema físico que afasta Coronado dos gramados em 2025. O meia já havia perdido quase todo o mês de março devido a uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita. Ele retornou nos jogos finais do Paulistão, mas atuou apenas na estreia do Brasileirão, contra o Bahia. Em 2024, o atleta registrou três passagens pelo departamento médico e ficou de fora de aproximadamente 20% das partidas da temporada.
A expectativa do Corinthians era de que Coronado ganhasse mais espaço com a ausência de Garro, que se recupera de uma tendinopatia patelar no joelho direito e só deve retornar em junho. Até o momento, o camisa 77 disputou 13 partidas em 2025, sendo titular em dez delas, e marcou dois gols.
Com 26 jogadores relacionados, o elenco alvinegro embarca rumo à Colômbia visando manter a recuperação na Sul-Americana. O confronto contra o América de Cali está marcado para às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero.
O ex-jogador e ídolo alvinegro exaltou a performance da equipe e apontou o clube como um forte candidato ao título nacional em 2025
|
A vitória imponente do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco, no último sábado (5), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, rendeu elogios entusiasmados do ex-jogador e apresentador Neto. Durante transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, o ídolo alvinegro exaltou a performance da equipe e apontou o clube como um forte candidato ao título nacional em 2025.
Mesmo diante da concorrência de clubes tradicionais como Palmeiras, Flamengo, Internacional e Botafogo, Neto não hesitou ao colocar o Corinthians na briga pela taça.
“O Corinthians está jogando um futebol de time grande. Por sinal, é candidato ao título brasileiro neste ano! O Corinthians amassou o Vasco de um jeito bem legal. Rumo ao título brasileiro!”, disse Neto demonstrando empolgação com o desempenho do time na Neo Química Arena.
Além da dupla Memphis Depay e Yuri Alberto, o comentarista destacou também as atuações de Carrillo, Raniele e Breno Bidon, com elogios especiais ao camisa 9 do Timão, que brilhou na partida.
“Memphis fez um dos grandes jogos do ano! Deitou e rolou. Bailou e arrebentou com o Vasco. Yuri Alberto foi o craque. Um monstro de jogador. Memphis Depay, Carrilo, no primeiro tempo, e o Raniele jogaram muito. O Breno Bidon vai ser um craque de bola.”, avaliou.
No entanto, nem todos escaparam das críticas do ex-meia. Neto demonstrou irritação com a atuação de Igor Coronado, que recebeu oportunidade entre os titulares, mas, segundo ele, teve uma atuação apagada. O comentarista também não aceitou o fato de Romero estar no banco de reservas enquanto o meia-atacante segue como titular.
“O Igor Coronado aproveitou a chance de ser titular? Não! Quantos chutes ele deu no gol? Não tem sangue e não tem estilo do Corinthians. É impressionante o Romero, por tudo que ele faz, ser reserva dele.”, disparou.
A repercussão das declarações de Neto reforça o entusiasmo em torno do bom momento do Corinthians, que soma quatro pontos nas duas primeiras rodadas e se prepara para o clássico contra o Palmeiras no próximo sábado (12), além do compromisso internacional diante do América de Cali nesta terça-feira (8), pela Copa Sul-Americana.
Em 2025, o time alvinegro alcançou sua maior sequência de jogos com pelo menos um gol marcado no século 21 com 25 partidas
|
A vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no último sábado (5), pelo Campeonato Brasileiro, não apenas garantiu três pontos importantes para a equipe, como também quebrou um incômodo jejum ofensivo da temporada. Foi apenas a segunda vez em 2025 que o time alvinegro conseguiu marcar mais de dois gols em uma única partida.
O único outro jogo em que o Corinthians havia ultrapassado a marca de dois tentos foi no dia 26 de fevereiro, diante da Universidad Central, da Venezuela. Na ocasião, a equipe venceu por 3 a 2, em duelo válido pela segunda fase da pré-Libertadores. Desde então, o setor ofensivo vinha tendo atuações discretas em termos de número de gols por confronto.
Desconsiderando esse duelo internacional, o Timão disputou 21 partidas em que não balançou as redes mais do que duas vezes. Foram 11 jogos com dois gols marcados, sete em que anotou apenas uma vez e outros dois nos quais saiu de campo sem conseguir marcar.
Apesar da oscilação em alguns jogos, o time comandado por Ramón Díaz também tem seus méritos ofensivos. Nesta temporada, o Corinthians alcançou a maior sequência de jogos com pelo menos um gol marcado no século 21. Foram 25 partidas consecutivas balançando as redes, considerando compromissos da reta final de 2024 e o início de 2025 — uma marca histórica para o clube.
Agora, o foco da equipe se volta novamente para o cenário continental. Nesta terça-feira (8), o Corinthians encara o América de Cali, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A partida será realizada às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia.