Futebol
Memphis Depay marca contra o Grêmio e encerra jejum incômodo pelo Corinthians
02 Nov 2025 | 18:17
Futebol
28 Fev 2025 | 06:04 |
A presença do jovem atacante Alexander Granko, de apenas 16 anos, na equipe da Universidad Central de Venezuela (UCV), adversária do Corinthians na pré-Libertadores, chamou a atenção não apenas pela sua idade, mas também por ligações políticas que geram grande polêmica.
Granko é filho de Alexander Enrique Granko Arteaga, presidente da UCV e coronel da Direção de Contrainteligência Militar (DGCIM) da Venezuela. Ele é acusado de liderar o órgão de repressão do regime de Nicolás Maduro e tem seu nome envolvido em relatórios de violações de direitos humanos documentados pela Missão de Apuração de Fatos das Nações Unidas (ONU). Segundo o jornal El Pais, Granko Arteaga é conhecido como o “torturador” e “açougueiro” de Maduro, tendo recebido sanções de países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e membros da União Europeia.
Um dos relatórios da ONU, publicado em 2022, detalha que Granko Arteaga teria participado diretamente de sessões de tortura, muitas vezes sem cobrir o rosto, ameaçando, espancando e aplicando atos de violência extrema contra prisioneiros políticos. Ele é apontado como responsável por ordenar e supervisionar atos de violência sexual e choques elétricos em detidos.
Na terça-feira, véspera do jogo de volta entre UCV e Corinthians, o grupo Realidad Helicoid, que denuncia casos de tortura em El Helicoide, uma prisão em Caracas, criticou a Conmebol por permitir que a equipe venezuelana usasse em seu uniforme o símbolo da Divisão de Assuntos Especiais (DAE), órgão vinculado a Granko Arteaga. Em uma postagem no Instagram, o grupo afirmou: "Não existem objetivos suficientes para encobrir os crimes contra a humanidade cometidos na Venezuela".
Na partida disputada em São Paulo, na quarta-feira, a UCV acabou retirando o distintivo da DAE de sua camisa, depois de tê-lo utilizado no jogo de ida. A polêmica também se estendeu ao “Team Espartanos”, conglomerado esportivo vinculado a Granko Arteaga, que também faz uso do logotipo.
A publicação do Realidad Helicoid ainda criticou a Conmebol e a FIFA, alegando que os princípios éticos do futebol estão sendo desrespeitados: "Exijamos que o futebol seja um espaço de justiça e dignidade, e não um refúgio para aqueles que perpetram o horror. O código de ética da FIFA e da Libertadores está sendo violado e os crimes contra a humanidade na Venezuela buscam ser normalizados. Não vamos permitir isso".
Segundo o grupo, desde 28 de julho de 2024, mais de 2 mil presos políticos foram detidos arbitrariamente e ao menos 25 pessoas foram assassinadas sob o regime de Maduro. A polêmica levanta questionamentos sobre o envolvimento do futebol com figuras políticas e a necessidade de maior fiscalização sobre os clubes participantes de competições internacionais.
Comandante corinthiano concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa da Neo Química Arena, após a vitoria da equipe alvinegra, em casa
02 Nov 2025 | 21:05 |
Em duelo realizado na Neo Química Arena, na tarde deste domingo (02), o Corinthians derrotou o Grêmio pelo placar de 2 a 0,, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols do zagueiro Gustavo Henrique, aos 15 minutos da primeira etapa e Memphis Depay, de pênalti, no segundo tempo. Após o jogo, o técnico Dorival Júnior elogiou o time e o atacante holandês.
Corinthians x Grêmio: Dorival Júnior elogia partida de Memphis Depay
Depois do duelo entre Corinthians e Grêmio, o técnico Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa da Neo Química Arena. O comandante elogiou a forma como Memphis Depay se posiciona dentro de campo.
Corinthians x Grêmio: Dorival Júnior rasga elogios a partida de Memphis Depay: "Interpreta o jogo de forma interessante."
Após o duelo entre as equipes, Dorival falou sobre o camisa 10 do Corinthians. "Memphis tem uma forma de interpretar o jogo que é muito interessante e que parte da marcação. Ele é um cara que fecha muitos espaços, mesmo que não seja combate agressivo. Ele ataca no momento certo e isso daí dificulta as saídas adversárias, que tem que usar os lados do campo, o que para nós tem uma importância muito grande.
Prosseguiu ainda o técnico do Corinthians. "Sem bola, executa uma função muito interessante. Essa percepção é muito dele. Ele tem leitura muito interessante. É um jogador que nos entrega coisas muito positivas ao longo de 90 minutos. Com ou sem bola. Ele joga muito com aproximação. É um detalhe que temos de melhorar."
"Temos de usá-lo mais como pivô para que possamos ter aproximação em cima. Mesmo que esteja marcado, ele gosta de receber. Nós temos que aproveitar um pouco mais. Se apresenta essa possibilidade, temos que tentar entender e, durante os 90 minutos, usarmos um pouco mais, que é um fator muito positivo do atleta." Finalizou o técnico do Corinthians.
Equipe do técnico Dorival Júnior vence mais uma vez no Campeonato Brasileiro e busca vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro
02 Nov 2025 | 18:59 |
Na tarde deste domingo (02), o Corinthians enfrentou a equipe do Grêmio, na Neo Química Arena, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Gustavo Henrique de cabeça e de Memphis Depay, de pênalti, o Timão derrotou o tricolor gaúcho e deu mais um salto na tabela da competição de pontos corridos.
A partida da tarde deste domingo, evidenciou uma melhora defensiva na equipe do Corinthians. O time do técnico Dorival Júnior chegou ao terceiro jogo consecutivo sem sofrer gols e nas cinco partidas anteriores, apenas em um, a equipe foi vazada, que foi na derrota por 3 a 1, para o Santos, na Vila Belmiro.
Veja os últimos cinco jogos do Corinthians:
Após a vitória deste domingo contra o Grêmio, o Corinthians terá poucos dias de trabalho para focar no duelo diante do Red Bull Bragantino, que será na próxima quarta-feira (05), às 19h, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Vitória faz o Corinthians sonhar com Libertadores
Com a vitória do Corinthians sobre o Grêmio, pelo placar de 2 a 0, para um público acima dos 42 mil torcedores, o Timão chegou a 9ª colocação do Campeonato Brasileiro com 42 pontos, afastando praticamente o risco de rebaixamento e fazendo a equipe sonhar alto na competição, visando chegar a Libertadores.
Atacante holandês volta a marcar pelo Timão após mais de três meses e foi importante na vitória da equipe na tarde de hoje, pelo Campeonato Brasileiro
02 Nov 2025 | 18:40 |
Em duelo realizado na Neo Química Arena, na tarde deste domingo (02), o Corinthians derrotou o Grêmio pelo placar de 2 a 0, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols do zagueiro Gustavo Henrique, aos 15 minutos da primeira etapa e Memphis Depay, de pênalti, no segundo tempo, o Timão conquistou a sua terceira vitória consecutiva dentro da competição de pontos corridos.
Após mais de três meses sem marcar um gol pelo Corinthians, o atacante Memphis Depay voltou a balançar as redes pela equipe alvinegra contra o Grêmio e o atleta falou sobre o resultado conquistado pelo Timão, na tarde deste domingo, na Neo Química Arena. Desde o dia 30 de julho, na vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o holandês não marcava pelo Coringão.
Memphis Depay celebra vitória do Corinthians, mas pede capricho nas finalizações: "Poderia ter marcado mais vezes."
Memphis Depay celebrou o resultado do Corinthians na tarde de hoje contra o Grêmio. "Agora são três vitórias seguidas. Precisamos acertar na decisão para sair os gols, para sair as assistências. Hoje eu poderia ter marcado mais vezes, mas são decisões que acontecem no jogo. Algumas vezes, nós perdemos gols na cara do gol, mas, dessa vez, conseguimos a vitória. Foi um dia feliz."
O camisa 10 do Corinthians ainda falou sobre sequência importante que a equipe está construindo neste momento. "Acho que o time está ganhando jogos, está ganhando confiança. Muitas vezes, temos que construir um jogo de trás. E hoje nós fizemos isso muito bem. Nós temos que ganhar mais jogos. O time está focado (na reta final do Brasileirão). Estou feliz com isso."
Após a vitória deste domingo contra o Grêmio, o Corinthians terá poucos dias de trabalho para focar no duelo diante do Red Bull Bragantino, que será na próxima quarta-feira (05), às 19h, no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Memphis Depay marca contra o Grêmio e encerra jejum incômodo pelo Corinthians
02 Nov 2025 | 18:17
Gustavo Henrique e Memphis Depay dão vitória ao Corinthians contra Grêmio pelo Campeonato Brasileiro
02 Nov 2025 | 18:03
Ángel Romero no Internacional? Jornalista detalha interesse do colorado em atleta do Corinthians
02 Nov 2025 | 16:35