Futebol

Presidente de adversário do Corinthians é acusado de ligação com ditadura

A polêmica levanta questionamentos sobre o envolvimento do futebol com figuras políticas com o uso de um símbolo no uniforme

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

28 Fev 2025 | 06:04 |

Icon Comentário0

A presença do jovem atacante Alexander Granko, de apenas 16 anos, na equipe da Universidad Central de Venezuela (UCV), adversária do Corinthians na pré-Libertadores, chamou a atenção não apenas pela sua idade, mas também por ligações políticas que geram grande polêmica.


Granko é filho de Alexander Enrique Granko Arteaga, presidente da UCV e coronel da Direção de Contrainteligência Militar (DGCIM) da Venezuela. Ele é acusado de liderar o órgão de repressão do regime de Nicolás Maduro e tem seu nome envolvido em relatórios de violações de direitos humanos documentados pela Missão de Apuração de Fatos das Nações Unidas (ONU). Segundo o jornal El Pais, Granko Arteaga é conhecido como o “torturador” e “açougueiro” de Maduro, tendo recebido sanções de países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e membros da União Europeia.


Um dos relatórios da ONU, publicado em 2022, detalha que Granko Arteaga teria participado diretamente de sessões de tortura, muitas vezes sem cobrir o rosto, ameaçando, espancando e aplicando atos de violência extrema contra prisioneiros políticos. Ele é apontado como responsável por ordenar e supervisionar atos de violência sexual e choques elétricos em detidos.


Na terça-feira, véspera do jogo de volta entre UCV e Corinthians, o grupo Realidad Helicoid, que denuncia casos de tortura em El Helicoide, uma prisão em Caracas, criticou a Conmebol por permitir que a equipe venezuelana usasse em seu uniforme o símbolo da Divisão de Assuntos Especiais (DAE), órgão vinculado a Granko Arteaga. Em uma postagem no Instagram, o grupo afirmou: "Não existem objetivos suficientes para encobrir os crimes contra a humanidade cometidos na Venezuela".

Na partida disputada em São Paulo, na quarta-feira, a UCV acabou retirando o distintivo da DAE de sua camisa, depois de tê-lo utilizado no jogo de ida. A polêmica também se estendeu ao “Team Espartanos”, conglomerado esportivo vinculado a Granko Arteaga, que também faz uso do logotipo.


A publicação do Realidad Helicoid ainda criticou a Conmebol e a FIFA, alegando que os princípios éticos do futebol estão sendo desrespeitados: "Exijamos que o futebol seja um espaço de justiça e dignidade, e não um refúgio para aqueles que perpetram o horror. O código de ética da FIFA e da Libertadores está sendo violado e os crimes contra a humanidade na Venezuela buscam ser normalizados. Não vamos permitir isso".

Segundo o grupo, desde 28 de julho de 2024, mais de 2 mil presos políticos foram detidos arbitrariamente e ao menos 25 pessoas foram assassinadas sob o regime de Maduro. A polêmica levanta questionamentos sobre o envolvimento do futebol com figuras políticas e a necessidade de maior fiscalização sobre os clubes participantes de competições internacionais.


Futebol

Casagrande explica o motivo do Corinthians ter vencido o Flamengo: "Tinha mais..."

Ex-jogador do Timão e atual comentarista, falou sobre o confronto entre as equipes, onde o clube do Parque São Jorge levou a melhor, pelo placar de 2 a 0

Casagrande ressaltou a entrega do Corinthians, na vitória pelo placar de 2 a 0, no Mané Garrincha - Foto: Reprodução
Casagrande ressaltou a entrega do Corinthians, na vitória pelo placar de 2 a 0, no Mané Garrincha - Foto: Reprodução

01 Fev 2026 | 20:49 |

Icon Comentário0

Futebol

Yuri Alberto comemora mais um título pelo Corinthians: "Ninguém vai tirar isso de mim"

Camisa 9 marcou o gol do título corinthiano contra o Flamengo, depois de receber uma assistência de Kaio César, no último lance do duelo entre as equipes

Yuri Alberto fez um desabafo depois da conquista do Corinthians na Supercopa do Brasil - Foto: Reprodução/TV Globo
Yuri Alberto fez um desabafo depois da conquista do Corinthians na Supercopa do Brasil - Foto: Reprodução/TV Globo

01 Fev 2026 | 19:55 |

Icon Comentário0

Na tarde deste domingo (1°), Corinthians e Flamengo se enfrentaram na Arena BRB Mané Garrincha, para decidir o primeiro campeão desta temporada de 2026. Com gols do zagueiro Gabriel Paulista e do atacante Yuri Alberto, o Timão conquistou o título da Supercopa do Brasil, depois de vencer pelo placar de 2 a 0.


Yuri Alberto comemora mais um título pelo Corinthians


Após ter conquistado mais um título com a camisa do Corinthians, o atacante Yuri Alberto conversou com a reportagem ainda dentro de campo, na festa do título corinthiano para cima do Flamengo. Em tom de desabafo, o camisa 9 rebateu algumas críticas e celebrou mais um troféu com o Timão.


Yuri Alberto comemora mais um título pelo Corinthians: "podem falar o que quiser de mim."

Yuri Alberto revelou ter sido um dos jogadores do Corinthians que teve uma virose. "Joguei com virose, para quem não sabe. Sexta e sábado, fiquei o tempo todo vomitando. Não sei como o professor conseguiu me deixar até o final. Desde o começo do jogo estava exausto, eu estava morto, mas Deus me honra sempre. Deus é bom demais comigo por poder marcar em uma final novamente."


Completou ainda o atacante do Corinthians. "Poder ser tricampeão (terceiro título) com a camisa do Corinthians, isso ninguém vai tirar de mim. Podem falar o que quiser de mim: só que eu suo, eu trabalho, eu luto para caramba por essa camisa para dar o meu melhor para vocês, porque vocês merecem demais."

Yuri Alberto decisivo

Nos três títulos que Yuri Alberto conquistou pelo Corinthians, o camisa 9 marcou gol na final. No ano passado, no primeiro jogo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o jogador fez o gol da vitória. Contra o Vasco, na recente conquista da Copa do Brasil, o atacante abriu o placar no Maracanã e hoje, marcou o gol do título diante do Flamengo.


Futebol

Corinthians derrota o Flamengo e vence a Supercopa do Brasil

As equipes se enfrentaram na tarde deste domingo (1°), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, e o Timão conquista o primeiro troféu da temporada

Corinthians é campeão da Supercopa do Brasil, depois de vencer o Flamengo, na Arena BRB Mané Garrincha - Foto: Reprodução
Corinthians é campeão da Supercopa do Brasil, depois de vencer o Flamengo, na Arena BRB Mané Garrincha - Foto: Reprodução

01 Fev 2026 | 18:25 |

Icon Comentário0

Na tarde deste domingo (1°), Corinthians e Flamengo se enfrentaram na Arena BRB Mané Garrincha, para decidir o primeiro campeão desta temporada de 2026. Com gols do zagueiro Gabriel Paulista e do atacante Yuri Alberto, o Timão conquistou o título da Supercopa do Brasil, depois de vencer pelo placar de 2 a 0.


Corinthians derrota o Flamengo e vence a Supercopa do Brasil


O primeiro tempo iniciou com uma leve pressão do Corinthians, que depois viu o Flamengo ter a posse de bola, porém, o Timão foi mais perigoso na primeira etapa, onde buscou ser mais agudo nos contra-ataques. Em um desses lances, o alvinegro paulista conseguiu uma bola parada, que culminou no desvio de Gustavo Henrique, para Gabriel Paulista finalizar e abrir o placar da decisão. 1 a 0.


Ainda na primeira etapa, o Corinthians teve a chance de aumentar o marcador com o atacante Memphis Depay, que finalizou para a boa defesa de Agustín Rossi. O Flamengo pouco criou nos primeiros 45 minutos de partida, mesmo tendo o controle da posse de bola.

Antes de iniciar o segundo tempo, o Corinthians, o árbitro da partida expulsou o meia-atacante Jorge Carrascal e o Flamengo ficou com um menos toda a segunda etapa. Apesar disso, o time de Filipe Luis partiu para cima e Erick Pulgar acertou o travessão no início do segundo tempo.


O Corinthians chamou mais o Flamengo na segunda etapa e buscava os contra-ataques para matar de vez a decisão. Nos minutos finais, Lucas Paquetá, que entrou no decorrer do jogo, teve uma chance clara para empatar, mas desperdiçou. Melhor para o Timão, que no último lance matou o jogo com Yuri Alberto, que havia acertado a trave cinco minutos antes, dessa vez, recebeu em profundidade, deu um balão de Rossi e marcou o gol do título. 2 a 0 para o Coringão.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians perde para o Arsenal e é vice no Mundial de Clubes
Futebol

Corinthians perde para o Arsenal e é vice no Mundial de Clubes

01 Fev 2026 | 17:43

Icon Comentário0
Agentes de João Pedro Tchoca sugerem que Corinthians vá à Fifa
Futebol

Agentes de João Pedro Tchoca sugerem que Corinthians vá à Fifa

01 Fev 2026 | 16:16

Icon Comentário0
Deu ruim! Corinthians passa mal antes da Supercopa Rei
Futebol

Deu ruim! Corinthians passa mal antes da Supercopa Rei

01 Fev 2026 | 15:21

Icon Comentário0