
Futebol
|
O Corinthians ficou no empate por 1 a 1 com a Universidad Central, da Venezuela, na noite desta quarta-feira (19), pelo jogo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores. Após a partida, realizada no Estádio Olímpico de Caracas, o técnico Ramón Díaz destacou a dificuldade da equipe em converter as chances criadas no primeiro tempo e justificou as substituições de André Carrillo e Memphis Depay.
“Fizemos um bom primeiro tempo, mas faltou precisão na finalização. Tivemos chegadas claras, Memphis teve uma oportunidade pela esquerda, outra pelo meio, mas não conseguimos concluir. No segundo tempo, Carrillo começou a sentir dificuldades para acompanhar o ritmo, assim como Memphis. Por isso, fizemos as substituições para renovar o fôlego da equipe”, explicou o treinador argentino em entrevista coletiva.
Ramón também ressaltou que a experiência adquirida no confronto será valiosa para o jogo de volta, além de elogiar a qualidade do elenco corinthiano.
"Sabemos a capacidade dos nossos jogadores e a força que temos em casa. Conseguimos um belo gol com Carrillo, além de outras oportunidades, como a de Garro e Yuri no segundo tempo. Criamos chances, mas faltou clareza na construção das jogadas. Esse jogo serviu como um aprendizado importante, pois a Libertadores tem um ritmo diferente, e times que aparentam estar em dificuldades podem surpreender com atitude e intensidade, como aconteceu hoje. Precisamos melhorar, e vamos trabalhar para isso", afirmou o técnico.
O Corinthians volta a enfrentar a Universidad Central na próxima quarta-feira (26), na Neo Química Arena, pelo jogo de volta da fase preliminar. Para garantir a classificação à próxima etapa, o Timão precisa vencer por qualquer placar. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Se a equipe venezuelana conquistar a vitória, o clube paulista será eliminado da competição.
Antes do duelo decisivo pela Libertadores, o Corinthians enfrenta o Guarani, no domingo (23), pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Já garantido nas quartas de final e com a liderança do Grupo A assegurada, o Timão precisa de apenas um empate para garantir também a melhor campanha geral do torneio.
Lateral-direito esteve presente no Podpah e elogiou companheiros de equipe, comentando sobre a fase dos atletas desde a temporada passada
|
Titular com o técnico Ramón Díaz, o lateral-direito Matheuzinho, está cada vez mais adaptado no Corinthians e vem sendo um dos principais jogadores do sistema defensivo do Timão. Ao PodPah, o atleta comentou sobre Seleção Brasileira e falou sobre dois companheiros de equipe, que estão se destacando com a camisa do alvinegro paulista.
Matheuzinho sonha com Seleção Brasileira e vê Hugo Souza e Yuri Alberto pertos de convocação
Matheuzinho comentou ao PodPah, que sonha com a Seleção Brasileira e falou que Hugo Souza e Yuri Alberto merecem ser convocados para vestir a amarelinha. Além disso, falou da carência que tem na lateral-direita no futebol brasileiro, mas ressaltou que o foco está nas atuações com a camisa do Corinthians.
"É algo que a gente vê como uma meta muito próxima. Ele (Hugo) está bem mais próximo do que eu, porque tudo o que ele já está fazendo desde que o Corinthians é um absurdo, com todo respeito aos outros, mas acho que ele já deveria ter sido convocado. Só que entendemos como funcionam as coisas. Mas ele e o Yuri estão merecendo demais."
"Coloco como meta individual minha, sei que é uma posição hoje que não tem um jogador fixo, que está́ carente. O meu foco é sempre no Corinthians, quero sempre o melhor pelo meu clube, pela camisa que estou vestindo, mas tenho as minhas metas pessoais e a Seleção é uma delas."
Matheuzinho chegou no Corinthians para ser reserva imediato do veterano Fágner, porém, o camisa 2 acabou se tornando titular com Ramón Díaz, e com a saída do ex-camisa 23 para o Cruzeiro, Léo Mana começou a ganhar chances neste início de ano, por conta do rodízio feito pelo treinador Ramón Díaz.
As duas equipes voltam a se encontrar pelo Paulistão após um ano. No último confronto, o Timão venceu por 1 a 0, com gol de Romero
|
A equipe do Corinthians recebe o Guarani na noite deste domingo (22), às 18h30. O Timão já está classificado com seus 26 pontos, e luta pela ponta da classificação geral da competição. Já o Bugre ainda sonha com a classificação. Atualmente com 12 pontos, o time precisa derrotar o Timão e torcer para que Santos ou Bragantino percam seus jogos.
Histórico
A primeira partida entre as equipes aconteceu em 19 de setembro de 1915. Na ocasião, o Timão ganhou por 5 a 2, com Neco (3), Amílcar e Peres marcando os gols do alvinegro. O jogo aconteceu no Estádio Hipódromo Campineiro, em Campinas, São Paulo.
De lá para cá, o Timão só aumentou seu número de vitórias sobre o Bugre. Em 166 jogos, o Timão derrotou o Guarani em 81 oportunidades. Já o alviverde venceu em 38 partidas, além de 47 empates entre as equipes.
A última vitória do Bugre foi na temporada de 2019. Na ocasião, Gustavo, hoje no SH Port da China, abriu o marcador aos 9 minutos. O Bugre empatou com Diego Cardoso, aos 38 minutos, e virou com Rondinelly aos 42, vencendo a partida. De lá para cá foram 5 jogos, com quatro vitórias do Timão e 1 empate
Expectativa
Apesar das atenções estarem voltadas para o meio da semana, onde o Timão enfrenta a UCV, o jogo contra o Guarani promete grandes emoções. O clube de Campinas precisa vencer para avançar, e deve pressionar o Timão, que por sua vez não quer perder o primeiro lugar da Classificação Geral.
Desde sua estreia, contra o Atlético-GO, no dia 21 de setembro do ano passado, o camisa 10 balançou as redes oito vezes com a camisa do Timão
|
Desde sua chegada ao Corinthians, em setembro de 2024, Memphis Depay tem se consolidado como uma peça fundamental no ataque alvinegro. O atacante holandês já acumula 15 participações diretas em gols, sendo o segundo jogador mais decisivo do elenco, atrás apenas de Yuri Alberto.
Desde sua estreia, contra o Atlético-GO, no dia 21 de setembro do ano passado, o camisa 10 balançou as redes oito vezes e contribuiu com sete assistências em 22 partidas disputadas. O desempenho do jogador tem sido expressivo, com uma média de um gol ou assistência a cada 100 minutos em campo, de acordo com dados do Sofascore.
O principal destaque recente de Depay foi na última quarta-feira, no empate por 1 a 1 diante da Universidad Central, pela Copa Libertadores. Foi dele a assistência para André Carrillo abrir o placar no Estádio Olímpico de la UCV. Essa participação, além de reforçar sua importância dentro do time, também ativou uma cláusula contratual que lhe rendeu uma bonificação milionária.
Com o feito, Memphis garantiu um bônus de mais de R$ 1.5 milhão, conforme previsto no contrato assinado com o clube. E os ganhos podem aumentar: caso o holandês chegue a 30 participações diretas em gols até julho deste ano, ele pode embolsar até R$ 6,3 milhões.
Além de seu impacto nas finalizações, Depay também tem contribuído com a criação de jogadas. Segundo estatísticas do Sofascore, ele já criou sete grandes chances, deu 31 passes decisivos e finalizou 57 vezes, sendo 27 delas na direção do gol.
O camisa 10 segue como peça-chave do ataque do Timão, ajudando a equipe comandada por Ramón Díaz a buscar melhores resultados tanto no Campeonato Paulista, que está prestes a entrar na fase mata-mata, quanto na Libertadores, que terá jogo decisivo para avançar de fase na próxima quarta-feira (26).