
Futebol
|
Após os incidentes ocorridos na final do Campeonato Paulista, o Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo impôs uma punição às torcidas organizadas do Corinthians. Durante a partida contra o Palmeiras, torcedores lançaram fogos de artifício no gramado da Neo Química Arena, o que resultou em uma série de restrições. Como parte da sanção, instrumentos musicais, bandeiras e faixas estão agora proibidos nos estádios de São Paulo por tempo indeterminado.
Em um comunicado divulgado por uma das torcidas organizadas do Timão, foi informado que, "devido aos incidentes ocorridos no último jogo do Corinthians na Neo Química Arena, e por determinação do Coordenador Operacional deste Batalhão, fica expressamente proibida qualquer solicitação de material até segunda ordem".
A punição começará a ser aplicada já na próxima quarta-feira (2), durante a estreia do Corinthians na Copa Sul-Americana. O jogo será contra o Huracán, da Argentina, às 19h, na Neo Química Arena.
De acordo com o árbitro Matheus Delgado Candançan, que relatou os incidentes na súmula do jogo, torcedores não só lançaram fogos de artifício, mas também utilizaram sinalizadores e atiraram um chinelo em direção ao local onde os jogadores do Palmeiras estavam realizando o aquecimento.
Além das restrições às organizadas, o Corinthians também pode ser responsabilizado pelos eventos. O clube corre o risco de ser penalizado com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata do "lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".
A infração pode acarretar em multa que varia de R$ 100 até R$ 100 mil, além de uma possível perda de mando de campo, caso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entenda que houve "elevada gravidade" nos atos. O clube poderia perder o mando de campo por um período de uma a até dez partidas.
Mesmo com a classificação às oitavas da Copa do Brasil, o Timão segue sob críticas, com ex-jogador apontando falhas na construção do elenco
|
Durante participação no programa "SBT Sports", o ex-zagueiro Domingos, campeão brasileiro pelo Santos em 2004, fez duras críticas ao atual elenco do Corinthians. Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontino, que garantiu a classificação do Timão para as oitavas de final da Copa do Brasil, Domingos afirmou que o time apresenta um futebol de baixa qualidade.
Segundo o ex-jogador, o Corinthians depende excessivamente das atuações de Rodrigo Garro e Memphis Depay para alcançar um bom desempenho em campo. "O time do Corinthians é muito ruim. Ainda mais sem o Garro e Memphis. Com esses dois, a qualidade aumenta. Igual ao Santos, que precisa do Neymar para melhorar. O Corinthians está no mesmo caminho", declarou Domingos.
As críticas refletem uma preocupação com a dependência do Corinthians em relação a alguns jogadores-chave, o que pode comprometer a consistência da equipe ao longo da temporada. A comparação com o Santos de Neymar destaca a necessidade de um elenco mais equilibrado e menos dependente de individualidades.
O técnico Dorival Júnior, ciente das limitações do elenco, tem buscado alternativas para melhorar o desempenho coletivo da equipe. A expectativa é que, com o retorno de jogadores lesionados e possíveis reforços, o Corinthians possa apresentar um futebol mais consistente e competitivo nas próximas fases da Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
A diretoria do clube também está atenta às críticas e trabalha para fortalecer o elenco, visando não apenas resultados imediatos, mas também a construção de uma equipe sólida e equilibrada para o restante da temporada.
Jogador que pertencia a base corintiana, teve atuação discreta em seu primeiro jogo na Hungria, pelo campeonato nacional europeu
|
Guilherme Henrique, ex-Corinthians, fez a sua estreia no último domingo pelo Ferencváros como jogador profissional de futebol. O atacante foi negociado pelo Timão no início do ano.
Um dos nomes da “geração de 2006”, Guilherme entrou aos 41 do segundo tempo na vitória pelo placar de 3 a 0 sobre o Fehérvár, em partida válida pelo Campeonato Húngaro.
Nos poucos minutos jogados, o jogador de 19 anos acertou os três passes que tentou e o único cruzamento feito por ele. É um atleta que atua em várias posições do ataque como ponta-esquerda, ponta-direita e centroavante.
Chegou ao clube paulista para integrar a equipe Sub-13 e foi se tornando destaque nas demais categorias. Do Sub-17 até ao Sub-20 foram 100 partidas e 23 gols jogando nas três posições de ataque.
Foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, mas foi rebaixado para o Sub-18 por problemas disciplinares. Logo depois foi negociado com os europeus que possuem 70% do jogador, porém podem adquirir mais 10% se pagarem 300 mil euros.
Comentarista e ex-jogador critica ausência de jovens promessas como Estêvão e Alan Patrick e questiona presença de Neymar na lista.
|
O ex-jogador e comentarista Craque Neto expressou fortes críticas à pré-lista de convocados da Seleção Brasileira divulgada por Carlo Ancelotti para os próximos jogos das Eliminatórias. Durante o programa "Os Donos da Bola", Neto classificou como "absurda" a ausência de jogadores em destaque no cenário nacional, como Estêvão, do Palmeiras, e Alan Patrick, do Internacional.
Para Neto, a convocação de Neymar, que está em recuperação de lesão, e de Oscar, do São Paulo, não se justifica diante do desempenho atual de outros atletas. "É um absurdo colocar o Neymar e não o Estêvão, colocar o Oscar e não o Alan Patrick", afirmou o comentarista. Ele também criticou a gestão da CBF, sugerindo mudanças na diretoria.
A ausência de Yuri Alberto, atacante do Corinthians, também foi alvo de críticas por parte de Walter Casagrande, que destacou o bom momento do jogador. Por outro lado, o goleiro Hugo Souza, também do Corinthians, foi incluído na pré-lista de Ancelotti.
A estreia de Ancelotti no comando da Seleção está marcada para o dia 5 de junho, contra o Equador, em Guayaquil. Na sequência, o Brasil enfrenta o Paraguai no dia 10, na Arena Corinthians, em São Paulo. Atualmente, a equipe ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias, com 21 pontos.
As críticas de Neto refletem a pressão sobre Ancelotti antes mesmo de sua estreia oficial. A expectativa é que a lista definitiva de convocados seja divulgada na próxima segunda-feira, 26 de maio, e que traga nomes que correspondam ao desempenho atual dos jogadores no cenário nacional.