Futebol
01 Jul 2025 | 21:34 |
Nesta terça-feira (1º), completam-se três meses desde que a Federação Paulista de Futebol proibiu torcidas organizadas do Corinthians de levarem qualquer identificação visual aos estádios do estado. A medida segue em vigor desde 1º de abril, quando foi aplicada por recomendação do Ministério Público de São Paulo, com apoio do Batalhão de Choque.
A sanção atingiu seis grupos organizados: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp. As torcidas seguem impedidas de utilizar faixas, bandeiras, bonés e camisas personalizadas nos jogos disputados no território paulista, seja como mandantes ou visitantes.
A decisão foi tomada após a final do Campeonato Paulista, quando fogos de artifício foram usados nas arquibancadas da Neo Química Arena durante a comemoração do título sobre o Palmeiras. A punição está prevista para durar até o fim de 2025, caso não haja revisão da recomendação original.
A Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, formalizou um pedido de revisão da medida e aguarda resposta. Para que a sanção seja revista, é necessário que três órgãos distintos aprovem a alteração: o Ministério Público, o Batalhão de Choque e a Federação Paulista de Futebol.
Enquanto não há mudanças, os integrantes dessas torcidas têm acompanhado os jogos como torcedores comuns, sem o uso de seus uniformes ou símbolos tradicionais. A diretoria da Gaviões, que recentemente celebrou 56 anos, busca manter diálogo com as autoridades para debater alternativas de manifestação dentro dos estádios.
Zagueiro que saiu do Besiktas, da Turquia será o primeiro reforço anunciado pela diretoria do clube do Parque São Jorge; jogador já chegou ao Brasil
09 Jan 2026 | 22:57 |
Gabriel Paulista chegou em São Paulo e realizou exames médicos. O mais novo jogador do Corinthians está prestes a ser anunciado. Marcelo Paz que foi anunciado de forma oficial como executivo de futebol, falou da expectativa.
Anúncio de Gabriel Paulista no Corinthians: “Muito breve...”
Marcelo Paz destacou atletas que querem jogar no alvinegro: “A marca [do clube] é muito forte, o que eu vejo de oferta de atletas e grandes nomes que querem vir pra cá, que fazem esforço pra vir pra cá… E aí vou citar o caso do Gabriel Paulista, que hoje já fez exame médico, e muito breve, seguindo todo o trâmite do clube. Superando os exames médicos, vai ser anunciado”, ressaltou.
Corinthians x Ponte Preta vai ter presença do zagueiro: “Deve estar domingo lá na arena. Um atleta que fez o esforço para vir para cá, que abriu mão de dinheiro para vir para cá. E tem muita gente que quer fazer esse mesmo movimento”, complementou o dirigente.
Para rescindir de forma amigável, Gabriel Paulista optou em não receber uma quantia milionária. O zagueiro deixou cerca de R$ 30 milhões para poder retornar ao Brasil e assim ficar mais perto da sua família e jogar no Timão, que é um desejo antigo. Anteriormente, as conversas eram feitas com Fabinho Soldado, mas Marcelo Paz conduziu até chegar em um acordo por duas temporadas.
O defensor de 35 anos após se destacar pelo Vitória, teve passagens em equipes da Europa como Villareal, Arsenal, Valencia, Atlético de Madrid e o último, Besiktas. Ao chegar de viagem, Gabriel Paulista comentou a expectativa de poder jogar no Corinthians e que quer fazer o seu melhor com a camisa do clube.
Camisa 10 do Timão está em fim de contrato e conversas devem acontecer entre Marcelo Paz e o staff do jogador; holandês tem sido monitorado por outros clubes
09 Jan 2026 | 22:22 |
Marcelo Paz foi apresentado oficialmente como o mais novo executivo de futebol do Corinthians. Durante sua entrevista, o dirigente foi questionado sobre vários assuntos como a permanência de Alex Santana e Héctor Hernández e um em especial: a renovação de Memphis Depay.
Marcelo Paz iniciou elogiando o camisa 10 do Time do Povo: “Memphis é um grande atleta, craque de bola, foi importante para o Corinthians em 2025, com títulos, gols, jogadas decisivas. Não iniciamos tratativas de renovação porque estamos focando na formação do elenco, achar oportunidades criativas, possíveis saídas… é um trabalho grande, estamos deixando esse ponto mais para frente.”
O executivo de futebol continuou e aproveitou para falar das finanças: “Dentro do planejamento financeiro, a gente tem a despesa de todos os jogadores e comissão, a decisão de uma possível continuidade vai passar por isso,” complementou Paz.
Renovação com o Corinthians: “No momento oportuno...”
O dirigente do Timão continuou ressaltando a carreira de Depay e a expectativa para o início das conversas: “Ele é o maior artilheiro da seleção holandesa, vai jogar Copa, e tem um peso por isso. No momento oportuno a gente vai conversar e ver os caminhos. Espero que ele esteja em campo o máximo de minutos possíveis para dar alegria à torcida corintiana”, finalizou.
Apesar da expectativa para uma renovação, Memphis Depay pode ser um dos desfalques de Dorival Júnior logo na estreia no Paulistão contra a Ponte Preta. O jogador terminou 20025 com um grande desgaste físico e nessa semana ainda não treinou por estar realizando trabalhos específicos na parte interna do CT.
Lateral que já vestiu a camisa do clube do Parque São Jorge, se encontrou com presidente e funcionários além de falar um pouco sobre sua passagem no Timão
09 Jan 2026 | 21:54 |
O Corinthians recebeu nesta sexta-feira (09), uma visita especial no Parque São Jorge. O ex-lateral Roberto Carlos, ídolo do futebol mundial, campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira e ex-jogador do Timão, esteve na sede social do clube e participou de um encontro marcado pela troca de camisas e pela celebração da história alvinegra.
Durante a visita, Roberto Carlos foi recepcionado por dirigentes e funcionários do Corinthians. O ex-jogador conheceu espaços do Parque São Jorge e destacou a importância da instituição no cenário esportivo nacional.
Em clima de confraternização, houve troca de camisas entre o ídolo do gigante de Madri e representantes do clube, liderados por Osmar Stabile. Um gesto simbólico que reforçou a relação de respeito e admiração entre as partes.
Ex-lateral enalteceu o alvinegro: “Orgulho de verdade poder ver toda a história do Corinthians...”
O ex-Timão comentou a oportunidade de retornar ao Time do Povo: “É um orgulho de verdade poder ver toda a história do Corinthians outra vez. Quando joguei aqui, não tive oportunidade de ver toda esta história aqui, de ex-jogadores, títulos importantes. Para mim, voltar para onde foi minha casa durante aquele tempo é motivo de muita alegria”, comentou o embaixador do Real Madrid.
Roberto Carlos chegou ao Timão em 2010 um ano depois de Ronaldo Fenômeno, seu companheiro de longa data no futebol. Permaneceu até 2011 e somou 64 partidas, cinco gols e 12 assistências. A lenda dos merengues saiu após a eliminação precoce para o Tolima na pré-Libertadores. Em seguida foi para o Anzhi Makhachkala, da Rússia e se aposentou em 2012. Atualmente, é um dos embaixadores do Real Madrid e representa o clube pelo mundo.