
Futebol
Filho de ex-volante do Corinthians é destaque nas categorias de base e atrai olhares do exterior
Futebol
|
A torcida do Corinthians avaliou de forma negativa o desempenho de André Ramalho no primeiro semestre da temporada. Em enquete promovida pela Gazeta Esportiva, 57,15% dos participantes classificaram as atuações do zagueiro como “ruins” ou “péssimas”. A insatisfação ocorre mesmo após a recuperação da titularidade com o técnico Dorival Júnior.
Ramalho foi contratado em 2024 e teve bom início no clube, contribuindo para a reação no Brasileirão do ano passado. No entanto, em 2025, apresentou oscilações e acabou perdendo espaço em momentos decisivos, como as semifinais do Paulistão e jogos importantes da Libertadores. A instabilidade afastou o jogador do time principal em partidas de peso.
Durante a gestão de Ramón Díaz, o defensor foi titular absoluto, mas perdeu espaço após uma sequência de atuações irregulares. Chegou a ser preterido em confrontos como a semifinal contra o Santos e a primeira partida da final estadual diante do Palmeiras. No Brasileirão e na Sul-Americana, também ficou fora de compromissos relevantes.
A chegada de Dorival Júnior abriu uma nova oportunidade para Ramalho. Com a lesão de Gustavo Henrique, o zagueiro voltou a ser titular em nove dos 11 jogos sob o novo comando técnico. Apesar disso, o jogador ainda não conseguiu convencer a torcida, que segue cobrando regularidade e segurança defensiva.
O técnico Dorival mantém confiança em Ramalho, mas o desempenho nas próximas rodadas será fundamental para definir sua continuidade entre os titulares. A pressão da torcida permanece como um fator importante no futuro do defensor no elenco alvinegro, que também busca reforços para a sequência da temporada.
Centroavante está em fase de transição após uma lesão na região lombar, sofrida no dia 24 de maio, no empate sem gols com o Atlético-MG
|
Na noite deste domingo, 13, o Corinthians enfrentará o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terá início às 19h00 (horário de Brasília). Atualmente, o Alvinegro ocupa a décima colocação com 16 pontos (quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas – 13 gols marcados e 15 sofridos).
Além do zagueiro André Ramalho e do meio-campista Breno Bidon, suspensos pelo terceiro cartão amarelo diante do Grêmio no dia 12 de junho, o Corinthians também não poderá contar com o atacante Yuri Alberto.
O centroavante está em fase de transição após uma lesão na região lombar, sofrida no dia 24 de maio, no empate sem gols com o Atlético-MG, na Arena MRV, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.
Artilheiro do Corinthians em 2025 com 13 gols e uma assistência em 35 partidas, o camisa 9 ficou de fora de apenas cinco jogos da equipe neste ano. Nessas partidas, o aproveitamento do clube do Parque São Jorge é de apenas 40% – uma vitória, três empates e uma derrota.
Por outro lado, com o centroavante em campo, esses números saltam para 65% – 20 vitórias, seis empates e sete derrotas. Com isso, para a partida deste domingo diante do time de Bragança Paulista, o técnico Dorival Júnior terá à disposição Memphis Depay, Héctor Hernández, Ángel Romero e Gui Negão como possíveis substitutos de Yuri Alberto.
Confira abaixo os jogos do Corinthians sem Yuri Alberto na temporada 2025:
1) Corinthians 2 x 0 São Bernardo FC – Paulistão 2025 – 09/02/2025
2) Portuguesa 2 x 2 Corinthians – Paulistão 2025 – 15/02/2025
3) Huracán-ARG 1 x 0 Corinthians – Sul-Americana 2025 – 27/05/2025
4) Corinthians 0 x 0 Vitória – Brasileirão 2025 – 01/06/2025
5) Grêmio 1 x 1 Corinthians – Brasileirão 2025 – 12/06/2025
Treinador alvinegro iniciou seu trabalho com pontas no ataque, e prioridade pelos lados, mas deve corrigir a rota, com formação em 4-1-3-2
|
O Corinthians encara o Red Bull Bragantino próximo domingo, 13, às 19h (de Brasília), no retorno do Brasileirão. Dorival Júnior teve duas semanas para preparar a equipe, em uma intertemporada possível pela paralisação do calendário nacional para a disputa do Mundial de Clubes.
O Timão deve ter mudanças significativas para o duelo na Neo Química Arena. Contratado em abril, Dorival Júnior ainda não tinha tido tanto tempo livre sem jogos para treinar a equipe, e a única forma de fazer mudanças táticas eram com vídeos.
Marcado no trabalho de Ramón Díaz, o esquema com quatro meias, e mais jogadas ofensivas centralizadas, marcou o melhor momento do Corinthians desde o ano passado, com uma sequência de nove vitórias e o título do Paulistão. Dorival Júnior iniciou seu trabalho com pontas no ataque, e prioridade pelos lados, mas deve corrigir a rota, com um 4-1-3-2.
Memphis joga?
O holandês faltou ao treino de quarta-feira (9) e criou um mal-estar no Corinthians. Entretanto, foi advertido pela diretoria, se reapresentou, se prepara normalmente e deve ser titular no ataque do Timão contra o Red Bull Bragantino.
Os únicos desfalques para Dorival Júnior são o zagueiro André Ramalho, e o volante Breno Bidon, ambos suspensos por acúmulo de cartões amarelos. Com isso, o Corinthians deve iniciar o jogo com: Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Maycon, Carrillo e Garro; Memphis e Romero.
Promotores pedem para que os denunciados paguem R$ 40 milhões de indenização ao clube, além do bloqueio de bens da pessoa física e jurídica
|
A defesa de Augusto Melo, ex-presidente do Corinthians, entrou com pedidos à 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa, Lavagem de Bens e Valores da Capital de São Paulo para anular o inquérito da Polícia Civil, e consequentemente, rejeitar liminarmente as denúncias apresentadas ao Ministério Público.
A investigação, conduzida pelo delegado Tiago Fernando Correia, apurou irregularidades no contrato entre a casa de apostas Vai de Bet e o Corinthians, vigente entre janeiro e junho de 2024. Augusto Melo foi indiciado por lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado, junto aos ex-diretores do clube, Marcelo Mariano e Sérgio Moura, além do empresário Alex Cassundé, apontado como intermediário.
Os advogados de defesa de Augusto Melo, Ricardo Hasson Sayeg e Rodrigo Campos Hasson Sayeg, argumentam que a Polícia Civil não poderia julgar o caso, pois a Vai de Bet é administrada pela BETPIX N.V, registrada em Curaçao, uma ilha holandesa no Caribe, com pagamentos em dólares e, portanto, o caso deveria ter sido investigado pela Polícia Federal.
A peça judicial argumenta que as provas coletadas no processo são “elementos vazios, irregulares e direcionados, colhidos por autoridade absolutamente incompetente”, e que a "Polícia Civil do Estado de São Paulo é incompetente para conduzir o inquérito, uma vez que os fatos investigados envolveriam “lavagem de dinheiro com forte componente internacional”, o que atrairia a competência da Polícia Federal e da Justiça Federal.
Denunciado e consequências no Corinthians
Nesta quinta-feira, 10, o Ministério Público de São Paulo ofereceu uma denúncia à Justiça contra Augusto Melo pelos crimes de lavagem de dinheiro, furto e associação criminosa. Marcelinho Mariano e Sérgio Moura também foram denunciados.
A denúncia foi baseada inteiramente no documento elaborado pela Polícia Civil. Os promotores pedem para que os denunciados paguem R$ 40 milhões de indenização ao clube, além do bloqueio de bens da pessoa física e jurídica citadas na investigação.
Os problemas relatados na relação da Vai de Bet com o Corinthians levaram ao impeachment de Augusto Melo. No dia 26 de maio, o Conselho Deliberativo aprovou por maioria seu afastamento. No dia 9 de agosto, uma nova votação, com os associados, vai determinar se o ex-dirigente sofrerá o impeachment permanente.