Futebol
Auxiliar de Leonardo Jardim revela que elenco do Cruzeiro subestimou o Corinthians: "Nós não..."
16 Jan 2026 | 16:40
Futebol
01 Abr 2025 | 20:10 |
O Corinthians estreia na Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira, 3, o Timão enfrenta o Huracán, da Argentina, às 19h, na Neo Química Arena. A partida é válida pela primeira rodada da fase de grupos do torneio. Esta será a décima estreia da equipe alvinegra em busca da taça da competição continental.
O retrospecto nesses primeiros duelos é positivo. O Corinthians conta com quatro vitórias, três empates e duas derrotas em estreias pela Copa Sul-Americana no século XXI. Vale lembrar que alguns desses jogos aconteceram já em fases eliminatórias. Outros, como no caso do próximo jogo, são válidos pela fase de grupos do torneio.
Este será o terceiro ano consecutivo da equipe alvinegra na Copa Sul-Americana. A vaga veio após uma amarga eliminação na pré-Libertadores: o Timão ficou em sétimo lugar no Brasileirão passado e precisou jogar a premilinar do torneio. A equipe alvinegra passou da Universidad Central, da Venezuela, mas foi eliminada pelo Barcelona de Guayaquil, do Equador - assim conquistando vaga à Sula.
Em 2023, o Corinthians também caiu precocemente da Libertadores - nesta vez, ficou em terceiro colocado na fase de grupos - e acabou iniciando uma nova trajetória nas eliminatórias da Sul-Americana. O primeiro jogo foi contra o Universitario, do Peru, em casa, e contou com uma vitória alvinegra por 1 a O. Já em 2024, a equipe fez sua estreia desde a fase de grupos da Sula, empatando em 1 a 1 com o Racing, do Uruguai, fora do Brasil.
As últimas campanhas, inclusive, foram as melhores do Timão na história do torneio. Em ambas, a equipe parou nas semifinais - perdendo para o Fortaleza em 2023 e para o Racing em 2024.
Além das edições anteriores mencionadas acima, o Corinthians teve participação na Sul-Americana em 2021, 2019, 2017, 2007, 2006, 2005 e 2003. A equipe alvinegra guarda atualmente uma invencibilidade de cinco jogos nas estreias da copa, já que em 202l empatou com o River Plate do Paraguai, em 2019 empatou com o Racing e em 2017 venceu a Universidad de Chile. A última derrota em estreia aconteceu em 2007, em um revés para o Botafogo.
Confira o retrospecto do Corinthians na Libertadores:
Racing-URU 1 x 1 Corinthians - 02/04/2024 - Sul-Americana 2024*
Corinthians 1 x 0 Universitario de Deportes - 11/07/2023 - Sul-Americana 2023
River Plate-PAR 0 x 0 Corinthians - 22/04/2021 - Sul-Americana 2021*
Corinthians 1 x 1 Racing Club - 14/02/2019 - Sul-Americana 2019
Corinthians 2 x 0 Universidad de Chile - 05/04/2017 - Copa Sul-Americana 2017
Botafogo 3 x 1 Corinthians - 22/08/2007 - Sul-Americana 2007
Vasco da Gama 0 x 1 Corinthians - 06/09/2006 - Sul-Americana 2006
Goiás 0 x 2 Corinthians - 17/08/2005 - Sul-Americana 2005
Jogador disputou o Campeonato Brasileiro do ano passado pelo Fortaleza e é o segundo reforço do time do Parque São Jorge para a temporada
16 Jan 2026 | 19:00 |
O Corinthians anunciou oficialmente o meio-campista Matheus Pereira, como o segundo reforço do clube do Parque São Jorge para este início de temporada. O jogador que estava no Fortaleza e disputou o Campeonato Brasileiro do ano passado pelo time cearense, assinou um contrato de empréstimo, válido por uma temporada, com opção de compra.
Filho do Terrão, o atleta foi formado nas categorias de base do Corinthians desde o sub-11 até chegar ao profissional, onde participou de uma partida na campanha do título do Brasileirão de 2015. Foi negociado com o Empoli, da Itália, em 2016, e passou por grandes clubes na Europa, como Juventus-ITA e Barcelona-ESP. Se consolidou no Eibar-ESP e, no ano passado, retornou ao Brasil para jogar no Fortaleza.
Após a escolha de Maycon em sair do Corinthians e acertar com o Atlético Mineiro, a direção corinthiana definiu o setor de meio de campo como uma das prioridades para o início desta temporada. Allan, que está no Flamengo, é outro jogador que está na mira do Timão para o ano de 2026.
Matheus Pereira tem contrato válido com o Corinthians até dezembro de 2026 e vínculo com o Fortaleza até o final do ano que vem. O Timão tem a preferência para exercer a compra do jogador, caso queira ficar com o atleta por mais tempo. Ainda não há informação do valor que o alvinegro precisa pagar para garantir a permanência do meia em definitivo.
O Corinthians havia acertado com Gabriel Paulista, que já estreou pela equipe, na derrota da última quinta-feira (15), para o Bragantino, por 3 a 0. Além de Matheus Pereira, o Timão ainda está perto de confirmar as contratações de Pedro Milans (lateral-direito) e Kaio César (atacante).
Segundo as informações da Revista Placar, o clube do Parque São Jorge deseja enfrentar o Fluminense no Rio de Janeiro, em duelo do Campeonato Brasileiro
16 Jan 2026 | 18:05 |
Em 1976, o Corinthians foi responsável por uma das maiores invasões da história do futebol brasileiro, onde a Fiel torcida compareceu em peso na chamada Invasão Corinthiana. Segundo as informações da Revista Placar, a diretoria do Timão planeja fazer a partida do Campeonato Brasileiro deste ano, no Estádio do Maracanã, contra o Fluminense, em homenagem aos 50 anos da invasão.
Nesta sexta-feira (16), o presidente do Fluminense, Mattheus Montenegro falou sobre o rumor do Corinthians mandar uma partida no Maracanã, na qual revelou ser contra. "Eu li na imprensa sobre esse pedido, mas ele não foi feito. E se for feito, vai ser recusado. O Maracanã é a casa do Fluminense. Da nossa parte, não tem chance de acontecer."
A proposta para acontecer o duelo entre Corinthians e Fluminense, com o Timão sendo o mandante no Maracanã, é liderada pelo departamento de marketing do alvinegro paulista, que deseja repetir o cenário histórico e ocupar cerca de 95% do estádio com torcedores corinthianos. Para isso, o clube trabalha nos bastidores para viabilizar a mudança de local.
Ainda de acordo com a informação da Revista Placar, apesar do novo regulamento prever que os mandos sejam no estado de origem do clube, há uma brecha para exceções, e o Corinthians poderá solicitar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a liberação especial para atuar no Estádio do Maracanã.
A última vez do Corinthians no Estádio do Maracanã, teve um gosto bastante especial para a Fiel torcida, isso porque, no dia 21 de dezembro do ano passado, o Timão derrotou o Vasco pelo placar de 2 a 1, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay para o Coringão, sagrando-se campeão da Copa do Brasil.
Meio-campista do São Paulo interessa ao time do Parque São Jorge, para este início de temporada e não vai jogar o Majestoso do próximo domingo
16 Jan 2026 | 17:05 |
Alisson não estará na lista de relacionados do São Paulo para o duelo contra o Corinthians, justamente pelo fato de estar negociando com o rival, para este início da primeira janela de transferências. Segundo o jornalista Juca Kfouri, do portal UOL Esporte, este negócio não é favorável para o Timão.
Alisson quer a transferência para o Corinthians, pelo fato de não estar sendo aproveitado pelo técnico Hernán Crespo. O comandante inclusive falou da possibilidade de saída do atleta. "Sim, talvez Alisson, como outros, tem possibilidade de sair, como outros têm possibilidade de chegar. Mas neste momento estamos esperando o que acontece fora de campo."
Alisson no Corinthians? Juca Kfouri enxerga negociação ruim para o clube: "Eu não entendo muito."
Juca Kfouri falou sobre uma possível ida de Alisson para o Corinthians. "Eu não entendo muito, eu sei que eles se dão bem, mas eu não entendo muito essa possível transação, não diria que o Alisson chega sendo recebido com os braços abertos pela torcida do Corinthians, ao contrário, acho que vai ser uma coisa estranha."
Completou ainda o jornalista do portal UOL Esporte, no programa Posse de Bola, sobre a negociação entre as equipes. "Jogando a peteca que ele tá jogando no São Paulo, vindo do adversário, não é exatamente uma negociação que eu acho que será bem encarada pela torcida."
Depois da derrota do Corinthians para o Bragantino, Dorival Júnior elogiou o meio-campista Alisson, que interessa ao Timão. "É um grande jogador, mas está no nosso rival. Temos que respeitar toda e qualquer situação, as diretorias se conversam dentro de uma normalidade e um respeito muito grande entre os diretores."