
Futebol
Vitinho pode ser novidade entre os titulares do Corinthians em meio à lesões
20 Ago 2025 | 13:52
Futebol
07 Mar 2025 | 00:33 |
A derrota por 3 a 0 para o Barcelona de Guayaquil, na última quarta-feira (5), complicou a situação do Corinthians na terceira fase preliminar da Libertadores. Agora, para garantir sua vaga na fase de grupos do torneio continental, o time precisará reverter um placar que poucas equipes conseguiram superar ao longo da história da competição.
Desde o início da Libertadores, em 1960, apenas cinco clubes conseguiram reverter uma desvantagem de pelo menos três gols em confrontos eliminatórios: Sporting Cristal (Peru), Cerro Porteño (Paraguai), Bolívar (Bolívia), Universidad de Chile (Chile) e River Plate (Argentina).
No entanto, todas essas viradas ocorreram nas fases finais do torneio, e nenhuma delas na etapa preliminar da competição. Caso o Corinthians consiga esse feito, será o primeiro time a protagonizar uma remontada desse porte na pré-Libertadores.
As viradas épicas na história da Libertadores
A primeira reviravolta desse tipo aconteceu em 1993, quando o Sporting Cristal perdeu por 3 a 0 para o El Nacional (Equador), mas devolveu o placar com juros no jogo de volta, vencendo por 4 a 0 e garantindo a classificação.
Seis anos depois, em 1999, o Cerro Porteño repetiu o feito contra o Estudiantes de Mérida (Venezuela). Após ser derrotado por 3 a 0 no primeiro jogo, o time paraguaio goleou por 4 a 0 em casa e avançou às semifinais.
Já em 2000, foi a vez do Bolívar conseguir um feito semelhante. Depois de perder para o Nacional (Uruguai) por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final, os bolivianos devolveram o placar no jogo de volta e garantiram a classificação nos pênaltis.
O ano de 2012, quando o Corinthians conquistou sua única Libertadores, também teve uma virada impressionante. Nas oitavas de final daquela edição, a Universidad de Chile perdeu o primeiro jogo por 4 a 1 para o Deportivo Quito, mas se recuperou de forma avassaladora, aplicando um 6 a 0 e avançando para as quartas.
O caso mais recente de uma virada histórica na Libertadores aconteceu em 2017. O River Plate, considerado favorito, sofreu uma surpreendente derrota por 3 a 0 para o Jorge Wilstermann (Bolívia) no jogo de ida. No entanto, os argentinos deram a resposta no Monumental de Núñez, goleando por 8 a 0 e garantindo vaga nas semifinais.
A esperança do Corinthians na Neo Química Arena
Um fator comum entre todas essas viradas históricas é que as equipes que conseguiram a reviravolta jogaram a partida decisiva em casa. O Corinthians, portanto, também contará com o apoio da Fiel Torcida para tentar um feito inédito na pré-Libertadores.
A partida de volta contra o Barcelona de Guayaquil será realizada na próxima quarta-feira (12), às 21h30, na Neo Química Arena. Para garantir a classificação, o Timão precisa vencer por quatro gols de diferença. Caso vença por três gols, a decisão será nos pênaltis.
Equipes se enfrentam no próximo domingo (24), às 16h, no Estádio de São Januário, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
20 Ago 2025 | 17:00 |
Nesta quarta-feira (20), o Corinthians finalizou mais um dia de preparação no Centro de Treinamento Joaquim Grava, visando o duelo contra o Vasco, no próximo domingo (24), às 16h, no Estádio de São Januário, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube carioca informou que os ingressos para a partida do final de semana estão esgotados.
Vasco x Corinthians: Ingressos para o duelo do final de semana estão esgotados
O Vasco chega para o duelo embalado após a goleada que aplicou contra o Santos, mesmo atuando fora de casa. O time de Fernando Diniz fez um 6 a 0 diante do time santista. O Corinthians tenta mais uma vez se recuperar no Campeonato Brasileiro, depois que perdeu dentro de casa para o Bahia. A equipe do técnico Dorival Júnior não vence há seis rodadas
A partida pode ganhar um molho ainda mais picante, caso o Vasco vença o seu duelo de hoje contra o Juventude, em Caxias do Sul. As equipes farão um jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Alfredo Jaconi e uma vitória do time carioca, joga o Corinthians para a 15ª colocação do torneio.
Problemas no Corinthians
Para o duelo contra o Vasco, o técnico Dorival Júnior terá muitos problemas para escalar a equipe, principalmente no setor ofensivo. O comandante não vai poder contar com os atacante Memphis Depay e Yuri Alberto, que estão com problemas médicos e vão desfalcar o time nos próximos jogos. O caso do camisa 9 é mais grave, pois precisou fazer uma cirurgia de hérnia inguinal.
Na tarde da última terça-feira (19), o Corinthians anunciou que o volante José Martínez vai precisar passar por uma cirurgia, depois de sofrer uma fratura no quarto metacarpo da mão esquerda. André Carrillo é outro que não vai participar do confronto diante do Vasco, no próximo domingo (24).
Em entrevista ao portal 'Meu Timão', doutor que trabalha com ortopedia e traumatologia comentou sobre mais um problema médico no clube nas últimas semanas
20 Ago 2025 | 16:06 |
Na última terça-feira (19), o Corinthians divulgou que o volante José Martínez teve uma fratura no quarto metacarpo da mão esquerda, após a realização dos exames de imagem e por conta disso, deve desfalcar o Time do Povo nas próximas partidas. O clube do Parque São Jorge não divulgou o tempo de recuperação do atleta.
Especialista explica lesão do volante do Corinthians, José Martínez
Em entrevista ao portal 'Meu Timão', o doutor Flavio Faloppa, que é ortopedista e traumatologista, falou sobre a lesão sofrida pelo meio-campista venezuelano. O médico ainda revelou em quanto tempo o atleta pode voltar à disposição do técnico Dorival Júnior, o que despertou o interesse da Fiel torcida, quanto a participação do jogador no duelo contra o Athletico Paranaense, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Durante entrevista ao portal 'Meu Timão', Dr Flavio Faloppa detalha lesão de José Martínez, meia do Corinthians e projeta volta: "Retorno é cerca de quatro semanas."
Médico explicou lesão do volante e fala que cirurgia é melhor opção para o jogador do Corinthians. "O que eu posso dizer é que, na fratura dos metacarpianos, quando há desvio, realmente o tratamento cirúrgico é a melhor opção, inclusive para uma recuperação mais rápida. Então, normalmente, são feitas fixações com placa e parafusos, o que estabiliza mais rapidamente a fratura e permite que ele volte mais cedo."
O doutor ainda finalizou o assunto falando sobre o tempo de recuperação que o José Martínez deve ter. O Corinthians tem duelos importantes pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil. "Normalmente o tempo de retorno é em torno de quatro semanas, mais ou menos. Aí o paciente já pode retornar à atividade, eventualmente colocando alguma proteção no local. Mas, normalmente, esse é o tempo."
Titular absoluto do técnico Dorival Júnior, José Martínez não sabe quanto tempo ficará de fora das partidas do Corinthians, porém, o camisa 70 pode perder algumas semanas para se recuperar da lesão e com isso, gera uma dúvida no treinador sobre a presença do venezuelano nos duelos contra o Athletico Paranaense, pela Copa do Brasil.
Projeto Doe Arena ganha ainda mais força e visibilidade com a participação ativa da Gaviões da Fiel, reforçando a importância da contribuição dos torcedores
20 Ago 2025 | 15:56 |
A torcida organizada Gaviões da Fiel anunciou uma nova forma de valorização aos torcedores que participam da campanha Doe Arena. Nesta semana, os maiores doadores receberam como recompensa ingressos para o Derby, clássico entre Corinthians e Palmeiras, considerado um dos jogos mais importantes do futebol brasileiro.
A iniciativa busca incentivar ainda mais as contribuições para o projeto que visa quitar a dívida da Neo Química Arena com a Caixa Econômica Federal. Ao oferecer benefícios concretos, como o acesso a partidas decisivas, os Gaviões reforçam a importância da mobilização coletiva da Fiel no apoio ao clube.
A campanha Doe Arena já soma milhões em arrecadações e vem recebendo adesões de diferentes setores, incluindo torcedores comuns, empresas, ex-jogadores e até personalidades públicas. A prática de premiar os maiores doadores cria um sentimento de reconhecimento e engajamento, fortalecendo o vínculo entre a torcida e a causa.
Ao premiar os torcedores mais engajados com ingressos para o Derby, a maior organizada do clube dá ainda mais peso à participação dos corintianos. O gesto mostra que cada contribuição, independentemente do valor, ajuda na construção de um futuro mais sustentável para o Corinthians e seu estádio.
Com essa ação, os Gaviões da Fiel buscam não apenas ampliar as doações, mas também criar uma rede de engajamento contínuo. O objetivo é manter a chama da campanha acesa, mostrando que o apoio da Fiel vai além das arquibancadas e pode contribuir diretamente para o fortalecimento do clube dentro e fora de campo.
Vitinho pode ser novidade entre os titulares do Corinthians em meio à lesões
20 Ago 2025 | 13:52
Corinthians corre para conseguir valor milionário e se livrar de dívidas
20 Ago 2025 | 13:35
Ex-jogador do Corinthians, Felipe busca fazer história em clube europeu: "Momento diferente"
20 Ago 2025 | 12:23