Futebol

Apenas cinco times na história conseguiram o que Corinthians precisa na Libertadores

A partida de volta contra o Barcelona de Guayaquil será realizada na próxima quarta-feira (12), às 21h30, na Neo Química Arena

Desde o início da Libertadores, em 1960, apenas cinco clubes conseguiram reverter uma desvantagem de pelo menos três gols - Foto: Divulgação/Libertadores
Desde o início da Libertadores, em 1960, apenas cinco clubes conseguiram reverter uma desvantagem de pelo menos três gols - Foto: Divulgação/Libertadores

  |

Icon Comentário0

A derrota por 3 a 0 para o Barcelona de Guayaquil, na última quarta-feira (5), complicou a situação do Corinthians na terceira fase preliminar da Libertadores. Agora, para garantir sua vaga na fase de grupos do torneio continental, o time precisará reverter um placar que poucas equipes conseguiram superar ao longo da história da competição.


Desde o início da Libertadores, em 1960, apenas cinco clubes conseguiram reverter uma desvantagem de pelo menos três gols em confrontos eliminatórios: Sporting Cristal (Peru), Cerro Porteño (Paraguai), Bolívar (Bolívia), Universidad de Chile (Chile) e River Plate (Argentina).


No entanto, todas essas viradas ocorreram nas fases finais do torneio, e nenhuma delas na etapa preliminar da competição. Caso o Corinthians consiga esse feito, será o primeiro time a protagonizar uma remontada desse porte na pré-Libertadores.


As viradas épicas na história da Libertadores

A primeira reviravolta desse tipo aconteceu em 1993, quando o Sporting Cristal perdeu por 3 a 0 para o El Nacional (Equador), mas devolveu o placar com juros no jogo de volta, vencendo por 4 a 0 e garantindo a classificação.


Seis anos depois, em 1999, o Cerro Porteño repetiu o feito contra o Estudiantes de Mérida (Venezuela). Após ser derrotado por 3 a 0 no primeiro jogo, o time paraguaio goleou por 4 a 0 em casa e avançou às semifinais.

Já em 2000, foi a vez do Bolívar conseguir um feito semelhante. Depois de perder para o Nacional (Uruguai) por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final, os bolivianos devolveram o placar no jogo de volta e garantiram a classificação nos pênaltis.

O ano de 2012, quando o Corinthians conquistou sua única Libertadores, também teve uma virada impressionante. Nas oitavas de final daquela edição, a Universidad de Chile perdeu o primeiro jogo por 4 a 1 para o Deportivo Quito, mas se recuperou de forma avassaladora, aplicando um 6 a 0 e avançando para as quartas.

O caso mais recente de uma virada histórica na Libertadores aconteceu em 2017. O River Plate, considerado favorito, sofreu uma surpreendente derrota por 3 a 0 para o Jorge Wilstermann (Bolívia) no jogo de ida. No entanto, os argentinos deram a resposta no Monumental de Núñez, goleando por 8 a 0 e garantindo vaga nas semifinais.

A esperança do Corinthians na Neo Química Arena

Um fator comum entre todas essas viradas históricas é que as equipes que conseguiram a reviravolta jogaram a partida decisiva em casa. O Corinthians, portanto, também contará com o apoio da Fiel Torcida para tentar um feito inédito na pré-Libertadores.

A partida de volta contra o Barcelona de Guayaquil será realizada na próxima quarta-feira (12), às 21h30, na Neo Química Arena. Para garantir a classificação, o Timão precisa vencer por quatro gols de diferença. Caso vença por três gols, a decisão será nos pênaltis.


Futebol

Corinthians ou Ceará? Pedro Raul comenta sobre futuro dele para a próxima temporada

Atacante concedeu entrevista para o Zona Mista, do 'UOL Esporte' e falou sobre sua situação contratual, já que fica no time cearense até o final do ano

Corinthians ou Ceará? Pedro Raul comenta sobre futuro dele para a próxima temporada - Foto: THIAGO GADELHA / SVM
Corinthians ou Ceará? Pedro Raul comenta sobre futuro dele para a próxima temporada - Foto: THIAGO GADELHA / SVM

  |

Icon Comentário0

Após saída do Corinthians para o Ceará, o atacante Pedro Raul voltou a ser o fazedor de gols que o fez ser artilheiro do Campeonato Brasileiro pelo Goiás, recentemente. Em entrevista para o jornalista André Hernan, do 'UOL Esporte', o jogador do time cearense falou sobre o seu futuro para a próxima temporada.


Corinthians ou Ceará? Pedro Raul comenta sobre futuro dele para a próxima temporada


"Quase trabalhei junto com o Dorival, que bom que ele assumiu lá, é um excelente treinador e tenho certeza que vai atingir os objetivos do clube com tranquilidade. Mas o meu foco agora é aqui, até o final do ano eu estou emprestado. O futuro a Deus pertence, mas até o dia 31 de dezembro eu sou Ceará." Comentou Pedro Raul, que falou também sobre o técnico Dorival Júnior, que assumiu o Corinthians.


Relação com Ramón Díaz no Corinthians

"Minha relação do dia a dia era muito mais com o Emiliano do que com o Ramón. A gente já tinha trabalhado juntos no Botafogo e depois no Vasco pegamos uma transição entre eles chegando e eu indo para o México. Mas a minha relação era muito mais com o Emiliano do que com o Ramón."


"Não tinha muito contato com o Ramón, era só oi e tchau. Já com o Emiliano tinha abertura, eu buscava saber como podia melhorar e ajudar o time. [...] Só que a característica de jogo que eles pensavam para o time pedia muito mais outro tipo de atacante do que eu. Apesar de gostar de sair da área, meu lugar é ali, mas eles precisavam de jogadores com outras características."

Atual fase do atacante

"Confiança e sequência são coisas necessárias. A posição de camisa 9 é muito peculiar porque ela precisa disso. Não é só o Pedro Raul, são inúmeros exemplos, o próprio Yuri Alberto ano passado viveu os dois lados da moeda. Então é ter essa sequência que as coisas acontecem dentro de campo."


Futebol

Vai sair? Dorival Júnior fala sobre situação de Diego Palacios no Corinthians

Após o empate do Timão contra o América de Cali, dentro de casa, na última terça-feira, o treinador foi perguntado sobre o lateral-esquerdo

Vai embora do clube do Parque São Jorge? Dorival Júnior fala sobre situação de Diego Palacios no Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Vai embora do clube do Parque São Jorge? Dorival Júnior fala sobre situação de Diego Palacios no Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

Na noite da última terça-feira (06), o Corinthians enfrentou o América de Cali, na Neo Química Arena, em partida válida pela quarta rodada da Copa Sul-Americana. O Timão acabou empatando no placar de 1 a 1, deixando o time alvinegro em situação complicada, em busca de uma vaga na próxima fase da competição continental.


Vai sair? Dorival Júnior fala sobre situação de Diego Palacios no Corinthians


Após a partida, o técnico Dorival Júnior concedeu entrevista na sala de imprensa da Neo Química Arena e comentou sobre o lateral-esquerdo Diego Palacios, que não entra em campo desde o dia 1º de fevereiro. Nesta temporada, foram apenas três partidas disputadas, todas saindo do banco de reservas, tendo totalizado apenas 38 minutos somados em campo.


"Temos quatro laterais, o Palacios é um deles. Conheço mais os outros três. Inclusive expliquei isso ao Palacios, vou optar pelos outros que conheço melhor neste momento. Estamos observando o Palacios, talvez em breve ele tenha uma oportunidade." Disse Dorival Júnior, técnico do Corinthians.

O técnico Dorival Júnior tem no Corinthians atualmente quatro laterais-esquerdos dentro do elenco, são eles: Fabrizio Angileri, Matheus Bidu, Hugo e Diego Palacios. O titular hoje tem sido o argentino, que chegou ao time no início desta temporada e foi a única contratação da primeira janela.


Próxima partida do Corinthians

Após o empate contra o América de Cali na última terça-feira, o Corinthians entra em campo no próximo sábado (10), às 18h30, contra o Mirassol, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio José Maria Campos Maia. O Timão é o oitavo da competição, enquanto o time do interior paulista é o 16º.


Futebol

Ex-Corinthians celebra vaga na final da Liga dos Campeões da Europa e cita Neymar

Final da maior competição entre clubes do mundo, será decidida entre Paris Saint-Germain e Inter de Milão e ex-atletas do Timão estarão na decisão

Ex-Corinthians celebra vaga na final da Liga dos Campeões da Europa e cita Neymar - Foto: Thomas SAMSON/AFP
Ex-Corinthians celebra vaga na final da Liga dos Campeões da Europa e cita Neymar - Foto: Thomas SAMSON/AFP

  |

Icon Comentário0

Na última quarta-feira (07), o Paris-Saint Germain derrotou o Arsenal no Estádio Parque dos Príncipes, pelo placar de 2 a 1, em partida válida pela Liga dos Campeões da Europa. Com isso, o time parisiense disputará a final da competição contra a Inter de Milão, que bateu o Barcelona por 4 a 3 na terça-feira. Na decisão, dois ex-Corinthians se enfrentarão, Carlos Augusto pela equipe italiana e Marquinhos pelo time francês.


Ex-Corinthians celebra vaga na final da Liga dos Campeões da Europa e cita Neymar


Após vencer o Arsenal, o zagueiro ex-Corinthians e atual capitão do Paris Saint-Germain Marquinhos, comentou sobre a classificação para a final da Liga dos Campeões da Europa contra a Inter de Milão. O defensor relembrou decisão de anos atrás contra o Bayern de Munique e citou Neymar e Thiago Silva.


"São títulos assim que fazem marcar cada vez mais o nome de um jogador. Eu quero marcar meu nome cada vez mais na história do PSG, para fechar com chave de ouro, um título como esse vai me colocar em outro patamar. Muitos passaram por aqui, sonhavam com esse título, eu estando nessa final penso em todos eles que sonharam com esse momento."

"A gente não pode deixar passar essa oportunidade, é tão difícil, colocar essa mentalidade na galera. Chegamos na outra vez, tantos grandes jogadores mereciam ter ganho aquela final contra o Bayern que poderiam ter gravado o nome na história, eu vou passar essa mensagem para a galera para gravarmos nossos nomes na história do clube."


"Quando tiver a oportunidade de passar uma mensagem, principalmente aos mais novos que chegaram, não sabem o quão difícil é chegar em uma final de Champions. A gente chegou até aqui com o nosso trabalho, a filosofia de jogo que estamos fazendo com nossa estratégia, não vai mudar nada agora, só passar isso para eles. Nos preparar bem até lá para conseguir esse título e deixar o nome ainda mais na história do clube. É uma partida difícil. Em uma final, são os detalhes que fazem a diferença. A Inter, taticamente, é uma equipe muito forte."

"Todos falavam do Barcelona, e a Inter foi lá com o trabalho que eles tiveram e conseguiram aproveitar as oportunidades e chegaram na final. Claro que vamos estudar para ver o que podemos aproveitar deles, mas focar na nossa filosofia, para chegar bem e com confiança nessa final."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Dorival Júnior tenta arrumar problema defensivo no Corinthians após mais um gol sofrido
Futebol

Dorival Júnior tenta arrumar problema defensivo no Corinthians após mais um gol sofrido

 

Icon Comentário0
Exames iniciais não apontam lesão grave em volante do Corinthians
Futebol

Exames iniciais não apontam lesão grave em volante do Corinthians

 

Icon Comentário0
Emprestado ao Ceará, atacante fala sobre período no Corinthians
Futebol

Emprestado ao Ceará, atacante fala sobre período no Corinthians

 

Icon Comentário0