
Basquete
|
Na tarde desta terça-feira (28), o técnico da Seleção Brasileira Masculina de basquete, Aleksandar Petrovic, convocou 12 atletas para a disputa da última janela das Eliminatórias para a Americup 2025, onde o Brasil enfrentará as seleções do Uruguai e do Panamá, nos dias 21 e 24 de fevereiro.
Convocação de Aleksandar Petrovic para as Eliminatórias da Americup 2025
Dentre os convocados pelo treinador da Seleção Brasileira, o armador do Corinthians, Elinho, está entre os 12 atletas que foram chamados. O jogador é peça importante do Timão e é um dos destaques do NBB nesta temporada, com 9.9 pontos por jogo, 5.1 rebotes por partida, além de 9.2 assistências jogo, que o colocam como melhor em média nesse quesito, no torneio nacional.
Confira a convocação da Seleção Brasileira de basquete
Yago - Estrela Vermelha-SRV
Alexey Borges - Flamengo
Elinho - Corinthians
Georginho - SESI/Franca
Kevin Crescenzi - Paulistano
Reynan - Pinheiros
Didi Louzada - SESI/Franca
Mathias Alessanco - Real Betis-ESP
Nathan Mariano - SESI/Franca
Márcio Henrique - RatioPharm Ulm-ALE
Gabriel Jaú - Kolossos-GRE
Bruno Caboclo - Hapoel Tel Aviv-ISR
Petrovic comenta sobre desfalques na Seleção
“Não quero trazer ninguém do Japão, uma viagem muito longa. Benite também está em um momento decisivo na Espanha. Vamos ter um pouco da continuidade da última janela, com muitos jovens, e também vamos ter o Yago, já que a Euroliga tem uma parada. Ele merece estar de novo com a Seleção Brasileira. E também a importante volta do Didi após lesão. É um grupo que tem qualidade de sobra para cumprir o objetivo dessa janela. Para a Americup, todos os atletas estarão disponíveis, e isso é muito importante.”
Jogos do Brasil
O Brasil vai entrar em quadra primeiro contra o Uruguai, no dia 21 de fevereiro, fora de casa, às 20h10 e no dia 24, encara o Panamá, também na casa do adversário, às 22h40. Vale ressaltar, que a Seleção Brasileira já está classificada para a Americup, que acontecerá em agosto, na Nicarágua.
Com vaga nos playoffs garantida, o Alvinegro Paulista mira em posição no Novo Basquete Brasil e busca vantagem na fase decisiva do torneio
|
O Corinthians já garantiu sua vaga nos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), mas ainda almeja melhorar sua posição na tabela para obter vantagem na próxima fase. Atualmente na 11ª colocação com 47 pontos, a equipe comandada por Jece Leite pode alcançar até 51 pontos, o que a colocaria na disputa pela oitava posição.
Para alcançar esse objetivo, o Timão precisa vencer seus dois últimos jogos da temporada regular e torcer por tropeços de adversários diretos. A equipe disputa a oitava vaga com Unifacisa, União Corinthians e São José Basketball. O Corinthians torce por uma derrota da Unifacisa, que tem apenas um jogo restante, e por duas derrotas de União Corinthians e São José.
Além das vitórias, o Corinthians precisa superar o saldo de pontos no confronto direto contra o União Corinthians. No primeiro turno, o Timão perdeu por 79 a 64, e agora precisa vencer por pelo menos 16 pontos de diferença no reencontro, que acontecerá no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge.
O próximo compromisso do Corinthians na NBB é contra o Caxias, nesta quarta-feira, 16 de abril, às 20h30 (de Brasília), no Parque São Jorge. Uma vitória é essencial para manter vivas as chances de alcançar a oitava posição.
Conquistar a oitava colocação garantiria ao Corinthians a vantagem de jogar dois dos três jogos da primeira fase dos playoffs em casa, o que pode ser decisivo na busca por uma vaga nas fases seguintes da competição.
Agora, o Corinthians soma duas vitórias consecutivas na competição e ainda se tornou, momentaneamente, o terceiro colocado na tabela geral
|
Neste domingo, 13, a equipe feminina de basquete do Corinthians bateu o Sampaio Corrêa em plena casa do rival, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. A partida era válida pela Liga de Basquete Feminino (LBF) e o placar contabilizou 87 a 84 para o Timão após cinco períodos.
Agora, o Corinthians soma duas vitórias consecutivas na competição. A equipe alvinegra havia vencido o Cerrado Basquete na última rodada, quando vinha de duas derrotas para Sodiê Mesquita e Sesi Araraquara.
Com o triunfo, o Timão ainda se tornou, momentaneamente, o terceiro colocado na tabela geral. O Sampaio Corrêa permanece na liderança mesmo com o revés - esta foi a primeira derrota do rival na atual edição da liga.
Tassia foi a cestinha da partida com 26 pontos anotados. Maria Dias também contribuiu nos quartos decisivos e somou 21. Do outro lado, o nome de destaque foi de Mari Delgado, que saiu do banco para deixar 20 pontos na partida.
O jogo teve um domínio do Corinthians na primeira etapa, entre o primeiro e segundo quarto. Em paralelo, porém, o Sampaio Corrêa cresceu no segundo tempo e conseguiu o empate nos últimos segundos. A partida terminou em 73 a 3 no tempo normal, sendo decidida no overtime.
Para manter vivo o sonho do mando de quadra nos playoffs, o clube do Parque São Jorge precisa vencer os dois jogos restantes da fase regular
|
Faltando apenas duas rodadas para o encerramento da fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025, o Corinthians já assegurou sua vaga nos playoffs. No entanto, a equipe ainda mantém esperanças de terminar entre os oito primeiros colocados, o que garantiria o mando de quadra nas oitavas de final.
A vitória por 83 a 74 sobre a Unifacisa, na última quinta-feira (10), elevou o Timão aos 47 pontos na tabela, ocupando a 11ª posição. O regulamento do NBB prevê que cada vitória rende dois pontos e cada derrota, um. Assim, o Corinthians pode chegar a um máximo de 51 pontos, número suficiente para alcançar a oitava colocação — última posição que concede vantagem como mandante na próxima fase.
Na disputa por essa vaga, o time comandado por Jece Leite enfrenta concorrência direta de três adversários: Unifacisa, União Corinthians e São José. O Pinheiros, que pode chegar ao mesmo número de pontos, tem a vantagem no critério de confronto direto, pois venceu o Corinthians nos dois jogos realizados na temporada.
Para manter vivo o sonho da oitava colocação, o clube do Parque São Jorge precisa vencer os dois jogos restantes: contra o Caxias do Sul, nesta quarta-feira (16), às 20h30, no ginásio Wlamir Marques, e depois, contra o União Corinthians, dois dias depois, também em casa.
Um ponto importante está na diferença de pontos no confronto direto contra o União Corinthians. Como o Timão foi derrotado por 79 a 64 no primeiro turno, será necessário vencer o próximo duelo por uma margem mínima de 16 pontos para reverter o critério de desempate.
Os cruzamentos dos playoffs serão definidos de acordo com a classificação final, com o primeiro enfrentando o 16º, o segundo contra o 15º, e assim por diante. O Corinthians, embora em situação delicada, ainda tem chance de garantir uma posição mais confortável no mata-mata — desde que vença seus jogos e conte com tropeços dos adversários diretos.