Clube

Augusto Melo, do Corinthians, entra com pedido para destituição de presidente do conselho

Responsável do Timão está sob alvo de impeachment e vive clima político tenso

Presidente do Corinthians, Augusto Melo, vive momento delicado no clube - Foto: Rubens Machado / Corinthians
Presidente do Corinthians, Augusto Melo, vive momento delicado no clube - Foto: Rubens Machado / Corinthians

  |

Icon Comentário0

Os bastidores do Corinthians seguem agitados com mais um capítulo da crise política que envolve o clube. Segundo apuração do site Meu Timão, o presidente Augusto Melo oficializou um pedido para a destituição de Romeu Tuma Júnior, atual presidente do Conselho Deliberativo. A solicitação será analisada pela Comissão de Ética do clube.


O embate entre os dois dirigentes ganhou força após a suspensão da votação do impeachment de Augusto Melo, realizada no último dia 20. Na ocasião, o mandatário alvinegro chegou a chamar Tuma Jr. de "ditador", alegando que ele teria conduzido o processo de forma unilateral. Agora, o pedido de afastamento foi formalizado.


Acusações e defesas


Para Augusto Melo, Romeu Tuma Júnior estaria agindo por interesses próprios na condução do processo de impeachment. No último domingo, o presidente do Timão chegou a acusá-lo de tentar articular um golpe político dentro do clube para lançar um candidato próprio à presidência. Tuma negou essa alegação em entrevista ao Meu Timão.

Em entrevista recente, o advogado de Augusto Melo, Ricardo Cury, criticou a postura do presidente do Conselho, alegando que ele não estaria garantindo um julgamento legítimo.


"O Tuma age unilateralmente. Ele nem submete a sugestão interpretativa para o colegiado do Conselho Deliberativo. Para assegurar a ampla defesa, o contraditório e a legitimidade do julgamento, ele deveria elaborar uma interpretação e submeter ao conselho para uma deliberação soberana. Ele não está fazendo isso e toda hora se vale da prerrogativa de presidente do conselho."

Situação do impeachment 

O processo de impeachment de Augusto Melo teve sua admissibilidade aprovada por 126 votos a 114. Entretanto, a votação final foi suspensa devido ao horário, e ainda não há uma data definida para sua retomada. O local da próxima reunião também segue indefinido, podendo ocorrer no Parque São Jorge, em outra dependência do clube ou até mesmo em um ambiente externo.


Clube

Augusto Melo demite superintendente de marketing do Corinthians; conselheiro vitalício assume cargo

O presidente do Corinthians demitiu Vinicius Manfredi, superintendente de marketing do Timão, e Edgard Soares, redator do pedido de impeachment, assume o cargo

Vinicius Manfredi, ex-superintendente de marketing do Corinthians que foi demitido nesta terça-feira - Foto: Bruno Cassucci
Vinicius Manfredi, ex-superintendente de marketing do Corinthians que foi demitido nesta terça-feira - Foto: Bruno Cassucci

  |

Icon Comentário0

O atual presidente do Corinthians, Augusto Melo, demitiu na noite da última terça-feira o superintendente de marketing do Timão, Vinicius Manfredi. A demissão vem em meio ao caos político do clube, que tem o presidente pressionado pelo Conselho Deliberativo e pela torcida após a reprovação das contas de 2024. Esta é a segunda alteração na posse do cargo, que já contou com Sérgio Moura durante parte de 2024, que foi demitido do clube após suspeitas no caso Vai de Bet.


Desta vez, o argumento da diretoria para a demissão do profissional é de redução de gastos. Além de Vinicius Manfredi, ele não foi o único que deixou o cargo, visto que outros nomes da área do marketing e comunicação do clube também foram demitidos esta semana. Esta foi a segunda passagem de Vinicius no departamento de marketing do Timão, tendo atuado anteriormente entre 2015 e 2021.


Um levantamento trazido por Luis Fabiani, setorista do Corinthians na Rádio Bandeirantes, aponta que o departamento de marketing fez R$253,7 milhões pela arrecadação de verbas de patrocínio e publicidade, mais de 20% de toda a receita do clube no ano. Agora, quem assume o cargo é Edgard Soares, conselheiro vitalício do clube, e redator do pedido de impeachment do presidente Augusto Melo.


Em entrevista ao GE no mês de abril, Edgard Soares afirmou que não mudou o posicionamento em relação ao processo de impeachment. "Era de conhecimento público que fui um dos que assinaram. Continuava achando e continuo achando isso, sim (que deve ocorrer uma investigação). Na reunião que não acabou (suspensa), você não tenha dúvida, que ouvindo e me convencido, votaria sim; ou votaria não, se não fosse convencido", afirma.

A alteração no comando do cargo aumenta também a pressão em Augusto Melo, visto que o trabalho de Vinicius Manfredi era bem avaliado internamente, e se tratava de um profissional renomado e com experiência na área, e atuando no Corinthians. A posse de um conselheiro vitalício fez alguns torcedores e jornalistas alegarem que a decisão foi puramente política, o que gerou diversas críticas.



Clube

Corinthians demite chefes do comercial e do marketing e gera revolta no clube

Dupla era elogiada pelo trabalho desempenhado, tendo conseguido fechar importantes contratos de patrocínio recentemente para o clube

Vinicius chefiava o marketing do Corinthians desde junho do ano passado e Sandor estava no Timão desde maio de 2022 | Divulgação/Corinthians
Vinicius chefiava o marketing do Corinthians desde junho do ano passado e Sandor estava no Timão desde maio de 2022 | Divulgação/Corinthians

  |

Icon Comentário0

O Corinthians demitiu dois importantes executivos na tarde desta terça-feira, 29. Empossado no começo do mês, o diretor de marketing Edgard Soares decidiu desligar os superintendentes de marketing, Vinicius Manfredi, e comercial, Sandor Romanelli.


A decisão gerou indignação nos funcionários dos departamentos, que veem o ato como uma medida política e não técnica. Até a chegada de Edgard Soares, Vinicius Manfredi e Sandor Romanelli comandavam as suas respectivas áreas, sem ter um diretor estatutário acima deles.


A dupla era elogiada pelo trabalho desempenhado, tendo conseguido fechar importantes contratos de patrocínio recentemente, tais como da Esportes da Sorte, Appgás e Elétrica AREA. Vinicius chefiava o marketing do Corinthians desde junho do ano passado. Já Sandor estava no Timão desde maio de 2022.


A gestão do presidente Augusto Melo está estremecida após a reprovação das contas do Corinthians referentes ao exercício de 2024 pelo Conselho Deliberativo, principalmente pelo expressivo aumento da dívida corinthiana, que subiu R$ 829 milhões em comparação a 2023.

Presidente do Conselho Deliberativo, Tuma Júnior, enfatizou que, apesar da reprovação das contas, ainda não há uma definição sobre a aplicação de penalidades, pois é necessário aguardar a conclusão dos processos internos e possíveis investigações.



Clube

Gaviões publica terceira nota oficial do dia cobrando atitude de todos os sócios do Corinthians

Ao todo, a Gaviões da Fiel fez hoje três publicações diferentes, exigindo explicações do atual presidente Augusto Melo, e cobrando o Conselho Deliberativo

A principal torcida organizada do Corinthians cobrou uma participação mais exigente do sócio na política do clube - Foto: Reprodução
A principal torcida organizada do Corinthians cobrou uma participação mais exigente do sócio na política do clube - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após críticas contundentes à gestão do presidente Augusto Melo e ao Conselho Deliberativo do Corinthians, a Gaviões da Fiel publicou uma terceira nota oficial direcionada aos sócios do clube. A torcida organizada pede que  os associados se engajem mais ativamente nas questões políticas do clube, enfatizando a importância de uma participação contínua e consciente, além dos períodos eleitorais.


"Os milhares de sócios que pagam suas mensalidades não precisam esperar os quatro anos para ter participação nas questões políticas, onde muitas vezes, só são percebidos em época de eleição. Agora, mais do que nunca, precisam agir e fazer valer desse direito conquistado, inclusive, para mostrar aos demais torcedores, que vocês não possuem o título de associado por interesses políticos, para obter pagamento de mensalidade em pré-eleição ou demais benefícios dentro do clube em troca de voto.", afirma um trecho da nota publicada no Instagram.


A Gaviões da Fiel destaca a necessidade de uma reforma estatutária profunda que promova uma gestão profissional e transparente no Corinthians. A torcida acredita que a participação ativa dos sócios é fundamental para resgatar a essência do clube e afastá-lo de jogos políticos que têm prejudicado sua administração.


"Queremos construir juntos com vocês um diálogo e uma nova proposta de administração para o Corinthians, que respeite a voz do nosso povo e que apresente uma reforma estatutária profunda na busca por uma gestão profissional, transparente e à altura do Corinthians. [...] Não podemos permitir que o nosso Corinthians se afaste de sua essência e siga refém de jogos políticos que só nos prejudicam a cada alteração de poder.", diz a publicação.

Por fim, a torcida organizada reafirma seu compromisso com a fiscalização das ações da diretoria e do Conselho Deliberativo, e convoca os sócios a se unirem nessa luta por um Corinthians mais ético e alinhado aos valores de sua torcida. A Gaviões da Fiel reforça que a responsabilidade pela construção de um Corinthians mais justo e transparente é coletiva, e que a mobilização dos associados é um passo importante em busca desse objetivo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Gabriel Moscardo, maior venda da história do Corinthians, vai conquistando espaço no futebol europeu
Clube

Gabriel Moscardo, maior venda da história do Corinthians, vai conquistando espaço no futebol europeu

 

Icon Comentário0
Após nota contra gestão Augusto Melo, Gaviões da Fiel critica Conselho Deliberativo do Corinthians
Clube

Após nota contra gestão Augusto Melo, Gaviões da Fiel critica Conselho Deliberativo do Corinthians

 

Icon Comentário0
Conselho Deliberativo do Corinthians reprova contas de 2024; dívida aumentou em R$829 milhões
Clube

Conselho Deliberativo do Corinthians reprova contas de 2024; dívida aumentou em R$829 milhões

 

Icon Comentário0