Futebol

Com Augusto Melo, Corinthians troca de técnico a cada cinco meses

Em pouco mais de um ano de mandato, o clube já passou por três treinadores efetivos e um interino, revelando uma média preocupante

Corinthians demitiu o técnico argentino Ramón Díaz nesta quinta-feira (17), após críticas ao rendimento do time - Foto: Reprodução
Corinthians demitiu o técnico argentino Ramón Díaz nesta quinta-feira (17), após críticas ao rendimento do time - Foto: Reprodução

18 Abr 2025 | 10:16 |

Icon Comentário0

Desde que assumiu a presidência do Corinthians, em janeiro de 2024, Augusto Melo tem enfrentado dificuldades para manter uma estabilidade no comando técnico da equipe principal. Em pouco mais de um ano de mandato, o clube já passou por três treinadores efetivos e um interino, revelando uma média preocupante de um técnico a cada cinco meses.


A turbulência começou antes mesmo da posse oficial do presidente. Durante a campanha eleitoral, Augusto fez críticas públicas a Mano Menezes, que comandava o time naquele momento. Apesar disso, o treinador iniciou a temporada respaldado por um contrato longo, de 27 meses. A relação, no entanto, era desgastada internamente, e uma sequência de maus resultados no Campeonato Paulista resultou na saída precoce do técnico.


Na tentativa de substituir Mano, Augusto Melo se aproximou de Márcio Zanardi, que na época dirigia o São Bernardo. O acerto foi barrado por uma restrição do regulamento do Paulistão, que impede um treinador de comandar dois clubes na mesma edição do torneio.


A escolha seguinte foi pelo português António Oliveira, que teve um início animador, incluindo um empate expressivo contra o Palmeiras. Ele ficou à frente do time em 29 partidas, com 12 vitórias, nove empates e oito derrotas, o que representou um aproveitamento de 51,7%. Apesar do desempenho defensivo satisfatório, a queda de rendimento no início do Brasileirão resultou em nova mudança no comando técnico.

Durante o período de indefinição, o time foi liderado interinamente por Raphael Laruccia, vindo das categorias de base. A diretoria ainda cogitou o retorno de Fábio Carille, mas acabou fechando com o argentino Ramón Díaz, que estava livre no mercado.


Ramón teve números consistentes à frente do Timão. Foram 60 partidas, 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, com 94 gols marcados e 62 sofridos. O time ficou 20 jogos sem sofrer gols e ainda encerrou um jejum de seis anos sem títulos ao conquistar o Campeonato Paulista de 2025. Mesmo assim, a má fase após o Estadual encerrou sua passagem no clube.

Agora, o Corinthians volta ao mercado em busca de um novo comandante. Dorival Júnior, recentemente desligado da Seleção Brasileira, é o principal nome na mira da diretoria. Tite, ídolo da torcida e multicampeão pelo clube, é citado como alternativa caso o plano A não se concretize.


Futebol

Gil Vicente quer goleiro do Corinthians para suprir possível saída de Andrew

Clube português está prestes a perder o seu titular para um clube brasileiro, nesta primeira janela de transferências e mira arqueiro do Timão

Com Andrew deixando o clube, o Gil Vicente está de olho em arqueiro do Corinthians para esta janela - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Com Andrew deixando o clube, o Gil Vicente está de olho em arqueiro do Corinthians para esta janela - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

10 Jan 2026 | 09:40 |

Icon Comentário0

Com Andrew, goleiro titular do Gil Vicente, de Portugal, prestes a retornar ao futebol brasileiro, por estar sendo disputado por Botafogo e Flamengo, o time português mira um outro arqueiro para esta primeira janela de transferências e segundo as informações do jornalista André Hernan, da ESPN Brasil, Matheus Donelli está na mira da equipe lusitana.


Gil Vicente quer goleiro do Corinthians para suprir possível saída de Andrew


Andrew tem contrato até junho deste ano e pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Cada vez mais perto do Flamengo, segundo as últimas informações, o Gil Vicente quer contratar logo um goleiro para ser o substituto do titular, que deve sair no meio do ano, assim que o seu vínculo se encerrar.


O Gil Vicente quer Matheus Donelli para a próxima temporada, principalmente pelo fato do jogador estar na lista de empréstimo e o Corinthians está aberto também para uma possível venda do goleiro, que teve as suas oportunidades na última temporada, mas não passou confiança ao técnico Dorival Júnior.

Matheus Donelli não faz parte dos planos de Dorival Júnior


Após a lesão de Hugo Souza na fase de mata-mata do Campeonato Paulista, após a final contra o Palmeiras, o goleiro precisou ficar um tempo fora para tratar da lesão e Matheus Donelli assumiu o gol corinthiano, porém, o jogador foi bastante criticado e foi apontado como culpado por alguns gols sofridos do Corinthians, o que fez a diretoria e a comissão técnica apostar em Felipe Longo.

Matheus Donelli foi colocado na lista de dispensa pelo Corinthians, mas não houve avanços por uma venda do jogador no meio da última temporada. O goleiro de 23 anos tem contrato até junho de 2028 e espera receber oportunidades de uma outra equipe. O jovem está entre os nomes observados pelo Gil Vicente.


Futebol

Marcelo Paz confia em maior venda da história do Corinthians nesta temporada: "Marca forte"

Executivo de futebol do Timão foi apresentado na tarde da última sexta-feira (09) e tem nomes dentro do elenco especulados na Europa

Marcelo Paz concedeu entrevista de apresentação na última sexta-feira, como o mais novo dirigente do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Marcelo Paz concedeu entrevista de apresentação na última sexta-feira, como o mais novo dirigente do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

10 Jan 2026 | 09:30 |

Icon Comentário0

A coletiva de apresentação da última sexta-feira (09) de Marcelo Paz, que é o mais novo executivo de futebol do Corinthians, foi elogiado pelos corinthianos e por jornalistas presentes no Centro de Treinamento Joaquim Grava. Em uma de suas declarações, o dirigente revelou que acredita na maior venda da história do clube do Parque São Jorge nesta temporada.


Marcelo Paz confia em maior venda da história do Corinthians nesta temporada


Marcelo Paz falou bastante sobre chegadas e saídas no Corinthians, mas revelou que fará de tudo para vender bem os ativos do clube, tanto que comentou sobre a oferta da Lazio, da Itália, pelo atacante Yuri Alberto e criticou por ser baixo o valor entre 22 e 24 milhões de euros (R$ 137,50 e 150 milhões na cotação atual).


Marcelo Paz confia em maior venda da história do Corinthians nesta temporada: "É fazer a maior venda possível."

Marcelo Paz crê em saídas no elenco, mas reforça que a prioridade é manter os principais jogadores do Corinthians. "A ideia é manter grande parte do elenco. Mas, para equilíbrio financeiro, tem que ter venda, como qualquer clube do Brasil. A gente tem que fazer a melhor venda possível e já tendo reposição, para não ter perda técnica. Essas propostas maiores chegam para o presidente, que trata comigo."


Completou ainda o dirigente do Corinthians, durante a sua apresentação da última sexta-feira (09). "Para ter resultado esportivo, vamos manter o máximo do elenco e qualificar, mas naturalmente vendas vão ocorrer. Está previsto no orçamento. Se não vender jogador, não cumpre o orçamento."

Maior venda da história?

Marcelo Paz confia em maior venda da história do Corinthians nesta temporada. "Corinthians está numa crescente, marca forte a nível mundial, com grandes jogadores, é fazer a maior venda possível. Acredito que esse ano terá a maior venda da história do clube. Vamos esperar." Yuri Alberto, Breno Bidon, Hugo Souza e Gui Negão são os nomes mais valorizados do alvinegro paulista.


Futebol

Corinthians fará última atividade antes do duelo contra a Ponte Preta pelo Paulistão

Dorival Júnior comandará o treino deste sábado (10), no CT Joaquim Grava, visando a estreia do próximo domingo, na Neo Química Arena

O Corinthians se prepara para o jogo diante da Ponte Preta, pela primeira rodada do Paulistão - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O Corinthians se prepara para o jogo diante da Ponte Preta, pela primeira rodada do Paulistão - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

10 Jan 2026 | 09:10 |

Icon Comentário0

Neste sábado (10), o Corinthians fará a última atividade no Centro de Treinamento Joaquim Grava, visando o duelo contra a Ponte Preta, no próximo domingo (11), às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O último treino contou com a participação do atacante Yuri Alberto, que voltou de viagem da Itália, na noite da última quinta-feira (08).


Corinthians fará última atividade antes do duelo contra a Ponte Preta pelo Paulistão


Segundo o Corinthians divulgou em seu site oficial, a equipe abriu a sexta-feira (09) com um trabalho de força na academia. Após o aquecimento no gramado, o técnico Dorival Júnior aplicou um exercício tático de dez contra dez de olho na partida contra a Ponte Preta. Jogadas de bola parada ofensivas e defensivas também foram trabalhadas. Por fim, um complemento de finalizações e outro de cobranças de faltas também foi realizado.


O atacante Yuri Alberto se apresentou no Centro de Treinamento Dr. Joaquim Grava ontem pela manhã para trabalhos em dois períodos. O camisa 9 havia sido liberado pela diretoria de futebol anterior para resolução dos trâmites burocráticos para a obtenção da cidadania europeia com fins pessoais.

Yuri Alberto deve treinar neste sábado, mas não deve iniciar a partida de amanhã contra a Ponte Preta e ainda não sabe se terá condições de jogo para a estreia da equipe no Paulistão. Outros jogadores estão lesionados e não atuarão no duelo deste domingo, são os casos de Raniele, Rodrigo Garro e Memphis Depay.


José Martínez

Além dos desfalques de Raniele, Rodrigo Garro e Memphis Depay, outro jogador não ficará à disposição do técnico Dorival Júnior, que é o volante José Martínez, que tenta resolver a sua situação na Venezuela, porém, está tendo dificuldades com toda a situação política que vive o país.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians faz contraproposta depois da oferta da Lazio por Yuri Alberto
Futebol

Corinthians faz contraproposta depois da oferta da Lazio por Yuri Alberto

10 Jan 2026 | 08:42

Icon Comentário0
Corinthians comunica acerto por Ana Vitória
Futebol

Corinthians comunica acerto por Ana Vitória

10 Jan 2026 | 02:35

Icon Comentário0
Corinthians tem ‘plano B’ se Allan não for contratado – Entenda
Futebol

Corinthians tem ‘plano B’ se Allan não for contratado – Entenda

10 Jan 2026 | 01:21

Icon Comentário0