Futebol
Corinthians anuncia ex-Fortaleza para compor diretoria, após contratação de Marcelo Paz
31 Dez 2025 | 12:17
Futebol
18 Abr 2025 | 10:16 |
Desde que assumiu a presidência do Corinthians, em janeiro de 2024, Augusto Melo tem enfrentado dificuldades para manter uma estabilidade no comando técnico da equipe principal. Em pouco mais de um ano de mandato, o clube já passou por três treinadores efetivos e um interino, revelando uma média preocupante de um técnico a cada cinco meses.
A turbulência começou antes mesmo da posse oficial do presidente. Durante a campanha eleitoral, Augusto fez críticas públicas a Mano Menezes, que comandava o time naquele momento. Apesar disso, o treinador iniciou a temporada respaldado por um contrato longo, de 27 meses. A relação, no entanto, era desgastada internamente, e uma sequência de maus resultados no Campeonato Paulista resultou na saída precoce do técnico.
Na tentativa de substituir Mano, Augusto Melo se aproximou de Márcio Zanardi, que na época dirigia o São Bernardo. O acerto foi barrado por uma restrição do regulamento do Paulistão, que impede um treinador de comandar dois clubes na mesma edição do torneio.
A escolha seguinte foi pelo português António Oliveira, que teve um início animador, incluindo um empate expressivo contra o Palmeiras. Ele ficou à frente do time em 29 partidas, com 12 vitórias, nove empates e oito derrotas, o que representou um aproveitamento de 51,7%. Apesar do desempenho defensivo satisfatório, a queda de rendimento no início do Brasileirão resultou em nova mudança no comando técnico.
Durante o período de indefinição, o time foi liderado interinamente por Raphael Laruccia, vindo das categorias de base. A diretoria ainda cogitou o retorno de Fábio Carille, mas acabou fechando com o argentino Ramón Díaz, que estava livre no mercado.
Ramón teve números consistentes à frente do Timão. Foram 60 partidas, 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, com 94 gols marcados e 62 sofridos. O time ficou 20 jogos sem sofrer gols e ainda encerrou um jejum de seis anos sem títulos ao conquistar o Campeonato Paulista de 2025. Mesmo assim, a má fase após o Estadual encerrou sua passagem no clube.
Agora, o Corinthians volta ao mercado em busca de um novo comandante. Dorival Júnior, recentemente desligado da Seleção Brasileira, é o principal nome na mira da diretoria. Tite, ídolo da torcida e multicampeão pelo clube, é citado como alternativa caso o plano A não se concretize.
Treinador não teve uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, mas conquistou o título da Copa do Brasil sobre o Vasco, em pleno Estádio do Maracanã
31 Dez 2025 | 13:20 |
Apesar da campanha ruim no Campeonato Brasileiro deste ano, o Corinthians finalizou a temporada com o título da Copa do Brasil, em cima do Vasco, em pleno Estádio do Maracanã e o jornalista do portal 'UOL Esporte', Danilo Lavieri, exaltou o trabalho do técnico Dorival Júnior a frente do alvinegro paulista.
Mesmo com todas as dificuldades ao longo desta temporada, o Corinthians terminou o ano com o título do Campeonato Paulista sobre o Palmeiras e conquistou a Copa do Brasil sobre o Vasco. Com isso, o técnico Dorival Júnior se tornou o maior vencedor da competição, ao lado de Luis Felipe Scolari.
O jornalista Danilo Lavieri elogia trabalho do técnico Dorival Júnior pelo Corinthians: "Dorival conseguiu blindar todo o elenco dessa turbulência."
Mesmo com todas as dificuldades, o Corinthians encerrou o ano com dois títulos importantes na temporada. "O grande mérito do Dorival foi isolar o Corinthians de toda a crise externa: econômica, com transfer ban e atrasos de salários, e política, com escândalos para lá e para cá. Dorival conseguiu blindar todo o elenco dessa turbulência."
Prosseguiu ainda o jornalista Danilo Lavieri, para o programa 'UOL News Esporte', exaltando o trabalho do técnico do Corinthians. "Dentro de campo, ele sabe olhar e se adaptar principalmente aos desafios que o adversário propõe. Na final da Copa do Brasil, ele foi ao Maracanã para aproveitar a hora na qual o Vasco errasse. Foi o que ele fez."
Danilo Lavieri ainda comparou o trabalho de Dorival Júnior com o de Rafael Guanaes no Mirassol. "Na comparação, o trabalho do [Rafael] Guanaes [técnico do Mirassol] foi mais difícil do que o do Dorival. Mas a partir do momento em que ele conquista quatro Copas do Brasil, temos que lhe dar o mérito de saber olhar e identificar o ponto fraco do adversário."
Jogador já não podia jogar de forma preventiva, mas agora, órgão responsável colocou pena em definitivo; atacante tem contrato com o São Bernardo
31 Dez 2025 | 13:09 |
O atacante Léo Jabá, revelado pelo Corinthians e com passagem pelo Vasco, foi suspenso por quatro anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) após ser flagrado em exame antidoping. O teste positivo ocorreu em partida do São Bernardo contra o Corinthians, válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2025.
O exame apontou a presença de duas substâncias proibidas, norandrosterna e noretiocolanolona, identificadas como esteroides anabolizantes. Desde março, o jogador já cumpria suspensão preventiva e agora terá de ficar afastado até 16 de março de 2029. A decisão segue os protocolos da Agência Mundial Antidoping (WADA), mas ainda cabe recurso por parte do atleta.
Aos 27 anos, Léo Jabá enfrenta um dos momentos mais delicados de sua carreira. Formado no Terrão, ele ganhou destaque no Corinthians antes de ser negociado para o futebol europeu, onde atuou pelo PAOK, da Grécia. No Brasil, também vestiu a camisa do Vasco, mas vinha defendendo o São Bernardo no Paulistão.
A suspensão de quatro anos praticamente inviabiliza um retorno em alto nível para o ex-Corinthians, já que o jogador estará próximo dos 31 anos quando puder voltar a atuar. Na suspensão preventiva na época, Léo Jabá havia declarado que pretendia recorrer da decisão.
Embora a pena seja em definitivo, Léo Jabá pode recorrer da sentença. Isso porque ele tem duas opções. O próprio TJD-AD, órgão que aplicou a suspensão ao jogador. Lá ele pode pedir uma redução ou até mesmo a sua suspensão.
Existe ainda a Corte Arbitral do Esporte (CAS/TAS), que é a última instância para disputas de doping além de regulamentos esportivos. Ela é reconhecida pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) e também pela FIFA. Ao que tudo indica, a suspensão do ex-Corinthians ainda terá mais alguns capítulos.
Meia-atacante do Botafogo tem a intenção de permanecer no time carioca, mas vê equipe alvinegra disposta a negociar o atleta na próxima temporada
31 Dez 2025 | 12:35 |
O Corinthians é uma das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, que buscam a contratação do venezuelano Jefferson Savarino para a próxima temporada. O Botafogo segue conversando com os times que desejam o meia-atacante, porém, tem feito jogo duro para negociar o atleta, que tem contrato até dezembro de 2028. Segundo as informações do jornalista Kaliel Dorneles, da Band, o Grêmio desistiu de ter o camisa 10 botafoguense em 2026.
Com a chegada do técnico português Luís Castro, o Grêmio chegou a sonhar com a contratação de Jefferson Savarino, porém, o clube gaúcho avaliou o custo total da operação e com a soma da taxa de transferência mais o salário do jogador venezuelano, o tricolor preferiu não prosseguir com as negociações. Corinthians e São Paulo seguem de olho.
Para o Corinthians, as negociações estão acontecendo, porém, o clube do Parque São Jorge não pode inscrever jogadores, devido ao transfer ban sofrido ainda em agosto do ano passado, por conta disso, a diretoria do Parque São Jorge ainda busca resolver a situação, para que possa reforçar o time.
A princípio, a negociação envolvendo Savarino e o Corinthians, só caminho em uma possível troca de jogadores. O Botafogo demonstrou interesse em dois atletas do Corinthians, são eles o volante Raniele e o zagueiro Gustavo Henrique. Titulares absolutos do Timão, o clube do Parque São Jorge não tem o interesse em se desfazer de nenhum desses dois atletas e pode oferecer o defensor Félix Torres, que está encostado pelo alvinegro paulista.
Savarino não tem a intenção de deixar o Botafogo na temporada de 2026, porém, tanto o Corinthians como o São Paulo sonham com o jogador venezuelano e uma troca é bem vista por ambas as diretorias, com o tricolor do Morumbi tendo vantagem, por não tem empecilho para contratar o atleta.
Corinthians anuncia ex-Fortaleza para compor diretoria, após contratação de Marcelo Paz
31 Dez 2025 | 12:17
Corinthians endurece discurso e promete ‘jogo duro’ por Breno Bidon no mercado
31 Dez 2025 | 12:03
Corinthians pode ganhar valor milionário em uma possível venda de Wesley para o Benfica
31 Dez 2025 | 11:54