Futebol

Com Augusto Melo, Corinthians troca de técnico a cada cinco meses

Em pouco mais de um ano de mandato, o clube já passou por três treinadores efetivos e um interino, revelando uma média preocupante

Corinthians demitiu o técnico argentino Ramón Díaz nesta quinta-feira (17), após críticas ao rendimento do time - Foto: Reprodução
Corinthians demitiu o técnico argentino Ramón Díaz nesta quinta-feira (17), após críticas ao rendimento do time - Foto: Reprodução

18 Abr 2025 | 10:16 |

Icon Comentário0

Desde que assumiu a presidência do Corinthians, em janeiro de 2024, Augusto Melo tem enfrentado dificuldades para manter uma estabilidade no comando técnico da equipe principal. Em pouco mais de um ano de mandato, o clube já passou por três treinadores efetivos e um interino, revelando uma média preocupante de um técnico a cada cinco meses.


A turbulência começou antes mesmo da posse oficial do presidente. Durante a campanha eleitoral, Augusto fez críticas públicas a Mano Menezes, que comandava o time naquele momento. Apesar disso, o treinador iniciou a temporada respaldado por um contrato longo, de 27 meses. A relação, no entanto, era desgastada internamente, e uma sequência de maus resultados no Campeonato Paulista resultou na saída precoce do técnico.


Na tentativa de substituir Mano, Augusto Melo se aproximou de Márcio Zanardi, que na época dirigia o São Bernardo. O acerto foi barrado por uma restrição do regulamento do Paulistão, que impede um treinador de comandar dois clubes na mesma edição do torneio.


A escolha seguinte foi pelo português António Oliveira, que teve um início animador, incluindo um empate expressivo contra o Palmeiras. Ele ficou à frente do time em 29 partidas, com 12 vitórias, nove empates e oito derrotas, o que representou um aproveitamento de 51,7%. Apesar do desempenho defensivo satisfatório, a queda de rendimento no início do Brasileirão resultou em nova mudança no comando técnico.

Durante o período de indefinição, o time foi liderado interinamente por Raphael Laruccia, vindo das categorias de base. A diretoria ainda cogitou o retorno de Fábio Carille, mas acabou fechando com o argentino Ramón Díaz, que estava livre no mercado.


Ramón teve números consistentes à frente do Timão. Foram 60 partidas, 31 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, com 94 gols marcados e 62 sofridos. O time ficou 20 jogos sem sofrer gols e ainda encerrou um jejum de seis anos sem títulos ao conquistar o Campeonato Paulista de 2025. Mesmo assim, a má fase após o Estadual encerrou sua passagem no clube.

Agora, o Corinthians volta ao mercado em busca de um novo comandante. Dorival Júnior, recentemente desligado da Seleção Brasileira, é o principal nome na mira da diretoria. Tite, ídolo da torcida e multicampeão pelo clube, é citado como alternativa caso o plano A não se concretize.


Futebol

Corinthians anuncia novo empréstimo de Diego Palacios e alivia folha salarial

Lateral-esquerdo estava atuando no Kaparty Lviv, da Ucrânia, mas acabou fechando com uma equipe da América do Sul, neste início de ano

Diego Palacios fecha com nova equipe para esta temporada de 2026 e o Corinthians divulga novo time do atleta - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Diego Palacios fecha com nova equipe para esta temporada de 2026 e o Corinthians divulga novo time do atleta - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

21 Jan 2026 | 13:25 |

Icon Comentário0

Emprestado pelo Kaparty Lviv, da Ucrânia, até o meio deste ano, o lateral-esquerdo Diego Palacios não permaneceu no time europeu e já anunciou uma nova equipe para a temporada de 2026. O Corinthians divulgou que emprestou o equatoriano para a Universidad Católica do Equador.


Corinthians anuncia novo empréstimo de Diego Palacios e alivia folha salarial


Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira (21), o Corinthians divulgou o valor que economizará com a saída de Diego Palacios e anunciou que emprestará o atleta para a Universidad Católica do Equador.


Nota oficial do Corinthians sobre Diego Palacios na Universidad Católica do Equador: "O Sport Club Corinthians Paulista informa que estendeu o empréstimo do lateral-esquerdo Diego Palacios. Ele deixará o Karpaty da Ucrânia para atuar pela Universidad Católica do Equador até o final de 2026. Com o empréstimo do atleta até o final do ano, o Corinthians gera uma economia de R$ 2.600.000,00 em folha."

Diego Palacios no Karpaty Lviv


Desde que chegou no Karpaty Lviv, o lateral-esquerdo Diego Palacios teve a oportunidade de atuar em 18 partidas, porém, o equatoriano disputou apenas duas partidas, o que fez a equipe ucraniana devolver o atleta para o Corinthians, na qual decidiu rapidamente achar um novo clube para o jogador.

Contrato de Diego Palacios no Corinthians

Diego Palacios tem contrato com o Corinthians até dezembro de 2027 e dificilmente terá o seu contrato renovado no clube do Parque São Jorge. O equatoriano teve lesões sérias no alvinegro paulista, o que fez o time não aproveitar mais o jogador, que chegou a ser quarta opção do elenco corinthiano.


Futebol

José Martínez se manifesta em nota oficial após demora na reapresentação ao Corinthians

Volante venezuelano é esperado até o próximo final de semana e não vai participar do clássico da próxima quinta-feira (22), contra o Santos

José Martínez fala pela primeira vez nas redes sociais, depois de não retornar ao Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
José Martínez fala pela primeira vez nas redes sociais, depois de não retornar ao Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

21 Jan 2026 | 13:10 |

Icon Comentário0

Após não se reapresentar junto com o elenco do Corinthians e perder três partidas do Campeonato Paulista, mais uma série de atividades neste início de temporada, o volante José Martínez se manifestou nas redes sociais pela primeira vez, depois de ainda estar na Venezuela, onde busca resolver o problema do visto de trabalho.


José Martínez se manifesta em nota oficial após demora na reapresentação ao Corinthians


O volante venezuelano espera retornar em breve ao Brasil, para iniciar os trabalhos no Centro de Treinamento Joaquim Grava e explicou os motivos para o atraso, revelando que está fazendo os treinos individuais, para estar bem fisicamente. Veja a publicação do volante José Martínez, falando sobre a não reapresentação no Corinthians até agora.


José Martínez se manifesta em nota oficial após demora na reapresentação ao Corinthians: "Espero que essa situação seja regularizada logo."

José Martínez divulgou uma nota oficial em relação ao que vem sendo veiculado pela imprensa. "Escrevo essa nota para me posicionar a respeito das diversas matérias que estão sendo veiculadas no Brasil a meu respeito.


Inicio explicando: sou venezuelano e, recentemente, meu país passou por um processo de ruptura inesperada no Governo. Isso, é claro, dificulta o acesso a serviços básicos prestados pelos órgãos da Venezuela, o que vem atrasando a possibilidade de renovação de meu passaporte.

Além de ser um documento de viagem, meu passaporte é o que me dá direito a atuar no Brasil, com meu visto de trabalho, e viajar internacionalmente para defender a camisa do Corinthians.

Sou um empregado do Corinthians, clube que defendo com toda a minha raça e amor, time pelo qual eu subo aos gramados mesmo quando as dores me afastariam dele. Estaria muito mais feliz se tivesse iniciado a temporada junto aos meus companheiros, treinando, defendendo essas cores e ajudando o Timão a conquistar vitórias e títulos. Mas por motivos já explicados, hoje eu não consigo fazer isso.

Deixo claro que a comissão técnica e diretoria do Corinthians têm total ciência de todos os passos que estou tomando, por meio de contatos frequentes e sempre respondidos por mim. Espero que essa situação seja regularizada logo. Sinto falta do "Bando de Loucos" gritando na Neo Química Arena lotada. Em breve estarei de volta a fazer o que mais amo por esse gigante clube."


Futebol

Corinthians entra na briga com times europeus pela contratação de Cuiabano

Lateral-esquerdo vem recebendo poucas oportunidades no Nottingham Forest e a diretoria tenta reforçar a posição, após Angileri ficar distante de permanência

Corinthians tenta Cuiabano neste início de temporada, mas vê concorrência forte pelo jogador - Foto: Vitor Silva/Botafogo FR
Corinthians tenta Cuiabano neste início de temporada, mas vê concorrência forte pelo jogador - Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

21 Jan 2026 | 12:55 |

Icon Comentário0

Após as negociações não avançarem entre Corinthians e Fabrizio Angileri, a diretoria do Corinthians está atrás de um jogador para a posição e brigar com Matheus Bidu. Segundo as informações do jornalista Samir Carvalho, do canal Café do Setorista, no YouTube, o Timão está interessado em contratar o lateral-esquerdo Cuiabano, que está atualmente no Nottingham Forest, da Inglaterra.


Corinthians entra na briga com times europeus pela contratação de Cuiabano


Apesar do Corinthians estar interessado na contratação de Cuiabano, a contratação é vista como difícil, pelo fato de outros clubes também buscarem se reforçar com o ex-jogador do Botafogo, na qual teve destaque e foi importante na campanha dos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2024.


O Corinthians tem concorrência forte de um time brasileiro e de outras equipes do futebol europeu. O Vasco aparece como uma opção para Cuiabano, mesmo com forte identificação com o Botafogo, além disso, o site britânico 'The Athletic, destaca o interesse do Rio Ave, de Portugal e também do Olympiacos, da Grécia.

De acordo com portais, o Nottingham Forest não pretende vender Cuiabano de momento e pode emprestar o jogador. Vale ressaltar, que o jogador poderia priorizar um retorno para o Botafogo, porém, o clube carioca não pode registrar atletas no momento, por ter sofrido um transfer ban, por falta de pagamento na contratação de Thiago Almada.


Corinthians de olho em laterais-esquerdos

Como o Corinthians não deve renovar o contrato de Fabrizio Angileri, mesmo com o argentino tendo uma proposta na mesa, a diretoria corinthiana vê a possibilidade de reforçar a posição, já que tem apenas Matheus Bidu e Hugo, que tem poucas oportunidades com o técnico Dorival Júnior e vem tendo dificuldades para ter uma sequência, desde que chegou ao alvinegro.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Zagueiro do Corinthians está na mira de gigante inglês
Futebol

Zagueiro do Corinthians está na mira de gigante inglês

21 Jan 2026 | 11:57

Icon Comentário0
Corinthians tenta a contratação de atacante do Atlético Mineiro
Futebol

Corinthians tenta a contratação de atacante do Atlético Mineiro

21 Jan 2026 | 12:33

Icon Comentário0
Ex-atacante do Corinthians, Ángel Romero entra na mira de time argentino
Futebol

Ex-atacante do Corinthians, Ángel Romero entra na mira de time argentino

21 Jan 2026 | 11:39

Icon Comentário0