
Futebol
Corinthians vai em busca de primeira vitória contra equipes do G10 no BrasileirãoCorinthians vai em
Futebol
|
O Corinthians deu sequência na manhã desta quinta-feira, 5, à preparação durante a Data Fifa. O elenco trabalhou no CT Dr. Joaquim Grava de olho no jogo contra o Grêmio, que acontece no dia 12, às 20h, na Arena do Grêmio, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.
As atividades começaram no Campo 1, com um trabalho de força comandado pela equipe de preparação física. Depois, os jogadores participaram do aquecimento e de um exercício de ataque contra defesa em superioridade numérica.
No Campo 2, o técnico Dorival Júnior conduziu uma atividade tática de enfrentamento, ajustando posicionamento e movimentações. Para encerrar, os atletas realizaram complementos específicos por posição.
O treino contou novamente com a presença de jovens das categorias de base do clube: os goleiros Cadu (2005) e Gustavo Milani (2009); o zagueiro Gama (2008); os meio-campistas Bahia (2006) e Dieguinho (2007); e os atacantes Gui Negão (2007), Kauê Furquim (2009) e Nicollas (2008).
O Corinthians volta a treinar na manhã desta sexta-feira, 6, dando continuidade à preparação para o duelo em Porto Alegre. Os treinamentos seguem acontecendo sem alguns jogadores que estão representando as suas seleções nesta Data Fifa.
Sem poder contar com o camisa 9, o treinador Dorival analisa opções no elenco enquanto a torcida define sua preferência por um nome que busca mais minutos
|
Após a derrota no clássico diante do São Paulo, o técnico Dorival Júnior comentou a dificuldade em montar o ataque do Corinthians sem Yuri Alberto, fora por tempo indeterminado. A ausência do principal goleador abriu espaço para debates sobre quem deve assumir a posição de centroavante no elenco alvinegro.
Em enquete realizada pelo portal Meu Timão, Gui Negão foi o escolhido por 24,4% dos torcedores como o melhor substituto para Yuri. O espanhol Héctor Hernández apareceu logo em seguida com 23,4%. Também foram lembrados Kayke (18,2%), Talles Magno (14,4%) e Romero (12,9%).
Gui Negão, de 18 anos, já soma algumas participações no Brasileirão. Ele entrou no decorrer das partidas contra Red Bull Bragantino e São Paulo, e foi titular diante do Ceará. Promovido ao elenco principal por Dorival, o atacante segue sendo utilizado nos treinamentos.
Formado na base do Corinthians, Guilherme Inácio chegou ao clube em 2016 pelo futsal e depois migrou para o campo. No Sub-20, disputou o Brasileirão da categoria e a Copinha de 2025, onde marcou dois gols. Ao todo, soma 99 jogos e 24 gols nas categorias inferiores.
A estreia de Gui no time principal foi em junho, contra o Vitória. Após a pausa para o Mundial de Clubes, foi definitivamente integrado ao elenco profissional. O atacante pode ganhar nova oportunidade nesta quarta-feira, contra o Cruzeiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pressionado pelos negativos resultados recentes, o Timão encara nesta quarta o ataque mais eficiente do campeonato em sua arena
|
O Corinthians enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 19h30, na Neo Química Arena, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista busca recuperação após derrota no Majestoso e terá pela frente o líder da competição, que possui o melhor ataque da Série A.
Com 27 gols marcados em 15 jogos, o Cruzeiro tem média de 1,8 por partida e lidera o torneio com 33 pontos. O atacante Kaio Jorge, com 12 gols, é o artilheiro da equipe mineira e também do Brasileirão. O time comandado por Nicolás Larcamón soma dez vitórias, três empates e duas derrotas até o momento.
A última derrota do Cruzeiro no campeonato aconteceu em abril, contra o Red Bull Bragantino. Desde então, a equipe engatou uma sequência de dez jogos de invencibilidade, com oito vitórias e dois empates. O clube também se destaca como melhor mandante e terceiro melhor visitante da competição.
Para o confronto, o Corinthians terá o desafio de conter o ímpeto ofensivo do adversário mesmo com números desfavoráveis. A equipe tem a quinta defesa mais vazada do campeonato, com 19 gols sofridos, atrás apenas de Fortaleza, Grêmio, Sport e Juventude.
Além da missão de segurar o ataque mineiro, o Corinthians precisa da vitória para se aproximar do G6. O time ocupa atualmente a décima posição na tabela. O técnico Dorival Júnior busca os três pontos para aliviar a pressão e ganhar fôlego na sequência da temporada.
Após críticas públicas de atletas e adiamento da obra no fim de 2024, equipe paulista finaliza melhorias no campo da Neo Química Arena
|
Durante a pausa no calendário entre junho e julho, o Corinthians aproveitou o período sem jogos para realizar a revitalização completa do gramado da Neo Química Arena. As imagens do processo foram divulgadas nas redes sociais do estádio e mostram o cronograma adotado na manutenção do campo.
Inicialmente prevista para o fim de 2024, a reforma foi adiada por conta das férias reduzidas entre as temporadas, o que impactou a qualidade do gramado. Ainda no Paulistão, após o jogo contra o Santos, jogadores como Hugo Souza, André Ramalho e Raniele fizeram críticas públicas ao solo do estádio.
A World Sports, empresa responsável pela manutenção, afirmou que o gramado passou por uma “situação atípica” no início de 2025, citando forte calor, chuvas e sequência de jogos como fatores que comprometeram o acompanhamento técnico da estrutura, baseada em uma “grama europeia de tecnologia única no futebol brasileiro”.
As obras começaram no dia 11 de junho, logo após Brasil x Paraguai, com a remoção do gramado e posterior adubação e germinação. Em julho, foi aplicada a técnica de stitching, costura de fibras sintéticas que reforça o solo. A etapa final teve duração de dez dias e concluiu o processo.
A estreia do novo gramado ocorreu em 13 de julho, no empate com o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão. Nesta quarta-feira (23), o Corinthians volta a atuar na Arena pela segunda vez após a revitalização, em partida contra o líder Cruzeiro, pela 16ª rodada da competição nacional.