Futebol de Base
Corinthians oficializa aditivo contratual com zagueiro e renova vínculo com atacante
08 Nov 2025 | 17:20
Futebol de Base
01 Abr 2025 | 21:55 |
A Federação Paulista de Futebol Paulista de Futebol (FPF) divulgou, nesta terça-feira, 1º, os detalhes do Campeonato Paulista Feminino Sub-20. O Corinthians esta entre os dez clubes participantes para a edição de 2025.
O torneio terá início no dia 27 de abril, com final prevista para 12 de novembro. As Brabinhas integram o Grupo 1 ao lado de São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino e Centro Olímpico. A outra chave é formada por Ferroviária, Ituano, Portuguesa, São Bento e Palmeiras.
As equipes vão se enfrentar entre si no próprio grupo em turno e returno, sendo que as quatro melhores colocadas avançam para as quartas de final. O chaveamento colocará frente a frente a primeira colocada de um grupo contra a quarta do outro grupo, e assim sucessivamente. Durante o mata-mata, a igualdade em tempo normal será decidida nos pênaltis.
Na última edição, o elenco comandado por Bia Vaz chegou até as semifinais, mas foi eliminado pelo São Paulo, que se sagrou campeão, após duas derrotas. O Timão tenta alcançar sua primeira final no torneio.
O Corinthians está em período de pré-temporada. A equipe ainda deve disputar o Brasileirão Feminino da categoria e a Copinha Feminina, que teve sua segunda edição no ano passado.
Nomes faziam parte da antiga gestão e agora saíram na administração de Osmar Stabile que tem promovido reformulações dentro do clube do Parque São Jorge
19 Nov 2025 | 09:01 |
O Corinthians realizou mudanças significativas em seu setor de formação nesta semana. A diretoria decidiu desligar três funcionários das categorias de base, medida justificada pela necessidade de redução de despesas. Os cortes ocorreram no CT Joaquim Grava e envolveram profissionais que atuavam em funções administrativas e técnicas.
Entre os demitidos está Claudinei Muza, contratado durante a gestão de Augusto Melo, quando o departamento era chefiado por Claudinei Alves. Muza exercia o cargo de gerente administrativo e acompanhava processos internos da base. Além dele, deixaram o clube Renato Barros, treinador de goleiros do sub-20, e Thiago Polletti, supervisor da categoria.
O diretor estatutário das categorias de base, Carlos Roberto Auricchio, conhecido como Nenê do Posto, explicou que a decisão foi motivada por questões financeiras. A ordem partiu da atual diretoria, presidida por Osmar Stabile, que vem promovendo ajustes estruturais desde o início do mandato.
As mudanças fazem parte de uma ampla reformulação. O Corinthians já havia dispensado diversos atletas contratados na gestão anterior e alterado cargos de liderança. Recentemente, o clube demitiu Alex Brasil e contratou Erasmo Damiani para assumir como executivo da base. Também houve troca no comando técnico: William Batista foi escolhido para dirigir o sub-20, enquanto Raphael Laruccia deixou o sub-17 para a chegada de Guilherme Nascimento.
Essas alterações refletem a estratégia da atual administração em reorganizar o setor de formação, buscando maior eficiência e controle de gastos. A base, considerada fundamental para revelar talentos e sustentar o elenco profissional, passa por ajustes que envolvem tanto a parte técnica quanto administrativa.
Com as demissões anunciadas, o Corinthians segue em processo de reestruturação, reforçando a intenção de alinhar o departamento às diretrizes financeiras e esportivas da gestão Stabile.
Após a demissão do ex-treinador da equipe Raphael Laruccia, no dia 14 de outubro, exatos um mês depois, a diretoria está perto de fechar com novo comandante
14 Nov 2025 | 18:30 |
Após a demissão do técnico Raphael Laruccia, no mês passado, depois dos resultados no Campeonato Paulista e no Brasileirão, o Corinthians está próximo de acertar com o treinador Guilherme Nascimento, para ser o novo comandante do time sub-17 do Timão. A contratação deve ser selada nos próximos dias.
Guilherme Nascimento estava dirigindo o Athletico Paranaense sub-17, onde foi campeão paranaense da categoria de maneira invicta nesta temporada e segundo as informações da Rádio TMC, o comandante deixou o time rubro-negro, logo depois de ter recebido a proposta do Corinthians.
Aos 36 anos, Guilherme Nascimento passou por times de base de Betim, América Mineiro, Red Bull Bragantino e Atlético Mineiro. Neste ano estava no Athletico Paranaense e deve ser a primeira contratação do Corinthians, sob a gestão de Erasmo Damiani no cargo de executivo das categorias de base. Ele chegou em outubro ao clube, em substituição a Alex Brasil.
Guilherme Nascimento chegará ao Corinthians para substituir Raphael Laruccia, um dos responsáveis pelo o crescimento de importantes joias da base do clube do Parque São Jorge, como o lateral-esquerdo Denner, já vendido ao Chelsea, da Inglaterra e Gui Amorim, uma das principais promessas do alvinegro.
No mês passado, Raphael Laruccia comentou sobre sua demissão do Corinthians. "Não posso te dizer que me surpreendeu porque sei que o ambiente do futebol proporciona esse tipo de situação. O motivo ficou muito em cima dos últimos resultados que foram inesperados. O resultado foi frustrante e temos ciência da nossa responsabilidade sobre isso. Se o motivo da demissão foram os resultados, não tenho o que questionar."
Clube do Parque São Jorge ajusta termos contratuais de atleta de 17 anos, mas manteve tempo do vínculo com a equipe, que vai até março de 2027
14 Nov 2025 | 11:30 |
Sem poder contratar jogadores para o segundo semestre da temporada e com a saída polêmica do atacante Kauê Furquim para o Bahia, a diretoria do Corinthians definiu como prioridade ao longo deste ano, estender o contrato de alguns jogadores das categorias de base, para não perdê-los para o mercado nacional ou para o exterior.
Corinthians aumenta multa rescisória de jovem das categorias de base
Segundo as informações do portal 'Meu Timão', o zagueiro Pedro Paulo, de 17 anos, foi mais um jovem que teve um aumento considerável em sua multa rescisória. Apesar de não ter estendido o seu contrato com o Corinthians, que vai até março de 2027, o atleta teve uns ajustes em seu atual vínculo com o alvinegro paulista.
Segundo as informações do jornalista Victor Godoy, do 'Meu Timão', o Corinthians elevou a multa rescisória do zagueiro Pedro Paulo, que saltou de 10 para R$ 20 milhões. Além disso, para clubes fora do Brasil que quiserem contratar o jovem jogador, a multa subiu de 30 para 50 milhões de euros (R$ 308,26 milhões na cotação atual).
Ambas as multas podem aumentar antes do fim do vínculo de Pedro Paulo com o Timão, já que desde a saída precoce do atacante Kauê Furquim para o Bahia, o Corinthians vem adotando a prática de incluir metas nos contratos que, batidas, aumentam os salários e as taxas indenizatórias, caso esse do zagueiro de 17 anos.
Pedro Paulo segue fora de combate até fevereiro do ano que vem, por conta de um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito (LCA) no meio desta temporada, por conta disso, o defensor deve estar pronto somente no início de 2026 e vai integrar o elenco sub-20 na próxima temporada.