
Futebol
|
O Corinthians finalizou o primeiro semestre de 2025 com uma chegada e algumas saídas, como Alex Santana, Giovane e Igor Coronado. Contudo, passa a se preocupar com atletas que entram nos últimos seis meses de vínculo, ou seja, já podem assinar um pré-contrato com outro clube.
Este é o caso de Matheus Bidu, Angileri, Romero e Gustavo Henrique. Todos possuem contrato até o fim deste ano e, caso assinem um acordo com outra equipe, deixarão o Timão de forma gratuita no início do próximo ano. Desta lista, o único que exigiu compensação financeira na chegada foi Bidu, contratado junto ao Guarani.
Além do quarteto, dois atletas estão em empréstimo e também possuem contrato com o Corinthians até o fim do ano: Maycon e Talles Magno. O primeiro começou o ano se recuperando de lesão, mas virou titular sob o comando de Dorival Júnior, enquanto o segundo viveu boa fase no começo da temporada, mas o rendimento caiu desde o começo do Brasileirão.
Por conta do orçamento apertado para contratações, a tendência é que o Corinthians tente renovar os contratos dos jogadores que já pertencem ao clube, dependendo também do desempenho apresentado. Em relação aos emprestados, a escolha também dos clubes que possuem os direitos econômicos, caso de Shakhtar Donetsk para Maycon e New York City para Talles Magno.
Apesar do momento financeiro do clube, o Corinthians está no mercado para reforçar o elenco de olho no segundo semestre da temporada. O foco, como já citado pelos dirigentes, são jogadores vistos como ‘oportunidade de mercado’. A janela para o futebol brasileiro se inicia no dia 10 de julho, antes do retorno do Brasileirão.
A equipe paulista poderá voltar a operar com 100% da capacidade de seu estádio já na próxima partida, contra o Bragantino
|
O Corinthians recebeu a aprovação da Polícia Militar para operar o sistema de reconhecimento facial na Neo Química Arena. Com isso, o clube poderá utilizar a capacidade máxima do estádio a partir do confronto com o Red Bull Bragantino, marcado para o dia 13 de julho.
A instalação do novo sistema foi concluída na última quinta-feira e aguardava inspeção final das autoridades. No sábado anterior, o clube realizou um evento-teste com a presença de cerca de 800 convidados, que simularam o processo de entrada utilizando a nova tecnologia.
Durante o teste, 971 pessoas foram listadas, sendo que 50 estavam sem cadastro facial propositalmente. Destas, 49 tiveram o acesso bloqueado, e uma não foi reconhecida pelo sistema. A simulação foi monitorada pela Polícia Militar, que testou os equipamentos em todos os setores do estádio, totalizando 140 catracas.
A implementação da biometria facial atende à exigência da Lei Geral do Esporte. A norma determina que arenas com capacidade superior a 20 mil torcedores utilizem o recurso para liberação de público total. O prazo para adequação se encerrou no dia 14 de junho.
O Corinthians agora aguarda apenas o envio do ofício oficial da PM para iniciar, de forma definitiva, o uso do sistema em dias de jogos. A expectativa é que a estreia do novo formato ocorra com portões abertos e liberação integral da Neo Química Arena.
Com passagens pelo alvinegro paulista, o defensor acumulou prêmios após temporada de muita regularidade no Leste Europeu
|
O lateral-esquerdo Moisés encerrou mais uma temporada atuando pelo CSKA Moscou, da Rússia, com conquistas coletivas e individuais. O jogador, que tem passagem pelo Corinthians, foi campeão da Copa da Rússia em 2024, seu segundo título desde que chegou ao clube na temporada 2022/2023.
Além da taça, Moisés foi eleito o melhor lateral-esquerdo da competição e também o principal defensor de todo o Campeonato Russo. O reconhecimento veio após sequência de partidas em alto rendimento na temporada, sendo titular absoluto no clube russo.
“Ser escolhido o melhor defensor da liga, entre todos laterais, zagueiros… isso é fruto de muita disciplina e reconhecimento de todo meu trabalho”, declarou o atleta. “Deus me abençoou e vamos por mais, pois quero mais ainda”, completou.
O lateral completou sua terceira temporada no CSKA Moscou, acumulando 106 partidas, com cinco gols e quatro assistências. Ele foi contratado após passagem pelo Internacional, mas começou sua trajetória como profissional no Corinthians, onde teve as primeiras oportunidades no futebol brasileiro.
Antes de chegar à Rússia, Moisés também passou pelo Bahia, além do Timão e do clube gaúcho. A experiência no futebol europeu tem rendido sequência e prêmios individuais ao jogador, que segue com contrato vigente com a equipe de Moscou.
Gustavo Henrique, Raniele e Yuri Alberto já foram liberados para atividades em campo pelo Corinthians, porém Gustavo Bahia segue afastado dos gramados
|
O Corinthians iniciou a intertemporada com boas notícias: o departamento médico do clube foi praticamente esvaziado durante as férias, e a comissão técnica espera contar com força máxima para o retorno do Brasileirão, marcado para o dia 13 de julho, contra o Red Bull Bragantino.
Três jogadores que estavam em recuperação — Gustavo Henrique, Raniele e Yuri Alberto — já foram liberados para atividades em campo. Apesar disso, o atacante Yuri Alberto ainda passa por uma fase de transição física e permanece como dúvida para a próxima partida oficial.
O camisa 9 sofreu uma fratura em uma das vértebras da coluna no dia 24 de maio e, desde então, estava afastado dos gramados. No retorno das atividades, ele iniciou exercícios no gramado, porém ainda sem contato com os demais atletas.
Por outro lado, Gustavo Henrique já está apto para jogar. O zagueiro passou por uma cirurgia de hérnia inguinal em maio e treinou normalmente nesta segunda-feira, quando a imprensa teve acesso ao CT Joaquim Grava. Raniele, que se recuperava de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, também participou da atividade sem restrições.
Após o período de férias, o elenco alvinegro voltou ao trabalho no último sábado, 28, e, nesta segunda, 30, realizou treinamentos em dois períodos. Pela manhã, Dorival comandou uma atividade de enfrentamento em duelos de dois contra dois, focando em tomada de decisão rápida, dribles, desarmes e aceleração.
Durante o exercício, o meio-campista Charles causou preocupação ao sentir dores no tornozelo após uma disputa de bola. Ele foi atendido no campo, mas retornou ao treino pouco depois, sem limitações.
A comissão técnica pretende aproveitar essa pausa no calendário para aprimorar a parte física do elenco, além de focar nos aspectos técnicos e táticos da equipe. O treino desta segunda-feira contou ainda com a presença do presidente interino Osmar Stabile, que visitou o CT acompanhado do diretor-executivo de futebol, Fabinho Soldado.