
Futebol
|
Alvo de críticas da torcida, principalmente na derrota no clássico contra o São Paulo, o setor defensivo do Corinthians teve o primeiro jogo sem sofreu gol na temporada. O Timão derrotou a Ponte Preta, por 1 a 0, na quarta-feira, 29, no Estádio Moisés Lucarelli, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
Ao todo, o Corinthians sofreu seis gols em cinco jogos realizados no Paulistão. A defesa corintiana está empatada com outros três clubes (Mirassol, Novorizontino e SBD) como a oitava defesa menos vazada do Estadual, que conta com 16 equipes participantes.
No jogo contra a Ponte Preta, a dupla de zaga foi formada por João Pedro Tchoca e Félix Torres. Para este início do Paulistão, o técnico Ramón Díaz tem usado uma equipe alternativa nos jogos, incluindo titulares, jogadores que subiram da base e atletas que não tiveram muito espaço no ano passado.
Até o momento, o único titular certo da zaga corintiana é André Tamalho. Já Félix Torres, Cacá e Tchoca brigam pela outra vaga.. Gustavo Henrique, que terminou o ano passado em alta era considerado titular, segue tratando de uma lesão que teve na pré-temporada e ainda não tem prazo para estrear.
Questionado sobre reforço para o setor defensivo após a derrota por 3 a 1 para o São Paulo, o presidente Augusto Melo descartou contratações no momento por falta de dinheiro nos cofres do clube, mas disse confiar na competência dos zagueiros alvinegros.
Em segundo lugar do Grupo A e com os mesmo 12 pontos do líder Mirassol, o Corinthians volta a campo no próximo sábado, 1º, contra o Noroeste pela sexta rodada do Campeonato Paulista. A bola rola a partir das 18h30, na Neo Química Arena.
A defesa do Timão tem sido alvo frequente de críticas por parte da torcida, e o comandante alvinegro já deixou claro que pretende corrigir essas falhas
|
Apresentado oficialmente como novo técnico do Corinthians na última terça-feira (29), Dorival Júnior iniciou sua trajetória reconhecendo os desafios que terá pela frente, especialmente no setor defensivo. A defesa do Timão tem sido alvo frequente de críticas por parte da torcida, e o comandante alvinegro já deixou claro que pretende corrigir essas falhas, mas alertou que as mudanças exigem paciência e continuidade de trabalho.
Em entrevista coletiva realizada no CT Joaquim Grava, o treinador explicou que o sistema de marcação deve ser responsabilidade de todos os jogadores em campo, desde o atacante até o goleiro. "É uma equipe e a marcação começa do primeiro homem de ataque, assim como o ataque começa do nosso goleiro e da nossa última linha de zaga. Então, nós temos que ter esse equilíbrio e sabemos que quando nós estamos tomando gol, alguma coisa está acontecendo, provocando ou proporcionando uma situação adversa", afirmou Dorival.
Com vasta experiência e histórico de sucesso em clubes como Flamengo e São Paulo, o técnico de 63 anos reforçou a importância de um time mais próximo e compacto para diminuir a vulnerabilidade defensiva. "Vamos tentar uma organização rápida do nosso sistema, uma aproximação um pouco maior, buscarmos uma compactação. Não é do dia para a noite, é um trabalho moroso, demanda um pouco de tempo, mas nós vamos encontrar um caminho para ter certeza", disse.
Outro ponto abordado foi a versatilidade de Raniele, que atuou como zagueiro na vitória sobre o Racing-URU, após a expulsão de Félix Torres. O desempenho do volante agradou, e Dorival não descartou novas oportunidades para o camisa 14 no setor defensivo. “O Raniele tem características interessantes, pode vir a ser uma boa opção", destacou, antes de comentar sobre sua filosofia de trabalho.
"Eu acho que o grande desafio de um treinador, quando você chega no meio de um trabalho com uma equipe, é tentar fazer um diagnóstico rápido de tudo que esteja acontecendo e buscar as decisões mais assertivas possíveis para aquele momento em que a equipe vive", completou.
Equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em partida válida pela ida da terceira fase da Copa do Brasil
|
Na noite desta quarta-feira (30), o Corinthians fará a sua estreia nesta edição da Copa do Brasil. O time do estreante Dorival Júnior, vai enfrentar o Novorizontino em partida válida pela ida da terceira fase da competição mais democrática do futebol brasileiro. O duelo terá início às 21h30 e será realizado em Novo Horizonte, no Estádio Jorge Ismael de Biasi.
Com estreia de Dorival Júnior, Corinthians está escalado para enfrentar o Novorizontino
Anunciado na segunda-feira (28) e apresentado ontem à tarde, o técnico Dorival Júnior montou a sua primeira escalação do Corinthians, para o jogo desta noite contra o Novorizontino. Com os desfalques de Rodrigo Garro, Memphis Depay e Gustavo Henrique, o time vai em busca de sair na frente no torneio de mata-mata contra a equipe do interior.
Para a sua estreia, o técnico Dorival Júnior não fez muitas mudanças em relação ao time que perdeu para o Flamengo no último final de semana e escalou o Corinthians dessa forma: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon, Alex Santana, Charles e Breno Bidon; Talles Magno e Héctor Hernández.
Já o Novorizontino do técnico Umberto Louzer, busca avançar mais uma fase da Copa do Brasil e o treinador da equipe do interior paulista escalou o time dessa forma: Airton; Rafael Donato, Dantas e Patrick; Rodrigo Soares, Luís Oyama, Jean Irmer, Matheus Frizzo e Patrick Brey; Waguininho e Pablo Dyego.
Enquanto o Corinthians faz seu primeiro jogo na Copa do Brasil 2025, o Novorizontino já passou por duas etapas eliminatórias. A equipe do interior paulista avançou ao eliminar o Rio Branco-AC na primeira fase e, em seguida, o Operário-MS, garantindo presença entre os 32 melhores da competição.
Equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira (30), em partida que marcará a estreia do técnico Dorival Júnior no comando do alvinegro paulista
|
Após dura derrota sofrida contra o Flamengo no último final de semana pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (30), para encarar o Novorizontino, em partida válida pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo terá início às 21h30, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Acompanhe ao vivo - Novorizontino x Corinthians - Terceira fase da Copa do Brasil
Enquanto o Corinthians faz seu primeiro jogo na Copa do Brasil 2025, o Novorizontino já passou por duas etapas eliminatórias. A equipe do interior paulista avançou ao eliminar o Rio Branco-AC na primeira fase e, em seguida, o Operário-MS, garantindo presença entre os 32 melhores da competição.
O confronto de logo mais, também vai marcar a estreia do técnico Dorival Júnior, que vai comandar o Corinthians pela primeira vez, após ser anunciado na última segunda-feira (28). O treinador tem alguns problemas na escalação, já que além de Rodrigo Garro, que ainda vai ficar um bom tempo longe dos gramados, o atacante Memphis Depay não estará à disposição do treinador, após sofrer uma pancada na perna direita no jogo contra o Flamengo.
Para a sua estreia, o técnico Dorival Júnior não fez muitas mudanças em relação ao time que perdeu para o Flamengo no último final de semana e escalou o Corinthians da seguinte forma: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon, Alex Santana, Charles e Breno Bidon; Talles Magno e Héctor Hernández.
Já o Novorizontino, equipe da casa, foi escalado dessa forma pelo técnico Umberto Louzer: Airton; Rafael Donato, Dantas e Patrick; Rodrigo Soares, Luís Oyama, Jean Irmer, Matheus Frizzo e Patrick Brey; Waguininho e Pablo Dyego.