Clube

Corinthians tem dívida com Filho do Terrão e pode enfrentar nova crise financeira

Jogador que atua na Europa tem valores a receber do Timão que são referentes a negociação que oficializou a sua saída do Brasil

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

22 Jul 2025 | 12:14 |

Icon Comentário0

O Corinthians voltou a ser alvo de críticas por sua gestão financeira após atrasar o pagamento de parcelas referentes à venda do atacante Felipe Augusto, revelado nas categorias de base do alvinegro. Atualmente foi vendido para o Trabzonspor, clube da Turquia. O jogador ainda possui 10% de seus direitos econômicos vinculados ao Timão, que se comprometeu a pagar R$ 1,2 milhão em cinco parcelas. No entanto, apenas uma foi quitada até o momento, e três estão em atraso desde setembro de 2024, com a última prevista para daqui a dois meses.


O Filho do Terrão foi negociado para o Cercle Brugge, da Bélgica, em 2023, por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões na cotação da época). O valor referente à participação do Corinthians na transação deveria ter sido pago de forma escalonada, mas o clube não conseguiu cumprir o cronograma afirmado entre as partes. O montante atual da dívida, sem correção de juros, gira em torno de 197 mil euros, o que equivale a aproximadamente R$ 1,2 milhão.


A situação preocupa não apenas pela inadimplência, mas também pelo risco de sanções esportivas. Caso o Corinthians não regularize o débito, pode ser acionado na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), o que poderia resultar em punições como um possível transfer ban, impedindo o registro de novos atletas por até seis meses.


Felipe Augusto, que se destacou na base corintiana e teve passagem pelo profissional, é mais um exemplo de talento formado no clube que gerou receita, mas também expôs falhas administrativas. A recorrência de dívidas com jogadores formados no terrão levanta questionamentos sobre o planejamento financeiro e a capacidade do Corinthians de honrar compromissos assumidos.

A diretoria tenta contornar a crise com antecipação de receitas e acordos comerciais, mas a pressão aumenta com a proximidade da janela de transferências e a necessidade de reforçar o elenco. A torcida, já impaciente com os resultados em campo, cobra mais responsabilidade e transparência nos bastidores do clube.




Clube

Organizadas do Corinthians convocam a torcida pela expulsão de Augusto Melo

Ex-presidente do clube do Parque São Jorge pode ser expulso nesta segunda em votação do Conselho Deliberativo assim como aconteceu com Andrés Sanchez

Organizadas do Timão querem a torcida em peso no dia em que Augusto Melo pode ser expulso - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Organizadas do Timão querem a torcida em peso no dia em que Augusto Melo pode ser expulso - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

31 Mai 2026 | 15:50 |

Icon Comentário0

As organizadas do Corinthians convocaram a torcida para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo, atual presidente do clube. O movimento foi anunciado neste domingo (31). O objetivo é que todos estejam presentes às 16h (de Brasília), na sede do clube.


Confira a nota das Organizadas do Corinthians contra Augusto Melo


“Atenção, Fiel Torcida!


Objetivo é demonstrar que querem ex-presidente fora: "Nesta segunda-feira (1º), a partir das 16h, estaremos reunidos em um manifesto pacífico para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo do quadro associativo.”

A nota continua: “O ex-presidente do Corinthians será julgado em processo relacionado à tentativa de golpe em 2025. Anteriormente, foi afastado do cargo após sofrer impeachment, motivado por acusações de irregularidades, além de infrações à Lei Geral do Esporte e ao estatuto do clube.”


Ex-Corinthians foi expulso na última segunda

Andrés Sanchez não faz mais parte do quadro de associados do Timão: “Em um intervalo de poucos dias, dois ex-presidentes já foram excluídos do quadro social do clube. Isso nos traz esperança de dias melhores, mas, principalmente, evidencia que a força do torcedor corinthiano está fazendo a diferença. Fica claro que dirigentes incompetentes ou mal-intencionados, assim como conselheiros que atuam por interesse próprio, não serão mais tolerados e não terão espaço no Corinthians.”

Foco é que a Fiel esteja unida

Por fim, a nota em conjunto da Gaviões da Fiel, Pavilhão Nove, Camisa 12, Estopim, Coringão Chopp e Fiel Macabra: “ Aos conselheiros, o recado é claro: este é um momento que exige responsabilidade, transparência e compromisso real com o Corinthians. Cada decisão tomada agora ficará registrada e será acompanhada de perto pela torcida.

A Fiel não esquece, não se omite e não aceita mais decisões que contrariem os interesses do clube. O torcedor corinthiano está atento, organizado e cada vez mais consciente do seu papel.

Seguiremos firmes, unidos e atentos.

Vamos chegar, Fiel!”


Clube

Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians

Antigo mandatário da equipe do Parque São Jorge, se pronunciou nas redes sociais, para anunciar a sua saída como sócio e conselheiro vitalício

Duílio Monteiro Alves foi criticado pela principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel - Foto: Reprodução/Instagram
Duílio Monteiro Alves foi criticado pela principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel - Foto: Reprodução/Instagram

29 Mai 2026 | 11:00 |

Icon Comentário0

Na noite da última quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Depois de ter tomado tal decisão, o antigo mandatário do Timão, foi criticado pela principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel.


Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians


A Gaviões da Fiel divulgou uma nota oficial nas redes sociais, a respeito da renúncia do ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves. O antigo mandatário corinthiano estava na mira do Ministério Público de São Paulo, que estava investigando-o por conta de possíveis irregularidades no uso do cartão corporativo do alvinegro.


Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians: "ficou com receio das consequências."

A Gaviões da Fiel se pronunciou a respeito da saída de Duílio Monteiro Alves: "Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians, tenta revestir sua saída com um discurso técnico e emocional, mas não consegue afastar o elemento central dos fatos: a renúncia não decorre de desprendimento, e sim de um contexto iminente de responsabilização política e institucional, que inevitavelmente culminaria em sua expulsão, tal como ocorreu com o ex-presidente Andrés Sanchez e, certamente, ocorrerá com Augusto Melo na próxima segunda-feira.


A tentativa de reconstruir a narrativa, alegando perseguição política e "criminalização" de atos administrativos, não afasta o julgamento da Fiel, que acompanhou de perto decisões, gestões e consequências que impactaram diretamente o clube. Se houve perseguição ou não, isso compete às instâncias competentes. Mas o julgamento moral e esportivo, este já foi feito pela arquibancada. E a verdade é simples: quem sai pela porta da renúncia para evitar a expulsão não demonstra grandeza institucional, demonstra receio das consequências."

Gaviões da Fiel manda recado para aqueles que estão prejudicando o Corinthians

Em outra parte da nota oficial, a Gaviões da Fiel lamenta o que estão fazendo com o Corinthians: "O Gaviões da Fiel aproveita a oportunidade para solicitar aos diretores e integrantes de gestões anteriores que causaram todos esses prejuízos ao Corinthians que sigam o mesmo caminho: sumam do clube, ou serão objeto de processos de expulsão. Estamos atentos a TODOS que prejudicaram o SCCP. O Corinthians segue. A Fiel Torcida está mais forte, mais vigilante e, acima de tudo, lutando por um Corinthians maior do que qualquer dirigente."


Clube

Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians e revela: "fizeram da minha vida um inferno"

Ex-presidente do Timão, se pronunciou nas redes sociais, onde fez um longo desabafo, para anunciar a sua renúncia e a retirada como conselheiro vitalício

Duílio Monteiro Alves se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duílio Monteiro Alves se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

28 Mai 2026 | 19:45 |

Icon Comentário0

Na noite desta quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Decisão acontece entre as votações em relação as expulsões de Andrés Sanchez e Augusto Melo.


Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians


Presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, Duílio Monteiro Alves estava na mira do Ministério Público de São Paulo, por conta do uso indevido do cartão corporativo do clube alvinegro. O ex-dirigente evita um processo que poderia causar a expulsão por meio de votação no Parque São Jorge, mas revelou que vai à Justiça para que "tudo seja esclarecido".


Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians: "tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato."

Nota oficial de Duílio Monteiro Alves para anunciar a sua renúncia como sócio do Corinthians: "Muitos vão comemorar este que considero meu último gesto como sócio do Corinthians. Em breve, porém, as pessoas racionais perceberão que não há nada a festejar. Minha renúncia ao título de sócio remido e ao meu espaço como conselheiro vitalício poderá soar como sonho realizado para muitos. Para alguns, talvez até como música. Não foram poucos os que apontaram que minha expulsão, assim como a de outros, seria a salvação do Corinthians."


Fair Play Financeiro e dívida controlada na própria gestão

"A dívida que estava controlada em 2023, com três superávits sucessivos nos anos da minha gestão, foi catapultada em mais R$ 1 bilhão nos anos Augusto/Osmar, com aprovação de gente que agora deseja se candidatar. E a agência de fair play financeiro implementada pela CBF prevê penas como transfer ban e até rebaixamento para clubes que contratam sem pagar — ainda mais para aqueles que se comportam como se não precisassem pagar."

"Em 2023, eu saí da presidência do Corinthians pela porta da frente, com todas as contas aprovadas, inclusive no último ano, com o balanço fechado e apresentado por opositores ferrenhos. Fizeram da minha vida um inferno, e eu caminho por ele, com a certeza de que tudo vai ser esclarecido. Hoje, tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato. Muito menos com três superávits ano a ano, recorde de faturamento e controle responsável da dívida, como prometi e fiz. Não me arrependo de nada. E me defenderei na Justiça."

"Portanto, renuncio ao meu título de sócio remido, entrego meu lugar como conselheiro vitalício e membro do CORI e me retiro, de forma definitiva, do quadro de sócios do Parque São Jorge, para que o Corinthians possa, enfim, assim espero, cuidar do presente e do futuro. Vai Corinthians. Sempre." Finalizou Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Defesa de Andrés Sanchez aponta irregularidades para sua expulsão do Corinthians
Clube

Defesa de Andrés Sanchez aponta irregularidades para sua expulsão do Corinthians

27 Mai 2026 | 14:57

Icon Comentário0
Gaviões define próximo alvo e publica contagem regressiva para saída de Augusto Melo do Corinthians
Clube

Gaviões define próximo alvo e publica contagem regressiva para saída de Augusto Melo do Corinthians

27 Mai 2026 | 11:54

Icon Comentário0
DE NOVO? Internacional quer reconhecimento de título do Corinthians
Clube

DE NOVO? Internacional quer reconhecimento de título do Corinthians

26 Mai 2026 | 19:11

Icon Comentário0