
Basquete
|
O Corinthians visitou, na noite desta sexta-feira, 23 de maio, o ADRM Maringá, pela 14ª rodada da Liga de Basquete Feminino (LBF) e venceu pelo placar de 94 a 73. O confronto aconteceu no Ginásio ARCOM. Com o resultado, o Alvinegro assumiu provisoriamente a segunda da competição nacional com 11 triunfos e três derrotas.
Para iniciar a partida, o técnico do Corinthians, Bruno Guidorizzi, escalou o seguinte quinteto: Beatriz, Yasmin, Mari Dias, Nahomis Vargas e Tassia. O banco de reservas foi compor por Licinara, Ariadna, Nazinha, Júlia Mansilha e Rhay Souza.
O principal destaque da noite ficou por conta da ala/armadora Tássia. A jogadora do time vencedor foi premiada com o Troféu MVP CAIXA após ser a melhor em quadra. Os números garantem a premiação individual depois de 24 pontos, cinco rebotes, duas assistências e 32 de eficiência.
Após a partida, Tassia analisou o desempenho do seu time. “Começamos o jogo bem, mas depois relaxamos muito e Maringá aproveitou e cresceu. Elas tiveram um aproveitamento excelente. Temos que saber que o jogo são 40 minutos e não podemos oscilar tanto assim. Depois nos ajustamos e melhoramos a defesa e o ataque e conseguimos uma vitória importante”, avaliou Tássia.
Agora, o Corinthians voltará às quadras na próxima quarta-feira, 28 de maio, às 19h30 (horário de Brasília). As Furiosas enfrentarão o São José dos Campos, fora de casa, pela pela 15ª rodada da Liga de Basquete Feminino (LBF).
Atleta volta ao Parque São Jorge após ótima passagem na temporada 2022/23, quando foi o quarto maior cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB)
|
O Corinthians Basquete segue atuando nos bastidores para se preparar para a temporada 2025/26. Após acertar algumas renovações no elenco, o Timão assegurou agora sua primeira contratação: o ala estadunidense Davaunta Thomas, de 30 anos. O atleta volta ao Parque São Jorge após ótima passagem na temporada 2022/23, quando foi o quarto maior cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB).
A informação foi divulgada primeiramente pela página Clutch Corinthiano, no X (antigo Twitter). Thomas teve sua primeira passagem pelo Brasil marcada por um flagra no anti-doping por parte da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Na época, ele testou positivo para THC, que é o princípio ativo da maconha, responsável pelo efeito alucinógeno da cannabis, resultando em uma suspensão de dois anos, que termina no próximo dia 2 de agosto.
Durante sua passagem pelo Corinthians, que durou uma temporada, o ala acumulou bons números pelo NBB. Foram, ao todo, 34 jogos disputados na liga, com médias de 32 minutos em quadra e anotando, também em média, 17,0 pontos, 4,8 rebotes e 3,4 assistências. Também disputou o Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas em 2023, parando nas semifinais.
Experiente, o ala se destacou no início da carreira nos EUA, onde defendeu por quatro anos o Arkansas-Fort Smith Lions na National Collegiate Athletic Association (NCAA). Em seguida, Thomas acumulou passagens por BC Jonava, da Lituânia, Club de Regatas Lima, do Peru, Capitol, do Uruguai e Quimsa, da Argentina, onde foi semifinalista da Basketball Champions League Américas (BCLA) de 2021/22 e de onde se transferiu ao Corinthians.
Após deixar o Brasil, Thomas se transferiu para o Brillantes de Zulia, da Venezuela, onde permaneceu apenas três meses. Desde então, Thomas vem atuando no basquete mexicano, onde defendeu três equipes nos últimos dois anos: Halcones de Xalapa, Pioneros de Delicias e, por fim, Frayles de Guasave, que deixou recentemente.
Armador foi contratado no ano passado após destaque no Pinheiros, mesmo com pouca idade, e chegou a fazer ‘sombra’ para Elinho, titular da posição
|
Na manhã desta quarta-feira, 18, o Corinthians anunciou mais uma renovação de contrato para o time de basquete. Depois de quatro extensões, o armador Tico Faria também teve um novo vínculo assinado para a temporada que vem, que começa no segundo semestre deste ano.
“Contrato renovado! O Corinthians Basquete tem o prazer de anunciar a renovação de contrato do Tico Faria! O armador de 21 anos, que participou da última edição do Jogo das Estrelas do NBB, segue vestindo o manto do Coringão”, emitiu o clube através das redes sociais da modalidade.
Tico Faria foi contratado no ano passado após destaque no Pinheiros, mesmo com pouca idade. Ele chegou para fazer ‘sombra’ em Elinho, que também renovou, e é o armador titular desde que chegou no Parque São Jorge. Outras renovações foram de Victão, Kauan Raymundo e o treinador Jece Leite.
A tendência é que o Corinthians anuncie outras renovações nas próximas semanas, além de contratações para melhorar a base do time que alcançou as quartas de final do último NBB. Antes disso, o clube também participará da Liga de Desenvolvimento (LDB), que começa neste mês de julho.
Equipe comandada por José Neto realiza preparação em São Paulo visando torneio continental que vale vaga no Mundial de 2026
|
A Seleção Brasileira feminina de basquete está em preparação no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, com apoio do Corinthians. A equipe treina em São Paulo antes da disputa da AmeriCupW, competição continental que acontece em Santiago, no Chile, entre os dias 28 de junho e 7 de julho.
Pela primeira vez, a campeã da AmeriCupW garante vaga direta na Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. Já as seleções classificadas entre a segunda e a sexta colocação disputarão o Pré-Mundial, em fevereiro. A competição reúne 10 seleções, divididas em dois grupos de cinco, com os quatro melhores de cada grupo avançando às quartas de final.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina, Canadá, El Salvador e República Dominicana. A estreia será no sábado (28), às 15h10 (horário de Brasília), contra a Argentina. O Grupo B é composto por Estados Unidos, México, Chile, Colômbia e Porto Rico.
O elenco brasileiro conta com três atletas do Corinthians: Ana Beatriz, Alana Gonçalo e Licinara Bispo. Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que atuam na WNBA, se juntarão ao grupo apenas em Santiago. A lista ainda inclui jogadoras que atuam em universidades norte-americanas e clubes nacionais.
A preparação no ginásio do Corinthians reforça a participação ativa do clube no desenvolvimento da modalidade, servindo como sede para a reta final de treinos da seleção. A última vez que o Brasil disputou uma Copa do Mundo foi em 2022, na Austrália.