Futebol

Corinthians vence Botafogo em 1999 e embala rumo ao título brasileiro

Com dois golaços, o camisa 7 liderou atuação de alto nível do Timão, que venceu o Glorioso por 4 a 2 fora de casa e confirmou sua força

 Com show de Marcelinho Carioca, Corinthians vence o Botafogo por 4 a 2 em 1999 e encaminha campanha do bicampeonato brasileiro. Foto: Djalma Vassao
Com show de Marcelinho Carioca, Corinthians vence o Botafogo por 4 a 2 em 1999 e encaminha campanha do bicampeonato brasileiro. Foto: Djalma Vassao

26 Jul 2025 | 13:49 |

Icon Comentário0

Em 21 de agosto de 1999, o Corinthians consolidou seu ótimo momento no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Botafogo por 4 a 2, no estádio Caio Martins, em Niterói, pela fase classificatória da Série A. O grande destaque da partida foi Marcelinho Carioca, autor de dois belos gols, em uma exibição de alto nível da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira.


Diante de um público de 3.311 torcedores, o Timão dominou tecnicamente o adversário, com destaque também para Ricardinho e Edílson, que completaram o placar a favor dos visitantes. Pelo Botafogo, Valdir e Darci marcaram os gols, mas não impediram a superioridade corinthiana em campo.


O resultado reafirmou a liderança do Corinthians na tabela e a consistência do time naquela temporada, que culminaria no título nacional meses depois, em final contra o Atlético-MG. Com um elenco estrelado e bem treinado, o clube paulista dava sinais claros de que estava pronto para conquistar o bicampeonato brasileiro.


Primeiro tempo equilibrado e golaço de Marcelinho desequilibram o jogo

Mesmo com o estádio acanhado e o clima tenso, o Corinthians mostrou desde o início mais qualidade na posse de bola, com Rincón, Vampeta e Ricardinho comandando o meio-campo. O primeiro gol saiu dos pés de Ricardinho, que acertou um chute forte da entrada da área. Pouco depois, Valdir empatou para o Botafogo, aproveitando rebote na pequena área.


O momento mais marcante da etapa inicial veio com Marcelinho Carioca, que acertou uma cobrança de falta perfeita, no ângulo, recolocando o Corinthians em vantagem. O camisa 7 celebrou com os companheiros e mostrou por que era considerado o grande nome do time naquele momento.

Domínio corinthiano no segundo tempo e show de Marcelinho

Na volta do intervalo, o Corinthians manteve o ritmo intenso e ampliou logo nos primeiros minutos. Edílson, em jogada individual, escapou da marcação e finalizou com categoria para marcar o terceiro gol. O Botafogo até tentou reagir com mudanças feitas pelo técnico Carlos Alberto Torres, mas esbarrou na desorganização ofensiva.

O quarto gol saiu novamente dos pés de Marcelinho. Após driblar um marcador na entrada da área, ele bateu colocado no canto esquerdo e decretou a goleada. Ovacionado pelos corintianos nas arquibancadas, o meia encerrou sua participação como o nome do jogo.

Darci ainda descontou para o Botafogo nos minutos finais, mas a vitória por 4 a 2 já estava consolidada, refletindo a superioridade corintiana durante todo o confronto.

Um time pronto para ser campeão

Aquela vitória representou mais do que três pontos. Foi a confirmação da força de um elenco que combinava qualidade técnica, experiência e entrosamento. O Corinthians de 1999 contava com nomes como Dida, Rincón, Vampeta, Marcelinho, Ricardinho, Edílson e Luizão, e seria campeão brasileiro ao bater o Atlético-MG na decisão.

Já o Botafogo, em meio a uma temporada de oscilações, não conseguiu reagir no torneio. Terminou o campeonato longe da briga por vagas internacionais e entrou, nos anos seguintes, em uma fase instável dentro e fora de campo.

O Corinthians enfrenta o Botafogo neste sábado (26), no Estádio Nilton Santos, na cidade do Rio de Janeiro, às 18h30.


Futebol

Ex-jogador do Corinthians analisa temporada de Memphis Depay: "Foi contratado..."

Atacante do Coringão está com uma entorse no joelho esquerdo, mas há expectativa para que o camisa 10 esteja presente nos jogos da Copa do Brasil

Memphis Depay vem desfalcando o Corinthians por conta de uma entorse do joelho esquerdo - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Memphis Depay vem desfalcando o Corinthians por conta de uma entorse do joelho esquerdo - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

29 Nov 2025 | 19:25 |

Icon Comentário0

Segundo maior salário do futebol brasileiro, Memphis Depay é um dos principais jogadores do Corinthians, mas no momento, está lesionado por conta de uma entorse no joelho esquerdo, sofrida na partida contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Há a expectativa de que o camisa 10 retorne antes dos jogos das semifinais da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro.


Ex-jogador do Corinthians analisa temporada de Memphis Depay


Ex-atacante do Corinthians, Walter Casagrande comentou sobre Memphis Depay e a sua temporada no alvinegro paulista. Artilheiro da seleção holandesa, o camisa 10 tem tido problemas físicos no clube do Parque São Jorge, além disso, colecionou algumas polêmicas, sendo alvo de críticas do comentarista.


Ex-atacante do Corinthians, Walter Casagrande analisa temporada de Memphis Depay: "Ele tem que jogar."

Casagrande falou sobre o atacante Memphis Depay no Corinthians. "Memphis foi contratado para isso, ele tem que jogar. Só se tiver um problema grave de contusão para não entrar em campo. Ele recebe muito, ganha muito, então ele tem que entrar em campo e, se possível, desequilibrar a partida. É o papel dele, é o papel dos grandes jogadores."


Memphis Depay joga contra o Botafogo?

Memphis Depay é um dos lesionados para o duelo contra o Botafogo, por conta de uma entorse no joelho esquerdo. O técnico Dorival Júnior espera conta com o camisa 10 para os duelos contra o Cruzeiro pelas semifinais da Copa do Brasil. Por conta disso, mesmo se retornar antes do término do Campeonato Brasileiro, o jogador deve ser poupado.

Provável escalação do Corinthians

Com os possíveis desfalques de Hugo Souza, Matheus Bidu, Maycon e Memphis Depay, além de José Martínez suspenso, o técnico Dorival Júnior deve escalar a equipe do Corinthians da seguinte forma: Felipe Longo (Hugo Souza); Matheuzinho, João Pedro Tchoca, Gustavo Henrique, Fabrizio Angileri (Matheus Bidu); Raniele, André Carrilo (Maycon), Breno Bidon, Rodrigo Garro; Gui Negão e Yuri Alberto.


Futebol

Casagrande faz avaliação do trabalho de Dorival Júnior no Corinthians: "Muito..."

Ex-jogador do alvinegro paulista concedeu entrevista exclusiva ao site Gazeta Esportiva e comentou sobre os problemas que a equipe vem passando nesta temporada

Casagrande comenta sobre o técnico Dorival Júnior no Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Casagrande comenta sobre o técnico Dorival Júnior no Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

29 Nov 2025 | 17:50 |

Icon Comentário0

Desde a sua chegada no final do mês de maio, o técnico Dorival Júnior tem tido algumas dificuldades ao longo desta temporada. Sem contratações para a equipe no segundo semestre, o Coringão está na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, mas segue firme na Copa do Brasil, onde está nas semifinais contra o Cruzeiro.


Casagrande faz avaliação do trabalho de Dorival Júnior no Corinthians


Em entrevista exclusiva ao site Gazeta Esportiva, o ex-jogador do Corinthians e atual comentarista, Walter Casagrande, falou sobre o trabalho do técnico Dorival Júnior, na qual analisou de médio para ruim, mas ressaltou os problemas vividos no alvinegro paulista ao longo da temporada.


Walter Casagrande faz avaliação do trabalho de Dorival Júnior no Corinthians nesta temporada: "É um trabalho muito oscilante."

Casagrande falou sobre o técnico Dorival Júnior e o seu trabalho a frente do Corinthians. "É um trabalho muito oscilante, de médio para ruim. Não é só culpa dele também, o clube está em uma crise danada, o elenco é desequilibrado, mas Copa do Brasil é outra coisa, são dois jogos que não têm nada a ver com Campeonato Brasileiro."


Apesar de toda a preocupação com o trabalho do técnico Dorival Júnior no Corinthians, Casagrande mantém a confiança de que o clube do Parque São Jorge irá vencer a Copa do Brasil. "O segundo jogo é na casa do Corinthians, tem toda a força da torcida, então acho que o Corinthians chega bem para a semifinal da Copa do Brasil."

Corinthians x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

No início da tarde deste sábado (29), o elenco do Corinthians fez a última atividade no Centro de Treinamento Joaquim Grava, para o duelo deste domingo (30), contra o Botafogo, em partida que será realizada na Neo Química Arena e terá início às 16h (horário de Brasília). O confronto de alvinegros será válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde as equipes buscam a Libertadores, seja pela pré ou de forma direta.


Futebol

Corinthians está de olho em premiação do Campeonato Brasileiro e diretoria estabelece meta

Equipe do técnico Dorival Júnior terá mais três partidas para realizar na competição de pontos corridos e pode terminar o torneio na oitava colocação

Corinthians quer finalizar o Campeonato Brasileiro na parte de cima da tabela - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Corinthians quer finalizar o Campeonato Brasileiro na parte de cima da tabela - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

29 Nov 2025 | 16:40 |

Icon Comentário0

Após algumas partidas já terem sido concluídas desta 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians depende apenas de si para terminar a competição de pontos corridos na primeira parte da tabela. Com muitas dívidas, a diretoria do Timão espera que a equipe alvinegra termine na parte de cima, principalmente pelo fato de ganhar uma premiação maior no torneio.


Corinthians está de olho em premiação do Campeonato Brasileiro e diretoria estabelece meta


A colocação final do Corinthians no Campeonato Brasileiro impacta diretamente no valor da arrecadação, por conta disso, o técnico Dorival Júnior pretende levar a competição de pontos corridos a sério, mesmo com a proximidade das partidas da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro.


O Corinthians pretende receber cerca de R$ 200 milhões em receitas no Campeonato Brasileiro. Para isso, o time alvinegro precisa terminar entre os 10 primeiros. Um possível 8º lugar pode aumentar ainda mais o valor, sendo que, o alvinegro paulista depende apenas de si mesmo, para finalizar a competição em oitavo.

Pré-Libertadores via Campeonato Brasileiro


No momento, o Corinthians está com 45 pontos ganhos e caso vença todas as partidas daqui pra frente, a equipe termina o Campeonato Brasileiro com 54 pontos, na oitava colocação do torneio. Caso o Cruzeiro ou o Fluminense vençam a Copa do Brasil, mais uma vaga será aberta pela competição de pontos corridos, o que pode levar o Timão para a pré-Libertadores.

Apesar disso, o foco do Corinthians é terminar bem o Campeonato Brasileiro e vencer a Copa do Brasil, que será disputada após a disputa do torneio de pontos corridos. Na semifinal, o clube do Parque São Jorge vai encarar o Cruzeiro, valendo uma vaga para a grande final da competição. Fluminense e Vasco são os outros semifinalistas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rodrigo Garro pode ultrapassar marca histórica pelo Corinthians que pertence a Fausto Vera - entenda
Futebol

Rodrigo Garro pode ultrapassar marca histórica pelo Corinthians que pertence a Fausto Vera - entenda

29 Nov 2025 | 15:22

Icon Comentário0
Rodrigo Garro projeta duelo entre Corinthians e Botafogo: "Precisamos ir..."
Futebol

Rodrigo Garro projeta duelo entre Corinthians e Botafogo: "Precisamos ir..."

29 Nov 2025 | 14:56

Icon Comentário0
Corinthians encerra preparação para o duelo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro
Futebol

Corinthians encerra preparação para o duelo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro

29 Nov 2025 | 14:05

Icon Comentário0