
Futebol
Observado por equipes espanholas, volante ex-Corinthians pode ser contratado por time de Portugal
Futebol
|
O Corinthians terá sua estreia na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (2), às 19h (de Brasília). O Timão enfrentará o Huracán, da Argentina, em um jogo histórico, já que será o primeiro confronto entre as duas equipes. No entanto, esse duelo carrega uma conexão curiosa devido a um jogador que passou pelos dois clubes.
Victor Cantillo, volante colombiano, defendeu o Corinthians entre 2020 e 2023, disputando 116 jogos e marcando dois gols. No início de 2024, o jogador se transferiu para o Huracán, onde joga atualmente. Caso entre em campo, o reencontro de Cantillo com a Fiel torcida não deve ser amistoso, visto que o jogador venceu um processo trabalhista contra o Timão, que foi condenado a pagar R$ 1,7 milhão em dívidas relacionadas ao seu antigo contrato.
Em março de 2024, Cantillo ingressou na Justiça do Trabalho para cobrar R$ 2,4 milhões do clube, referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), multas e divergências nas verbas rescisórias. O juiz Jean Marcel Mariano de Oliveira, da 45ª Vara do Trabalho de São Paulo, determinou o pagamento do valor em maio de 2024, com o Corinthians ainda podendo recorrer da decisão.
Embora tenha vencido essa batalha fora dos campos, Cantillo agora tem a oportunidade de ajudar o Huracán a "estragar" a festa da torcida corinthiana dentro das quatro linhas. Aos 31 anos, o colombiano tem tido poucas chances de jogo desde sua chegada ao Huracán, com apenas três minutos em campo na vitória contra o Tigre, em fevereiro. A presença do volante no confronto contra o Corinthians ainda é incerta, mas sua história com o clube paulista e o processo judicial são bem documentados.
Partida contra o Ceará será o vigésimo jogo do Timão longe da Neo Química Arena e o décimo em que o holandês não estará à disposição
|
O Corinthians não terá Memphis Depay contra o Ceará, na próxima quarta-feira, 16, no Castelão, pelo Brasileirão. Na derrota por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, o holandês recebeu um cartão amarelo ao empurrar o volante Fabinho, do time adversário, e está suspenso.
O desfalque do atacante em partidas do Corinthians tem sido rotina neste ano. Contando o próximo duelo, Memphis terá ficado fora de metade dos jogos do Timão como visitante na temporada. A partida contra o Ceará será o vigésimo jogo do Corinthians longe da Neo Química Arena, e o décimo em que o holandês não estará à disposição.
No Paulistão, Ramón Díaz optou por poupar os titulares em partidas da primeira fase que fossem fora da Neo Química Arena, e Memphis atuou apenas nos clássicos. A única exceção foi na vitória por 1 a 0 contra a Ponte Preta, que o atacante esteve no banco de reservas, mas não entrou em campo.
Memphis sofreu com lesões ao longo da temporada. A mais grave foi uma entorse ligamentar no tornozelo, que o tirou de combate por 16 dias. O atacante também enfrentou dois traumas: um no pé direito, que o deixou fora por cinco dias, e outro no tornozelo, com afastamento de seis dias.
Em sua coluna no UOL, o comentarista Walter Casagrande Jr. afirmou que a atitude do camisa 10 no lance do cartão foi intencional. “Ele se levantou, foi para cima do jogador do Red Bull Bragantino e deu três empurrões no peito dele, na cara do árbitro, até que este lhe deu o cartão amarelo”, escreveu o ex-jogador.
Mesmo com acerto encaminhado, defensor do Timão voltou atrás em negociação e ainda avalia possível saída do clube paulista
|
O lateral-esquerdo Diego Palacios demonstrou resistência em deixar o Corinthians nesta janela de transferências. A diretoria do clube tenta convencer o jogador a aceitar uma proposta de empréstimo ao futebol dos Estados Unidos.
O destino em questão seria o Austin FC, equipe da Major League Soccer. Inicialmente, o equatoriano havia sinalizado positivamente para o acordo, mas recuou da decisão nos últimos dias e segue vinculado ao elenco corintiano.
A justificativa da diretoria alvinegra para tentar a saída do atleta envolve a concorrência interna. Atualmente, Palacios ocupa a quarta posição na hierarquia da lateral esquerda, atrás de Matheus Bidu, Fabrizio Angileri e Hugo. O jogador voltou aos treinos recentemente.
Mesmo com o cenário de poucas oportunidades, o jogador ainda não deu uma resposta definitiva. O clube paulista, por sua vez, entende que o empréstimo poderia gerar rodagem ao atleta e também aliviar a folha salarial.
Palacios chegou ao Corinthians em 2024 com contrato até o fim de 2026. A decisão final sobre a movimentação dependerá de novo posicionamento do jogador nos próximos dias.
Lateral do Timão comentou sobre o desempenho da equipe, atuação do goleiro adversário e a decisão da arbitragem no pênalti
|
Após a derrota do Corinthians por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, Matheus Bidu avaliou a atuação da equipe e comentou sobre a partida. O lateral afirmou que o time criou oportunidades e valorizou a atuação do goleiro Lucão, que impediu ao menos dois gols do time alvinegro.
“Infelizmente, foi um resultado adverso. Acredito que a gente tenha feito uma partida muito boa, criamos chances. Também exaltar a partida do goleiro adversário. Ele foi muito bem, foi feliz nessa partida”, disse Bidu, que completou 89 minutos em campo antes de ser substituído.
Além do goleiro, o camisa 21 comentou o pênalti marcado para o Bragantino. O lance gerou discussões e teve áudio divulgado pela CBF. “A arbitragem é um pouquinho complicada. Mais uma vez, interferiu um pouco na partida. E também teve a felicidade do goleiro”, avaliou. O Corinthians entrou com um ofício na CBF contra a arbitragem da partida.
Durante a saída para o intervalo, houve um desentendimento entre jogadores das duas equipes. Bidu minimizou o episódio e disse que a confusão ficou restrita àquele momento. “Foi algo que aconteceu só ali no intervalo e depois foi resolvido”, explicou o atleta.
Agora, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (17), contra o Ceará, fora de casa. A equipe busca retomar o caminho das vitórias para seguir na disputa por uma vaga na próxima edição da Libertadores.