
Futebol
|
No último sábado (29), o Campeonato Brasileiro teve o seu início com seis jogos, sendo cinco às 18h30 e um às 21h, dentre eles, a partida entre Fortaleza e Fluminense, na qual o time nordestino derrotou o tricolor das Laranjeiras pelo placar de 2 a 0, com gols de Lucero e Tinga, ainda no primeiro tempo. O resultado culminou na demissão do ex-técnico do Corinthians, Mano Menezes.
Ex-Corinthians é o primeiro treinador demitido no Campeonato Brasileiro
Nota oficial do Fluminense
"O Fluminense FC informa que Mano Menezes não está mais à frente do comando técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski e o preparador físico Flávio Oliveira. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.
O auxiliar-técnico permanente Marcão assume de forma interina e vai dirigir o time na partida contra o Once Caldas, na próxima terça-feira (01/03), na Colômbia, pela primeira rodada da Conmebol Sul-Americana."
Ex-Corinthians, o técnico Mano Menezes chegou ao Fluminense em julho do ano passado, para ajudar o clube carioca na luta contra o rebaixamento. O comandante conseguiu livrar a equipe da Série B do Brasileirão, na qual o tricolor das Laranjeiras lutou até a última rodada para se salvar.
Após o vice-campeonato para o Flamengo no Campeonato Carioca e a derrota para o Fortaleza pelo placar de 2 a 0, o Fluminense resolveu demitir o ex-Corinthians, que dirigiu a equipe em 46 jogos, com 21 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Mano Menezes ficou quase nove meses à frente do clube.
treinador assumiu o Corinthians oficialmente no dia 10 de julho de 2024, em uma posição desfavorável no Campeonato Brasileiro
|
O argentino Ramón Díaz, campeão recentemente do Paulistão com o Corinthians, é o sétimo no ranking de técnicos com maior tempo de casa dentre todos os clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
O treinador assumiu o Corinthians oficialmente no dia 10 de julho de 2024, em uma posição desfavorável no Campeonato Brasileiro. Contando com reforços grandes no início de trabalho - como Memphis e Carrillo - ele deu conta do recado: chegou às semifinais da Copa Sul-Americana e arrancou uma sequência de vitórias histórica na reta final do Brasileirão.
Os bons resultados e a recuperação da equipe alvinegra fizeram com que Ramón e sua comissão permanecessem no clube em 2025. Apesar da amarga eliminação na pré-Libertadores neste ano, o principal fruto até aqui é o título do Campeonato Paulista 2025 sobre o Palmeiras.
A frente do Ramón no quesito de treinadores que têm mais tempo treinando um clube da Série A estão respectivamente do sexto ao primeiro: Léo Condé (Ceará), Thiago Carpini (Vitória), Zubeldia (São Paulo), Rogério Ceni (Bahia), Vojvoda (Fortaleza) e Abel Ferreira (Palmeiras). Antes da queda, Mano Menezes, ex-técnico do Fluminense, era justamente o sétimo da lista.
Vale lembrar que antes da equipe carioca, coincidentemente, Mano era treinador do Corinthians. Ele havia assumido a equipe alvinegra em 2023, mas foi demitido logo após uma péssima campanha do time no Paulistão em 2024. Inclusive, o técnico ficou marcado por um episódio ruim com Yuri Alberto: na partida contra o São Bernardo, o atacante foi chamado de "burro" em alto e bom tom pelo técnico no 1° de Maio.
Atacante saiu lesionado ainda no intervalo da partida de ontem com dores no ombro e no tornozelo, e é dúvida para o duelo da Copa Sul-Americana
|
Após estreia com um empate por 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, na noite do último domingo (30), contra o Bahia, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Corinthians retorna aos treinamentos nesta segunda-feira (31), no CT Joaquim Grava, visando o jogo da próxima quarta-feira (02), contra o Huracán, às 19h, na Neo Química Arena.
Yuri Alberto projeta duelo do Corinthians com o Huracán, após empate contra o Bahia pelo Brasileirão
Depois da partida de ontem contra o Bahia, o atacante Yuri Alberto, que deixou o campo ainda no intervalo, com dores no ombro e no tornozelo, projetou o duelo do meio de semana contra o Huracán, pela Copa Sul-Americana. O camisa 9 fez elogios ao time argentino e relevou a sequência de jogos que a equipe vem tendo desde o início da temporada.
Jogo contra o Bahia
"Nossa caminhada começou contra um time fortíssimo, que também é campeão estadual. Queríamos a vitória, mas sair daqui com um ponto, não é de todo mal. Enfrentamos uma viagem após uma decisão dificílima contra nosso maior rival. É muito bom viver isso aqui no Corinthians. Time grande tem disso… Jogo atrás de jogo, em competições diferentes e sempre com a cabeça voltada para a vitória."
"Infelizmente ela não veio, mas nosso torcedor sabe que o foco da nossa equipe é colocar o Corinthians na briga pelo título em todos os campeonatos que disputa. Quem entrou em campo deu seu melhor e nosso espírito de luta foi coroado com o gol no fim. Valorizo demais a postura de todos nossos jogadores e tenho certeza que nosso torcedor também. Vamos jogo a jogo mostrar que o lugar do Corinthians é brigando no topo."
Estreia na Copa Sul-Americana contra o Huracán
"Sabemos o quanto nosso torcedor quer este título. Vamos iniciar nossa caminhada contra um time que está bem no Campeonato Argentino. Temos que entrar focados, com muita atenção e mostrando que na nossa casa, mandamos nós. Se Deus quiser, vamos fazer um grande jogo e conquistar os três pontos nessa estreia."
Sem um prazo definido para retorno, a tendência é que o camisa 8 fique de fora dos próximos compromissos do clube do Parque São Jorge
|
O Corinthians pode perder Rodrigo Garro Garro por tempo indeterminado. O meia argentino ainda não se recuperou completamente da tendinopatia patelar no joelho direito e pode ser afastado novamente por tempo indeterminado para tratamento total da lesão.
Mesmo após passar janeiro inteiro no departamento médico, Garro seguiu sentindo desconforto. Entre fevereiro e março, o jogador fez diversas infiltrações para aliviar a dor e atuou com uma faixa no local. No entanto, o problema persiste, e a diretoria agora considera um novo período de recuperação para que o atleta volte apenas quando estiver 100%.
Sem um prazo definido para retorno a tendência é que Garro fique de fora dos próximos compromissos do Corinthians. A comissão técnica e o departamento médico avaliam que forçar sua participação pode agravar a lesão e comprometer ainda mais o rendimento do jogador.
O camisa 8 chegou a ser poupado do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras e foi dúvida até o último momento na partida de volta, em que o Corinthians conquistou o título do estadual.
O próximo compromisso do clube do Parque São Jorge ocorre nesta quarta-feira, 2, às 19h, pela 1ª rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana, diante do Huracán, na Neo Química Arena. Ingressos seguem disponíveis.