Futebol

FPF estuda utilizar impedimento semiautomático na final entre Corinthians e Palmeiras no Paulistão

Sistema deve ser utilizado no Campeonato Brasileiro deste ano e também é usado nas partidas da Liga dos Campeões da Europa e na Premier League

FPF estuda implementar o impedimento semiautomático na final entre Corinthians e Palmeiras no Paulistão - Foto: Reprodução
FPF estuda implementar o impedimento semiautomático na final entre Corinthians e Palmeiras no Paulistão - Foto: Reprodução

11 Mar 2025 | 13:22 |

Icon Comentário0

Após o duelo da final do Campeonato Paulista ter sido definida, a Federação Paulista de Futebol (FPF) discutirá com Corinthians e Palmeiras na reunião do Conselho Técnico desta terça-feira (11) a possível implementação da tecnologia do impedimento semiautomático na decisão do Paulistão, que deverá acontecer nos dias 16 e 26 de março.


Segundo a informação dada pelo jornalista André Hernan, do portal 'UOL Esporte', sistema pode estar presente na decisão do Campeonato Paulista e a utilização dessa tecnologia será discutida hoje.


Vale ressaltar, que o impedimento semiautomático tem sido utilizada de forma recente nas principais competições do futebol mundial. Os torneios como a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes, a Premier League e a Eurocopa utilizaram dessa tecnologia. Em agosto de 2022, esse recurso começou a ser usado, na partida da Supercopa da Europa, entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt.


É válido ressaltar que as câmeras utilizadas pelo VAR não servem para este tipo de serviço (impedimento semiautomático). Deverá ser necessária a implementação de uma estrutura tecnológica de transmissão nos estádios. A discussão para uso do impedimento semiautomático é para tentar minimizar o tempo de decisão da arbitragem.

Polêmica da semifinal no Campeonato Paulista


A semifinal entre Palmeiras e São Paulo teve polêmica no pênalti dado para o time alviverde, sofrido pelo atacante Vitor Roque. Nesta terça-feira (11), o áudio do VAR foi publicado pela FPF e mostrou a explicação do árbitro de vídeo para que Flávio Rodrigues não precisasse ir ao monitor checar o lance. Torcedores, jogadores e o treinador do tricolor paulista ficaram na bronca com a arbitragem.


Futebol

Corinthians tem pior jejum desde a sequência negativa no Paulistão 2024

Equipe comandada por Dorival Júnior tenta reverter desempenho nada satisfatório vencendo o Velo Clube neste domingo em Rio Claro

Corinthians quer os três pontos para afastar pior jejum desde o Paulistão 2026; próximo adversário é o Velo Clube - Foto: Reprodução
Corinthians quer os três pontos para afastar pior jejum desde o Paulistão 2026; próximo adversário é o Velo Clube - Foto: Reprodução

24 Jan 2026 | 21:30 |

Icon Comentário0

O Corinthians atravessa um momento complicado no Paulistão 2026, registrando o pior jejum de vitórias desde o início da edição de 2024. A equipe comandada por Dorival Júnior soma três partidas sem vencer, resultado que acendeu o alerta dentro do clube e entre os torcedores.


Alvinegro paulista só venceu na estreia do Paulistão


O último triunfo do Timão aconteceu na estreia da competição, quando superou a Ponte Preta pelo placar de 3x0. Desde então, foram uma derrota e dois empates, desempenho que coloca o time em situação delicada na tabela de classificação. O jejum atual é o mais longo registrado pelo Corinthians nas primeiras rodadas do estadual nos últimos três anos.


Corinthians teve desempenho parecido em 2024

A última vez que o Coringão ficou sem vencer em três partidas ou mais no Campeonato Paulista acontece há duas edições. Naquela época, o elenco era comandado por Mano Menezes e perdeu cinco vezes consecutivas pelo Paulistão.


Na estreia, o Timão venceu o Guarani, no entanto, teve uma sequência negativa perdendo para Ituano (1x0), São Bernardo (1x0), São Paulo (2x1), Novorizontino (3x1) e Santos (1x0). Esses resultados foram os causadores da demissão do técnico. O alvinegro foi eliminado na fase de grupos já com António Oliveira sendo o treinador.

Time do Povo quer voltar a vencer

Tentando afastar qualquer indício de crise, o Corinthians busca a vitória contra a equipe do Velo Clube. O duelo entre as equipes é neste domingo às 20h30 (horário de Brasília), no Benitão. Para a partida, o técnico Dorival Júnior não vai contar com Memphis Depay (transição física), Cacá (recuperando de lesão no abdômen) e José Martínez que segue na Venezuela e ainda não tem data para retornar ao Brasil.


Futebol

Fiel faz campanha sobre chegada de Rony ao Corinthians

Atacante interessou diretoria do alvinegro e atende às características pedidas pelo técnico Dorival Júnior para o setor ofensivo

Rony não é bem visto pela Fiel do Corinthians que lembra da sua passagem pelo Palmeiras - Foto: Pedro Souza/Atlético
Rony não é bem visto pela Fiel do Corinthians que lembra da sua passagem pelo Palmeiras - Foto: Pedro Souza/Atlético

24 Jan 2026 | 21:02 |

Icon Comentário0

A possível contratação de Rony, atacante que já defendeu Palmeiras e está no Atlético-MG, tem gerado grande repercussão entre os torcedores do Corinthians. Nas redes sociais, parte da Fiel iniciou uma campanha contrária ao negócio, manifestando insatisfação com a negociação conduzida pela diretoria. Alguns pediram o retorno do tranfer ban para que o clube não conseguisse oficializar a contratação do jogador.


Fiel fez campanha contra a contratação


Quando a torcida do Timão tomou conhecimento da possibilidade do ex-Alviverde ser o mais novo reforço do clube do Parque São Jorge, movimentou as redes sociais. Os perfis oficiais do alvinegro paulista foram invadidos com a frase “Rony não”, fazendo menção de que não aceitariam o atacante.


Nome de Rony viralizou

No X (antigo Twitter), o nome de jogador do Galo chegou a ficar entre os assuntos mais comentados da plataforma. Além disso, Dorival Júnior também foi bastante criticado, pois o atleta foi um pedido do técnico do Timão.


Conversas estavam avançadas entre o jogador e o Corinthians

A ESPN havia confirmado a informação do jornalista da Bandeirantes, Heverton Guimarães de que o acerto com o atleta de 30 anos estava próximo. No entanto, o pedido do Atlético Mineiro saiu da realidade para a diretoria do Time do Povo.

O Galo aceitou abrir conversas, mas a pedida por Rony pareceu ‘uma loucura’ para o atual momento do Corinthians. Sua venda seria de R$ 25 milhões para um clube que até agora não conseguiu arrecadar R$ 1 milhão para o empréstimo de Alisson em negociação que segue travada.

O Timão além de Rony também tentava contratar Júnior Santos que pertence ao Atlético-MG, mas a recusa da diretoria mineira em dividir o seu salário impediu o fechamento da contratação. O alvinegro paulista busca alternativas baratas para reforçar o seu elenco.


Futebol

Corinthians e José Martínez seguem impasse em retorno ao Brasil

Volante foi até o seu país natal, a Venezuela regularizar o passaporte e ficou impedido de voltar depois dos problemas políticos causados na invasão dos EUA

José Martínez não retorna ao Brasil e Timão vê incômodo e vive impasse com o volante - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
José Martínez não retorna ao Brasil e Timão vê incômodo e vive impasse com o volante - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

24 Jan 2026 | 20:06 |

Icon Comentário0

O Corinthians ainda não sabe data para o retorno de José Martínez ao Brasil. O jogador segue sem passaporte regularizado, o que impede sua viagem e reapresentação oficial no clube. A situação burocrática atrasou o planejamento da diretoria, que acompanha de perto os trâmites e tinha esperança dele viajar nessa semana.


Volante espera emissão de documento


O camisa 70 do Time do Povo precisou viajar até a Venezuela pelo fato de seu passaporte não conter mais páginas o suficiente para os carimbos de entrada e saída do país. Se fizesse os trâmites no Brasil, a demora poderia ser de até seis meses.


Com o problema político, os órgãos pararam de funcionar e com isso, Martínez ficou ‘preso’ no país sul-americano. No entanto, aos poucos tem voltado ao normal, menos a emissão de seu documento.

Corinthians esperava jogador na última sexta-feira


A expectativa era de que seu documento estivesse regularizado na quinta (22). Todavia, isso não aconteceu e a esperada viagem para São Paulo não aconteceu. O atraso de Martínez já passou de 20 dias e isso interfere no planejamento da comissão técnica que busca alternativas no meio-campo.

José Martínez se pronunciou

As ‘férias prolongadas’ do volante causaram algumas polêmicas entre o Corinthians, o jogador e a imprensa. Os rumores diziam que José Martínez se comunicava apenas com a diretoria e não com Dorival Júnior, técnico do Timão. O comandante ainda afirmou não saber a situação do atleta.

Devido a isso, o venezuelano falou pela primeira vez sobre o caso e afirma que o seu não retorno se dá exclusivamente aos problemas que acontecem ao seu país. Ele ainda fala que tanto a diretoria do alvinegro paulista quanto a comissão técnica estão informadas sobre os seus passos longe do Parque São Jorge.

Punições à vista

Apesar dos argumentos de Martínez, o Corinthians cogita aplicar uma multa para o jogador. A perca de espaço no elenco é praticamente certa, principalmente com a chegada de Matheus Pereira e suas boas atuações. Além disso, há a possibilidade de desconto de até 40% em seu salário.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians pode ganhar ‘bolada’ no Mundial de Clubes Feminino
Futebol

Corinthians pode ganhar ‘bolada’ no Mundial de Clubes Feminino

24 Jan 2026 | 19:31

Icon Comentário0
Corinthians chega a acordo para rescisão contratual de atleta encostado do elenco
Futebol

Corinthians chega a acordo para rescisão contratual de atleta encostado do elenco

24 Jan 2026 | 19:27

Icon Comentário0
Negociação entre Corinthians e São Paulo por Alisson trava mais uma vez – Entenda
Futebol

Negociação entre Corinthians e São Paulo por Alisson trava mais uma vez – Entenda

24 Jan 2026 | 18:33

Icon Comentário0