Futebol

Memphis Depay e Yuri Alberto atingem marca no Corinthians

Dupla de ataque titular do Timão atingiu números significativos juntos após o empate pela Sul-Americana na última terça-feira

Na maior parte da temporada passada, Memphis e Yuri atuaram isoladamente no ataque sob o comando de Ramón Díaz - Foto: Reprodução
Na maior parte da temporada passada, Memphis e Yuri atuaram isoladamente no ataque sob o comando de Ramón Díaz - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Desde outubro do ano passado, Memphis Depay e Yuri Alberto têm formado uma parceria ofensiva de destaque no Corinthians. Atuando juntos como titulares, os dois já iniciaram 30 partidas, sendo a mais recente o empate contra o América de Cali, na última terça-feira, pela Copa Sul-Americana.


Em 2025, a dupla esteve entre os onze iniciais em 20 oportunidades, dentro de um total de 32 partidas realizadas pelo clube na temporada. Em 2024, foram dez partidas com os dois começando juntos. Ao todo, os números acumulados impressionam: 35 gols e 14 assistências nos jogos em que iniciaram lado a lado.


Yuri Alberto é o responsável por 24 desses gols e ainda contribuiu com duas assistências – ambas para Depay. O atacante holandês, por sua vez, marcou 11 vezes e participou diretamente de outros 12 gols com passes decisivos, sendo nove deles direcionados a Yuri.


O impacto da dupla no desempenho ofensivo do Corinthians é significativo. Das 53 vezes em que o clube balançou as redes nas partidas em que os dois começaram como titulares, 66% dos gols tiveram participação direta de um dos dois jogadores.

Na maior parte da temporada passada, Memphis Depay e Yuri atuaram isoladamente no ataque, com Rodrigo Garro centralizando as ações no meio de campo. No entanto, com o afastamento do argentino por conta de uma tendinopatia patelar no joelho direito, Romero passou a compor o trio ofensivo com os camisas 9 e 10 em 2025.


Vale lembrar que, no mês passado, a parceria entre Depay e Yuri já havia se destacado por apresentar a melhor média ofensiva entre as duplas de ataque do Corinthians no século, considerando as 23 primeiras partidas que iniciaram juntos.

O último confronto diante do América de Cali também marcou feitos individuais. Yuri Alberto chegou a 30 partidas com a camisa alvinegra em 2025 — número que ninguém mais atingiu no elenco até agora. Já Memphis Depay celebrou seu primeiro gol pelo clube em uma competição continental e assumiu a vice-artilharia do time no ano, de forma isolada.

De acordo com o Sofascore, site especializado em estatísticas do futebol, a dupla lidera o ranking de participações diretas em gols entre todos os jogadores do futebol brasileiro desde a chegada do holandês, mesmo somando atuações em que começaram no banco ou atuaram separadamente.


Futebol

Dorival comenta sobre recuperação de zagueiro

O jogador alvinegro, que não entrava em campo desde maio, precisou se ausentar para se submeter a uma cirurgia a fim de tratar uma hérnia inguinal

Caso a recuperação esteja progredindo como o esperado, o zagueiro Gustavo Henrique pode voltar a campo no próximo jogo do Timão | Agência Corinthians
Caso a recuperação esteja progredindo como o esperado, o zagueiro Gustavo Henrique pode voltar a campo no próximo jogo do Timão | Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

O zagueiro Gustavo Henrique voltou a ficar de fora dos titulares para o Majestoso, após ter sido desfalque entre os relacionados da partida contra o Ceará na última quarta-feira, dia 16. Dorival Júnior falou sobre a recuperação do jogador e viu ausência com naturalidade.


"O Gustavo é um jogador que vinha sendo titular da equipe, ficou um longo tempo, uma operação, fez uma partida de 90 minutos, com certeza não estaria recuperado na sua totalidade para a partida seguinte. Nós o seguramos. Agora é questão de tempo para ele poder voltar a brigar pela sua condição", disse na zona mista após o jogo.


O jogador, que não entrava em campo desde maio, precisou se ausentar para se submeter a uma cirurgia a fim de tratar uma hérnia inguinal. Após a operação, o zagueiro passou por mais de um mês de recuperação e voltou ao time na reestreia depois da pausa do Campeonato Brasileiro contra o Red Bull Bragantino na Neo Química Arena. Gustavo entrou como titular e não foi substituído ao longo da partida que terminou em derrota do Timão por 2 a 1.


Desde então, o zagueiro não foi entrou em campo nos dois jogos seguintes - contra Ceará e São Paulo. A situação despertou a preocupação da torcida com a recuperação do atleta, principalmente após o Corinthians divulgar que sua ausência na Arena Castelão durante a semana foi devido a um controle de carga.

Caso a recuperação esteja progredindo como o esperado, o zagueiro Gustavo Henrique pode voltar a campo no próximo jogo do Corinthians, contra o Cruzeiro na próxima quarta-feira, dia 23, pela 16% rodada do Brasileirão. A partida está prevista para as 19h30, na Neo Química Arena.



Futebol

Corinthians se distancia do G6 ao fim da 15ª rodada do Brasileirão; veja tabela

Elenco comandado por Dorival Júnior iniciou a jornada na nona posição, mas a derrota para o São Paulo, no último sábado, deixou a equipe na décima colocação

Devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a maioria dos times não jogou as 15 rodadas previstas até o momento | Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a maioria dos times não jogou as 15 rodadas previstas até o momento | Rodrigo Coca/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo, 20. A combinação de resultados ao longo do fim de semana colocou fez o Corinthians perder uma posição na tabela de classificação. O Timão foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0 nesta rodada.


O elenco comandado por Dorival Júnior iniciou a jornada na nona posição, mas a derrota para o São Paulo, no último sábado, deixou a equipe na décima colocação, com 19 pontos. O Mirassol, que venceu o Santos, por 3 a 0, foi o responsável por ultrapassar o clube alvinegro.


O Timão perdeu a oportunidade de encostar no G6, zona de classificação para a Libertadores de 2026. Com a vitória do Botafogo, o Bahia passou a ser o sexto lugar do Brasileirão, somando 25 pontos. O time carioca e o Palmeiras ultrapassaram os baianos, tendo respectivamente 25 e 26 pontos. A distância para o Z4 é de cinco pontos, com o Santos inaugurando o descenso, na 17ª posição.


Devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a maioria dos times não jogou as 15 rodadas previstas até o momento. O clube do Parque São Jorge é um dos cinco times que não teve jogos adiados.

Na 16ª rodada, o clube alvinegro terá pela frente a principal equipe e atual líder da competição: o Cruzeiro, que não perde há dez embates no Brasileirão. A bola na próxima quarta-feira, 23, às 19h30, na Neo Química Arena.



Futebol

Corinthians vê desempenho contra o São Paulo piorar após nova derrota para o rival

A década (2021-2030) tem sido difícil para o Timão quando o assunto é Majestoso, período em que conseguiu apenas duas vitórias em 17 jogos contra o rival

Retrospecto negativo fez com que o clube do Parque São Jorge chegasse ao clássico deste sabado, dia 19, com apenas 25% de aproveitamento | São Paulo/Divulgação
Retrospecto negativo fez com que o clube do Parque São Jorge chegasse ao clássico deste sabado, dia 19, com apenas 25% de aproveitamento | São Paulo/Divulgação

  |

Icon Comentário0

Após nova derrota para o São Paulo, em Majestoso válido pelo Brasileirão, Corinthians viu seu aproveitamento na década contra o adversário cair ainda mais. O Timão, que já não vence o adversário desde 2023, tem apenas duas vitórias contra eles desde o início dos anos 2020.


A década (2021-2030) tem sido difícil para o Corinthians quando o assunto é Majestoso. De 2021 para cá, o Timão já enfrentou o São Paulo 17 vezes e saiu vitorioso em apenas dois jogos, ambos em 2023 - confira últimos resultados abaixo.


O retrospecto negativo fez com que o clube do Parque São Jorge chegasse ao clássico deste sabado, dia 19, com apenas 25% de aproveitamento. Porém, após o Majestoso disputado no Morumbis terminar com a vitória de 2 a 0 do time mandante, os números chegaram a 23,53% de aproveitamento. O desempenho retratado em números é apenas reflexo dos resultados dos últimos cinco anos em que o Timão somou duas vitórias, seis empates e impressionantes nove derrotas.


Os últimos triunfos do Corinthians em Majestosos aconteceram há quase dois anos: um deles ainda pela fase de grupos do Campeonato Paulista, em que o Corinthians venceu o rival por 2 a 1, no Morumbis; e outro nas semifinais da Copa do Brasil, em que o Timão conquistou a vitória no primeiro jogo também por 2 a 1, mas acabou saindo derrotado do confronto e eliminado da competição após perder a partida de volta.

Pelo Brasileirão, o jejum do clube alvinegro é ainda maior. O Corinthians já não vence o São Paulo desde dezembro de 2020, quando com gol de Otero, o Timão derrotou por 1 a 0 os adversários na Neo Química Arena.


O próximo duelo contra o São Paulo ainda não tem data definida. Mas o Corinthians ainda tem chances de tentar melhorar o retrospecto ainda em 2025, ja que disputará a partida de volta do Brasileiro ao lado de sua torcida na Neo Química Arena.

Enquanto o próximo Majestoso não chega, o Corinthians entra em campo novamente na próxima quarta-feira, 23, contra o Cruzeiro em Itaquera. A partida é válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e está marcada para às 19h30.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico do Corinthians comenta eliminação na Liga de Basquete Feminino
Futebol

Técnico do Corinthians comenta eliminação na Liga de Basquete Feminino

 

Icon Comentário0
Ex-alvo do Corinthians, atacante acerta com o Atlético Mineiro
Futebol

Ex-alvo do Corinthians, atacante acerta com o Atlético Mineiro

 

Icon Comentário0
“Fechar a boca, baixar a cabeça e trabalhar”, diz Garro sobre momento do Corinthians
Futebol

“Fechar a boca, baixar a cabeça e trabalhar”, diz Garro sobre momento do Corinthians

 

Icon Comentário0