Basquete
Ex-Corinthians, Cristian pede mais apoio ao basquete: “Tinha que ser...”
21 Mai 2026 | 18:31
Basquete
09 Abr 2025 | 08:13 |
Durante participação no "PoropoPod", programa da Corinthians TV, nesta segunda-feira (7), Marco Polo Pinheiro, diretor do departamento de esportes terrestres do Timão, abordou temas relevantes sobre os rumos do clube fora do futebol. Entre os principais pontos discutidos estão o incentivo à formação de atletas, os planos para ampliar o espaço do Corinthians em competições olímpicas e estratégias para atrair o público aos jogos de futsal e basquete.
Segundo o dirigente, a instituição oferece um dos melhores ambientes do país ao unir esporte de alto rendimento e formação educacional. “Não tem uma estrutura no Brasil que ofereça o que o Corinthians oferece em termos de estudo. Temos uma parceria de 15 anos com o Colégio Amorim, o que possibilita capacitar nossos atletas e cobrar desempenho escolar. Dá para aproximar e fazer algo muito parecido com o que acontece nos Estados Unidos, não está tão distante assim", declarou Marco Polo.
Com a aproximação dos playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), o clube busca mobilizar a torcida para comparecer ao Ginásio Wlamir Marques, casa das modalidades indoor do Corinthians. “A gente tem um público bem cativo que vem em jogos de basquete e futsal, mas eu acredito que podemos melhorar. Porque a torcida do Corinthians faz toda a diferença, ela ganha jogo", afirmou. Ele ainda destacou o retorno do ala norte-americano Clark, lesionado em 2023, como reforço importante para a reta final da Liga.
Para incentivar os torcedores, o Corinthians isentou o público da cobrança de ingressos para partidas dessas modalidades. “Até o fim de 2023, era feita uma cobrança para assistir aos jogos, tanto do basquete quanto do futsal. O Augusto (presidente do clube) fez uma promessa de campanha e abrimos mão desse valor. Hoje não se paga mais, mas parece que o público ainda não entendeu", pontuou.
Por fim, Marco Polo reforçou a relevância da presença da Fiel nos ginásios, destacando o acesso facilitado aos ídolos das quadras. “A ideia principal de não cobrar é que a pessoa que quer conhecer o clube – o torcedor que quer entender um pouco mais da modalidade – possa conhecer o histórico Wlamir Marques, um ginásio para aproximadamente oito mil pessoas. Dá para ficar perto do Deives, do Maicon, dos jogadores do basquete como Vitão, Elinho, Lucas Cauê e Cauê Borges. Eu queria que o torcedor viesse conhecer e entender o quão importante é sua participação – e o quão legal é. O basquete é sensacional", concluiu.
Vale lembrar que restam apenas três jogos do Corinthians na temporada regular do NBB. Os playoffs da competição acontecem no fim do mês de abril.
Clube do Parque São Jorge sofreu com o segundo quarto forte da equipe mandante e se despediu da competição nas semifinais, na última terça-feira
27 Mai 2026 | 12:10 |
Na noite da última terça-feira (26), o Corinthians enfrentou o Pinheiros, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em partida válida pelo jogo 4 das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB). Com um ataque bastante poderoso no segundo e terceiro quarto, a equipe mandante derrotou o Timão pelo placar de 88 a 76, eliminando o clube do Parque São Jorge da competição, que finalizou de forma histórica.
O Corinthians entrou em quadra pressionado, depois da derrota no Wlamir Marques, pelo jogo número três da série e apesar de um primeiro quarto de bastante equilíbrio, o time da casa começou tomar as rédeas da partidas e foi se distanciando, principalmente no segundo período, onde venceu o Timão por 35 a 20.
O terceiro quarto aconteceu da mesma forma que foi o segundo período, com o Pinheiros aumentando ainda mais a vantagem sobre o Corinthians e fazendo um sonoro 23 a 13. O duelo entrou nos últimos 12 minutos com o placar 79 a 51 para a equipe da casa, que mesmo perdendo por 25 a 9, garantiu a vaga para a final do NBB.
O técnico do Corinthians, Jece Leite, elogiou a campanha do Corinthians no NBB e lamentou a derrota para o Pinheiros. "Só tenho de agradecer a esses moleques, que não deixaram de tentar e de treinar nenhum dia. Treino às seis da manhã. Tudo o que pedimos, eles fizeram. Tem dia que a bola não cai, tem dia que não conseguimos defender, tem dia que não conseguimos pegar um rebote. Mas nada do que esses moleques fizeram vai ficar apagado."
Elinho ressaltou a luta do Corinthians durante toda a série e parabenizou a equipe pela melhor campanha da história do clube no NBB. "É um processo. O Corinthians merece estar onde está. Brigamos muito, lutamos muito. A notícia que veio lá atrás não foi fácil, mas nós nos fechamos. Tínhamos dois caminhos: ou abrir mão de tudo, ou nos fechar entre os 12, 15 envolvidos e continuar. E foi o que fizemos."
Osmar Stabile esteve presente no jogo do NBB, no Ginásio Wlamir Marques e comentou a respeito do possível encerramente do esporte no Timão
24 Mai 2026 | 12:30 |
Na tarde deste sábado (23), o Corinthians enfrentou o Pinheiros, no Ginásio Wlamir Marques, pelo jogo 3 da série melhor de cinco partidas, da semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB). Mesmo levando o jogo para a prorrogação, após estar em grande desvantagem, o Timão saiu derrotado pelo placar de 82 a 81 e agora está perdendo a série por 2 a 1. O presidente alvinegro, Osmar Stabile, esteve presente no Parque São Jorge e viu a derrota do Timão.
Depois da partida em que o Corinthians perdeu por 82 a 81, o presidente do Corinthians, Osmar Stabile, comentou a respeito das dívidas da equipe do Parque São Jorge e ainda falou a respeito do basquete, na qual tem se especulado sobre um encerramento do esporte no alvinegro paulista.
Presidente do Corinthians comenta sobre as dívidas do clube e projeta basquete com recursos próprios: "ela já não está crescendo mais."
Dívida do Corinthians: "Eu já tenho percebido, ao longo desse ano, que a dívida está permanecendo. Ela já não está crescendo mais, está perdendo força. E nós queremos fazer com que essa dívida comece a retroceder. (...) Então, eu acho que esse semestre a gente fecha com um valor que ainda permanece como o mesmo, e no segundo semestre começa a cair essa dívida."
Completou ainda Osmar Stabile, a respeito da dívida do Corinthians e revela meta no clube do Parque São Jorge: "Eu tenho certeza absoluta que dentro dos cinco anos que eu coloquei (como meta), o Corinthians se tornará um dos principais times do Brasil, ou clube do Brasil, na parte financeira."
Encerramento do basquete: "É necessário, para a gente tirar o Corinthians dessa situação, que todos os esportes tenham autossuficiência, no sentido de buscar recursos para que a gente possa manter. Não dá para a gente tirar dinheiro do futebol para poder tocar outros esportes."
Osmar Stabile usou o futsal como exemplo para o Corinthians. "Terminando essa fase aqui, nós vamos sentar para conversar, e a gente tem alguns patrocinadores aí que querem tocar aí (o projeto) conosco. Então, a ideia é a gente sempre buscar recursos para poder tocar todos os esportes."
Clube do Parque São Jorge perdeu a oportunidade de virar a série no Ginásio Wlamir Marques e precisa vencer duas como visitante para chegar a final
23 Mai 2026 | 22:55 |
Na tarde deste sábado (23), o Corinthians enfrentou o Pinheiros, no Ginásio Wlamir Marques, pelo jogo 3 da série melhor de cinco partidas, da semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB). Mesmo levando o jogo para a prorrogação, após estar em grande desvantagem, o Timão saiu derrotado pelo placar de 82 a 81 e agora está perdendo a série por 2 a 1.
O Corinthians perdeu a grande chance de virar a série contra o Pinheiros dentro de casa e nem mesmo os 23 pontos de Elijah Clark, foram o suficiente para fazer o Timão sair com a vitória. O time do técnico Jece Leite chegou a ir para o quarto período perdendo por 62 a 45, mas o alvinegro paulista conseguiu reagir e venceu por 28 a 11, levando o duelo para a prorrogação.
O jogo foi equilibrado também na prorrogação, porém, o Pinheiros teve sangue frio para decidir nos minutos finais e ganhar o jogo 3, em pleno Ginásio Wlamir Marques. Betinho foi o principal pontuador do Pinheiros, terminando o jogo com 21 pontos, além de quatro rebotes. O armador Cauã Pacheco também teve grande atuação, sobretudo na prorrogação.
Para chegar as finais do NBB, o Corinthians vai precisar vencer as duas partidas no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, onde no jogo 1, o Timão não viu a cor da bola e foi derrotado pelo placar de 95 a 65. A transmissão do confronto ficará por conta da ESPN e Disney Plus, em partida que acontecerá na próxima terça-feira (26), 20h30 (horário de Brasília).
Antes do jogo 3 entre Corinthians e Pinheiros, no Ginásio Wlamir Marques, Elijah Clark foi anunciado como o primeiro vencedor dos Melhores do Ano do NBB e recebeu o prêmio de melhor ala da temporada. O norte-americano terminou a temporada regular com médias de 16,4 pontos, quatro rebotes e 3,6 assistências, além de 15,7 de eficiência, sendo o principal pontuador do Timão.