Extra Corinthians

“Vai Corinthians!”: Documentário revive a histórica invasão da Fiel no Mundial de 2012

Documentário traz depoimentos emocionantes e imagens inéditas da maior invasão da história do futebol, que marcou a conquista do Mundial há 23 anos

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

30 Abr 2025 | 18:10 |

Icon Comentário0

O documentário Vai Corinthians! resgata a memorável jornada da torcida corintiana durante o Mundial de Clubes da FIFA em 2012, no Japão. Dirigido por Marcela Coelho, Ricardo Aidar e Daniel Kfouri, o filme estreou nos cinemas brasileiros em 16 de março de 2023, com distribuição da Elo Studios e coprodução da Warner Bros Discovery. 


Com 71 minutos de duração, o longa retrata a trajetória do Corinthians desde a conquista da Libertadores até a vitória sobre o Chelsea na final do Mundial, por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. O foco principal, no entanto, é a impressionante mobilização de mais de 30 mil torcedores que viajaram ao Japão para apoiar o time, em um movimento que ficou conhecido como a maior invasão internacional de torcedores na história do futebol.


O filme apresenta depoimentos emocionantes de torcedores que enfrentaram desafios para acompanhar o Timão no outro lado do mundo, além de imagens inéditas da torcida no Japão e entrevistas com brasileiros e japoneses que vivenciaram aquele momento histórico. A produção destaca o impacto cultural da presença massiva da Fiel em um país com dinâmicas sociais tão distintas. 


A iniciativa de envolver os próprios torcedores na construção do documentário reforça a importância da Fiel na conquista do título mundial. O clube chegou a solicitar vídeos e relatos dos fãs que estiveram presentes na "invasão corintiana" para integrar o conteúdo do filme. 

Vai Corinthians! é mais do que um registro esportivo; é uma homenagem à paixão e dedicação dos torcedores que atravessaram continentes para apoiar seu time, deixando uma marca indelével na história do futebol mundial. 



Extra Corinthians

Gerente de competições da CBF explica novo calendário do futebol feminino no Brasil

Segundo a divulgação da entidade, as mudanças promovidas representam um investimento de R$ 685 milhões nas competições femininas

CBF anunciou mudanças no calendário do futebol feminino no Brasil - Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
CBF anunciou mudanças no calendário do futebol feminino no Brasil - Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

25 Nov 2025 | 01:00 |

Icon Comentário0

Nesta segunda-feira (24), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário para a temporada de 2026. Dentre as mudanças está o aumento no número de clubes e datas das séries A1, A2 e A3, e Copa do Brasil Feminina, além da mudança no formato da Supercopa, que agora será disputada entre o campeão da Copa do Brasil contra o vencedor do Campeonato Brasileiro.


Gerente de competições da CBF explica novo calendário do futebol feminino no Brasil


Gerente de competições feminina da CBF, Aline Pellegrino, comentou sobre o calendário do futebol no Brasil para o ano que vem e revelou que conversas para mudanças em 2026, estavam sendo discutidas no meio deste ano. "Começamos a desenhar o calendário em julho e em outubro estava bem encaminhado. De outubro até agora, final de novembro, algumas mudanças surgiram e tentamos internamente melhorar várias questões."


Gerente de competições da CBF, Aline Pellegrino explica novo calendário do futebol feminino no Brasil: "Tentamos internamente melhorar várias questões."

Completou ainda a dirigente da CBF, que agradeceu o apoio de Julio Avellar nas mudanças para o futebol feminino no ano que vem. "Quero agradecer ao Julio Avellar (diretor de competições da CBF), que comprou essa 'briga' junto comigo."


"Fomos até o último minuto tentando melhorar e a sensação é de que conseguimos cumprir o objetivo que tínhamos, que é para além da CBF, do departamento de competições: é que realmente os clubes que vão disputar se vejam representados, vejam que eles foram olhados com cuidado, carinho, que a gente tem essa preocupação, que a gente quer que eles joguem mais." Finalizou Aline Pellegrino.

Presidente da CBF, Samir Xaud esteve presente no evento que apresentou o novo calendário do futebol feminino no Brasil. "Assim como fizemos no futebol masculino, passamos os últimos meses analisando e estudando oportunidades de melhorar o calendário e o fomento do futebol feminino. Ouvimos especialistas, federações, clubes e jogadoras. E chegamos a um modelo que atende a demandas importantes, colocando o futebol feminino brasileiro onde merece estar."


Extra Corinthians

Vai assistir? Sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontece em dezembro

Edição será a maior já feita na história e contará com três países-sedes; Timão pode perder alguns jogadores nessa data na próxima temporada

Sorteio da Copa do Mundo de 2026 será em 5/12 às 14h em Washington; 39 seleções já garantidas, 9 via repescagem - Foto: Reprodução
Sorteio da Copa do Mundo de 2026 será em 5/12 às 14h em Washington; 39 seleções já garantidas, 9 via repescagem - Foto: Reprodução

18 Nov 2025 | 21:21 |

Icon Comentário0

Após o empate contra a Tunísia, a Seleção Brasileira estará atenta a definição dos grupos para a competição do ano que vem. O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington D.C., Estados Unidos. O evento definirá os 12 grupos da primeira fase, reunindo as 48 seleções participantes da maior edição da história do torneio.


EUA, México e Canadá sediam a Copa do Mundo de 2026


A cerimônia contará com os três países-sede, Estados Unidos, México e Canadá, já garantidos como cabeças de chave. Além deles, outras nove seleções mais bem posicionadas no ranking da FIFA ocuparão o primeiro pote. O sorteio seguirá o formato estabelecido para a competição, que pela primeira vez terá 48 equipes, ampliando o número de participantes em relação às edições anteriores.


39 seleções já confirmaram presença

Até o momento, 39 seleções já estão classificadas para o Mundial. Entre elas estão potências tradicionais como Brasil, Argentina, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Portugal e Holanda. A Europa lidera em número de vagas confirmadas, com 12 representantes já garantidos.


A América do Sul terá seis equipes, incluindo Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador e Chile. A Concacaf, além dos três anfitriões, já confirmou outras seleções da região. África e Ásia também têm representantes definidos, como Senegal, Marrocos, Japão e Coreia do Sul.

Sylvinho, ex-Corinthians, pode se classificar

As nove vagas restantes serão preenchidas por meio das repescagens, que ocorrerão em março de 2026. Haverá dois torneios distintos: um exclusivo da Europa, com quatro vagas em disputa, e outro mundial, sem equipes europeias, oferecendo duas vagas adicionais.

O técnico da Albânia, o ex-Corinthians Sylvinho disputa a repescagem e pode ser o único comandante brasileiro à frente de uma seleção na próxima edição. O playoff global reunirá seleções de diferentes confederações, completando o quadro de participantes.

A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre 11 de junho e 19 de julho, com o jogo de abertura marcado para o Estádio Azteca, na Cidade do México. A final acontecerá em Nova York-Nova Jersey, no dia 19 de julho, enquanto a disputa pelo terceiro lugar será realizada em Miami, no dia 18 de julho.



Extra Corinthians

Paquetá perde pênalti e Seleção Brasileira empata com a Tunísia

Equipe comandada por Carlo Ancelotti não fez boa partida em comparação com a vitória contra Senegal por 2 a 0 no último sábado; amistosos agora só em 2026

Mesmo com Estevão sendo destaque, Seleção Brasileira empata com a Tunísia com Lucas Paquetá perdendo pênalti - Foto: Lucas Ribeiro/CBF
Mesmo com Estevão sendo destaque, Seleção Brasileira empata com a Tunísia com Lucas Paquetá perdendo pênalti - Foto: Lucas Ribeiro/CBF

18 Nov 2025 | 18:53 |

Icon Comentário0

A Seleção Brasileira empatou por 1 a 1 com a Tunísia nesta terça-feira (18), em amistoso realizado no estádio Decathlon Arena, em Lille, na França. O confronto marcou o último compromisso da equipe neste ano e serviu como preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.


Tunísia surpreendeu Carlo Ancelotti


O jogo começou movimentado, com a Tunísia surpreendendo ao abrir o placar ainda no primeiro tempo. O meia Mastouri aproveitou falha defensiva e finalizou com precisão, colocando os africanos em vantagem. O Brasil reagiu rapidamente e conseguiu o empate com Estêvão, que converteu pênalti assinalado após revisão do VAR.


Seleção Brasileira pouco fez no segundo tempo

Na segunda etapa, a equipe comandada por Carlo Ancelotti manteve maior posse de bola, chegando a 73% contra 27% dos tunisianos. Apesar da pressão, o ataque brasileiro encontrou dificuldades para superar a defesa adversária, que se fechou em linhas compactas. O goleiro tunisiano fez boas defesas e garantiu o resultado final.


Paquetá perde pênalti que sacramenta resultado

Durante o segundo tempo, a Seleção Brasileira conseguiu outro pênalti sofrido por Vitor Roque. Carlo Ancelotti chamou o ex-Corinthians Marquinhos para decidir quem bateria a penalidade.

E assim aconteceu, Lucas Paquetá assume a responsabilidade e bate a cobrança muito mal, longe do gol. Situação em que o goleiro da Tunísia nem encostou na bola. O que gerou debates sobre escolha de treinador.

O amistoso também serviu para observações táticas. Ancelotti promoveu mudanças na escalação, testando Wesley na lateral-direita, Éder Militão no miolo da zaga e que saiu lesionado além de Caio Henrique na esquerda. O goleiro Bento foi titular e fez intervenções seguras, mas no início, deixou a torcida brasileira com um pouco de medo com suas falhas nas saídas de de bola.

Quatro vitórias na ‘era Ancelotti’

Com o empate, o Brasil encerra 2025 com retrospecto de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas sob o comando de Ancelotti. A Seleção havia vencido o Senegal por 2 a 0 no último sábado, em Londres, e agora fecha o ano com desempenho equilibrado.

Jogo agora só em 2026

O próximo compromisso oficial será em março de 2026, nos Estados Unidos, com amistosos previstos contra França e Croácia. Em junho, às vésperas da Copa, a CBF planeja novos jogos preparatórios, incluindo um no Brasil e outro novamente em solo norte-americano.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


GT da Arbitragem prepara árbitros para melhoras no Brasileirão de 2026: "Vamos conseguir..."
Extra Corinthians

GT da Arbitragem prepara árbitros para melhoras no Brasileirão de 2026: "Vamos conseguir..."

18 Nov 2025 | 13:14

Icon Comentário0
34ª rodada do Campeonato Brasileiro terá início na próxima terça-feira - confira
Extra Corinthians

34ª rodada do Campeonato Brasileiro terá início na próxima terça-feira - confira

17 Nov 2025 | 17:34

Icon Comentário0
Neymar fora da Copa? Carlo Ancelotti respondeu sobre presença do camisa 10
Extra Corinthians

Neymar fora da Copa? Carlo Ancelotti respondeu sobre presença do camisa 10

17 Nov 2025 | 16:40

Icon Comentário0