Extra Corinthians
Como Carlo Ancelotti deve escalar o Brasil deve enfrentar a Croácia?
31 Mar 2026 | 00:00
Extra Corinthians
09 Jun 2025 | 10:41 |
A torcida do Corinthians está enxergando na criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) a principal saída para a grave crise financeira e política que assola o clube. Em uma enquete realizada, mais de 1.400 torcedores participaram e a maioria demonstrou apoio à proposta, revelando um sentimento de urgência por mudanças estruturais profundas no Parque São Jorge.
Segundo o levantamento, 35% dos torcedores afirmaram que investiriam diretamente na SAF caso ela se tornasse realidade, confiando que a medida traria uma gestão mais profissional e eficiente. Outros 32,8% se mostraram favoráveis à transformação, embora admitam não ter condições financeiras de participar — mesmo assim, acreditam que a mudança é essencial para o futuro do clube.
A adesão à ideia de SAF cresce num cenário em que o Corinthians enfrenta uma dívida bilionária, escândalos administrativos e uma constante instabilidade política. Para muitos torcedores, a conversão para clube-empresa pode significar o fim da interferência política e o início de uma nova era de transparência, investimentos e resultados dentro e fora de campo.
No entanto, o processo está longe de ser simples. A transição exige a reformulação do estatuto, debates internos com o Conselho Deliberativo e o envolvimento de diversos setores do clube. Além disso, será necessário definir como será feita a captação de investimentos, qual será o modelo de governança e de que forma o patrimônio histórico será preservado nesse novo modelo.
Mesmo com os desafios, a reação da Fiel revela uma mudança de mentalidade. Se antes havia resistência à ideia de transformar o clube em uma empresa, agora a SAF é vista como uma possível virada de jogo para devolver o Corinthians ao protagonismo. O recado da torcida está dado — e a diretoria sabe que ignorá-lo pode custar ainda mais caro.
Palco onde o Timão joga ao lado da Fiel será um dos locais onde a Copa do Mundo Feminina terá as suas partidas; vistoria foi para ver se precisaria de mudanças
07 Mai 2026 | 00:55 |
A Neo Química Arena, palco do Corinthians no futebol nacional, recebeu nesta semana uma visita oficial do Ministério do Esporte e de representantes da FIFA como parte das inspeções técnicas para a Copa do Mundo Feminina de 2027 em que o Brasil será o país sede.
O estádio do Corinthians que recebe a categoria masculina e muita das vezes a feminina, já está confirmado como uma das sedes do torneio. Ele foi avaliado em diversos aspectos estruturais, incluindo acessibilidade, segurança, gramado, iluminação e áreas de apoio.
A comitiva contou com 32 integrantes, entre autoridades públicas, dirigentes do clube e membros da entidade máxima do futebol. O diretor de relações institucionais do Corinthians, Antonio Goulart, acompanhou a vistoria e destacou o compromisso do clube em garantir que a arena esteja totalmente adequada às exigências internacionais. A visita também serviu para alinhar ajustes necessários e verificar o andamento das obras e melhorias previstas.
O Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma edição da Copa do Mundo Feminina. Além de São Paulo, outras cidades confirmadas como palco da competição são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A final está programada para acontecer no Maracanã, reforçando o caráter histórico do evento.
A Neo Química Arena, inaugurada em 2014, já recebeu grandes competições internacionais, como a abertura da Copa do Mundo masculina de 2014, partidas das Eliminatórias, jogos dos Jogos Olímpicos de 2016 e confrontos da Copa América de 2019. Agora, o estádio se prepara para receber pela quinta vez uma competição oficial da FIFA, consolidando sua relevância no cenário esportivo mundial.
Observatório de Futebol do CIES realizou uma pesquisa relacionados a troca de treinadores e nos últimos 12 meses, 17 dos 20 clubes mudaram o comando
06 Mai 2026 | 14:20 |
Nesta semana, o Observatório de Futebol do CIES, apontou as ligas que mais demitem treinadores no futebol mundial e o Brasileirão aparece como o sexto, pegando os números de comandantes dispensados nos últimos 12 meses. 85% das equipes do Campeonato Brasileiro, trocaram de técnico ao menos uma vezes, ou seja, 17 dos 20 clubes. Apenas Abel Ferreira (Palmeiras), Rogério Ceni (Bahia) e Rafael Guanaes (Mirassol) seguem intactos.
O levantamento apontou que ligas como do Chipre, do Peru, da Série B do Campeonato Italiano, da Bélgica e da Venezuela, aparecem acima do Brasileirão. Confira como ficou a posição das ligas de futebol mundial, que mais demitiram treinadores, nos últimos 12 meses:
Equipes que venceram torneios recentes dentro do território brasileiro e também no cenário Sul-Americano demitiram recentemente os seus treinadores, casos de Corinthians e Flamengo, que tiveram Dorival Júnior e Filipe Luís como campeões em 2025, mas que acabaram sendo dispensados neste início de temporada.
O Flamengo conquistou a Brasileirão e a Libertadores do ano passado, mas nem isso pôde salvar Filipe Luís de ser demitido do comando técnico do time carioca, depois das derrotas na Supercopa Rei e na Recopa. Já o Corinthians, que era comandado por Dorival Júnior, foi campeão da Copa do Brasil na reta final de 2025 e campeão da Supercopa neste ano, mas uma sequência negativa fez a direção dispensá-lo e contratar Fernando Diniz.
As equipes das Séries A e B do Brasileirão, se reuniram na sede da Confederação Brasileira de Futebol, em busca de chegarem em um acordo
07 Abr 2026 | 13:40 |
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se reuniu com os clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro, na última segunda-feira (06), para discutirem o futuro do futebol no Brasil, onde há uma movimentação para criar uma nova liga. O presidente da entidade, Samir Xaud, entendeu que o dia de ontem foi histórico, a fim de discutir o tema.
Os clubes tem feito reuniões há algum tempo, para que haja um acordo para sair a nova liga no Brasil, porém, foi a primeira vez que a CBF entrou na jogada, para reunir com os times da elite do Campeonato Brasileiro e também da segunda divisão, a fim de tentarem um acordo e finalmente sair a nova liga.
CBF organiza reunião para decidir futuro do Campeonato Brasileiro: "temos que valorizar o nosso futebol."
Samir Xaud, presidente da CBF, falou sobre a reunião que aconteceu na sede da entidade. "Hoje foi um dia histórico para o futebol brasileiro. Pela primeira vez, as Séries A e B se reuniram com a CBF para discutir um tema que vai definir o nosso futuro: a criação de uma liga única. Este é um momento que exige responsabilidade, visão e, principalmente, união. A formação de uma liga única tem um objetivo muito claro: valorizar o futebol brasileiro."
Vice-presidente da CBF, Gustavo Dias também comentou sobre a liga, entendendo que a entidade tem um papel apenas de auxiliar os clubes. "Nada do que desejamos para o futebol brasileiro será possível sem união. Não haverá avanço sem união. E união exige maturidade, diálogo e concessões de todos os lados. A liga precisa ser dos clubes. Esse é um princípio fundamental, inegociável. A CBF estará presente, com papel ativo como mediadora e uma das lideranças do processo. Mas as decisões precisam ser construídas e deliberadas pelos clubes."
A CBF ainda trabalha para melhorias no futebol brasileiro, algo destacado por Samir Xaud. "Essas reformas não são acessórios; são fundamentos. Sem elas, qualquer modelo de liga nasceria frágil, incapaz de entregar o valor que todos nós desejamos. Por isso, mesmo sabendo da importância da liga, optamos por construir primeiro as bases que garantissem sua sustentabilidade."
Como Carlo Ancelotti deve escalar o Brasil deve enfrentar a Croácia?
31 Mar 2026 | 00:00
CBF inicia programa para a profissionalização da arbitragem no Campeonato Brasileiro
08 Mar 2026 | 23:38
CBF acelera processo para implementar o impedimento semiautomático e mira próximo estádio
07 Mar 2026 | 13:16