
Futebol de Base
Jovem da base ganha moral com Dorival Júnior e se firma no elenco profissional do Corinthians
Futebol de Base
|
Nesta segunda-feira, 7, o Corinthians encara o São Paulo, às 20h (de Brasília), em Cotia, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Para os Filhos do Terrão, o duelo vale como uma revanche na final da Copinha 2025 vencida pelo rival tricolor.
O Capitão do time de base, Luiz Gustavo Lemos Carvalho, mais conhecido como 'Bahia', que no início do ano teve a oportunidade de jogar o Paulistão pela equipe profissional, falou sobre a expectativa de disputar o clássico Majestoso mais uma vez.
“Sempre quando se fala em São Paulo, Palmeiras, Santos, e até outros times do Rio, Flamengo, Fluminense, é sempre um clássico. Encaramos como clássico. Acho que clássico se joga e se ganha, não só se ganha. Temos que jogar e ganhar também. Temos que fazer um jogo bonito para você ganhar, se não vai ficar naquilo e não vai conseguir ganhar. A expectativa é a melhor possível. Estivemos treinando, vamos fazer um ótimo jogo e sair de lá com a vitória", projetou”, disse o jogador.
Corinthians encerrou a preparação no domingo, 6, no Parque São Jorge. O alvinegro deve ir a campo com: Cadu; João Vitor, Fernando Vera, Guilherme Gama e Vinícius Gomes; Caraguá, Yago e Bahia; Dieguinho, Léo Agostinho e Gui Negão.
No Campeonato Brasileiro Sub-20, o time corintiano está invicto até o momento e ocupa a nona posição, com seis pontos. Em quatro rodadas, foram três empates e uma vitória. No último jogo, a equipe mostrou poder de reação e buscou o empate contra o Botafogo, fora de casa, em 2 a 2.
Já o São Paulo não começou bem a competição. A equipe comandada pelo técnico Allan Barcelos tem uma vitória, dois empates e uma derrota. O Tricolor não venceu os últimos três jogos no Brasileirão Sub-20.
Orlando Ribeiro aposta em base consolidada e intensidade ofensiva para assegurar classificação sem depender de outros resultados
|
O Corinthians finaliza a participação na primeira fase do Brasileiro Sub‑20 enfrentando o Juventude, na terça-feira (23), às 15h, na Fazendinha. Com 19 pontos acumulados, o time precisa de uma boa atuação para assegurar sua vaga no mata‑mata e evitar sustos com rebaixamento.
A campanha do Corinthians foi marcada por altos e baixos. Após uma sequência de resultados ruins que o colocaram em risco de queda, o time reagiu nas últimas rodadas, subindo para a 5ª colocação. Quatro pontos o separam da zona de classificação, e qualquer tropeço pode comprometer os planos.
Para o duelo, o técnico Orlando Ribeiro deve manter a base das últimas partidas, apostando em equilíbrio entre defesa e criação. A formação esperada conta com Cadu no gol; Gustavo Baiano, Caipira, Fernando Vera e Guilherme Gama na linha defensiva; Caraguá, Pedro Thomas e Guilherme Pires no meio; e ataque com Nícollas, Luiz Fernando e Gui Bom.
O confronto contra o Juventude também será decisivo para definir a tabela do mata‑mata, onde o adversário será o primeiro colocado após cette fase. Por isso, o Corinthians pretende entrar com intensidade e buscar o resultado desde o início para garantir vantagem na sequência da competição.
A partida terá transmissão pela Corinthians TV, canal oficial do clube. Caso vença, a equipe garante uma colocação entre os oito melhores e avança com moral para as próximas fases. Em caso de empate ou derrota, dependerá de resultados paralelos para conquistar a vaga.
Em busca de reforços internos, equipe alvinegra voltou a recorrer ao Sub-20 B; nomes ainda disputam espaço com atletas do Sub-17
|
Desde o afastamento provisório de Augusto Melo da presidência, a gestão interina do Corinthians tem revisado contratos e reorganizado o elenco das categorias de base. Como parte desse processo, alguns atletas do Sub-20 B, antigo Sub-18, foram promovidos para o elenco principal do Sub-20.
O zagueiro Rodrigo Richard e o atacante Drude são os jogadores que mais têm sido aproveitados entre os promovidos. Drude, inclusive, já balançou as redes pelo time Sub-20. Recentemente, diante da decisão de devolver atletas ao Sub-17, outros nomes também ganharam espaço, como os defensores Yago Candido e Miguel, além do centroavante Luiz Fábio.
“Nós estamos dando oportunidade para alguns atletas que a gente entende que têm condições. O Drude foi muito bem, está indo muito bem. Não pôde vir porque está voltando de contusão. (Mesmo caso do) Kauã (Marim), e nós tivemos o Gelado no último jogo”, afirmou o técnico Orlando Ribeiro, em entrevista recente.
O elenco do Sub-20 vive momento de transição e carece de opções coo técnico tem observado tanto o Sub-20m regularidade. Sem alternativas suficientes no grupo principal, o técnico tem observado tanto o Sub-20 B quanto o Sub-17, que mesclam atletas da idade da categoria com outros mais novos.
Eliminado precocemente do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Corinthians agora foca exclusivamente no Paulista da categoria. A equipe ainda disputa a primeira fase do estadual e terá um calendário mais espaçado no restante da temporada.
Mesmo em desvantagem no primeiro tempo, equipe paulista reagiu no fim e garantiu ponto fora de casa no Brasileiro Sub-17
|
O Corinthians buscou o empate por 2 a 2 com o Athletico-PR na tarde desta terça-feira, no CT do Caju, pelpela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17.a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. Após sair atrás no placar ainda no primeiro tempo, o Timãozinho conseguiu igualar o marcador já nos acréscimos da segunda etapa.
A equipe mandante abriu o placar com David Alves aos nove minutos. Aos 43, Bruninho recebeu lançamento, avançou nas costas da zaga alvinegra e marcou o segundo. A resposta corinthiana veio ainda antes do intervalo, quando Gui Bom sofreu pênalti e converteu a cobrança.
Na segunda etapa, o Corinthians pressionou e chegou ao empate aos 46 minutos. Após cruzamento desviado pela defesa adversária, Kayque Dallaqua aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes, garantindo o ponto fora de casa.
Com o resultado, o Corinthians chegou aos 19 pontos e subiu para a quinta colocação, permanecendo no G8 da competição. Já o Athletico, com 20 pontos, perdeu a chance de assumir a vice-liderança e agora ocupa o quarto lugar.
Na próxima rodada, válida pela 12ª do Brasileiro Sub-17, o Timão recebe o Botafogo nesta terça-feira, às 15h, na Fazendinha. No mesmo dia, às 14h45, o Athletico encara o Fluminense fora de casa, no Estádio Marcelo Vieira.