
Futebol
|
O Corinthians iniciou sua trajetória como mandante no Campeonato Brasileiro de 2025 com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no sábado (5), na Neo Química Arena. O resultado positivo não apenas garantiu mais três pontos na tabela, como também ampliou uma série invicta da equipe nas estreias em casa pelo torneio nacional.
Desde 2021, o Timão não sabe o que é perder na primeira partida como mandante no Brasileirão. A última derrota aconteceu naquele ano, quando foi superado pelo Atlético-GO por 1 a 0, em um duelo realizado sem a presença da torcida por conta das restrições da pandemia de Covid-19. Desde então, o clube conquistou vitórias sobre Avaí (3 a 0, em 2022) e Cruzeiro (2 a 1, em 2023), além de empatar sem gols com o Atlético-MG na estreia em casa da temporada passada.
A Neo Química Arena, desde a sua inauguração em 2014, já recebeu dez estreias do Corinthians como mandante na competição. O retrospecto nesses confrontos é amplamente favorável: seis vitórias, três empates e apenas uma derrota, com 15 gols marcados e apenas cinco sofridos.
As exceções no histórico ocorreram em 2014 e 2015. No ano da abertura oficial do estádio, o clube perdeu para o Figueirense por 1 a 0, mas o primeiro jogo como mandante havia sido no Pacaembu, contra o Flamengo. Já em 2015, o Corinthians venceu a Chapecoense na Fonte Luminosa, mas perdeu para o Palmeiras em sua estreia como mandante em Itaquera naquela edição.
No geral, o desempenho do Corinthians como mandante no Brasileirão na Neo Química Arena é bastante sólido. Em 204 partidas disputadas no local, o clube acumula 112 vitórias, 67 empates e apenas 25 derrotas, com um aproveitamento de 65,8%.
Com quatro pontos conquistados nas duas primeiras rodadas do campeonato, o time agora volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. O próximo desafio será nesta terça-feira (9), contra o América de Cali, na Colômbia. A partida será realizada às 21h30, no Estádio Pascual Guerrero.
O ex-jogador e ídolo alvinegro exaltou a performance da equipe e apontou o clube como um forte candidato ao título nacional em 2025
|
A vitória imponente do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco, no último sábado (5), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, rendeu elogios entusiasmados do ex-jogador e apresentador Neto. Durante transmissão ao vivo em seu canal no YouTube, o ídolo alvinegro exaltou a performance da equipe e apontou o clube como um forte candidato ao título nacional em 2025.
Mesmo diante da concorrência de clubes tradicionais como Palmeiras, Flamengo, Internacional e Botafogo, Neto não hesitou ao colocar o Corinthians na briga pela taça.
“O Corinthians está jogando um futebol de time grande. Por sinal, é candidato ao título brasileiro neste ano! O Corinthians amassou o Vasco de um jeito bem legal. Rumo ao título brasileiro!”, disse Neto demonstrando empolgação com o desempenho do time na Neo Química Arena.
Além da dupla Memphis Depay e Yuri Alberto, o comentarista destacou também as atuações de Carrillo, Raniele e Breno Bidon, com elogios especiais ao camisa 9 do Timão, que brilhou na partida.
“Memphis fez um dos grandes jogos do ano! Deitou e rolou. Bailou e arrebentou com o Vasco. Yuri Alberto foi o craque. Um monstro de jogador. Memphis Depay, Carrilo, no primeiro tempo, e o Raniele jogaram muito. O Breno Bidon vai ser um craque de bola.”, avaliou.
No entanto, nem todos escaparam das críticas do ex-meia. Neto demonstrou irritação com a atuação de Igor Coronado, que recebeu oportunidade entre os titulares, mas, segundo ele, teve uma atuação apagada. O comentarista também não aceitou o fato de Romero estar no banco de reservas enquanto o meia-atacante segue como titular.
“O Igor Coronado aproveitou a chance de ser titular? Não! Quantos chutes ele deu no gol? Não tem sangue e não tem estilo do Corinthians. É impressionante o Romero, por tudo que ele faz, ser reserva dele.”, disparou.
A repercussão das declarações de Neto reforça o entusiasmo em torno do bom momento do Corinthians, que soma quatro pontos nas duas primeiras rodadas e se prepara para o clássico contra o Palmeiras no próximo sábado (12), além do compromisso internacional diante do América de Cali nesta terça-feira (8), pela Copa Sul-Americana.
Em 2025, o time alvinegro alcançou sua maior sequência de jogos com pelo menos um gol marcado no século 21 com 25 partidas
|
A vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no último sábado (5), pelo Campeonato Brasileiro, não apenas garantiu três pontos importantes para a equipe, como também quebrou um incômodo jejum ofensivo da temporada. Foi apenas a segunda vez em 2025 que o time alvinegro conseguiu marcar mais de dois gols em uma única partida.
O único outro jogo em que o Corinthians havia ultrapassado a marca de dois tentos foi no dia 26 de fevereiro, diante da Universidad Central, da Venezuela. Na ocasião, a equipe venceu por 3 a 2, em duelo válido pela segunda fase da pré-Libertadores. Desde então, o setor ofensivo vinha tendo atuações discretas em termos de número de gols por confronto.
Desconsiderando esse duelo internacional, o Timão disputou 21 partidas em que não balançou as redes mais do que duas vezes. Foram 11 jogos com dois gols marcados, sete em que anotou apenas uma vez e outros dois nos quais saiu de campo sem conseguir marcar.
Apesar da oscilação em alguns jogos, o time comandado por Ramón Díaz também tem seus méritos ofensivos. Nesta temporada, o Corinthians alcançou a maior sequência de jogos com pelo menos um gol marcado no século 21. Foram 25 partidas consecutivas balançando as redes, considerando compromissos da reta final de 2024 e o início de 2025 — uma marca histórica para o clube.
Agora, o foco da equipe se volta novamente para o cenário continental. Nesta terça-feira (8), o Corinthians encara o América de Cali, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A partida será realizada às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia.
Após a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, na Neo Química Arena, o clube paulista ocupa a vice-liderança da tabela do Campeonato Brasileiro
|
A segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2025 foi concluída, e o Corinthians terminou o fim de semana entre os primeiros colocados da competição. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, na Neo Química Arena, o clube paulista ocupa a vice-liderança da tabela, com quatro pontos somados.
O Internacional lidera a classificação com a mesma pontuação do Timão, mas aparece à frente por um critério disciplinar: a equipe gaúcha tem menos cartões vermelhos que o Corinthians, que teve o técnico Ramón Díaz expulso no confronto diante do Vasco. A igualdade nos demais critérios reforça o equilíbrio nas primeiras rodadas do torneio.
Logo atrás do time alvinegro estão Ceará, Fortaleza, Botafogo, Flamengo e Palmeiras, todos também com quatro pontos conquistados. O Corinthians, no entanto, se mantém acima dos concorrentes diretos por apresentar o melhor saldo de gols entre eles.
A equipe comandada por Ramón Díaz volta a campo pelo Brasileirão no próximo sábado (12), em clássico contra o Palmeiras, válido pela terceira rodada da competição nacional. O duelo está marcado para as 18h30, na Arena Barueri, e promete ser um dos grandes destaques da rodada.
Antes disso, no entanto, o foco do Timão será a Copa Sul-Americana. A delegação viaja à Colômbia para enfrentar o América de Cali nesta terça-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada da fase de grupos do torneio continental. A partida será realizada no Estádio Pascual Guerrero.
Com boa fase no início da temporada e invencibilidade no Brasileirão, o Corinthians busca manter a consistência tanto no cenário nacional quanto internacional, visando avançar nas duas frentes com força máxima.