Futebol

Emiliano Díaz fala sobre João Pedro Tchoca como titular do Corinthians

O desempenho sólido do jovem defensor de 21 anos levanta questionamentos sobre uma possível sequência na equipe titular de Ramón Díaz

João Pedro Tchoca tem agradado torcedores e comissão técnica neste início de temporada pelo Corinthians - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians
João Pedro Tchoca tem agradado torcedores e comissão técnica neste início de temporada pelo Corinthians - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

  |

Icon Comentário0

O Corinthians iniciou o Dérbi da última quinta-feira (6), contra o Palmeiras, com um esquema tradicional de dois zagueiros, contando com Cacá e André Ramalho na linha defensiva. No entanto, a equipe apresentou dificuldades no primeiro tempo e precisou de ajustes táticos na etapa final. Para reforçar o setor defensivo, João Pedro Tchoca foi acionado e passou a compor uma linha de três zagueiros. O desempenho sólido do jovem defensor de 21 anos levantou questionamentos sobre uma possível sequência na equipe titular, algo que Emiliano Díaz, auxiliar técnico de Ramón Díaz, abordou em entrevista coletiva.


“A rotação dentro do elenco é algo planejado e continuará acontecendo. No momento decisivo, analisamos quem está em melhor condição e essa será a escolha. Tchoca jogou recentemente, Félix também teve sua oportunidade, e hoje tivemos Cacá e André Ramalho. No futuro, ele pode brigar por uma vaga. Estamos satisfeitos com todos os nossos zagueiros, mas sabemos que ainda precisamos melhorar muito. Normalmente, quando sofremos gols, é porque damos muito espaço ao adversário", explicou Emiliano.


A estratégia de revezamento no elenco já havia sido planejada pela comissão técnica desde o início do Paulistão, como forma de controlar a minutagem dos atletas e evitar desgastes excessivos.


Durante a primeira etapa do clássico, o Corinthians encontrou dificuldades na marcação e acabou sofrendo um gol de Maurício, após um passe preciso entre as linhas defensivas. Apesar disso, o Timão criou boas oportunidades e conseguiu o empate com Yuri Alberto ainda antes do intervalo.

Para o segundo tempo, a comissão técnica optou por uma postura mais cautelosa e reforçou o sistema defensivo com Tchoca no lugar de Alex Santana. No entanto, os planos foram frustrados logo aos 16 minutos, quando Yuri Alberto foi expulso após simular uma falta – o atacante já tinha recebido cartão amarelo por comemorar seu gol chutando a bandeirinha de escanteio. Emiliano lamentou a expulsão e explicou as mudanças táticas promovidas no intervalo.


"Queríamos explorar mais as jogadas pelos lados, ter um time mais amplo e aproveitar a profundidade do campo. Os laterais estavam mais recuados, então nossa ideia era inverter as jogadas e construir melhor o ataque. Mas a expulsão do Yuri mudou completamente nossa estratégia. Sempre entramos em clássicos para vencer, mas, jogando com um a menos por tanto tempo, conseguimos conquistar um ponto importante e manter a vantagem na tabela. Claro que queríamos os três pontos, mas dentro das circunstâncias, o resultado nos favoreceu", analisou o auxiliar.

Situação do Corinthians no Paulistão

Mesmo com a igualdade no placar, o Corinthians se manteve líder do Grupo A, agora com 19 pontos. Além disso, o Timão também segue na liderança geral do Campeonato Paulista, embora tenha um jogo a mais que o São Bernardo, segundo colocado na classificação geral.

O próximo compromisso da equipe comandada por Ramón Díaz será no domingo (9), às 20h30, contra o São Bernardo, na Neo Química Arena. O duelo é direto pela liderança da competição e pode encaminhar a classificação antecipada do Alvinegro para a fase de mata-mata.


Futebol

Péricles celebra o Pagode do Pericão e comenta sobre ser referência para muitos cantores

Cantor reflete sobre os 40 anos de carreira musical e fala sobre a responsabilidade que tem ao ser referência para a nova geração

Péricles celebra a gravação da edição de 2025 do Pagode do Pericão e comenta sobre ser referência para muitos cantores atuais - Foto: Divulgação
Péricles celebra a gravação da edição de 2025 do Pagode do Pericão e comenta sobre ser referência para muitos cantores atuais - Foto: Divulgação

  |

Icon Comentário0

Um dos maiores cantores de samba do Brasil, o cantor Péricles, de 55 anos, celebrou a gravação da edição de 2025 do Pagode do Pericão, que virou um sucesso desde o lançamento em 2019. O artista tem rodado o país com o projeto e a última apresentação foi em São Paulo, com participações especiais de cantores famosos.


Péricles celebra o Pagode do Pericão e comenta sobre ser referência para muitos cantores


"Foi um showzão. Tinha em torno de 20 mil pessoas, gente feliz, cantando samba... Tivemos Seu Jorge, Thiaguinho, Maria Rita, todo mundo cantando de peito aberto. Chama Pagode do Pericão, mas ele é nosso." Iniciou Péricles em entrevista ao portal R7.


Parcerias com outros cantores

"A gente faz parte de um grande universo, universo da música, que tem que ser valorizado. E, aí, a gente escolhe gente que pensa mais ou menos da mesma forma, e musicalmente vai fazer com que os caminhos se cruzem. Eu tenho ouvido muitos outros artistas que têm feito trabalhos focados no pagode. Pagode é uma reunião para se cantar samba. Eu acho muito válida essa tendência. Particularmente sonhei com isso e estou vendo ser realizado."


Referência para outros cantores

"Para muitos, eu me tornei uma referência, mas isso só aumenta a minha responsabilidade, né? Cada vez que eu me deparo com tudo o que foi feito, agradeço muito. Saber que a nossa trajetória está dando certo. Nós somos o resultado e o sonho de muita gente que sonhou a gente estar aqui."

Pagode do Pericão

"Como o projeto vem desde 2019, a gente não tinha sequer ideia que passaria por esse período de pandemia, que potencializaria ainda mais essa questão de nostalgia e saudade. O projeto veio somente com a ideia de fazermos homenagens e as homenagens foram feitas e estão sendo feitas cada vez que a gente relembra o que cada artista fez. Cada um com suas histórias, as suas declarações de amor... Então, estou muito feliz com o resultado, né?"


Futebol

Ex-Corinthians Ronaldo Giovaneli e João Pedro Sgarbi apostam em eliminação do Palmeiras no Paulistão

Enquanto Ronaldo Giovaneli e João Pedro Sgarbi descartam a classificação, outros comentaristas ainda acreditam na reação do Palmeiras

Palmeiras encara o Mirassol na última rodada da fase de grupos do Paulistão no domingo, o jogo ocorre no Estádio do Mirassol. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Palmeiras encara o Mirassol na última rodada da fase de grupos do Paulistão no domingo, o jogo ocorre no Estádio do Mirassol. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

  |

Icon Comentário0

O ex-goleiro do Corinthians, Ronaldo Giovaneli, e o comentarista João Pedro Sgarbi, da Band, não acreditam na classificação do Palmeiras para as quartas de final do Campeonato Paulista. Para ambos, o Verdão será derrotado pelo Mirassol na última rodada da fase de grupos e ficará de fora da próxima fase da competição.


Durante o programa "Jogo Aberto", Ronaldo Giovaneli apostou em uma vitória do Mirassol por 3 a 1, reforçando seu ceticismo em relação ao desempenho da equipe de Abel Ferreira. Já João Pedro Sgarbi projetou um placar mais equilibrado, prevendo um triunfo do Mirassol por 1 a 0, mas igualmente apontando para uma eliminação do Palmeiras.


Enquanto Ronaldo e Sgarbi não veem chances para o Verdão, outros comentaristas do programa, como João Paulo Cappellanes, Chico Garcia e Renata Fan, discordam. Eles apostam em uma vitória palmeirense e na classificação para a próxima fase, confiando na capacidade da equipe em reverter a situação.


O Palmeiras entra em campo neste domingo (23), às 18h30, contra o Mirassol, ocupando a terceira posição do Grupo D, com 20 pontos. Além da vitória, o time precisa torcer por um empate ou derrota da Ponte Preta, que enfrenta o Red Bull Bragantino em casa. No momento, o São Bernardo lidera o grupo com 23 pontos, seguido pela Macaca, com 22.

Com opiniões divididas e uma combinação de resultados necessária, o Palmeiras chega à última rodada pressionado. Para Ronaldo Giovaneli e João Pedro Sgarbi, o destino do Verdão já está selado, mas dentro de campo, a equipe ainda terá a chance de provar o contrário.



Futebol

Ex-Corinthians, Marcelinho Carioca acredita que o Timão precisa de peças de reposição na zaga

Durante sua participação no Quebrada FC, do PodPah, o ex-meia comentou sobre o duelo da equipe contra o Universidad Central, na última quarta-feira

Ex-jogador do Corinthians, Marcelinho Carioca acredita que o Timão precisa de reforços no sistema defensivo - Foto: Divulgação/Conmebol
Ex-jogador do Corinthians, Marcelinho Carioca acredita que o Timão precisa de reforços no sistema defensivo - Foto: Divulgação/Conmebol

  |

Icon Comentário0

Na última quarta-feira (19), o Corinthians fez a sua estreia na fase preliminar da Libertadores, contra o Universidad Central, da Venezuela. O empate por 1 a 1 não agradou grande parte da fiel torcida, tendo em vista, que o time apresentou muito pouco no grande desafio da temporada até o momento.


Ex-Corinthians, Marcelinho Carioca acredita que o Timão precisa de peças de reposição na zaga


O ex-meia do Corinthians, Marcelinho Carioca, criticou a equipe no empate contra o time venezuelano e falou que a direção deveria pensar em contratar reforços para o sistema defensivo, principalmente para a zaga. Vale ressaltar, que o clube tem poucos dias para fechar contratações nesta primeira janela de transferência.


"O Corinthians necessita de peças de reposição, principalmente na zaga. Tem que ser zagueiro raiz, que ganhe bolas no alto e tenha senso de cobertura. Um lateral-esquerdo e outro lateral-direito para ficar junto com o Matheuzinho. Um outro atacante que não vá passear e ficar à deriva."

Mesmo vivendo um bom momento, o ídolo do Corinthians afirmou que o clube precisa se desfazer de alguns atletas do elenco. "Tem dois ou três que dão mais de R$ 2 milhões (por mês). Vende, empresta, doa, faz liquidação… não vai resolver nada. Não conseguem desenvolver. Quando entram é um desespero e um Deus me acuda."


"Pedro Raul (que já deixou o Timão para fechar com o Ceará), Romero, Héctor (Hernández). Junta os três e dá mais de dois quilos de alcatra. Interessa para quem ficar lá? Já deve R$ 2 bilhões e vai ficar com essas coisas? Não dá, irmão! Não tem brincadeira. Para jogar no Corinthians, o maior do Brasil, não pode ser desse jeito!"

"O time é fraco e horroroso (Universidad Central). O Corinthians não conseguiu desenvolver e não teve supremacia em cima do adversário. Achou que ia fazer o gol em qualquer momento. Não pode bobear na Libertadores. O Corinthians não pode perder para esse time na volta. Se o máster jogar, a gente ganha."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Guilherme Henrique retorna ao elenco do Corinthians enquanto Ramón Díaz poupa quatro titulares
Futebol

Guilherme Henrique retorna ao elenco do Corinthians enquanto Ramón Díaz poupa quatro titulares

 

Icon Comentário0
Matheuzinho sonha com Seleção Brasileira e vê Hugo Souza e Yuri Alberto pertos de convocação
Futebol

Matheuzinho sonha com Seleção Brasileira e vê Hugo Souza e Yuri Alberto pertos de convocação

 

Icon Comentário0
Confira o histórico de jogos entre Corinthians e Guarani
Futebol

Confira o histórico de jogos entre Corinthians e Guarani

 

Icon Comentário0