
Futebol
|
O Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians passou a contar com um novo nome entre os seus membros vitalícios: Duilio Monteiro Alves, que presidiu o clube entre 2020 e 2023. Sua inclusão nos quadros do CD foi oficializada logo após o falecimento de Wilson Bento, no último dia 29 de março.
Quando o Corinthians aprovou um novo estatuto com diversas mudanças, incluindo a eleição direta para presidente e a redução no número de conselheiros, que até então eram 400, divididos entre 100 eleitos, 100 indicados e 200 vitalícios. Ficou decidido que nenhum dos conselheiros vitalícios já empossados perderia o cargo, e que o número seria gradualmente reduzido até o limite de 100, à medida que ocorressem mortes, renúncias ou exclusões.
Com o tempo, essa redução no número de conselheiros vitalícios foi, de fato, acontecendo. Em 2020, por exemplo, eram 121 os conselheiros vitalícios do Corinthians. Já em 2022, passaram a 116, e em 2024, eram 101. Após a morte de Wilson Bento, o grupo passou a ter 99 membros, e Duilio foi imediatamente empossado para ocupar a vaga, tornando-se o 100º conselheiro vitalício.
Seu nome, inclusive, constará na próxima atualização da lista de conselheiros vitalícios do CD alvinegro, que é mantida disponível à torcida no site oficial do clube. Atualmente, essa lista está desatualizada, com 104 nomes, porém a Central do Timão apurou que já foi solicitada a troca pela listagem correta.
A escolha por Duílio para preencher essa vacância não se trata de uma decisão arbitrária, e sim de uma prerrogativa prevista no estatuto do clube. A reposição de vagas vitalícias no Conselho Deliberativo prioriza ex-presidentes da diretoria e do próprio Conselho, desde que tenham cumprido ao menos dois terços de seus mandatos. Caso não sofra impeachment, Augusto Melo também receberá o mesmo benefício no futuro, após cumprir seu mandato.
Dos ex-presidentes alvinegros, Roberto de Andrade, Mário Gobbi e Andrés Sanchez já haviam sido empossados anteriormente, assumindo vagas abertas com a perda de conselheiros vitalícios. Com a recente posse de Duilio Monteiro Alves, não resta mais nenhum ex-presidente “aguardando vaga”.
Timão enfrenta o clube carioca no próximo sábado, 5, a partir das 18h40, na Neo Química Arena, pela segunda rodada do Brasileirão
|
Mesmo com a derrota na estreia pela Sul-Americana, Ramón Díaz, técnico do Timão, descartou poupar jogadores pensando no próximo jogo da competição e confirmou que usará força máxima no duelo contra o Vasco, neste sábado, 5, pela segunda rodada do Brasileirão.
"Deixamos recuperá-los (contra o Bahia) porque queríamos começar bem (a Sul-Americana), sair bem contra uma equipe difícil. Agora temos que jogar porque o Brasileirão é importante. Vamos jogar com o melhor que temos" confirmou o técnico argentino na coletiva.
Para o embate contra a equipe do Rio de Janeiro, o Corinthians terá os desfalques de Hugo Souza, que sofreu uma lesão de grau 2B no reto femoral da coxa direita, além de Rodrigo Garro. O meia argentino viajou à Espanha, onde esta realizando um tratamento com especialista para recuperar uma tendinopatia patelar sofrida no joelho direito em abril de 2024.
Além disso, antes da derrota para o Huracán, o Corinthians enfrentou duas baixas de última hora. O volante Ryan, com uma tendinite no adutor do quadril esquerdo, e o lateral Fabrizio Angileri, com dores na coxa direita, ficaram de fora da partida. Em campo, Gustavo Henrique precisou ser substituído aos 18 minutos da segunda etapa por conta de dores na coxa.
De acordo com informações do Meu Timão, Angileri pode retornar ao time no próximo jogo. Por outro lado, Ryan e Gustavo Henrique são dúvidas para o duelo contra o Vasco, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30, na Neo Química Arena.
Pela manhã desta quinta-feira, 3, as Brabas realizaram atividades físicas na academia, sob a supervisão dos preparadores Luiz Guilherme Gonçalves e Yuri Fraga
|
O Corinthians deu início, nesta semana à preparação para o clássico contra o Palmeiras, marcado para o dia 12 de abril, às 11h, na Fazendinha, pela quarta rodada da fase inicial do Campeonato Brasileiro Feminino.
Pela manhã desta quinta-feira, 3, as Brabas realizaram atividades físicas na academia, sob a supervisão dos preparadores Luiz Guilherme Gonçalves e Yuri Fraga. Em seguida, a equipe foi a campo para um trabalho tático e técnico de aproximadamente 60 minutos, comandado pelo treinador Lucas Piccinato.
A programação de treinos seguirá ao longo da semana, com todas as atividades sendo realizadas no centro de treinamento. Atualmente, o time alvinegro ocupa a segunda posição do Brasileirão, com sete pontos, mesma pontuação do líder São Paulo.
Durante o período da Data Fifa, o Corinthians terá quatro desfalques em seus treinamentos. A zagueira Mariza e a meio-campista Duda Sampaio foram convocadas para a Seleção Brasileira, enquanto Gisela Robledo e Dayana Rodríguez foram chamadas para as seleções de Colômbia e Venezuela, respectivamente.
O período também será importante para o clube do Parque São Jorge recupera jogadoras que estão no departamento médico, como o caso da Manu Olivan e Yaya, que estão tratando uma entorse no tornozelo e desconforto no joelho, respectivamente.
Última vez que Memphis balançou as redes foi no dia 12 de março, na vitória por 2 a 0 sobre o Mirassol, pelo Campeonato Paulista
|
Memphis Depay vive seu momento mais complicado no Corinthians quando o assunto é bola na rede. Isso porque o atacante holandês enfrenta a maior seca desde que chegou ao clube, acumulando sete jogos sem marcar. Até então, o período de jejum mais longo do camisa 10 havia sido de cinco partidas, entre fevereiro e março deste ano.
A última vez que Memphis balançou as redes foi no dia 12 de março, na vitória por 2 a 0 sobre o Mirassol, pelo Campeonato Paulista. Desde então, o atacante passou em branco em sete compromissos consecutivos do Timão, incluindo os dois jogos da final do estadual contra o rival Palmeiras.
Mesmo com a falta de gols, Memphis se mantém como peça importante do time. Até o momento, o holandês é o maior garçom do Corinthians e do futebol brasileiro no ano, somando sete assistências. Apesar de estar abaixo do que pode render, seu desempenho na criação de jogadas tem sido importante para o setor ofensivo alvinegro funcionar.
Muito por conta disso, quando ele não vai bem, a equipe sente. Especialmente pelo que pode render, as expectativas em cima de Memphis são muito altas e, quando não correspondidas, as críticas são proporcionais - a exemplo do que aconteceu na derrota do time alvinegro para o Huracan na última quarta-feira, pela Sul-Americana. O camisa 10 foi muito aquém do esperado, não conseguindo dar sequências nas jogadas, tampouco cria-las, sendo um dos "vilões" da partida.
Agora, o holandês e o Corinthians se preparam para o próximo compromisso da equipe, válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão recebe o Vasco no sábado, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.