
Futebol
|
Após o treinamento do Corinthians nesta quinta-feira, 8, o atacante Memphis Depay aproveitou o momento de descanso e fez uma visita a uma ONG que fica no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
O camisa 10 corinthiano tirou foto com crianças presentes, distribuiu camisas e chuteiras no local e participou de uma roda de samba. Imagens do craque holandês realizando a visita na ONG foram divulgadas nas redes sociais.
Sempre muito solícito e carinhoso com os fãs, Memphis é rotineiramente visto visitando comunidades de São Paulo. A última foi Paraisópolis, segunda maior favela da capital paulista, no dia 21 de abril.
Na sexta-feira, 9, o Corinthians finaliza a preparação para enfrentar o Mirassol. Partida acontece neste sábado, 10, a partir das 18h30 (de Brasília) no estádio Campos Maia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
O Corinthians busca se manter na parte de cima do Campeonato Brasileiro e superar o tropeço pela Sul-Americana no meio de semana. Depois de sete rodadas na competição nacional, o Timão soma 10 pontos e ocupa a oitava colocação, perto da zona de classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.
O jogador alvinegro, que não entrava em campo desde maio, precisou se ausentar para se submeter a uma cirurgia a fim de tratar uma hérnia inguinal
|
O zagueiro Gustavo Henrique voltou a ficar de fora dos titulares para o Majestoso, após ter sido desfalque entre os relacionados da partida contra o Ceará na última quarta-feira, dia 16. Dorival Júnior falou sobre a recuperação do jogador e viu ausência com naturalidade.
"O Gustavo é um jogador que vinha sendo titular da equipe, ficou um longo tempo, uma operação, fez uma partida de 90 minutos, com certeza não estaria recuperado na sua totalidade para a partida seguinte. Nós o seguramos. Agora é questão de tempo para ele poder voltar a brigar pela sua condição", disse na zona mista após o jogo.
O jogador, que não entrava em campo desde maio, precisou se ausentar para se submeter a uma cirurgia a fim de tratar uma hérnia inguinal. Após a operação, o zagueiro passou por mais de um mês de recuperação e voltou ao time na reestreia depois da pausa do Campeonato Brasileiro contra o Red Bull Bragantino na Neo Química Arena. Gustavo entrou como titular e não foi substituído ao longo da partida que terminou em derrota do Timão por 2 a 1.
Desde então, o zagueiro não foi entrou em campo nos dois jogos seguintes - contra Ceará e São Paulo. A situação despertou a preocupação da torcida com a recuperação do atleta, principalmente após o Corinthians divulgar que sua ausência na Arena Castelão durante a semana foi devido a um controle de carga.
Caso a recuperação esteja progredindo como o esperado, o zagueiro Gustavo Henrique pode voltar a campo no próximo jogo do Corinthians, contra o Cruzeiro na próxima quarta-feira, dia 23, pela 16% rodada do Brasileirão. A partida está prevista para as 19h30, na Neo Química Arena.
Elenco comandado por Dorival Júnior iniciou a jornada na nona posição, mas a derrota para o São Paulo, no último sábado, deixou a equipe na décima colocação
|
A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo, 20. A combinação de resultados ao longo do fim de semana colocou fez o Corinthians perder uma posição na tabela de classificação. O Timão foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0 nesta rodada.
O elenco comandado por Dorival Júnior iniciou a jornada na nona posição, mas a derrota para o São Paulo, no último sábado, deixou a equipe na décima colocação, com 19 pontos. O Mirassol, que venceu o Santos, por 3 a 0, foi o responsável por ultrapassar o clube alvinegro.
O Timão perdeu a oportunidade de encostar no G6, zona de classificação para a Libertadores de 2026. Com a vitória do Botafogo, o Bahia passou a ser o sexto lugar do Brasileirão, somando 25 pontos. O time carioca e o Palmeiras ultrapassaram os baianos, tendo respectivamente 25 e 26 pontos. A distância para o Z4 é de cinco pontos, com o Santos inaugurando o descenso, na 17ª posição.
Devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a maioria dos times não jogou as 15 rodadas previstas até o momento. O clube do Parque São Jorge é um dos cinco times que não teve jogos adiados.
Na 16ª rodada, o clube alvinegro terá pela frente a principal equipe e atual líder da competição: o Cruzeiro, que não perde há dez embates no Brasileirão. A bola na próxima quarta-feira, 23, às 19h30, na Neo Química Arena.
A década (2021-2030) tem sido difícil para o Timão quando o assunto é Majestoso, período em que conseguiu apenas duas vitórias em 17 jogos contra o rival
|
Após nova derrota para o São Paulo, em Majestoso válido pelo Brasileirão, Corinthians viu seu aproveitamento na década contra o adversário cair ainda mais. O Timão, que já não vence o adversário desde 2023, tem apenas duas vitórias contra eles desde o início dos anos 2020.
A década (2021-2030) tem sido difícil para o Corinthians quando o assunto é Majestoso. De 2021 para cá, o Timão já enfrentou o São Paulo 17 vezes e saiu vitorioso em apenas dois jogos, ambos em 2023 - confira últimos resultados abaixo.
O retrospecto negativo fez com que o clube do Parque São Jorge chegasse ao clássico deste sabado, dia 19, com apenas 25% de aproveitamento. Porém, após o Majestoso disputado no Morumbis terminar com a vitória de 2 a 0 do time mandante, os números chegaram a 23,53% de aproveitamento. O desempenho retratado em números é apenas reflexo dos resultados dos últimos cinco anos em que o Timão somou duas vitórias, seis empates e impressionantes nove derrotas.
Os últimos triunfos do Corinthians em Majestosos aconteceram há quase dois anos: um deles ainda pela fase de grupos do Campeonato Paulista, em que o Corinthians venceu o rival por 2 a 1, no Morumbis; e outro nas semifinais da Copa do Brasil, em que o Timão conquistou a vitória no primeiro jogo também por 2 a 1, mas acabou saindo derrotado do confronto e eliminado da competição após perder a partida de volta.
Pelo Brasileirão, o jejum do clube alvinegro é ainda maior. O Corinthians já não vence o São Paulo desde dezembro de 2020, quando com gol de Otero, o Timão derrotou por 1 a 0 os adversários na Neo Química Arena.
O próximo duelo contra o São Paulo ainda não tem data definida. Mas o Corinthians ainda tem chances de tentar melhorar o retrospecto ainda em 2025, ja que disputará a partida de volta do Brasileiro ao lado de sua torcida na Neo Química Arena.
Enquanto o próximo Majestoso não chega, o Corinthians entra em campo novamente na próxima quarta-feira, 23, contra o Cruzeiro em Itaquera. A partida é válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e está marcada para às 19h30.