
Futebol
Dorival Júnior comenta importância da partida entre Corinthians e Racing pela Sul-Americana
Futebol
|
Na última quinta-feira (11), o atacante Memphis Depay divulgou em seu canal oficial do YouTube o documentário “Ecos de um Novo Mundo”. O curta-metragem apresenta detalhes da chegada do astro holandês ao Corinthians e explora sua relação com o Brasil, com a torcida alvinegra e com suas raízes ganesas.
Ao longo do filme, é o próprio jogador quem conduz a narrativa. Com uma abordagem íntima e reflexiva, Memphis compartilha percepções pessoais sobre sua nova fase no futebol sul-americano, ressaltando o impacto cultural que vem vivenciando desde que desembarcou em solo brasileiro.
“Essa é a primeira vez que vou para um outro país para trabalhar e que eu sinto que esse movimento é maior do que o futebol [...] Eu realmente quero investigar esse país (Brasil), para ver como as pessoas são, quais são as diferentes vibrações, as diferentes culturas, as diferentes crenças. Como as pessoas têm essa energia, essa energia linda”, declara o camisa 10 corinthiano em um dos primeiros trechos.
As imagens iniciais do documentário mostram a festa da Fiel, principalmente durante a final do Campeonato Paulista, com estádios tomados por bandeiras, sinalizadores e arquibancadas em êxtase. Memphis se emociona ao descrever o ambiente e a energia que recebe dos torcedores. Ele define a conexão com a torcida como algo inédito em sua carreira, algo que “nunca tinha vivido antes”.
O documentário também aborda a representatividade do jogador no Brasil e em Gana. Além de explorar pontos turísticos e comunidades brasileiras, Memphis é frequentemente visto em regiões periféricas, reforçando sua identificação com realidades mais humildes. Do outro lado do Atlântico, ele mantém laços estreitos com o país africano onde nasceu seu pai, realizando visitas frequentes e reconhecendo sua responsabilidade como símbolo de transformação.
“Mesmo se você nasceu nesses lugares, você consegue sair (sobre a realidade difícil), e alguns já conseguiram. Não é fácil. Mas eu acho que essa é uma das (minhas) missões, por isso estou aqui”, pontua o atacante.
A produção também mostra a reabilitação física e emocional do atleta no Corinthians, além do seu retorno à seleção dos Países Baixos, sob o comando de Ronald Koeman. Atualmente, Memphis está próximo de alcançar o topo da artilharia histórica da equipe nacional, faltando apenas quatro gols.
Em sua narração, o jogador ainda faz questão de exaltar o futebol brasileiro, reconhecendo que muitos europeus ainda conhecem pouco sobre o campeonato, mas que isso está começando a mudar: “estão no caminho de talvez mudar essa ideia”.
O documentário dirigido por Ulisses Neto, é apenas um trecho de um projeto maior. Um longa-metragem ainda está em fase de produção e terá como foco principal a trajetória de Memphis Depay com a camisa da seleção holandesa. Ainda não há previsão de estreia.
Time do Parque São Jorge viajou sem três jogadores Raniele, Memphis Depay e Félix Torres, sendo que os dois primeiros desfalcam a equipe alvinegra por contusão
|
A delegação do Corinthians já se encontra em solo uruguaio para o jogo decisivo contra o Racing-URU, pela quinta-feira, 15, e penúltima rodada da Copa Sul-Americana. O elenco deixou a capital paulista no período da tarde desta quarta-feira e desembarcou em Montevidéu agora à noite.
O time do Parque São Jorge viajou sem três jogadores: Raniele, Memphis Depay e Félix Torres. Os dois primeiros desfalcam a equipe por contusão, enquanto o equatoriano está suspenso. O zagueiro Gustavo Henrique e o meia Rodrigo Garro também integram o departamento médio.
O técnico Dorival Júnior deve fazer mudanças na escalação do Timão. A tendência é que o jovem zagueiro João Pedro Tchoca ganhe uma chance entre os titulares, herdando a vaga de Cacá e formando dupla com André Ramalho.
A provável escalação do Corinthians, portanto, tem: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, João Pedro Tchoca e Angileri; Maycon, José Martínez, André Carrillo e Igor Coronado (Breno Bidon); Romero e Yuri Alberto.
O duelo com o Racing-URU está agendado para as 19h (de Brasília) desta quinta-feira, no Estádio Centenário. O Timão se encontra em situação complicada na Sul-Americana. A equipe ocupa o terceiro lugar do Grupo C, com apenas cinco pontos conquistados, e precisa de uma vitória para se manter vivo. A depender dos resultados, pode ser eliminado ainda nesta rodada.
Aos 27 anos, Matheus Pereira chegou a subir ao profissional no Corinthians em 2015, mas foi pouco aproveitado no clube do Parque São Jorge
|
Ex-joia da base do Corinthians, o meia Matheus Pereira, conhecido no tempo de Terrão como 'Pirulão', brilhou em vitória do Eibar, da segunda divisão da Espanha, e foi muito elogiado pelo jornal espanhol Marca.
Além do volante, Dorival Júnior também não poderá contar com Memphis, que sofreu uma entorse no tornozelo direito e Félix Torres
|
Nesta quarta-feira, 14, o Corinthians finalizou a preparação e já viajou para o Uruguai, onde vai enfrentar o Racing, na quinta-feira, 15, pela Sul-Americana. O Timão confirmou um novo desfalque para o duelo: o meia Raniele, que se recupera de um edema no músculo anterior da coxa direita.
Além do volante, Dorival Júnior também não poderá contar com Memphis, que sofreu uma entorse no tornozelo direito e Félix Torres, que cumpre suspensão após ter recebido cartão vermelho na vitória por 1 a 0 sobre o Racing, na Neo Química Arena, no primeiro turno da fase de grupos da competição continental.
O clube do Parque São Jorge não contará com o zagueiro Gustavo Henrique (tratamento de uma hérnia inguinal) e o meio-campista Rodrigo Garro, que está em fase final de tratamento de uma tendinopatia patelar do joelho direito.
Decisão
Para o jogo no Uruguai, a tendência é de que a equipe entre em campo com: Hugo Souza; Léo Maná, André Ramalho, Cacá (João Pedro Tchoca) e Fabrizio Angileri (Matheus Bidu); José Martínez, Maycon (Charles), André Carrillo e Igor Coronado; Talles Magno (Héctor Hernández) e Romero.
O confronto contra o Racing, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), será realizado no estádio Centenário, no Uruguai. A partida tem contornos de decisão para o Corinthians na Sul-Americana. Com uma campanha irregular, o Timão é o terceiro colocado do Grupo C, atrás de Huracán, o líder, e América de Cali.