
Futebol
01 Ago 2025 | 00:06 |
Nesta semana, tanto Corinthians quanto Fortaleza, adversários do próximo domingo pelo Campeonato Brasileiro, tiveram partidas no meio desta semana, sendo o alvinegro pela Copa do Brasil contra o Palmeiras e o Leão do Pici diante do Grêmio, pela competição de pontos corridos.
O que o técnico Renato Paiva, do Fortaleza, pensa do duelo contra o Corinthians?
Após a derrota da última terça-feira (29) contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Renato Paiva já projetou o duelo diante do Corinthians, que será no próximo domingo (03), às 16h, na Neo Química Arena, em partida válida pela 18ª rodada da competição nacional. O Timão está na 11ª colocação com 21 pontos, enquanto o Leão do Pici está na 18ª posição com 14 pontos.
Renato Paiva elogiou o Fortaleza e projeta duelo contra o Corinthians. "A equipe se aproximou da ideia que queremos implementar. Agora é trabalhar. Vamos ter uns dias até contra o Corinthians. Depois, uma semana completa antes do Botafogo. Antes da Libertadores, vamos tentar aproveitar da melhor forma o tempo para fazer crescer aqui. Não vejo outra forma: só trabalhar. A equipe dá indícios que quer sair do Z-4 da Série A."
O Fortaleza está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. "Primeiro, é motivar. Eu acho que o grupo, com a minha chegada, tem uma reação e faz uma boa primeira partida contra o Bahia e soma um ponto. Faz um grande jogo contra o Bragantino e ganha. E é clara a reação da equipe, mesmo contra o Grêmio. Há indicadores de crescimento da equipe, apesar do resultado."
Moisés tem chance de retorno contra o Corinthians? "O Moisés também foi outro jogador que eu tentei contratar quando estava no León, do México. Estamos em fase de tratamento e recuperação. Não vamos acelerar processos. Tudo tem os seus 'timings' e ele, claro, está frustrado por querer ajudar a equipe, por querer jogar, como qualquer jogador. Eu também já disse que estou muito ansioso para ver ele jogar, pois é mais uma boa opção que tenho."
Equipes se enfrentam no próximo final de semana e terão problemas na escalação para o duelo no Estádio da lha do Retiro, pela competição de pontos corridos
15 Set 2025 | 19:49 |
Após a vitória contra o Fluminense na última rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã o Corinthians terá uma semana livre para se preparar contra o Sport, que será o próximo adversário da competição de pontos corridos. O duelo também será fora de casa e as equipes terão desfalques importantes para o confronto.
Sport e Corinthians tem desfalques importantes para o jogo do Campeonato Brasileiro
Neste final de semana, o Corinthians conquistou uma vitória importante diante do Fluminense, enquanto o Sport empatou contra o Red Bull Bragantino fora de casa, em busca do milagre de se salvar do rebaixamento para a Série B. Tanto o técnico Dorival Júnior, do Timão, como Daniel Paulista, do rubro-negro pernambucano, terão desfalques para o duelo.
O Corinthians não vai poder contar com o atacante Gui Negão para o confronto diante do Sport, pois o jogador vai cumprir suspensão, por ter levado o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Fluminense, além disso, os meias Raniele (que pode retornar), José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro devem desfalcar o Timão para o confronto, e o atacante Memphis Depay é outro que está entregue ao departamento médico.
Pelo lado do Sport, Sérgio Oliveira (lesão ligamentar no tornozelo), Igor Cariús (lesão na panturrilha) e Diogo Hereda (lesão na região do púbis) devem ficar de fora do confronto diante do Corinthians, além deles, Pablo é dúvida para o duelo. Lucas Lima e Pedro Augusto tomaram o terceiro cartão amarelo e são desfalques certos do time rubro-negro.
Enquanto o Corinthians segue subindo na tabela do Campeonato Brasileiro, em busca de ficar nas primeiras colocações e garantir uma vaga direta para a próxima Libertadores, o Sport segue na lanterna de forma disparada, com apenas 11 pontos na competição, sete atrás no penúltimo colocado, que é o Fortaleza.
Classificado para as semifinais da Copa do Brasil e ainda buscando uma vaga para a Libertadores, equipe tem apresentado bom desempenho após turbulência
15 Set 2025 | 18:50 |
Desde que assumiu o comando do Corinthians em abril de 2025, Dorival Júnior tem promovido uma transformação significativa no sistema defensivo da equipe. Em 26 partidas sob sua direção, o Timão saiu de campo sem ser vazado em 13 delas, exatamente metade dos jogos disputados. Essa consistência defensiva tem sido um dos pilares da recuperação do clube na temporada.
A média de gols sofridos caiu para 0,77 por jogo, contrastando com os números da gestão anterior de Ramón Díaz, que havia sofrido 26 gols em 25 partidas (média de 1,04). Embora o ataque tenha perdido um pouco de intensidade, a solidez defensiva tem garantido resultados importantes, especialmente em confrontos eliminatórios.
Nos últimos dez jogos, o Corinthians não sofreu gols em cinco, incluindo duelos contra adversários de peso como Palmeiras, Athletico-PR e Fluminense. A vitória por 1 a 0 sobre o time carioca no Maracanã, no último sábado, foi mais uma demonstração da maturidade defensiva alcançada. A dupla de zaga formada por André Ramalho e Gustavo Henrique se consolidou, com atuações seguras e alto índice de desarmes e interceptações.
Dorival sobre evolução da equipe: “Encontramos um caminho”.
Dorival Júnior destacou em coletiva que a estabilidade defensiva é fruto de trabalho coletivo e inteligência tática. “Encontramos um caminho. Era um problema sério, mas hoje temos uma equipe mais equilibrada e confiante”, afirmou o treinador. Mesmo com desfalques importantes, como Garro e Carrillo, o Corinthians tem conseguido manter o padrão defensivo, o que reforça a eficiência do sistema implantado.
Com 29 pontos conquistados e atualmente na nona colocação no Campeonato Brasileiro, o elenco do Corinthians segue em busca de uma vaga para a Libertadores de 2026. Enquanto isso, medirá suas forças contra o Cruzeiro na Copa do Brasil, que caso vencça a competição já estará classificado para o torneio continental . A consistência defensiva, aliada à experiência do elenco, pode ser decisiva para as ambições do clube na reta final da temporada e na construção de um projeto competitivo.
No momento, o técnico Dorival Júnior tem apenas o atacante Yuri Alberto à disposição, enquanto Rodrigo Garro e Memphis Depay estão lesionados
15 Set 2025 | 18:16 |
Após a vitória contra o Fluminense na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians terá uma semana livre para se preparar contra o Sport, que será o próximo adversário da competição de pontos corridos. A Fiel torcida tem ficado preocupada com as questões físicas da equipe, pois cinco jogadores titulares estão no departamento médico.
Quando o trio GYM deve voltar a jogarem juntos pelo Corinthians?
Dentre os atletas lesionados pelo Corinthians, estão o meia Rodrigo Garro e o atacante Memphis Depay, que podem ficar um bom tempo fora da equipe do técnico Dorival Júnior. Nesta segunda-feira (15), o Timão divulgou em suas redes sociais, que o argentino foi diagnosticado com uma lesão grau 2 na panturrilha direita. O atleta não participou do duelo diante do Fluminense e lesões como essa podem deixar o jogador de 4 a 8 semanas fora.
Já o atacante Memphis Depay realizou um exame de imagem, no dia 11 deste mês, um dia após a classificação do Corinthians para as semifinais da Copa do Brasil, e foi constatado um edema no músculo posterior da coxa direita. O prazo para a recuperação não foi determinado pelo clube alvinegro.
No momento, do trio GYM, apenas o atacante Yuri Alberto já retornou de lesão e nos últimos jogos, o atleta tem sido opção no banco de reservas, pois ainda não está em sua forma física ideal. Para o duelo contra o Sport, o camisa 9 deve retornar a equipe, pois Gui Negão não estará disponível para o confronto, por conta de um cartão amarelo recebido contra o Fluminense, no último sábado (foi o terceiro).
Nesta temporada, o trio GYM atuou poucas vezes juntos como titular e os jogadores fizeram apenas nove partidas juntas em 2025, confira.
Partidas em que Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay foram titulares: