Clube
Defesa de Andrés Sanchez aponta irregularidades para sua expulsão do Corinthians
27 Mai 2026 | 14:57
Clube
06 Out 2025 | 16:45 |
Três postos de combustíveis que utilizam a marca licenciada do Corinthians estão vinculados a empresários investigados pela Operação Carbono Oculto, considerada a maior já realizada contra o Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação foi deflagrada em agosto de 2025 e apura um esquema bilionário de lavagem de dinheiro, fraudes fiscais e estelionato, com movimentações superiores a R$ 8,4 bilhões.
Os estabelecimentos funcionam na Zona Leste de São Paulo e constam na base da Agência Nacional do Petróleo (ANP) como pertencentes a empresas ligadas a alvos da operação. Os nomes envolvidos aparecem também em registros da Receita Federal, indicando vínculos com mais de 250 postos em quatro estados brasileiros.
Os três locais operam sob a bandeira branca (sem vínculo com grande distribuidora de combustíveis) e foram divulgados oficialmente pelo clube em anos anteriores como parte de seu projeto de licenciamento no setor de combustíveis.
O Corinthians declarou que não administra diretamente os postos e que a marca foi cedida por meio de contrato com uma empresa intermediária, responsável por negociar com os proprietários. O clube acompanha o andamento das investigações e afirmou que poderá tomar medidas jurídicas caso sejam identificadas irregularidades nos contratos vigentes, que têm validade até novembro de 2025.
A operação identificou que os empresários envolvidos utilizavam transações imobiliárias e estruturas empresariais para ocultar patrimônio e movimentar recursos ilícitos. Um dos investigados é apontado como primo do líder do esquema, enquanto outro representa uma empresa de serviços administrativos que integra a rede criminosa.
A investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) revelou que a facção expandiu sua atuação por meio de negócios de fachada, incluindo postos de combustíveis, para lavar capitais e fraudar tributos.
Danilo que jogou pelo Corinthians e também treinou a categoria sub-20 dos Filhos do Terrão teve seu nome relacionado recentemente como uma espécie de consultor técnico. O ex-jogador seria a pessoa que indicaria qual atleta da base poderia ser agenciada pela empresa que tem ligação do PCC.
Ex-presidente do clube do Parque São Jorge pode ser expulso nesta segunda em votação do Conselho Deliberativo assim como aconteceu com Andrés Sanchez
31 Mai 2026 | 15:50 |
As organizadas do Corinthians convocaram a torcida para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo, atual presidente do clube. O movimento foi anunciado neste domingo (31). O objetivo é que todos estejam presentes às 16h (de Brasília), na sede do clube.
“Atenção, Fiel Torcida!
Objetivo é demonstrar que querem ex-presidente fora: "Nesta segunda-feira (1º), a partir das 16h, estaremos reunidos em um manifesto pacífico para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo do quadro associativo.”
A nota continua: “O ex-presidente do Corinthians será julgado em processo relacionado à tentativa de golpe em 2025. Anteriormente, foi afastado do cargo após sofrer impeachment, motivado por acusações de irregularidades, além de infrações à Lei Geral do Esporte e ao estatuto do clube.”
Andrés Sanchez não faz mais parte do quadro de associados do Timão: “Em um intervalo de poucos dias, dois ex-presidentes já foram excluídos do quadro social do clube. Isso nos traz esperança de dias melhores, mas, principalmente, evidencia que a força do torcedor corinthiano está fazendo a diferença. Fica claro que dirigentes incompetentes ou mal-intencionados, assim como conselheiros que atuam por interesse próprio, não serão mais tolerados e não terão espaço no Corinthians.”
Por fim, a nota em conjunto da Gaviões da Fiel, Pavilhão Nove, Camisa 12, Estopim, Coringão Chopp e Fiel Macabra: “ Aos conselheiros, o recado é claro: este é um momento que exige responsabilidade, transparência e compromisso real com o Corinthians. Cada decisão tomada agora ficará registrada e será acompanhada de perto pela torcida.
A Fiel não esquece, não se omite e não aceita mais decisões que contrariem os interesses do clube. O torcedor corinthiano está atento, organizado e cada vez mais consciente do seu papel.
Seguiremos firmes, unidos e atentos.
Vamos chegar, Fiel!”
Antigo mandatário da equipe do Parque São Jorge, se pronunciou nas redes sociais, para anunciar a sua saída como sócio e conselheiro vitalício
29 Mai 2026 | 11:00 |
Na noite da última quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Depois de ter tomado tal decisão, o antigo mandatário do Timão, foi criticado pela principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel.
A Gaviões da Fiel divulgou uma nota oficial nas redes sociais, a respeito da renúncia do ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves. O antigo mandatário corinthiano estava na mira do Ministério Público de São Paulo, que estava investigando-o por conta de possíveis irregularidades no uso do cartão corporativo do alvinegro.
Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians: "ficou com receio das consequências."
A Gaviões da Fiel se pronunciou a respeito da saída de Duílio Monteiro Alves: "Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians, tenta revestir sua saída com um discurso técnico e emocional, mas não consegue afastar o elemento central dos fatos: a renúncia não decorre de desprendimento, e sim de um contexto iminente de responsabilização política e institucional, que inevitavelmente culminaria em sua expulsão, tal como ocorreu com o ex-presidente Andrés Sanchez e, certamente, ocorrerá com Augusto Melo na próxima segunda-feira.
A tentativa de reconstruir a narrativa, alegando perseguição política e "criminalização" de atos administrativos, não afasta o julgamento da Fiel, que acompanhou de perto decisões, gestões e consequências que impactaram diretamente o clube. Se houve perseguição ou não, isso compete às instâncias competentes. Mas o julgamento moral e esportivo, este já foi feito pela arquibancada. E a verdade é simples: quem sai pela porta da renúncia para evitar a expulsão não demonstra grandeza institucional, demonstra receio das consequências."
Em outra parte da nota oficial, a Gaviões da Fiel lamenta o que estão fazendo com o Corinthians: "O Gaviões da Fiel aproveita a oportunidade para solicitar aos diretores e integrantes de gestões anteriores que causaram todos esses prejuízos ao Corinthians que sigam o mesmo caminho: sumam do clube, ou serão objeto de processos de expulsão. Estamos atentos a TODOS que prejudicaram o SCCP. O Corinthians segue. A Fiel Torcida está mais forte, mais vigilante e, acima de tudo, lutando por um Corinthians maior do que qualquer dirigente."
Ex-presidente do Timão, se pronunciou nas redes sociais, onde fez um longo desabafo, para anunciar a sua renúncia e a retirada como conselheiro vitalício
28 Mai 2026 | 19:45 |
Na noite desta quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Decisão acontece entre as votações em relação as expulsões de Andrés Sanchez e Augusto Melo.
Presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, Duílio Monteiro Alves estava na mira do Ministério Público de São Paulo, por conta do uso indevido do cartão corporativo do clube alvinegro. O ex-dirigente evita um processo que poderia causar a expulsão por meio de votação no Parque São Jorge, mas revelou que vai à Justiça para que "tudo seja esclarecido".
Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians: "tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato."
Nota oficial de Duílio Monteiro Alves para anunciar a sua renúncia como sócio do Corinthians: "Muitos vão comemorar este que considero meu último gesto como sócio do Corinthians. Em breve, porém, as pessoas racionais perceberão que não há nada a festejar. Minha renúncia ao título de sócio remido e ao meu espaço como conselheiro vitalício poderá soar como sonho realizado para muitos. Para alguns, talvez até como música. Não foram poucos os que apontaram que minha expulsão, assim como a de outros, seria a salvação do Corinthians."
"A dívida que estava controlada em 2023, com três superávits sucessivos nos anos da minha gestão, foi catapultada em mais R$ 1 bilhão nos anos Augusto/Osmar, com aprovação de gente que agora deseja se candidatar. E a agência de fair play financeiro implementada pela CBF prevê penas como transfer ban e até rebaixamento para clubes que contratam sem pagar — ainda mais para aqueles que se comportam como se não precisassem pagar."
"Em 2023, eu saí da presidência do Corinthians pela porta da frente, com todas as contas aprovadas, inclusive no último ano, com o balanço fechado e apresentado por opositores ferrenhos. Fizeram da minha vida um inferno, e eu caminho por ele, com a certeza de que tudo vai ser esclarecido. Hoje, tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato. Muito menos com três superávits ano a ano, recorde de faturamento e controle responsável da dívida, como prometi e fiz. Não me arrependo de nada. E me defenderei na Justiça."
"Portanto, renuncio ao meu título de sócio remido, entrego meu lugar como conselheiro vitalício e membro do CORI e me retiro, de forma definitiva, do quadro de sócios do Parque São Jorge, para que o Corinthians possa, enfim, assim espero, cuidar do presente e do futuro. Vai Corinthians. Sempre." Finalizou Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians.