Clube

Como anda o caso VaideBet que envolve o Corinthians, Augusto Melo e o PCC?

Presidente Augusto Melo anda meio afastado das atividades do futebol, por conta do processo de impeachment e do caso com a antiga patrocinadora

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

15 Mai 2025 | 11:17 |

Icon Comentário0

Inicialmente comemorado pelo presidente do Corinthians, Augusto Melo, como o maior patrocínio máster da história do clube do Parque São Jorge, a VaideBet não ficou muito tempo estampando a camisa do Timão e hoje, desdobramentos dão conta de casos envolvendo até mesmo o PCC. Entenda como anda o caso da antiga patrocinadora do alvinegro.


Como anda o caso VaideBet que envolve o Corinthians, Augusto Melo e o PCC?


O início da polêmica veio a público após revelações de que a empresa Rede Social Media Design LTDA, que intermediou o acordo entre a VaideBet e o Corinthians, teria repassado parte do valor da comissão a uma outra organização. Essa outra empresa foi identificada como Neoway Soluções Integradas em Serviços LTDA. A sócia da Neoway, Edna Oliveira dos Santos, moradora de Peruíbe, litoral de São Paulo, afirmou desconhecer o caso ao ser entrevistada.


A polícia passou a investigar o caso, sendo conduzido pelo delegado Tiago Fernando Correia, do DPPC — responsável por casos de lavagem de dinheiro —, com o apoio do Promotor de Justiça Juliano Carvalho Atoji, do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Pivô do caso VaideBet, Alex Cassundé, esteve no Parque São Jorge, sede do Corinthians, no dia em que começou a repassar valores da comissão recebida à empresa laranja, posteriormente os valores chegariam a uma conta vinculada ao PCC, conforme delação do empresário Vinícius Gritzbach, morto em novembro de 2024, no Aeroporto de Guarulhos.


"É imperativo acentuar a presença de uma evidência das mais relevantes para o contexto investigatório … No dia que a REDE SOCIAL (empresa de Cassundé) fez a primeira transferência à Neoway, Alex Fernando André (nome verdadeiro de Cassundé), surpreendentemente, esteve presente no Parque São Jorge." Apontou o delegado Tiago Fernando Correia.

Augusto Melo afirmou não conhecer Alex Cassundé, em depoimento no ano passado. "Eu o vi duas vezes, a primeira vez foi na agência dele … e a segunda vez foi na transição [quando assumiu a presidência]. Nunca falei por telefone, se eu ver aqui talvez eu nem o conheça."

O caso da empresa VaideBet, se tornou um dos principais motivos para o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo e uma nova data foi marcada para o andamento do processo para a destituição do mandatário do cargo, no dia 26 de maio.


Clube

Gestão de Duilio no Corinthians é novamente investigada pela Polícia Civil

Ex-presidente do Timão tem outros problemas na justiça que ainda estão com inquérito aberto; denúncia foi feita pelo ‘GE’ no ano passado

Duilio Monteiro Alves tem seu período como presidente do Corinthians novamente investigado pela Polícia Civil - Foto: Reprodução
Duilio Monteiro Alves tem seu período como presidente do Corinthians novamente investigado pela Polícia Civil - Foto: Reprodução

13 Jan 2026 | 14:46 |

Icon Comentário0

O Corinthians voltou mais uma vez para as páginas policiais. A gestão de Duilio Monteiro Alves entre 2021 e 2023 está novamente sendo investigada pela Polícia Civil após denúncia do Globo Esporte sobre os gastos no ‘Oliveira Minimercado’.


O que aconteceu?


Duilio está sendo investigado por desvio de dinheiro e uso de notas frias durante seu mandato no Timão. A reportagem do ‘GE’ aponta que o ex-presidente usou o Corinthians para bancar suas despesas como cervejas, remédios para ereção e outras aquisições.


Polícia Civil abriu inquérito em 2026

A investigação foi aberta na semana passada após um pedido formulado por um torcedor do alvinegro paulista ao Ministério Público. A solicitação demorou alguns meses para ser atendida já que ela foi feita em julho de 2025, mas agora está direcionada para a Justiça Federal de São Paulo.


Corinthians pagou despesas por estabelecimento fantasma

O fornecedor que mais recebeu verba do Corinthians teria sido o ‘Oliveira Minimercado’, localizado no Jardim Ângela. No entanto, seu endereço é 35 km longe da sede do Timão. A equipe do ‘GE’ foi até o local e constatou não haver estabelecimento algum naquele lugar.

Conversando com moradores da região, eles afirmaram que nos últimos anos, nenhum estabelecimento esteve ali. A suspeita de ser um estabelecimento fantasma e as notas serem frias aumentou, o que influenciou na abertura do inquérito.

MP apura

O Ministério Público além de apurar esse caso envolvendo o ex-presidente do Corinthians, ainda investiga outra denúncia. Duilio Monteiro Alves está sendo acusado de crime de apropriação indébita pelo uso do cartão corporativo do clube paulista.

Essa mesma denúncia envolve Andrés Sanchez, mas quando ele era presidente do clube do Parque São Jorge. Duilio por sua vez, nega qualquer envolvimento nas acusações que tem recebido por parte da justiça.


Clube

Marcelo Paz comenta possível conflito de interesses após empréstimo da LFU ao Corinthians

Diretoria do clube do Parque São Jorge recebeu valor da Liga Forte União, na qual o executivo de futebol do alvinegro é o presidente

Executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz é também o presidente da LFU - Foto: Henrique Manfío/Identidade Corinthiana
Executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz é também o presidente da LFU - Foto: Henrique Manfío/Identidade Corinthiana

10 Jan 2026 | 08:30 |

Icon Comentário0

Novo executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz foi apresentado oficialmente na tarde da última sexta-feira (09), na sala de imprensa do Centro de Treinamento Joaquim Grava. Além de ser o novo dirigente do clube do Parque São Jorge, Paz é também o presidente da Liga Forte União (LFU), que emprestou recentemente R$ 70 milhões ao alvinegro, valor esse que ajudou a equipe a quitar a dívida com o Santos Laguna, do México.


Marcelo Paz comenta possível conflito de interesses após empréstimo da LFU ao Corinthians


Durante a coletiva de ontem à tarde, Marcelo Paz foi questionado sobre um possível conflito de interesses por ser o presidente da LFU e o executivo de futebol do Corinthians. O dirigente tratou de rebater o assunto e revelou que não tem acesso a parte financeira do clube do Parque São Jorge.


Marcelo Paz comenta possível conflito de interesses após empréstimo da LFU ao Corinthians: "Zero influência."

Executivo de futebol do Corinthians e presidente da Liga Forte União, Marcelo Paz tratou de rebater suposto 'conflito de interesses'. "Eu tive zero influência nessa questão financeira, até porque no Corinthians eu não tenho acesso a essa parte financeira. Sou do futebol. A LFU tem um estatuto muito amarrado, as decisões passam por todos os clubes, então houve zero influência minha."


Completou ainda o dirigente do Corinthians. "Quem tem dinheiro em caixa é o investidor, não a LFU. E é o investidor que decide. Fui por muito tempo presidente da LFU e do Fortaleza, e nunca houve conflito de interesses. Então vai seguir da mesma forma. Garanto participação zero, como fiz no Fortaleza. Lá nunca foi levantado sobre conflito de interesse, porque não houve."

Marcelo Paz está desde o dia 27 de dezembro no Corinthians

Marcelo Paz chegou ao Corinthians no dia 27 de dezembro do ano passado, data que foi anunciado pelo clube do Parque São Jorge, na qual chegou para substituir Fabinho Soldado, que deixou a equipe alvinegra no dia 24 de dezembro, em comum acordo, mesmo tendo vínculo até o fim de 2026.


Clube

Liberado Fiel! Corinthians reverte nova decisão do STJD

Departamento jurídico do clube do Parque São Jorge trabalhou na última sexta e resultado saiu na madrugada de sábado o que garante casa cheia no domingo

Corinthians consegue suspender decisão do STJD e vai poder contar com a Fiel - Foto: Wanderson Oliveira/Meu Timão
Corinthians consegue suspender decisão do STJD e vai poder contar com a Fiel - Foto: Wanderson Oliveira/Meu Timão

10 Jan 2026 | 02:09 |

Icon Comentário0

Uma novela que parecia não ter fim deve ter um final feliz. O Corinthians conseguiu modificar o resultado do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) onde proibia a entrada da torcida na Neo Química Arena na partida de estreia do Paulistão.


O motivo do problema na Justiça do Corinthians


A equipe do Parque São Jorge se envolveu em uma brida durante a segunda partida da final do Paulistão. Além de Rodrigo Garro e José Martínez terem sido acusados de agressão, o clube foi punido pelo arremesso de sinalizadores e rojões dentro de campo.


TJD-SP se envolveu na polêmica

Em 2025, o STJD havia punido Garro com duas partidas de suspensão e Martínez por quatro jogos. O Timão teria que jogar com portões fechados, sem a presença da torcida. No início deste ano, as punições foram revertidas em multas.


Diante desse fato, o STJD comunicou ao órgão de São Paulo de que ele não tinha competência para julgar. A partir desse ponto, o alvinegro paulista não sabia se poderia contar com a Fiel. Os ingressos haviam sido disponibilizados na última terça (05), para a compra.

Timão reverteu decisão do STJD

Por este motivo, a sexta-feira foi movimentada para o departamento jurídico do clube. E na madrugada desde sábado (10), o portal ‘Meu Timão’ confirmou de que a torcida corinthiana pode comparecer à Neo Química Arena, no domingo (11), para o duelo contra a Ponte Preta que será às 16h pela estreia do Campeonato Paulista 2026.

A partida contará com uma homenagem para Ángel Romero, ídolo do Timão que deixou a equipe após não ter o seu contrato renovado. Além disso, deve contar com a presença de Gabriel Paulista, novo reforço do Corinthians.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians pode ter portões fechados na estreia - Entenda
Clube

Corinthians pode ter portões fechados na estreia - Entenda

09 Jan 2026 | 20:12

Icon Comentário0
Derrubado! Fifa libera Corinthians para contratar
Clube

Derrubado! Fifa libera Corinthians para contratar

09 Jan 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Presidente do Conselho do Corinthians recusa ajuda financeira da SAFiel
Clube

Presidente do Conselho do Corinthians recusa ajuda financeira da SAFiel

08 Jan 2026 | 17:02

Icon Comentário0