
Futebol
|
No último domingo (30), o Corinthians conseguiu um empate de 1 a 1 contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão, que entrou em campo com uma equipe recheada de reservas, contou com gol de Héctor Hernández para garantir o resultado positivo. Esse ponto foi conquistado após o time alvinegro se aproveitar da vantagem numérica no segundo tempo.
Após o apito final, o técnico Ramón Díaz fez uma avaliação positiva da performance da equipe. Ele destacou a importância do ponto conquistado no Brasileirão e o esforço de seus jogadores, que estavam com uma formação praticamente nova. Díaz também reconheceu a superioridade do Bahia no primeiro tempo, mas ressaltou a reação do Corinthians na segunda etapa, especialmente após a expulsão de um jogador do time adversário.
"Estou satisfeito com o grupo, porque sabemos da importância do Campeonato Brasileiro. Não podíamos perder, e mesmo com um time modificado, a equipe teve uma postura responsável. O Bahia foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, melhoramos com a expulsão deles. Criamos boas oportunidades, e Romero teve um gol anulado. O time foi muito comprometido, estou feliz com o desempenho", disse o treinador.
Emiliano Díaz, auxiliar técnico do Corinthians, também elogiou o esforço do elenco, considerando as condições difíceis com um tempo de preparação reduzido após a conquista do título paulista. "Foi uma situação difícil. Tivemos apenas um treino tático, e isso impactou no primeiro tempo, mas conseguimos reagir no segundo. Apesar da pressão, a equipe mostrou empenho", afirmou Emiliano.
O auxiliar também tranquilizou a torcida sobre Yuri Alberto, que deixou o campo no intervalo após sentir cansaço e dores, comuns após a sequência de jogos intensos.
"Yuri vinha de dois jogos de alta intensidade. Está bem, tem dores que são normais. Ele só estava muito cansado. Foi uma troca que fizemos porque queríamos pressionar um pouco mais em cima, lateral com lateral, e acho que começamos a encaixar bem a pressão no segundo tempo. Quando encaixamos, recuperamos o campo rival. Depois, quando eles têm um a menos, tivemos que trocar novamente. Estou muito feliz, porque a equipe entendeu o momento do jogo. Não é fácil jogar em dois sistemas diferentes em 90 minutos, o grupo entendeu bem. Agora, está tudo bem", disse Emiliano.
clube que lutou ativamente contra o autoritarismo militar, relembrou a Democracia Corinthiana para reiterar que "memória é resistência"
|
Na última segunda-feira, dia 31 de março de 2025, o golpe que instaurou a Ditadura Militar no Brasil completou 61 anos. E o Corinthians, clube que lutou ativamente contra o autoritarismo militar, relembrou a Democracia Corinthiana para reiterar que "memória é resistência".
"A Democracia Corinthiana é um dos capítulos mais poderosos da nossa história. E é por isso que fazemos questão de lembrar: memória é resistência. Hoje, relembramos os dias 31 de março e 1º de abril de 1964 — quando um Golpe de Estado deu início à Ditadura Militar no Brasil", escreveu o clube nas redes sociais.
A ditadura foi instaurada no Brasil em 1964 através de um golpe organizado pelos militares. O então presidente João Goulart foi deposto e Humberto Castello Branco assumiu a cadeira presidencial. O período da Ditadura foi marcado pela violência e pelo autoritarismo, principalmente com a adoção do Ato Institucional nº5 (AI-5).
Já na década de 1980, o movimento da Democracia Corinthiana foi criado, com o principal objetivo de reivindicar o fim da ditadura militar no Brasil. Jogadores do clube, como Sócrates, Casagrande, Zenon e Wladimir fizeram parte da campanha pela retomada do direito ao voto direto para presidente, o que não acontecia desde 1960.
O nome e a identidade visual do movimento "Democracia Corinthiana" foram criados pelo publicitário Washington Olivetto, que faleceu no ano passado. O Corinthians, inclusive, prestou homenagem ao profissional na partida contra o Athletico-PR, válida pelo Brasileirão do ano passado.
No período da Democracia Corinthiana, o Corinthians foi bicampeão do Paulistão, em 1982 e 1983. Antes do jogo do bicampeonato, o elenco do Timão ergueu uma faixa com a seguinte frase: "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia".
Além do clube do Parque São Jorge, Ronaldo classificou Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, o qual já foi dono, como favoritos ao título brasileiro
|
Durante o programa “Galvão e Amigos”, comandado pelo jornalista Galvão Bueno, na segunda-feira, 31, na Band, o ex-jogador e ídolo, Ronaldo Fenômeno, colocou o Corinthians como um dos postulantes ao título do Campeonato Brasileiro de 2025.
Além do clube do Parque São Jorge, Ronaldo classificou Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, o qual já foi dono, como favoritos ao título brasileiro. Os demais participantes do programa, no entanto, não colocaram o Corinthians neste patamar.
Casagrande, Mauro Naves, Falcão e o próprio Galvão Bueno não analisam o Timão como um dos cotados a triunfar no Brasileirão. Só um clube foi citado pelos cinco presentes no programa: o Flamengo, que empatou na estreia contra o Internacional em 1 a 1.
Identificado com a torcida, Ronaldo atuou pelo Corinthians de 2009 a 2011, tendo conquistado um Paulistão e uma Copa do Brasil, ambos em seu primeiro ano de clube. Depois de se aposentar dos gramados, o Fenômeno apostou na carreira de “cartola” e chegou a ser gestor da SAF do Cruzeiro até abril de 2024.
O Corinthians iniciou o Brasileirão empatando com o Bahia por 1 a 1, na Arena Fonte Nova, no último domingo, 30. Devido ao pouco tempo de preparação após o título estadual, o técnico Ramón Díaz mandou a campo um time alternativo.
O Timão volta a entrar em campo pela liga nacional no próximo sábado, 5, contra o Vasco, na Neo Química Arena. Antes, o Alvinegro entra em campo diante do Huracán-ARG, nesta quarta-feira, 2, pela Copa Sul-Americana, também em Itaquera.
Durante o período da Data Fifa, o Corinthians terá quatro desfalques em seus treinamentos por estarem representando suas respectivas seleções
|
Após o empate contra o Red Bull Bragantino pela terceira rodada do Brasileirão Feminino, o Corinthians concedeu três dias de folga para o elenco alvinegro. Dessa forma, as jogadoras devem retornar aos trabalhos no CT Joaquim Grava na próxima quinta-feira, 3, quando iniciarão a preparação para o Derby.
A partida diante do arquirrival Palmeiras acontece no dia 12 de abril, um sábado, às 11h (de Brasília), no Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha. Por isso, mesmo com o período de folga, o Corinthians ainda terá mais de uma semana de preparação para o clássico em casa.
Durante o período da Data Fifa, o Corinthians terá quatro desfalques em seus treinamentos. A zagueira Mariza e a meio-campista Duda Sampaio foram convocadas para a Seleção Brasileira, enquanto Gisela Robledo e Dayana Rodríguez foram chamadas para as seleções de Colômbia e Venezuela, respectivamente.
O período também será importante para o clube do Parque São Jorge recupera jogadoras que estão no departamento médico, como o caso da Manu Olivan e Yaya, que estão tratando uma entorse no tornozelo e desconforto no joelho, respectivamente.
O Corinthians chega à pausa no calendário com apenas o Campeonato Brasileiro como foco. Nos próximos meses, a equipe iniciará a disputa da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, enquanto a Copa Libertadores começa apenas em outubro.