
Futebol
Senador propõe audiência com ex-Corinthians Ronaldo Fenômeno para discutir melhorias na CBF
Futebol
|
O Corinthians terá uma série de ausências importantes para o confronto diante do América de Cali, nesta terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Entre os desfalques confirmados está o meia Igor Coronado, que voltou a apresentar problemas físicos após seu retorno recente ao time titular.
De acordo com comunicado do clube, o camisa 77 sofreu um trauma no ombro esquerdo durante a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no último sábado (5), na Neo Química Arena. O jogador iniciou a partida como titular, o que não acontecia desde o jogo contra o Guarani, na última rodada da fase classificatória do Paulistão, há pouco mais de um mês.
Durante o intervalo do duelo contra o Vasco, Coronado precisou receber medicação para aliviar as dores, mas o clube ainda não detalhou a gravidade da lesão. O departamento médico do Corinthians vem adotando uma abordagem conservadora nos tratamentos, principalmente após o aumento de atletas lesionados desde a conquista do título estadual. Além de Igor, também estão fora Memphis Depay, Angileri, Gustavo Henrique, Hugo Souza e Garro.
Este é o segundo problema físico que afasta Coronado dos gramados em 2025. O meia já havia perdido quase todo o mês de março devido a uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita. Ele retornou nos jogos finais do Paulistão, mas atuou apenas na estreia do Brasileirão, contra o Bahia. Em 2024, o atleta registrou três passagens pelo departamento médico e ficou de fora de aproximadamente 20% das partidas da temporada.
A expectativa do Corinthians era de que Coronado ganhasse mais espaço com a ausência de Garro, que se recupera de uma tendinopatia patelar no joelho direito e só deve retornar em junho. Até o momento, o camisa 77 disputou 13 partidas em 2025, sendo titular em dez delas, e marcou dois gols.
Com 26 jogadores relacionados, o elenco alvinegro embarca rumo à Colômbia visando manter a recuperação na Sul-Americana. O confronto contra o América de Cali está marcado para às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero.
Ação é movida por Marcos Ragazzi, que advoga em causa própria neste ato, e José Trucilio Júnior, que pedem a suspensão imediata de todo o processo
|
Dois aliados de Augusto Melo entraram com ação na 5ª Vara Cível do Tatuapé com o intuito de causar a suspensão imediata, em caráter liminar, de todo o processo de impeachment do presidente do Corinthians.
A ação é movida por Marcos Ragazzi, que advoga em causa própria neste ato, e José Trucilio Júnior. Ambos são sócios no Parque São Jorge, e não conselheiros. Ragazzi chegou a ser nomeado por Augusto Melo como presidente da Comissão de Ética dos Associados. Após um período, ele foi retirado da função e se tornou assessor da diretoria.
A dupla ingressou com o processo na última quarta-feira. A distribuição foi feita no dia seguinte e, nesta sexta-feira, o advogado José Eduardo Cardozo foi substabelecido na ação. Isso significa que Ragazzi e Trucilio contrataram Cardozo para que ele auxilie na causa.
O ato chama a atenção, porque José Eduardo Cardozo é um dos advogados mais renomados e caros do Brasil. Foi ele o Ministro da Justiça no Governo de Dilma Rousseff e defensor principal da ex-Presidente da República no processo que culminou com o impeachment dela.
José Eduardo Cardozo também é um conhecido filiado do Partido dos Trabalhadores (PT) e exerceu mandatos como presidente da Câmara de Vereadores de SP, Deputado Federal e Advogado-geral da União do Brasil.
Na ação, além da suspensão do processo, os aliados de Augusto Melo solicitam a ata da última reunião, que acabou por ser suspensa e remarcada para a próxima segunda-feira, tal como a lista com todos os conselheiros votantes ao pleito.
Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, é a parte citada no processo e que poderá apresentar defesa. Entretanto, o pedido foi sustentado para que a Juíza Marcia Cardozo julgue e decida sem a necessidade de ouvir qualquer contra-argumentação de maneira prévia.
Impeachment
Na tarde desta sexta-feira, 23, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, resolveu responder diversas perguntas na coletiva de imprensa, um dia depois de ter sido indiciado pela Polícia Civil. O mandatário negou qualquer chance de renunciar à presidência, após ser enquadrado nos crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Além de ter sido enquadrado criminalmente pela Polícia Civil, o presidente Augusto Melo precisa se defender do processo de impeachment, que será realizado na próxima segunda-feira, 26, no Parque São Jorge. O Conselho Deliberativo do Corinthians votará a possível destituição do mandatário.
Capitão do PSG, Marquinhos fala sobre o reencontro com o também zagueiro Carlos Augusto, do Inter de Milão, além das origens no Timão
|
Falta pouco para a bola rolar na grande decisão da Champions League. No dia 31 de maio, a partir das 14h, em Munique, na Alemanha, Paris Saint-Germain e Inter de Milão entram em campo em busca do título de uma das maiores competições do planeta.
Apresentado por Renata Saporito, o programa traz uma matéria que mostra como dois dos protagonistas da decisão foram revelados no Corinthians: Marquinhos, do PSG, e Carlos Augusto, da Inter. A reportagem resgata as origens dos finalistas com direito a um bate-papo com o defensor do time francês e com Dyego Coelho, atual técnico do São Bento, que comandou o lateral da equipe italiana na base do Timão.
Capitão do PSG, Marquinhos fala sobre o reencontro com Carlos Augusto na final e relembra com carinho sua relação com Regiane, pedagoga do Corinthians. O zagueiro defendeu o clube entre 2011 e 2012, ano em que conquistou a Libertadores.
"Estou muito feliz por ter mais um corintiano disputando mais uma final contra mim. Isso mostra a força da base do Corinthians e que o clube pode apostar com todas as forças nela, porque muitos frutos ainda vão colher de lá. Quem está lá é muito bom", afirma.
"A Regiane foi uma mãezona para mim na base do Corinthians. Ela me ajudou muito com relação à escola, a organizar a minha vida, o que eu tinha que fazer... Morar no CT me permitiu deixar de lado toda a questão do transporte, descansar melhor e ter mais tempo para treinar", acrescenta.
Carlos Augusto surgiu anos depois. Antes de estrear como profissional, em 2018, passou pelas mãos de Coelho, que relembra o talento e a trajetória do lateral. "Estava conversando com um grande profissional que sempre trabalhou comigo, o Anselmo, que era preparador físico na época. Falamos muito sobre o profissionalismo do Carlos. Desde o Sub-20 até chegar ao profissional, ele sempre foi muito dedicado. Era um menino que quase foi mandado embora do clube. Em uma reunião da diretoria, eu falei: ‘Vou dar um jeito de ele jogar em algum lugar’. Ele atuava no meio, na frente, mas nunca na posição em que está hoje - relata.
Em grande fase pelo Internacional, meia recebe elogios do apresentador e ex-jogador e entra na mira de Ancelotti para as Eliminatórias.
|
O comentarista esportivo Neto, conhecido por suas opiniões contundentes, elogiou o meia Alan Patrick, do Internacional, durante o programa "Os Donos da Bola". Neto afirmou que o camisa 10 colorado merece uma convocação para a Seleção Brasileira, destacando-o como um dos poucos jogadores da posição que ainda encantam com qualidade técnica e visão de jogo.
Alan Patrick, de 34 anos, vem sendo um dos principais destaques da temporada de 2025. Em 21 partidas pelo Internacional, o jogador soma 10 gols e nove assistências, números que o colocaram na pré-lista de convocados do técnico Carlo Ancelotti para os próximos compromissos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias contra Equador e Paraguai.
Durante o programa, o ex-jogador do Corinthians criticou a possível convocação de atletas que há tempos não vestem a camisa da seleção, como Oscar, atualmente no São Paulo. Para o ex-jogador, Alan Patrick está em melhor forma e merece maior reconhecimento pela fase que vive no futebol brasileiro.
Apesar do momento complicado do Internacional no cenário nacional, Alan Patrick tem sido peça-chave na equipe, exercendo papel de liderança e criatividade no meio de campo. Sua constância e qualidade técnica tornaram-no um nome cada vez mais forte entre os candidatos à convocação.
A lista final da Seleção Brasileira será anunciada na próxima segunda-feira, junto com a apresentação oficial de Ancelotti no comando técnico. A torcida colorada e os fãs de futebol aguardam para saber se o bom momento de Alan Patrick será recompensado com um retorno à equipe nacional.