Extra Corinthians

Dirigente de time da Série A cobra CBF por implementação do Fair Play Financeiro

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, afirmou em entrevista recente a possibilidade do projeto sair do papel e 2026

Presidente da CBF, Samir Xaud, iniciou debates e reuniões para o projeto Fair Play Financeiro sair em 2026 - Foto: Marcio Dolzan/Lance
Presidente da CBF, Samir Xaud, iniciou debates e reuniões para o projeto Fair Play Financeiro sair em 2026 - Foto: Marcio Dolzan/Lance

16 Set 2025 | 21:16 |

Icon Comentário0

O debate para a implementação do Fair Play Financeiro vem aumentando a cada dia no futebol brasileiro e o nesta terça-feira (16), durante uma entrevista ao portal 'UOL Esporte', o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, comentou sobre o assunto e cobrou a Confederação Brasileira de Futebol, que haja a implementação do projeto.


Dirigente de time da Série A cobra CBF por implementação do Fair Play Financeiro


José Boto revelou que as pessoas por dentro do futebol tem comentado sobre a implementação do Fair Play Financeiro no Brasil, "mas não sabem realmente o que é". O dirigente do Flamengo defende a ideia de que o futebol brasileiro precisa desse tipo de regulamentação, para que não haja "uma competição desleal".


Diretor de futebol do Flamengo, José Boto defende a ideia de implementar o Fair Play Financeiro e cobra CBF: "É algo que todos nós devíamos fazer na nossa casa."

José Boto sobre Fair Play Financeiro: "As pessoas falam muito de Fair Play Financeiro, mas não sabem o que é isso. Fair Play Financeiro é algo que todos nós devíamos fazer na nossa casa, que é não gastarmos mais dinheiro do que temos. E o que acontece é que os clubes acabam fazendo uma competição desleal porque gastam o dinheiro que não têm e não pagam as dívidas que têm."


Prosseguiu o dirigente do Flamengo: "Porque nós temos nomes conhecidos que não pagaram os jogadores que já compraram há quase 2 anos. E isso a CBF tem que fazer algo. Por exemplo: quando são clubes europeus que nos devem, como Leixões ou Estrela Amadora, a FIFA já os acionou, eles não podem inscrever ninguém enquanto não nos pagarem. E isso tem de ser feito aqui, porque senão é uma concorrência desleal."

Samir Xaud, presidente da CBF, revelou em entrevista recente que conversou com o Corinthians e outros clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, sobre a possibilidade de ter Fair Play Financeiro. "Bom, o "kickoff" (pontapé inicial) foi dado. Há algumas semanas, tivemos o primeiro encontro com todos os clubes da Série A, 14 da Série B, federações e os especialistas. Nesse momento, demos 90 dias para discutir qual será o melhor formato para o futebol brasileiro. É um processo, não é um processo rápido. Primeiro a gente tem que achar um norte, depois precisamos dar tempo aos clubes para começarem a se adaptar a uma nova realidade."


Extra Corinthians

Estádio do Corinthians recebe visita técnica da Fifa e do Ministério dos Esportes

Palco onde o Timão joga ao lado da Fiel será um dos locais onde a Copa do Mundo Feminina terá as suas partidas; vistoria foi para ver se precisaria de mudanças

Estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, recebeu visita da Fifa e do Ministério dos Esportes - Foto: Wanderson Oliveira/Meu Timão
Estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, recebeu visita da Fifa e do Ministério dos Esportes - Foto: Wanderson Oliveira/Meu Timão

07 Mai 2026 | 00:55 |

Icon Comentário0

A Neo Química Arena, palco do Corinthians no futebol nacional, recebeu nesta semana uma visita oficial do Ministério do Esporte e de representantes da FIFA como parte das inspeções técnicas para a Copa do Mundo Feminina de 2027 em que o Brasil será o país sede.


O estádio do Corinthians que recebe a categoria masculina e muita das vezes a feminina, já está confirmado como uma das sedes do torneio. Ele foi avaliado em diversos aspectos estruturais, incluindo acessibilidade, segurança, gramado, iluminação e áreas de apoio.


Quem estiveram no estádio do Corinthians?


A comitiva contou com 32 integrantes, entre autoridades públicas, dirigentes do clube e membros da entidade máxima do futebol. O diretor de relações institucionais do Corinthians, Antonio Goulart, acompanhou a vistoria e destacou o compromisso do clube em garantir que a arena esteja totalmente adequada às exigências internacionais. A visita também serviu para alinhar ajustes necessários e verificar o andamento das obras e melhorias previstas.

Copa do Mundo da Fifa será em diversas regiões brasileiras


O Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma edição da Copa do Mundo Feminina. Além de São Paulo, outras cidades confirmadas como palco da competição são Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A final está programada para acontecer no Maracanã, reforçando o caráter histórico do evento.

Itaquera é palco de grandes eventos

A Neo Química Arena, inaugurada em 2014, já recebeu grandes competições internacionais, como a abertura da Copa do Mundo masculina de 2014, partidas das Eliminatórias, jogos dos Jogos Olímpicos de 2016 e confrontos da Copa América de 2019. Agora, o estádio se prepara para receber pela quinta vez uma competição oficial da FIFA, consolidando sua relevância no cenário esportivo mundial.


Extra Corinthians

Levantamento aponta o Brasileirão como a sexta liga do mundo com mais mudanças de técnico em 1 ano

Observatório de Futebol do CIES realizou uma pesquisa relacionados a troca de treinadores e nos últimos 12 meses, 17 dos 20 clubes mudaram o comando

A elite do Brasileirão é uma das competições que mais demitem treinadores no futebol mundial - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A elite do Brasileirão é uma das competições que mais demitem treinadores no futebol mundial - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

06 Mai 2026 | 14:20 |

Icon Comentário0

Nesta semana, o Observatório de Futebol do CIES, apontou as ligas que mais demitem treinadores no futebol mundial e o Brasileirão aparece como o sexto, pegando os números de comandantes dispensados nos últimos 12 meses. 85% das equipes do Campeonato Brasileiro, trocaram de técnico ao menos uma vezes, ou seja, 17 dos 20 clubes. Apenas Abel Ferreira (Palmeiras), Rogério Ceni (Bahia) e Rafael Guanaes (Mirassol) seguem intactos.


Levantamento aponta o Brasileirão como a sexta liga do mundo com mais mudanças de técnico em 1 ano


O levantamento apontou que ligas como do Chipre, do Peru, da Série B do Campeonato Italiano, da Bélgica e da Venezuela, aparecem acima do Brasileirão. Confira como ficou a posição das ligas de futebol mundial, que mais demitiram treinadores, nos últimos 12 meses:


  1. Chipre – 100% (14 trocas em 14 clubes)
  2. Peru – 94,4% (17 trocas em 18 clubes)
  3. Série B da Itália – 90% (18 trocas em 20 clubes)
  4. Bélgica – 87,5% (14 trocas em 16 clubes)
  5. Venezuela – 85,7% (12 trocas em 14 clubes)
  6. Brasil (Brasileirão) – 85% (17 trocas em 20 clubes)
  7. Paraguai – 83,3% (10 trocas em 12 clubes)
  8. Sérvia – 81,3% (13 trocas em 16 clubes)
  9. Chile – 81,3% (13 trocas em 16 clubes)
  10. Romênia – 81,3% (13 trocas em 16 clubes)
Times como Corinthians e Flamengo trocaram de técnico recentemente

Equipes que venceram torneios recentes dentro do território brasileiro e também no cenário Sul-Americano demitiram recentemente os seus treinadores, casos de Corinthians e Flamengo, que tiveram Dorival Júnior e Filipe Luís como campeões em 2025, mas que acabaram sendo dispensados neste início de temporada.


O Flamengo conquistou a Brasileirão e a Libertadores do ano passado, mas nem isso pôde salvar Filipe Luís de ser demitido do comando técnico do time carioca, depois das derrotas na Supercopa Rei e na Recopa. Já o Corinthians, que era comandado por Dorival Júnior, foi campeão da Copa do Brasil na reta final de 2025 e campeão da Supercopa neste ano, mas uma sequência negativa fez a direção dispensá-lo e contratar Fernando Diniz.


Extra Corinthians

CBF organiza reunião para decidir futuro do Campeonato Brasileiro: "dia histórico"

As equipes das Séries A e B do Brasileirão, se reuniram na sede da Confederação Brasileira de Futebol, em busca de chegarem em um acordo

Presidentes de diversos clubes do Campeonato Brasileiro, estiveram na sede da CBF, na última segunda-feira (06) - Foto: Divulgação/Marketing Esportivo
Presidentes de diversos clubes do Campeonato Brasileiro, estiveram na sede da CBF, na última segunda-feira (06) - Foto: Divulgação/Marketing Esportivo

07 Abr 2026 | 13:40 |

Icon Comentário0

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se reuniu com os clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro, na última segunda-feira (06), para discutirem o futuro do futebol no Brasil, onde há uma movimentação para criar uma nova liga. O presidente da entidade, Samir Xaud, entendeu que o dia de ontem foi histórico, a fim de discutir o tema.


CBF organiza reunião para decidir futuro do Campeonato Brasileiro


Os clubes tem feito reuniões há algum tempo, para que haja um acordo para sair a nova liga no Brasil, porém, foi a primeira vez que a CBF entrou na jogada, para reunir com os times da elite do Campeonato Brasileiro e também da segunda divisão, a fim de tentarem um acordo e finalmente sair a nova liga.


CBF organiza reunião para decidir futuro do Campeonato Brasileiro: "temos que valorizar o nosso futebol."

Samir Xaud, presidente da CBF, falou sobre a reunião que aconteceu na sede da entidade. "Hoje foi um dia histórico para o futebol brasileiro. Pela primeira vez, as Séries A e B se reuniram com a CBF para discutir um tema que vai definir o nosso futuro: a criação de uma liga única. Este é um momento que exige responsabilidade, visão e, principalmente, união. A formação de uma liga única tem um objetivo muito claro: valorizar o futebol brasileiro."


Vice-presidente da CBF, Gustavo Dias também comentou sobre a liga, entendendo que a entidade tem um papel apenas de auxiliar os clubes. "Nada do que desejamos para o futebol brasileiro será possível sem união. Não haverá avanço sem união. E união exige maturidade, diálogo e concessões de todos os lados. A liga precisa ser dos clubes. Esse é um princípio fundamental, inegociável. A CBF estará presente, com papel ativo como mediadora e uma das lideranças do processo. Mas as decisões precisam ser construídas e deliberadas pelos clubes."

Melhorias no futebol brasileiro e Fair Play Financeiro

A CBF ainda trabalha para melhorias no futebol brasileiro, algo destacado por Samir Xaud. "Essas reformas não são acessórios; são fundamentos. Sem elas, qualquer modelo de liga nasceria frágil, incapaz de entregar o valor que todos nós desejamos. Por isso, mesmo sabendo da importância da liga, optamos por construir primeiro as bases que garantissem sua sustentabilidade."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Como Carlo Ancelotti deve escalar o Brasil deve enfrentar a Croácia?
Extra Corinthians

Como Carlo Ancelotti deve escalar o Brasil deve enfrentar a Croácia?

31 Mar 2026 | 00:00

Icon Comentário0
CBF inicia programa para a profissionalização da arbitragem no Campeonato Brasileiro
Extra Corinthians

CBF inicia programa para a profissionalização da arbitragem no Campeonato Brasileiro

08 Mar 2026 | 23:38

Icon Comentário0
CBF acelera processo para implementar o impedimento semiautomático e mira próximo estádio
Extra Corinthians

CBF acelera processo para implementar o impedimento semiautomático e mira próximo estádio

07 Mar 2026 | 13:16

Icon Comentário0