Clube

Ex-presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians ataca Augusto Melo: "Tentativa de um golpe"

Ex-mandatário corintiano, esteve junto com aliados no último final de semana, tentando reassumir a presidência do clube do Parque São Jorge

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

03 Jun 2025 | 15:44 |

Icon Comentário0

Nesta terça-feira (03), o ex-presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, enviou uma carta aos conselheiros do clube do Parque São Jorge, classificando os atos do último sábado, envolvendo o ex-mandatário corintiano, Augusto Melo, como: "Tentativa de golpe".


Confira na íntegra a carta de Romeu Tuma Júnior sobre os incidentes que ocorreram na sede do Corinthians, no Parque São Jorge.


"Prezados(as) Conselheiros(as),


Acredito ser oportuno me manifestar, formalmente, aos meus pares, que me elegeram Presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, em relação aos lamentáveis episódios vivenciados no último sábado no Parque São Jorge, em que membros da antiga gestão do clube falharam na tentativa de um golpe, usando para tanto uma suposta decisão de afastamento deste Presidente, absolutamente descabida, sem efeitos e inexistente no mundo jurídico-administrativo.

1) Inexistência de decisão a se cumprir.


Não há conteúdo decisório na suposta reunião do dia 09/04/25. Tanto que nunca fui notificado de qualquer espécie de afastamento das minhas funções e, após rumores na imprensa, quando questionei o Presidente da Comissão de Ética, Roberson de Medeiros, foi enfático em responder: “Cabe informar a vossa excelência que não efetuamos nenhum despacho decisório sobre afastamento, o processo encontra-se em trâmites internos”. Aliás, corroborando sua inépcia, a ata que os golpistas pretenderam fazer crer se tratar de uma decisão sequer foi assinada pelos membros da comissão que a produziu.

2) Manutenção das funções.

Diante desse cenário e da resposta pelo Presidente da CED, segui exercendo regularmente minhas funções sem qualquer oposição de quem quer que seja, inclusive destes aloprados que tentaram dar um golpe no Conselho. Presidi duas sessões públicas do CD, conduzi reuniões, expedi ofícios, me dirigi a associados, interagi com os demais conselheiros etc., sempre como Presidente do CD, função que, de fato, estava, estou e, em respeito ao voto de vocês, continuarei a exercer.

3) Além de inexistente, ilegal.

A tal decisão, ainda que tivesse havido e fosse válida, não seria eficaz, pois produzida por órgão incompetente. Saliento que incumbe à Comissão de Ética, nos termos do Estatuto Social, tão somente o conhecimento, instrução e relatório de processos disciplinares contra integrantes da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo, de Orientação e Fiscal. O Estatuto prevê, ainda, que a Comissão de Ética é órgão fracionário subordinado ao Conselho Deliberativo, cujos achados devem ser submetidos à decisão final e soberana do Conselho Deliberativo. O art. 81, inciso “e” do Estatuto, nesse sentido, prevê que é competência do Conselho Deliberativo “Julgar os membros do CD, da Diretoria, do CORI, do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética e Disciplina, e aplicar-lhes sanções”.

É absolutamente contrário à ordem estabelecida que órgão fracionário, e submetido à autoridade do Conselho Deliberativo, interfira diretamente na sua composição. Todo e qualquer encaminhamento interno sugerido pela CED deve necessariamente ser referendado pelos Conselheiros Deliberativos, sob pena de nulidade de pleno direito, como no caso.

4) Ausência de previsão legal para afastamento liminar do presidente do Conselho Deliberativo.

O artigo 30 do Estatuto Social, utilizado como supedâneo da CED, refere-se exclusivamente à suspensão liminar de associados, sem qualquer menção da qual possa se extrair sua aplicação a cargos institucionais, como o de presidente do Conselho Deliberativo, hierarquicamente superior à CED. E o Estatuto, quando quis prever essas hipóteses de afastamento, o fez expressamente. Não há, pois, espaço, para manobras interpretativas visando criar uma sanção inexistente, liminar, apenas para dar guarida ao desejo de golpe do Presidente afastado, por meio de seus apoiadores.

5) Decisão desconsiderada pela justiça.

O mesmo argumento foi tentado na Justiça Comum, na 5ª vara cível do Tatuapé, que por meio de duas decisões afastou as pretensões de apoiadores do Presidente indiciado e afastado, por meio dos processos 1007599-75.2025.8.26.0008 e 1007729-65.2025.8.26.0008.

6) Conclusão.

Não aceitarei, em nome da integridade do Conselho Deliberativo do Corinthians, a utilização oportunista de uma ata "de gaveta", sem conteúdo decisório, tomada por órgão incompetente e sem previsão legal, destinada a dar um golpe no Corinthians, usando-me para prejudicar a instituição e o Presidente em exercício, Osmar Stabile."


Clube

Corinthians prevê economia milionária com renegociação de dívida – Entenda

Diretoria do Timão conseguiu reduzir quantia que precisaria desembolsar para pagar pendências e com isso menos dinheiro vai sair do caixa do clube

Corinthians faz acordo com a União e prevê uma redução milionária para o clube paulista - Foto: Reprodução
Corinthians faz acordo com a União e prevê uma redução milionária para o clube paulista - Foto: Reprodução

06 Fev 2026 | 21:41 |

Icon Comentário0

O Corinthians conseguiu um avanço importante fora de campo ao fechar acordo com a União que deve reduzir em cerca de R$ 200 milhões o valor da dívida do clube. Esse acerto envolve débitos fiscais e previdenciários e faz parte de um programa de regularização que oferece descontos em juros e multas, permitindo que o Timão alivie parte significativa das pendências acumuladas nos últimos anos.


Corinthians terá mais tempo para equilibrar e resolver pendências


Com essa renegociação, o clube passa a ter condições mais favoráveis para quitar o que ainda deve, além de ganhar fôlego para investir em outras áreas. A diretoria acredita que a redução vai ajudar a equilibrar o fluxo financeiro e abrir espaço para novos projetos, tanto na infraestrutura quanto na montagem de elenco competitivo para a temporada de 2026 e as dos próximos anos.


Renegociação não é sinônimo de esquecer de pagar a dívida

Mesmo com a diminuição expressiva, o Corinthians ainda precisa cumprir parcelas e compromissos futuros, mas agora dentro de um cenário mais sustentável. A medida ajuda também a reforçar a imagem institucional do clube, mostrando responsabilidade na gestão e preocupação em manter estabilidade fora de campo.


Alvinegro paulista quer marroquino

O Corinthians está também atento ao mercado da bola. Seu próximo alvo é o meia Zakaria Labyad, amigo de Memphis Depay e que está livre para negociar desde que o seu contrato com o Dalian Yinbo se encerrou em 2025. As conversas entre diretoria e jogador acontecem antes da queda do tranfer ban.

Foco no Palmeiras

Enquanto fora de campo as dívidas estão sendo quitadas ou renegociadas, dentro, o Timão se prepara para o clássico de domingo (08). A Neo Química Arena será palco do primeiro dérbi paulista do ano, mas pelo estadual. A partida está marcada para às 20h30 (de Brasília).


Clube

Corinthians conversa com banco para ter novo patrocinador

Clube do Parque São Jorge quer aproveitar bom momento dentro de campo para conseguir parcerias que faça entrar mais dinheiro em caixa

Diretoria abre conversas com banco para estampar a camisa do alvinegro paulista - Foto: Gustavo Vasco/Agência Corinthians
Diretoria abre conversas com banco para estampar a camisa do alvinegro paulista - Foto: Gustavo Vasco/Agência Corinthians

06 Fev 2026 | 14:22 |

Icon Comentário0

A diretoria do Corinthians segue na busca de arrecadar R$ 255 milhões com patrocinadores. Por este motivo, abriu conversas com a PicPay para estampar a sua camisa. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Luis Fabiani do Meu Timão.


Parceria para substituir BMG


As conversas ainda estão em estágio inicial, com discussão de valores e o tempo de contrato. A ideia é que o PicPay entre no lugar do banco BMG que atualmente estampa as mangas da camisa do Timão e tem contrato até dezembro de 2026.


Corinthians conseguiu novo patrocínio

Enquanto não fecha o acordo, a BYD estampa a omoplata do alvinegro paulista. Na última temporada a parceria com a montadora chinesa era apenas pontual, mas em 2026, o contrato mudou. Mesmo com a chegada de novos patrocinadores, o Corinthians perdeu alguns. A Elétrica AREA e a faculdade Unicesumar não renovaram os seus contratos com o clube do Parque São Jorge e não estão mais na parte da barra traseira e superior traseira do calção.


Modalidades ainda buscam parcerias

O Timão também procura acordos para o futebol feminino, da base, futsal e do basquete, este último só conseguirá permanecer ativo se o clube encontrar algum parceiro. O alvinegro tem tido bons resultados no Novo Basquete Brasil (NBB) e ainda briga para disputar o título da competição desta temporada.

Dinheiro poderia ser usado na renovação de camisa 10?

Atualmente, a Esportes da Sorte paga uma parte do salário de Memphis Depay que possui contrato até julho de 2026. No entanto, a casa de apostas vai renovar com o Corinthians sem ter essa obrigação de continuar arcando com a despesa. A diretoria do Time do Povo se quiser a permanência do holandês, terá que analisar alternativas para que o vínculo seja estendido.


Clube

Corinthians renegocia dívida bilionária – Entenda

Presidente Osmar Stabile conseguiu diminuir valores de pendências financeiras do clube paulista e, com isso, ganha fôlego

Corinthians fecha acordo para pagar dívida bilionária do clube paulista que dura 20 anos - Foto: Marcos Ribolli
Corinthians fecha acordo para pagar dívida bilionária do clube paulista que dura 20 anos - Foto: Marcos Ribolli

05 Fev 2026 | 13:18 |

Icon Comentário0

O Corinthians conseguiu uma boa notícia fora das quatro linhas: o clube renegociou uma dívida enorme com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e garantiu um desconto considerável. O valor inicial era de R$ 1,2 bilhão, mas depois do acordo, caiu quase pela metade, com redução de 46,6% totalizando agora, R$ 679 milhões.


Acordo com a PGFN garante um ‘alivio’ ao Corinthians


Esse acerto foi feito dentro do programa de transação tributária, que permite que empresas e instituições fechem acordos especiais para quitar débitos. Com isso, o Timão passa a ter mais fôlego para organizar as contas e planejar melhor o futuro. O saldo restante será pago em parcelas, o que dá mais tranquilidade para a diretoria administrar receitas e despesas sem sufocar o caixa.


Como serão os pagamentos do Timão?

A negociação para o acordo se iniciou em 2024 e apenas em 2026 foi finalizado. A dívida que foi sendo formada há 20 anos, agora será paga aos poucos. Serão 120 parcelas referentes aos débitos não previdenciários e mais 60 prestações para caso relacionados aos previdenciários.


A alternativa do FGTS como pagamento do Corinthians, foi escolhido uma modalidade oferecida pela Caixa Econômica Federal que dá um desconto de 30%. Agora os créditos de contribuição social, o acerto entre as partes foi para que o pagamento à vista terá um desconto de 70%.

As garantias dadas pela diretoria do Time do Povo

O acordo só foi possível devido a garantias concedidas pelo Corinthians. Os valores da loteria Timemania e o Parque São Jorge foram colocados na proposta e aceita pelo PGFN. O total da quantia é de R$ 602,2 milhões.

Coringão pega o Capivariano

Enquanto o Osmar Stabile tenta arrumar o clube que possui uma dívida de R$ 2,8 bilhões, o Corinthians enfrenta a equipe do interior paulista. O duelo será nesta quinta (05), às 20h30, na Neo Química Arena pela sétima rodada do estadual.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mais de R$ 200 milhões! Corinthians quer superar marca com patrocinadores
Clube

Mais de R$ 200 milhões! Corinthians quer superar marca com patrocinadores

04 Fev 2026 | 11:27

Icon Comentário0
Premiação da Copa do Brasil gera atrito no Corinthians
Clube

Premiação da Copa do Brasil gera atrito no Corinthians

24 Jan 2026 | 22:29

Icon Comentário0
Corinthians tem ‘choque’ com a chegada de Marcelo Paz
Clube

Corinthians tem ‘choque’ com a chegada de Marcelo Paz

18 Jan 2026 | 02:32

Icon Comentário0