
Futebol
|
Na última quarta-feira (19), o Corinthians entrou em campo como favorito diante da Universidad Central, mas saiu da Venezuela apenas com um empate por 1 a 1 no jogo de ida da segunda fase da Pré-Libertadores. O resultado gerou frustração entre os torcedores, mas também trouxe à tona uma coincidência: a estreia alvinegra na campanha do título invicto da Libertadores de 2012 começou da mesma forma. O goleiro Hugo Souza comentou sobre a semelhança e demonstrou otimismo.
“Bom, espero que sim (que seja um déjà vu da Libertadores de 2012). O sentimento é para que isso aconteça. A gente lutou bastante para estar aqui. A gente sabe o que passamos para conseguir essa vaga na Libertadores. Então, o que a gente quer fazer é fazer valer a pena todo o sofrimento. Mas, agora, é a gente que buscar o prazer de ser campeão com essa camisa. Com certeza é o nosso sonho e espero que ele aconteça", disse o goleiro após o jogo.
Semelhanças entre 2012 e 2025
Assim como nesta temporada, o Corinthians fez sua estreia na Libertadores de 2012 jogando fora de casa contra um time venezuelano. Na ocasião, o adversário foi o Deportivo Táchira, no Estádio Pueblo Nuevo, e o placar também terminou empatado em 1 a 1.
Além do resultado idêntico, os gols sofridos pelo Timão nas duas partidas tiveram circunstâncias parecidas. Em 2012, a equipe levou um gol após cruzamento na área, em uma disputa entre Chicão e o atacante rival, que resultou em um bate-rebate antes da bola entrar. Já no duelo contra a Universidad Central, um cabeceio de Zapata desviou em João Pedro Tchoca e enganou Hugo Souza, decretando a igualdade no placar.
A diferença entre os jogos foi a dinâmica do placar. Há 13 anos, o Corinthians saiu atrás e buscou o empate no último lance com um gol de Ralf. Em 2025, o Timão abriu o marcador com André Carrillo, mas sofreu o empate no segundo tempo.
Mudança de postura na volta
Apesar das semelhanças com a campanha de 2012, Hugo Souza fez questão de reforçar que o Corinthians precisa melhorar para confirmar a classificação. O goleiro garantiu que o time terá uma postura diferente na partida de volta.
“O bicho vai pegar na Neo Química Arena”, disse de forma enfática, mostrando confiança para o jogo decisivo.
Antes da segunda partida contra a Universidad Central, marcada para quarta-feira (26), o Corinthians tem um último compromisso na fase de grupos do Campeonato Paulista. No domingo (23), a equipe de Ramón Díaz enfrenta o Guarani, às 18h30, em Itaquera, em busca de confirmar a melhor campanha geral da primeira fase.
Lateral-direito esteve presente no Podpah e elogiou companheiros de equipe, comentando sobre a fase dos atletas desde a temporada passada
|
Titular com o técnico Ramón Díaz, o lateral-direito Matheuzinho, está cada vez mais adaptado no Corinthians e vem sendo um dos principais jogadores do sistema defensivo do Timão. Ao PodPah, o atleta comentou sobre Seleção Brasileira e falou sobre dois companheiros de equipe, que estão se destacando com a camisa do alvinegro paulista.
Matheuzinho sonha com Seleção Brasileira e vê Hugo Souza e Yuri Alberto pertos de convocação
Matheuzinho comentou ao PodPah, que sonha com a Seleção Brasileira e falou que Hugo Souza e Yuri Alberto merecem ser convocados para vestir a amarelinha. Além disso, falou da carência que tem na lateral-direita no futebol brasileiro, mas ressaltou que o foco está nas atuações com a camisa do Corinthians.
"É algo que a gente vê como uma meta muito próxima. Ele (Hugo) está bem mais próximo do que eu, porque tudo o que ele já está fazendo desde que o Corinthians é um absurdo, com todo respeito aos outros, mas acho que ele já deveria ter sido convocado. Só que entendemos como funcionam as coisas. Mas ele e o Yuri estão merecendo demais."
"Coloco como meta individual minha, sei que é uma posição hoje que não tem um jogador fixo, que está́ carente. O meu foco é sempre no Corinthians, quero sempre o melhor pelo meu clube, pela camisa que estou vestindo, mas tenho as minhas metas pessoais e a Seleção é uma delas."
Matheuzinho chegou no Corinthians para ser reserva imediato do veterano Fágner, porém, o camisa 2 acabou se tornando titular com Ramón Díaz, e com a saída do ex-camisa 23 para o Cruzeiro, Léo Mana começou a ganhar chances neste início de ano, por conta do rodízio feito pelo treinador Ramón Díaz.
As duas equipes voltam a se encontrar pelo Paulistão após um ano. No último confronto, o Timão venceu por 1 a 0, com gol de Romero
|
A equipe do Corinthians recebe o Guarani na noite deste domingo (22), às 18h30. O Timão já está classificado com seus 26 pontos, e luta pela ponta da classificação geral da competição. Já o Bugre ainda sonha com a classificação. Atualmente com 12 pontos, o time precisa derrotar o Timão e torcer para que Santos ou Bragantino percam seus jogos.
Histórico
A primeira partida entre as equipes aconteceu em 19 de setembro de 1915. Na ocasião, o Timão ganhou por 5 a 2, com Neco (3), Amílcar e Peres marcando os gols do alvinegro. O jogo aconteceu no Estádio Hipódromo Campineiro, em Campinas, São Paulo.
De lá para cá, o Timão só aumentou seu número de vitórias sobre o Bugre. Em 166 jogos, o Timão derrotou o Guarani em 81 oportunidades. Já o alviverde venceu em 38 partidas, além de 47 empates entre as equipes.
A última vitória do Bugre foi na temporada de 2019. Na ocasião, Gustavo, hoje no SH Port da China, abriu o marcador aos 9 minutos. O Bugre empatou com Diego Cardoso, aos 38 minutos, e virou com Rondinelly aos 42, vencendo a partida. De lá para cá foram 5 jogos, com quatro vitórias do Timão e 1 empate
Expectativa
Apesar das atenções estarem voltadas para o meio da semana, onde o Timão enfrenta a UCV, o jogo contra o Guarani promete grandes emoções. O clube de Campinas precisa vencer para avançar, e deve pressionar o Timão, que por sua vez não quer perder o primeiro lugar da Classificação Geral.
Desde sua estreia, contra o Atlético-GO, no dia 21 de setembro do ano passado, o camisa 10 balançou as redes oito vezes com a camisa do Timão
|
Desde sua chegada ao Corinthians, em setembro de 2024, Memphis Depay tem se consolidado como uma peça fundamental no ataque alvinegro. O atacante holandês já acumula 15 participações diretas em gols, sendo o segundo jogador mais decisivo do elenco, atrás apenas de Yuri Alberto.
Desde sua estreia, contra o Atlético-GO, no dia 21 de setembro do ano passado, o camisa 10 balançou as redes oito vezes e contribuiu com sete assistências em 22 partidas disputadas. O desempenho do jogador tem sido expressivo, com uma média de um gol ou assistência a cada 100 minutos em campo, de acordo com dados do Sofascore.
O principal destaque recente de Depay foi na última quarta-feira, no empate por 1 a 1 diante da Universidad Central, pela Copa Libertadores. Foi dele a assistência para André Carrillo abrir o placar no Estádio Olímpico de la UCV. Essa participação, além de reforçar sua importância dentro do time, também ativou uma cláusula contratual que lhe rendeu uma bonificação milionária.
Com o feito, Memphis garantiu um bônus de mais de R$ 1.5 milhão, conforme previsto no contrato assinado com o clube. E os ganhos podem aumentar: caso o holandês chegue a 30 participações diretas em gols até julho deste ano, ele pode embolsar até R$ 6,3 milhões.
Além de seu impacto nas finalizações, Depay também tem contribuído com a criação de jogadas. Segundo estatísticas do Sofascore, ele já criou sete grandes chances, deu 31 passes decisivos e finalizou 57 vezes, sendo 27 delas na direção do gol.
O camisa 10 segue como peça-chave do ataque do Timão, ajudando a equipe comandada por Ramón Díaz a buscar melhores resultados tanto no Campeonato Paulista, que está prestes a entrar na fase mata-mata, quanto na Libertadores, que terá jogo decisivo para avançar de fase na próxima quarta-feira (26).